Provando as comidas típicas do Uruguay

Blog | 1 | 19 | 15/11/2020

Provando as comidas típicas do Uruguay - 1

Conhecer a culinária de um país  que visitamos é uma das partes literalmente deliciosas das nossas viagens.  A comida é uma grande manifestação cultural e isso nos encanta. Atualmente estamos  provando as comidas típicas do Uruguay e nos deliciando.

Estamos tendo a oportunidade de morar um tempo em Montevidéu, o que nos permite conhecer um pouco mais da cultura uruguaia. No começo ainda dessa experiência que já está sendo fantástica. Visitar mercados, feiras, padarias, cafés e restaurantes são momentos incríveis. Novos temperos, combinações, produtos e sabores criando recordações únicas.

Uma curiosidade é que o país está passando por uma forte campanha de diminuição de sal na comida. Já aconteceu de nos perguntarem se queríamos um saleiro quando descobrem que somos brasileiros, kkk. E o mais interessante é que a batata frita reina em terras uruguaias! É sim, ela é servida com pouco sal!  Mas já estamos nos acostumando com essa diferença de sabor! 

Para te inspirar na sua próxima visita ao Uruguai, vamos deixar algumas sugestões! Ficou curioso, então nos acompanhe, os 6 viajantes, nessa viagem gastronômica! 

Parrilla

Provando as comidas típicas do Uruguay - 4

Podemos dizer que o carro chefe da culinária no Uruguai é a carne bovina! Há motivos para isso! A carne uruguaia é  espetacular. Não é à toa que os uruguaios são os maiores consumidores de carne bovina do mundo, segundo pesquisas! Então, se não for vegetariano e estiver visitando o país, provar a parrilla deve entrar no seu roteiro. 

Esses assados são o churrasco do uruguaio. Ele é feito na lenha, sobre uma grelha inclinada. Os cortes da carne são bem diferentes do brasileiro.por exemplo, existe a picanha no cardápio, mas ela é servida em tiras.  Ja provamos e aprovamos também outros cortes.  Vamos listar abaixo para te ajudar na escolha. Ah, alguns tipos de linguiça também fazem parte. Vamos provar numa próxima etapa! 

Outro detalhe que vale destacar.é equestre  os pratos de carne , quando não indicados que são para 2 pessoas, são considerados individuais.  Mas muitas vezes servem 2 membros da nossa família. Então, fica essa dica!  

Os acompanhamentos são também diferentes. Primeiro porque em muitos lugares ele nem é servido, vindo apenas a carne. Em outros  servem somente as famosas  batatas fritas ou algum tipo de legume. 

Assado de tira

Provando as comidas típicas do Uruguay - 6

O assado de tira e a costela bovina cortada de forma diferente. Ela é um clássico no churrasco 

Entrecôte 

Provando as comidas típicas do Uruguay - 9

O entrecôte ou bife ancho é um pedaço alto de contra-file com gordura. E considerado um dos mais saborosos e suculentos cortes. 

Bife de vacio

Provando as comidas típicas do Uruguay - 12

O bife de vacio é um delicioso pedaço de fraldinha, alto e suculento. Essa opção é um dos pratos individuais que   geralmente serve dois da nossa família. 

Ojo de bife

Provando as comidas típicas do Uruguay - 15

O Ojo de bife é uM corte suculento da ponta do contra filé, 

Chivito

Provando as comidas típicas do Uruguay - 18

O chivito é um sanduíche tipicamente uruguaio. Ele aparece no cardápio de vários restaurantes. Basicamente é um x-tudo onde o hambúrguer é substituído por uma suculenta carne.

Existem versões conforme o recheio, variando do clássico ao a moda da casa. Existe também  a opção do chivito al plato para 2. Nessa versão, vemuma montanha do recheio com batata frita. 

Pancho

Provando as comidas típicas do Uruguay - 21

O Pancho é tipo um cachorro quente em um pão bem fino. Ele não vem com molho. Colocamos maionese e ketchup para dar uma incrementada. . A salsicha é  diferente e muito saborosa. 

Milanesa

Provando as comidas típicas do Uruguay - 24

A milanesa é um clássicono Uruguai. . Tem milanesa de tudo: carne, frango e peixe.,Geralmente ela é servida com fritas. Mas não vem  com molho, como o nosso bife a parmigiana.

Existem versões acompanhadas de queijo, presunto e tomate. Inclusive a opção de sanduíche  de  milanesa. Vale a pena dar uma olhada na porção quando for pedir. Geralmente servem duas pessoas.,

Provando as comidas típicas do Uruguay - 26

Empanadas

Provando as comidas típicas do Uruguay - 28

As empanadas também estão fortemente presentes na culinária. Os recheios são variados, como carne, frango, queijo com presunto e queijo com azeitona

Provando as comidas típicas do Uruguay - 30

Chá da tarde

Provando as comidas típicas do Uruguay - 32
Provando as comidas típicas do Uruguay - 33

No Uruguai existe também a tradição do chá da tarde ou merenda. Uma experiência que vale a pena ser vivida Muitos cafés, confeitarias e restaurantes oferecem uma opção completa com bebidas,  sanduíche, tostadas geleias e tortas. Os recheios podem variar entre queijos, presuntos e carnes. Os pães também aparecem em várias versões. O pan de nuez é uma delícia. 

Vale a pena provar os scones. Típico da culinária inglesa, ele parece um biscoito de queijo. Pode ser comido puro, com geleia ou com recheio.

Provando as comidas típicas do Uruguay - 35
Provando as comidas típicas do Uruguay - 36

Destaque também para a media luna. Parece um croissant. Pode ser servido na versão clássica ou recheada

Provando as comidas típicas do Uruguay - 38

As tortas doces também são uma tentação. O suspiro ou merengue aparecem em muitas tortas, assim como o pêssego, morango e o chocolate.

Provando as comidas típicas do Uruguay - 40
Provando as comidas típicas do Uruguay - 41

Dulce de leche

Provando as comidas típicas do Uruguay - 43

Uma das nossas preocupações com a nossa mudança foi  como  viveríamos sem leite condensado kkk. Mas como assim, não xiste no Uruguai? Ter tem, , mas o preço só nos permite comprar quando estamos  desesperados kkkk. Mas calma! No Uruguai existe o dulce de leche!

Não fique pensando que ele só aparece na versão em pasta que vem no pote. O doce de leite aparecede várias maneiras!

Provando as comidas típicas do Uruguay - 45

Ele pode estar em forma de mousse em tortas. O sabor é divino. Ele também recheia suspiro, biscoito e bolos. Pode também aparecer misturado no sorvete e também recheando a panqueca. Enfim, aparece dando espetáculo em muitos lugares. 

Uma dica barata e muito boa é a  casquinha recheada de doce de leite do McDonald's. Ela é servida com sorvete de baunilha e sorvete de doce de leite. 

Provando as comidas típicas do Uruguay - 47
Provando as comidas típicas do Uruguay - 48

Alfajor

Provando as comidas típicas do Uruguay - 50

O alfajor aparece em várias versões no Uruguai. Existem opções com cobertura ou sem, além de recheios diversos. Chega a ser difícil escolher.

Provando as comidas típicas do Uruguay - 52

Masitas

Provando as comidas típicas do Uruguay - 54

As masitas são um tipo de biscoitos que variam em forma e recheio. O doce  de leite domina em, mas aparecem outros cremes e chocolate . Muito comum nas padarias, confeitarias e supermercados. São lindo de se ver e deliciosos. 

Pizza quadrada

Provando as comidas típicas do Uruguay - 57

Muito comum encontrar no Uruguai a pizza em um formato retangular. O sabor está mais para o lado da pizza americana. 

Tarta e torta salgada, entre elas a Pascualina

Provando as comidas típicas do Uruguay - 60

É possível encontrar uma grande variedade de tartas e tortas salgadas, inclusive a famosa Pascualina. Os recheios variam entre queijo, presunto, espinafre e carne.

Provando as comidas típicas do Uruguay - 62

Massa fresca

Provando as comidas típicas do Uruguay - 64

Muito comum a massa fresca nos supermercados. Sorrentinos, ravioles e outras massas recheadas como ricota, queijo e presunto ou verdura. É comum encontrar o espinafre recheando essas massas.

Provando as comidas típicas do Uruguay - 66

Existem outros pratos e doces específicos  de alguns lugares, então falaremos deles em outro post

Outras dicas gastronômicas

Agora nós diga, gosta dessa viagem gastronômica? Temos outras dicas bem interessantes para você que encontramos em blogs que seguimos:

No Brasil, o blog Expedições em Família  indicou a  Comida di Buteco de Belo Horizonte ; Gastronomia Raiz e Criativa. . Já o blog Entre Mochilas e Malinhas trouxe uma lista de 5 Deliciosos Restaurantes na Serra.

Já sobre a Itália, o blog Vamos viajar pra onde agora postou as curiosidades da culinária italiana.3 gerações e 1 mala indicou onde comer em Florença.O blog Caminhos me Levem já trouxecomidas e bebidas típicas da Finlândia.

E para quem ama a Disney, como nós, o blog Disney e Outros Lugares Incríveis postou receitas deliciosas que vão recriar a magia Disney na sua casa : pratos doces.

E para concluir, o blog Cantinho de Ná abordou a comida asiática em uma viagem gastronômica - Dim Sum.

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Deyse
DeyseEu amo provar a comida típica de cada lugar para onde vou. Conhecer a cultura do povo através da gastronomia é uma delícia. Ainda não estive no Uruguay pra provar a comida genuína, mas em parte, ela se parece um pouco com a que comemos na Argentina né? (empanadas, media lunas). Gostaria de experimentar as tartas, me pareceram bem diferentes. Amei!!!!
sonia pedrosa
sonia pedrosaQue orgia gastronômica!!! Realmente, o Uruguai é um lugar onde se come muito bem. Eu amo carne e nunca sei o que escolher quando tem tantas opções como lá! A leitura do post me deu saudade e fome! Adorei!
Nathalia Geromel
Nathalia GeromelTodas as vezes eu eu viajo, procuro provar as comidas típicas. Confesso que sou apaixonada por carnes, acho que me daria bem no Uruguay. Essa tarta me deu água na boca, tá bonita demais!!! Difícil é escolher 1 opção kkkkk
Norma Carvalho
Norma CarvalhoQue loucura esse post. Essas imagens me deixaram com água na boca. Incrível receber dicas de quem está vivendo no local e provando as comidas típicas de lá, no caso de vocês, o Uruguay. Dicas genuínas de quem esta experenciando. Adorei tudo. Agora já da para escolher o que saborear por lá e sofrer com as calorias depois...kkkk
Alessandra Kleis
Alessandra KleisA carne no Uruguai não tem igual! Eu amo comer carne e eles sabem fazer perfeitamente. E ainda junto com pure de maçã fica uma perfeição!!!
Cintia Grininger
Cintia GriningerA comida no Uruguai é mesmo deliciosa, mesmo para quem não é muito carnívora como eu! Experimentei a parrilla, o chivito, o doce de leite (que é divino), empanadas, media lunas... achei tudo muito saboroso e próximo ao paladar que estamos acostumados.
Fabíola Moura
Fabíola MouraSocorro, engordei só de olhar. Vocês estão passando super bem com as comidas típicas do Uruguay, rs, só delícia. Mas a grande surpresa pra mim foi saber sobre essa tradição do chá, com todas essas guloseimas que eu adoro, certamente incluiria no meu roteiro.
Hebe
HebeAngela confesso que morri de inveja de você ai provando as comidas tipicas do Uruguay. Quando estive prove muitas dessas delicias e amei. A comida deles é maravilhosa né?
Leo Vidal
Leo VidalAlgo que procuro fazer com frequência em viagem é experimentar as comidas típicas do local. Todas as que você selecionou me deram água na boca e mitas me fizeram lembrar de quando estive no Uruguai. Senti falta da bebida Medio y Medio que tomei em Montevideu e era bem característica da capital.
Andrea
AndreaAs comidas uruguaias são verdadeiras delícias. Adoro as carnes e o doce de leite, e no caso do alfajor é vício mesmo. Ótimas dicas de comidas típicas, aumentou ainda mais a minha vontade de retornar ao Uruguay.
Daniela
DanielaVou te falar uma coisa, esse seu post é uma maldade! rsrsrsrsr Já começa com parrilla e assado de tira, quando acha que vai melhorar vem doce de leite, alfajor... Socuerro! kkkkkkkk Preciso conhecer o Uruguai correndo para provar as comidas típicas!
Letícia
LetíciaNão sabia que as comidas típicas do Uruguay podiam ser tão bonitas! Posso dizer que as empanadas são as minhas preferidas e muitas outras da sua lista eu estou conhecendo pela primeira vez! Obrigada pela delícia de post!
Van
VanHum quanta coisa boa nas comidas típicas do Uruguay! Bastante carne como na Argentina, mas muitas outras opções também que parecem deliciosas.
Suriàn
SuriànNossa que top e super completa suas dicas de comidas típicas do Uruguay. Eu moro no RS e por isso vou ao Uruguai desde criança. Sou apaixonada pelas massitas e milanesas. Mas tem mtas delícias no nosso vizinho Uruguai.
Lulu Freitas
Lulu FreitasQuantas delícias as comidas típicas do Uruguai! Amo as carnes (e sua enormidade de variedade de cortes), empanadas e doce de leite. Quanta perdição rsrs
Fernanda
FernandaJá estive no Uruguai, mas nem lembro direito das comidas porque foi pouco tempo. Não sou chegada em carne (carne vermelha menos ainda), mas AMO o doce de leite uruguaio! Fiquei com vontade de comer esses outros doces típicos!
Dhebora
DheboraGosto bastante das comidas tipido Uruguai, em especial os cortes de carnes diferente. O doce de leite é muito bom também, mas em relação às empanadas, ainda fico com as argentinas rs
Michele da Costa
Michele da CostaGente, quanta delícia! E esses doces?! Quase comprando passagens agora para ir ao Uruguai provar essas comidas típicas.. Rs. Mas, sério, salvei o post para relembrar quando for. Bjs 🤗
Sabrina Albuquerque
Sabrina AlbuquerqueSe come muito bem no Uruguai, principalmente, se vc for amante de carne.