Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças

Blog | 2 | 20 | 15/09/2020

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 1

Um sábado de inverno ensolarado em Montevidéu é um convite para visitarmos uma das muitas áreas verdes da cidade. Os parques e jardins ficam cheios de moradores de todas as idades aproveitando o sol! Os menores brincam enquanto familiares e amigos se confraternizam. Outros já preferem um canto sossegado para ler ou simplesmente contemplar a vida tomando um mate. Fomos viver esse estilo de vida uruguaio. Fomos conferir com as crianças três jardins bastante conhecidos da capital do Uruguai!

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 3

Os jardins visitados ficam no bairro do Prado. Uma região com lindas áreas arborizadas, incluindo o Parque Del Prado, e casarões históricos. Um local que merece entrar no seu roteiro pela capital uruguaia. Um detalhe muito interessante é que todas as atrações visitadas são gratuitas.

Como a primavera se aproxima, vamos contar nossa experiência para te inspirar! Nos acompanhe, os 6 viajantes, neste dia na natureza cheio de flores, cores e encantamento! 

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 5

1. Jardim Botânico de Montevidéu

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 7

O Jardim Botânico de Montevidéu fica no Parque del Prado. É o único no país. Além de possuir um museu e uma ampla área verde, o local funciona como centro de pesquisa e de formação. 

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 9

 Sendo assim, ele pode ser dividido em 3 áreas de atuação.

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 11

A primeira vocação é ser um parque temático com atividades recreativas e de lazer

O Jardim Botânico ocupa uma área com mais de 13 hectares. No local encontramos plantas oriundas de diversas regiões do planeta, inclusive aquáticas.

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 13

Muitas pessoas procuram o local para caminhar ou fazer um piquenique. Para os pequenos, existe um playground.

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 16

A segunda vocação é ser um centro de difusão do conhecimento na área da botânica

O Jardim Botânico promove cursos para a comunidade. No site, podemos encontrar a programação de cursos virtuais voltados para as pessoas que querem conhecer um pouco mais da botânica. Além disso, de segunda a sábado, no período da manhã, ocorre a distribuição de sementes. O objetivo é promover a integração com a natureza através do plantio.

Existe uma agenda com eventos. No sábado que visitamos, estava acontecendo uma feira de plantas. Recebemos mudinhas de alface e salsinha e folhetos educativos.

Também podemos visitar um museu com exposição de espécies de plantas. É possível fazer a visita virtualmente através do site. Também podemos consultar publicações sobre jardinagem e botânica na biblioteca.

Horário do museu: de segunda a sábado de 8:00 às 14:00 h.

Horário da biblioteca: de segunda a sexta de 9:00 às 16:00 h.


Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 20

A terceira vocação é ser um centro de pesquisa e produção científica.

Vale a pena dar um pulo por lá. O local é bastante agradável para adultos e crianças. A vegetação encanta! Vale a pena levar o lanche pois não há venda de produtos no local.

Endereço: Av. Dr. Luis Alberto de Herrera 4553, Montevidéu.

Horário: de segunda a sexta de 7:30 às 18:00 h e sábado e domingo de 8:00 às 20:00 h.

Entrada: gratuita

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 22

2. Rosedal del Prado em Montevidéu

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 24

Rosedal del Prado fica bem próximo ao Jardim Botânico. Ele também está localizado no Parque Del Prado. Foi inaugurado em 1912. No local foram plantadas mais de 12.000 roseiras.

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 26

No entorno do Rosedal foram construídas pérgulas e cúpulas no estilo art nouveau. As roseiras crescem por toda essa estrutura. No centro do jardim está uma fonte rodeada por colunas. No restante da área encontramos canteiros de rosas e caminhos para contemplá-los. O projeto é do arquiteto Eugenio Baroffio. 

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 28

No jardim existem mais de 300 variedades de rosas oriundas de diversos países. Elas variam em tamanho, cor e momento de floração. A maioria floresce na primavera. Mas existem espécies com flores durante todo o ano. O paisagismo foi assinado pelo francês Charles Racine.

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 30

O Rosedal fica constantemente aberto ao público. Não existe um controle de acesso. Vale a pena visitar essa região cheia de charme!

Endereço: Avenida Buschental com Av Delmira Agustini, Monevidéu

Horário: não fecha

Entrada: gratuita

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 32

3. Jardim Japonês em Montevidéu

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 34

O Jardim Japonês de Montevidéu fica no terreno do Museo Municipal de Bellas Artes Juan Manuel Blanes. Caminhando pela lateral esquerda do museu, logo chegamos na entrada do jardim. Ele fica bem atrás.

Vale a pena aproveitar a visita ao jardim para conhecer esse museu! A edificação é de 1870. O local foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1975. Já o Museu Blanes foi inaugurado em 1930 para celebrar o centenário da independência do Uruguai. No local podemos ver exposições permanentes e temporárias. A entrada também é gratuita.

Endereço:  Av Millán 4015, Montevidéu

Horário:  terça a domingo de 12:00 às 18:00 h.

Entrada: gratuita

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 36
Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 37

O entorno do museu e do jardim japonês também é bem bonito. No local, que já foi a Quinta Garcia de Zuñiga, existe uma vegetação exuberante.

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 39

O Jardim Japonês, por sua vez,  foi inaugurado em 2001. Foi um presente do Japão ao povo uruguaio em homenagem aos 80 anos do estabelecimento de relações diplomática entre os dois país. A princesa Sayako esteve na inauguração.

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 41

Na entrada do jardim existe um painel com a planta do local indicando o diversificado paisagismo.  A área é pequena, em torno de 3000 metros quadrados, mas é encantadora. O jardim está muito bem conservado. É possível caminhar por toda a área observando a riqueza de detalhes.

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 43

No local podemos observar os elementos típicos de um jardim japonês. Lago com cascata, peixes, pontes, passarelas sobre a águas e uma diversidade de plantas dão um colorido especial ao ambiente.  

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 45
Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 46
Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 47
Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 48

Até uma réplica de uma Casa de Chá pode ser vista no local. Ela é apenas decorativa.

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 50

Uma ótima opção de passeio para quem vista Montevidéu. Um lugar cheio de charme e tranquilidade no meio da cidade que garante lindas fotos!

Endereço: Av Millán 4015, Montevidéu

Horário: de segunda a domingo de 12:00 às 17:30 h.

Entrada: gratuita

Jardins em Montevidéu. Conhecendo o Uruguai com crianças - 52

Agora nos conte, gosta de destinos de natureza como esses? Deixe sua dúvida, opinião ou sugestão. Vamos adorar ler o seu comentário.

Aproveitamos a proximidade da primavera para te indicar outros destinos incríveis que encontramos em blogs que seguimos.  Que tal conhecer Bosques e Praças - um passeio pela área verde de Buenos Aires, no Expedições em Família? Ou os  Campos de lavanda: visite o maior do mundo, no Mai Viagens? Tem também osJardins Botânicos no Havaí, no Mystras e 5 belíssimos e famosos jardins franceses, no Abc dos Viajantes.  

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Susana Spotti
Susana SpottiMe deu uma saudade de Montevidéu, e esse post conhecendo o Uruguai com crianças, me recordou quando fomos com meus filhos, que ainda eram pequenos. Eles se divertiram muitos nos parques de lá. Adorei o post.
Alessandra
AlessandraSempre amando todas suas postagens!!! Amo a natureza❤❤❤❤
Nathalia Geromel
Nathalia GeromelDeu vontade de conhecer Montevidéu! Não imagina quanta coisa legal da para fazer com criança no Uruguai. Gostei muito da sua postagem, sou fã destinos de natureza.
Mairim
Mairimsério que só há um jardim botânico no país? que curioso... e de fato as crianças amam né... ficou ótimo duas dicas de jardins em montevideu no Uruguai com crianças. Deu pra ver a alegria deles nas fotos. Incrível
hebe
hebeAngela que lindo! Não conheci quando estive ai, não deu tempo. Mas voltarei ! A carinha de felicidade da sua filha já valeu né? Muito bom esse post conhecendo o Uruguai com as crianças.
Sylvia Yano
Sylvia YanoAmei! Estive em Montevideo em fevereiro, foi minha última viagem antes da pandemia. Observei também que os uruguaios usam muito os parques e áreas verdes. No fim de tarde esses espaços ficavam repletos de grupos, famílias e amigos, tomando seu chimarrão e conversando. Uma delícia! Sabem viver. Conheci o Jardim Botânico. Mas o Jardim Japonês estava fechado, muito obrigada por me ajudar a conhecer por meio de suas lindas fotos. Parabéns.
Tamara Cerqueira
Tamara CerqueiraArrasaram nas fotos! Vocês morando por aí ( e viajam muuuito heimjQuery331014239664473787017_1600204833270!!) agora vamos ter informações preciosas da nosso vizinho Uruguai. Delícia de blog....bom demais todos os encantadores recantos mostrados!
Fabíola Moura
Fabíola MouraRoteiro delicioso pelos jardins de Montevidéu , cada um mais legal que o outro. Uma ótima opção de passeio ao ar livre nesses tempos de pandemia.
Andrea
AndreaEstou montando um roteiro de roadtrip pelo Uruguai e adorei este post, adoro jardins e parques, além de bonitos são ótimos lugares para os pequenos terem contato com a natureza e gastarem energia.
Sylvia Leite
Sylvia LeiteAdoro Montevidéu e nunca fui a nenhum desses jardins. Ótima seleção. Tudo anotado
Andrea Santos
Andrea SantosAdorei as dicas, os jardins de Montevidéu são lindíssimos! Já fui sem filhos, agora com estas dicas quero muito voltar!
Juliana Saueia
Juliana SaueiaAi que delícia esses jardins de Montevideu, melhor ainda é conhecer o Uruguai com as crianças! Quando visitei o país não conheci nada dessa parte, que pena, mas quero voltar porque é um dos meus países preferidos. E com certeza colocarei os 3 no roteiro!
Cintia V.
Cintia V.Falou em passeio gratuito já me conquistou hahahaha. Esses parques me lembraram curitiba e o Jardim japonês lembrou demais o jardim japones do Parque Ibirapuera, que também é demais! Saudades daquele lugar... Agora já quero conhecer esses daí!
Diego Arena
Diego ArenaAdorei as dicas de jardins em montevideu. Agora só estou pensando que preciso voltar para conhecer os que não vi! Adorei
Ma
MaQue delicia conhecer os jardins de Montevideu com seu post. Imagino a alegria das crianças .
Deyse
DeyseObaaa!!! Amei este post com todas estas dicas incríveis de passeio pelas áreas verdes de Montevideu! Já coloquei no meu roteiro e espero fazê-lo logo!!!!
Deyse
DeyseObaaa!!! Amei este post com todas estas dicas incríveis de passeio pelas áreas verdes de Montevideu! Já coloquei no meu roteiro e espero fazê-lo logo!!!!
Sil Mendes
Sil MendesAdorei essa dica dos jardins de Montevidéu. Já fui no jardim japonês com meu filho que já não era mais criança Rsrsr . Vou anotar aqui pois quero voltar para ir nos outros.
Norma Carvalho
Norma CarvalhoQue incrível o seu post sobre os Jardins de Montevideu. Realmente nunca tinha visto a cidade por esse ângulo e foi maravilhoso perceber quanta natureza tem naquele lugar. Parabéns pelo post.
Claudia Tiscoski
Claudia TiscoskiUm show de imagens e descrições que nos fizeram ter mais vontade ainda de conhecer. Queremos muito ir para o Uruguai em breve.👏