capa do post

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis

Blog | 16 | 29/10/2021

Dia 1 de novembro a fronteira do Uruguai abrirá para o turismo. Para você que está planejando conhecer Montevidéu, selecionamos 10 atrações que consideramos imperdíveis para você incluir no seu roteiro.  Como estamos morando por aqui, escolhemos aquelas que mais nos encantaram. O legal é que a grande maioria delas é gratuita!

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 2

Quantos dias ficar em Montevidéu

A quantidade de dias que você vai dedicar a Montevidéu depende do seu estilo de viagem. Para conhecer as 10 atrações imperdíveis que listamos, consideramos no mínimo 2 dias. Mas se você gosta de um ritmo mais tranquilo e aproveitar melhor os lugares, reserva 3 dias no seu roteiro. Você pode também incluir mais dias para fazer alguns bate e volta a partir da capital do Uruguai. Os lugares mais procurados são Punta del Este e Colônia del Sacramento.  Fizemos um post explicando tudo para você.

1.Plaza Independencia: atração turística imperdível de Montevidéu

A Plaza Independencia fica no centro da cidade no início da Av. 18 de Julho. É  um dos locais mais visitados pelos turistas. Em uma das suas extremidades está a entrada para a Ciudad Vieja. No entorno da praça estão importantes pontos turísticos de Montevidéu. Algumas dessas edificações oferecem visita guiada.  São elas:

Palacio Salvo

O Palacio Salvo foi inaugurado em 1928. Com 27 andares, durante muitos anos foi o edifício mais alto da América Latina. A arquitetura é eclética e foi muito criticada por arquitetos da época. Mas não podemos negar que ele é um dos símbolos da cidade e vale aquela foto clássica.

Para aqueles que gostam de conhecer mais sobre a história dessa obra, vale fazer uma visita guiada.Existe uma versão tradicional de dia e uma à noite, cheia de histórias e lendas. Por ser uma edificação residencial, você pode inclusive se hospedar no local através do Airbnb.  No edifício também está instalado o Museo do Tango. (obs: essas atrações estão temporariamente suspensas em virtude da pandemia).

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 6

Teatro Solis

O Teatro Solis foi inaugurado em 1856 e é um importante espaço cultural na cidade.  Vale destacar que o interior dessa edificação merece ser conhecido. Você pode comprar o ingresso para alguma apresentação. A agenda é repleta de opções de espetáculos. Ela está disponível no site oficial.

Porém, você pode optar também por uma visita guiada. Ela está acontecendo 3 vezes na semana. Durante o percurso apredemos sobre a história e sobre os detalhes arquitetônicos. A visita na terça-feira é gratuita! No final você pode aproveitar o Café que existe no local.

Horários:  terça-feira, quinta-feira e sábado às 16:00hs.

Ingresso: terça-feira é gratuito e nos outros dias 90 pesos uruguayos para extrangeiros.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 8
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 9
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 10

 Mausoléu General Artigas

No centro da Plaza Independencia está o Mausoléu General Artigas, o maior herói da independência do país. No piso da praça existe uma grande estátua inaugurada em 1928. Por uma escadaria lateral temos acesso ao subsolo onde está a urna com seus restos mortais.

Horários:  segunda-feira de 12:00 às 18:00hs, deterça-feira a domingo de 10:00 às 18:00hs.

Ingresso: gratuito

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 12

Palacio Estevez: Museo de la Casa de Gobierno

O Palacio Estevez é um importante edifício histórico datado de 1874. Construído para ser a residência do Francisco Candelario Estévez, a edificação já foi sede do governo até 1985.  Em 2009 o palácio recebeu oficialmente o nome de Edifíco José Artigas.

Atualmente, no local, funciona Museo de la Casa de Gobierno dedicado à história presidencial. 

Horários:  desegunda-feira a sexta-feira de 10:00 às 17:00hs.

Ingresso: gratuito

Torre Ejecutiva

A Torre Ejecutiva é o edifício sede da Presidência do Uruguai. Uma edificação moderna inaugurada em 2009. Podemos entrar o conhecer o seu interior no térreo, bastando nos identificar na recepção. Entrada gratuita.

Horários:  desegunda-feira a sexta-feira de 9:00 às 17:00hs.

Ingresso: gratuito

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 15

Puerta de la Ciudadela

A Puerta de la Ciudadela é um marco histórico que marca a entrada na Ciudad Vieja. Mais um registro clássico da capital do Uruguai.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 17

Dica bônus: Restaurante Arcadia

O Restaurante Arcadia está localizado no último andar do Hotel Radisson que fica na Plaza Independencia. A dica é aproveitar para almoçar no local ou tomar um chá-da-tarde aos sábados e domingos. As fachadas todas em vidro nos permitem uma vista incrível do Rio da Prata.

Horários:  

  • Almoços:  de quinta a segunda-feira de 12:30 a 15:30hs.
  • Chá da Tarde: Sábados e domingos de 17:00 a 19:30hs.
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 19

2. Ciudad Vieja: atração imperdível de Montevidéu

Passando pela Puerta de la Ciudadela, entramos na Ciudad Vieja. Esse centro histórico de Montevidéu é repleto de edificações e lugares interessantes. Muitas praças, museus e edifícios históricos. Fizemos um roteiro completo para você conhecer essa região.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 21

Quer saber mais sobre o centro Histórico? 

Mas se você estiver com pouco tempo, achamos imperdível você caminhar pela rua de pedestres e dar uma parada para conhecer:

Plaza de La Constituición

É a praça mais antiga da cidade. Nela estão localizados a Igreja Matriz, o Museu Histórico Cabildo e o Museu Gurvich. No entorno você encontra restaurantes. Aos sábados, a praça abriga uma feirinha  de antiguidades.

Museu Andes 1972

Para quem gosta de museus, podemos destacar entre os vários que existem nessa região. o Museu Andes 1972. Bem próximo a Plaza de La Constituicón, ele é dedicado à história do acidente do avião da Força Aérea do Uruguai que caiu nos Andes.

Endereço: Rincón, 619

Horário: segunda à sexta de 10h às 17h e sábado de 10h às 15h

Entrada:220 pesos uruguaios

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 24
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 25

 Mercado Del Puerto

O Mercado del Puerto é um clássico entre os turistas. Um edificação de 1855 que abriga vários restaurantes que servem a Parilla, o típico churrasco uruguaio. 

Endereço: 25 de Agosto de 1825, 228

Horário: sábado à quinta de 9:30h às 17h e sexta de 9:30h às 19h

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 27
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 28

Dica Bônus: Bar Fun Fun

Se você conseguir voltar na Ciudad Vieja à noite, vale conhecer o Bar Fun Fun. No local você pode acompanhar uma apresentação de Tango, uma das importantes experessões culturais do país. Fizemos um post completo aqui no blog. 

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 30

3. Avenida 18 de Julio: atração turística imperdível

A Av. 18 de Julio é uma das principais avenidas do centro de Montevidéu. O nome é em homenagem a primeira Constituição escrita do país. A avenida é muito extensa. Sugerimos caminhar da Intendencia de Montevidéu até a Plaza Independencia. No percurso estão edificações antigas, praças e comércio. O que você não deve perder:

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 33

Mirador Panoramico da Intendencia de Montevideo

No alto do edifício onde funciona a Prefeitura de Montevideu existe um terraço com 80 metros de altura de onde temos uma vista incrível da cidade. O Mirador Panoramico da Intendencia de Montevideo possui várias indicações de pontos turísticos. Isso nos ajuda a identificar o que merece ser visto, já que nas placas podemos ler informação e localização de cada ponto de interesse. No local ainda funcionam uma cafeteria e lojinha de artesanato. Uma visita gratuita que merece entrar no seu roteiro.

Horários:  sábado, domingo e feriadode 10:00 às 17:00hs. É necessário fazer agendamento pelo site da Intendencia de Montevideo.

Ingresso: gratuito

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 35
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 36

Café Bar Facal

Outra parada interessante na Avenida 18 de Julio é o Café Bar Facal. Vale provar as delícias do local, em especial o enrolado de canela, o churros e o chocolate quente. além disso você pode fazer um registro com a Estátua de Carlos Gardel, um dos maiores ícones do Tango. No local também está a Fuente de los Candados para aqueles que gostam de deixar um cadeado para celebrar o amor. Tem post com mais informações aqui no blog.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 38
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 39

Quer saber mais? 

Mercado dos Artesãos

Para aqueles que gostam de artesanato, vale dar uma parada no Mercado dos Artesãos que fica na Plaza Cagancha localizada na Avenida 18 de Julio. Você pode encontrar lembrancinhas diferencidas de Montevidéu.

Horários:  de segunda a sextade 10:00 às 20:00hs e sábado de 10:00 às 15:00hs.

Ingresso: gratuito

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 42
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 43

4. Letreiro em Pocitos: atração imperdível em Montevidéu

O letreiro de Montevidéu em Pocitos é uma atração imperdível não só por garantir aquela foto clássica, mas também por te proporcionar uma das belas vistas da cidade. De lá é possível ver toda a praia de Pocitos e do skyline da cidade em qualquer hora do dia. Ao entardecer você ainda é presenteado com o espetáculo do pôr do sol. Vale destacar que a vista à noite também é incrível.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 45

Se tiver um tempinho, vale caminhar até a simpática Playa del Buceo. Ela está sempre repleta de barcos. No entorno existe uma pista de skate e um pequeno mercado. Aí também está o Hard Rock Café Montevideo.

Hard Rock Café Montevideo

Endereço: Rambla Armenia. 1624

Horário: quarta e quinta de 19:00 às 0:00hs e de sexta a domingo de 12:00 às 0:00hs.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 47
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 48

5. Por do Sol na Rambla: atração imperdível de Montevidéu

Quando tem sol em Montevidéu a Rambla é onde a vida pulsa! Um longa extensão ao longo do Rio da Prata que vai mudando de nome conforme o bairro.

Moradores e turistas procuram a Rambla para caminhar, correr, andar de bicicleta, praticar algum esporte, soltar pipa ( no Uruguai se chama cometa) ou mesmo para sentar e tomar um mate. E o ponto alto é o por do sol, um espetáculo imperdível. Você pode acompanhar em qualquer ponto da Rambla.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 50

Se tiver tempo, sugerimos que você vá até o Farol de Punta Carretas. A vista desse local é incrível. Além disso, aproveita para visitar um farol.

Farol de Punta Carretas

Horário: de 10:00 às 13:00 e de 14:30 até o por do sol

Ingresso: 30 pesos uruguaios

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 52
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 53

6. Bairro do Padro: atração imperdível de Montevidéu

O Bairro do Prado é uma região com casarões antigos do século XIX e lugares arborizados. Inclusive, a residência presidêncial está localizada nesse local. Uma região muito agradável e pouco conhecida pelos turistas. Se você estiver visitando Montevidéu em setembro, vale incluir uma visita à ExpoPrado no seu roteiro. Uma feira agropecuária com muitas atrações.

Em outras épocas você pode conhecer o Parque del Prado e visitar os jardins dessa região: El Rosedal, o Jardim Botanico e o Jardim Japonês. Fizemos um post completo sobre esses lugares no blog.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 55
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 56

Quer saber mais? 

7. Conhecer uma praia: atração imperdível de Montevidéu

Se o clima permitir, conhecer uma praia deve entrar no seu roteiro de Montevidéu. Dentre as praias urbanas, escolhemos 2 que achamos mais interessantes para voce curtir a água:  a Playa de Malvin e a Playa de Carrasco.

Playa de Malvin

Uma praia tranquila com águas calmas. O diferencial é a Ilha das Gaivotas que fica em frente. Ela proporciona um visual super simpático. Uma das vantagens dessa praia é conseguir estacionar em frente. A outra é ter uma estrutura de serviço.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 59

Playa de Carrasco

Carrasco é um dos bairros mais luxuosos de Montevidéu. A Playa de Carrasco é mais bonita porque possui uma faixa de areia mais larga. É possível estacional em frente ao imponente Hotel Cassino Sofitel.  A desvantagem é que não tem serviço mo local.

Caso você escolha essa praia, aproveite para conhecer o bairro. Vale a pena passar pela Rua Alfredo Arocena que fica ao lado do hotel. Um local cheio de opções charmosas de restaurantes, Cafés e lojas.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 61

8. Mercado Agrícola de Montevidéu: atração imperdível 

Você é daqueles que gosta de visitar um mercado quando está viajando? Se sim, você vai gostar de conhecer o MAM - Mercado Agrícola de Montevidéu. Eleestá instalado em uma bela edificação histórica. Além dos produtos agrícolas, carnes, frutos do mar e produtos naturais. Encontramos também lojas variadas com produtos típicos além de uma praça de alimentação.  

Endereço:José L. Terra, 2220

Horário: 9:00 às 2:00hs.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 63
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 64
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 65

Se estiver com uma folga no seu roteiro, você pode explorar a região próxima ao MAM, o Bairro Judio. Fizemos um post completo aqui no blog sobre esse local

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 67
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 68
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 69

9. Visitar a área rural: atração imperdível de Montevidéu

A área do Uruguai é encantadora. No entorno de Montevidéu podemos encontrar algumas dessas proprunidades voltadas para a plantação que valem a pena ser visitadas. Além das renomadas vinícolas, encontramos produtores  que se dedicam a outras culturas como pêssego e maça. dentre elas podemos destacar:

Bodega Bouza

A Bodega Bouza é uma vinícola boutique premiada. Ela está localizada apenas 20 minutos do centro de Montevidéu. Durante a visita é possível fazer um tour guiado pelos vinhedos, conhecer uma coleção de carro antigos ou mesmo almoçar no restaurante.

Endereço:Cno. de la Redención 7658, Montevideo

Horário: de sexta-feira a domingo de 11:00 às 18:00 hs.

Bodega Spinoglio

A Bodega Spinoglio é também uma vinícola familiar bem próxima do centro de Montevidéu. É possível fazer uma visita guiada ao estabelecimento ou almoçar no restaurante que fica em uma linda área verde. Visitamos na época de vindima e foi uma experiência muito legal com as crianças.

Endereço:Av. Don Pedro de Mendoza 8238, Montevideo

Horário: sábado e domingo de 12:00 às 16:00 hs.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 72
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 73

La Macarena - Al Final del Humedal

A propriedade rural La Macarena - Al Final del Humedal se dedica a plantação de pêssegos, mirtilos, peras e maças. É possível passear pela plantação e até colher se estiver na época, almoçar no local e navegar pelo rio dessa área alagada conhecida como Humedal. Um lugar muito agradável e bem próximo ao centro de Montevidéu.

Endereço: Cam. Paja Brava 1915, Montevideo,

Horário: 10:30 às 18:30 hs.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 75
O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 76

10. Provar as delícias do Uruguai: atração imperdível de Montevidéu

Provar as delícias da culinária do Uruguai é uma das atrações imperdíveis de Montevidéu. Dentre os pratos típicos mais conhecidos estão os assados de carne, a milanesa, os sanduíches Chivito e o Pancho e as empanadas. Os doces também não ficam atrás. O grande destaque vai para o dulce de leche que é encontrado em tortas, alfajores, sorvete e até em bebidas quentes. Postamos aqui no blog um post completo com essas delícias.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 78

Uma experiência que achamos que vale a pena ser vivida em Montevidéu é pedir o Chá da Trade em alguma das cafeterias ou restaurantes da cidade. É uma tradição local desfrutar de uma mesa repleta de delícias.Geralmente é muito bem servido então você pode pedir para compartilhar com outra pessoa.

São servidos sanduíches quentes, scones e tortas doces. Isso tudo acompanhado de suco de laranja e uma bebida quente que pode ser chá, café ou chocolate quente. sempre escolhemos o chá ou chocolate. Postamos aqui no blog uma seleção de Cafés para te ajudar na escolha.

O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis - 81

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Barbara Cortat
Barbara CortatQue gostosa essa lista do que fazer em Montevidéu, principalmente porque muitas das atrações imperdíveis são gratuitas. Sobra mais dinheiro para gastar com vinhos! 😍
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Lulu Freitas
Lulu FreitasAdorei a sua lista de o que fazer em Montevideu. A cidade e lugares indicados me passaram um clima bem tranquilo. Você disse que é possível fazer um bate-volta até Punta del Este. Quanto tempo de viagem?
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Cintia Grininger
Cintia GriningerEstive em Montevidéu por um dia apenas e não consegui ver todas essas 10 atrações imperdíveis... quero muito voltar e passar pelo menos um fim de semana inteiro na cidade para poder ver tudo e aproveitar mais da cidade.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Diego
DiegoQue saudades de Montevideu !Conheço praticamente todos os pontos que você citou :D Mas queria ter ido nesse Hard Rock
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Anna
AnnaPreciso voltar a Montevidéu para completar essas 10 atrações imperdíveis da cidade. Já fui, mas não consegui fazer todas elas
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Sy
SyQue lista enorme de atrações imperdíveis, depois de ler isso vi que não conheci quase nada em Montevidéu!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Sy
SyQue lista enorme de atrações imperdíveis, depois de ler isso vi que não conheci quase nada em Montevidéu!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Sy
SyQue lista enorme de atrações imperdíveis, depois de ler isso vi que não conheci quase nada em Montevidéu!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Luana
LuanaMontevidéu é uma cidade incrível e que eu tenho muita vontade de conhecer. Certamente o seu texto sobre o que fazer em Montevidéu me ajudará demais a montar o meu roteiro de viagem. Obrigada pelo post incrível!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Tainá
TaináAh que delícia de post! Me deu uma saudade danada da cidade que é uma delícia, ainda mais que percebi que não fiz várias coisas que você indicou. Motivos pra voltar, né?
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Helen Pusch
Helen PuschQuanta coisa bacana para se fazer em Montevidéu! E adorei que muitas delas são grátis! Para visitar as Bodegas, é preciso estar de carro? Há alguma alternativa de transporte público, ou Uber?
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Patrícia Veludo
Patrícia VeludoMontevideu parece ser uma cidade incrível. Adorei saber um pouco mais sobre as atrações imperdiveis da cidade.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiAdorei suas dicas do que fazer em Montevidéu com sua seleção das 10 atrações imperdíveis na cidade, parece um destino fascinante, quero muito conhecer.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Marjorie Lopes
Marjorie LopesIncrível o seu post! Acho Montevidéu uma cidade tão subestimada... lá é tão gostosinho e com tantas atrações para conhecer. Fiquei hospedada no Palácio Salvo quando fui à Montevidéu e a experiência foi incrível 😍
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
roberto caravieri
roberto caravieriEu adoro Montevideu e deu pra matar um pouco as saudades vendo o seu post sobre o que fazer porl´ña. Abraços!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Moises B
Moises BConteudo muito bom sobre o que fazer em montevideu com essas 10 atrações imperdiveis. Eu adorei a ideia de saborear a culinária local. Gosto muito da relação comida e cultura. Abraços
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail