Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu

Blog | 5 | 25 | 28/08/2020

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 1

 A Ciudad Vieja é conhecida como o centro histórico de Montevidéu. Foi nesse local que surgiu a cidade espanhola San Felipe y Santiago de Montevideo no século XVIII. Um roteiro pela Cidade Velha é uma verdadeira viagem pela história da capital do Uruguai.

Para proteger a região das invasões, em 1724 tiveram início as obras de fortificação. As muralhas se mantiveram até 1829. Hoje existem poucos vestígios. O destaque é a Puerta da Ciudadela, que define o começo da Cidade Velha.

Do lado de fora desse marco está a Plaza Independencia, um dos principais cartões postais da cidade. Essa praça faz a transição da Cidade Velha para o centro de Montevidéu.

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 3

Atualmente a Cidade Velha abriga nas suas edificações históricas muitos museus, galerias de arte, livrarias e antiquários. Além desses podemos encontra lojas, cafés e restaurantes. Alguns funcionam à noite. Várias instituições públicas estão instaladas nessa região. Um local que merece ser incluído em sua viagem para Montevidéu.

1. Como conhecer a Cidade Velha

Muitas construções antigas e interessantes estão espalhadas pelo centro histórico. O ideal é fazer o roteiro pela Cidade Velha caminhando. Isso te permitirá fazer suas próprias descobertas. Além dos atrativos conhecidos, muitos locais podem te encantar.

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 7

A referência para o percurso é a Peatonal Sarandí. Uma rua exclusiva de pedestre que cruza o centro histórico. Aliás, peatonal é como se denomina uma rua de pedestres. Existem outras no bairro, como a Bacacay e Perez Castellanos .

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 9

Saindo da Sarandí, podemos pegar a Pérez Castellano e chegar ao famoso Mercado do Porto e nos atrativos próximos à Orla.

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 11

É interessante fazer a vista durante a semana ou sábado pela manhã, quando o comércio está aberto. Os museus não abrem muito cedo e fecham por volta das 18 horas. Aos domingos, praticamente todos os locais estão fechados.

A dificuldade em falar espanhol não será um obstáculo. Os uruguaios têm muita paciência em tentar nos entender. Alguns até arriscam um português na resposta.

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 13

2. Roteiro pela Cidade Velha

Mascamos no mapa e listamos os atrativos que achamos mais interessantes na Cidade Velha. A ordem de postagem segue uma sequência lógica de percurso. Procuramos, assim, facilitar a sua escolha dos locais a serem visitados.

2.1. Puerta da Ciudadela

Nosso ponto de partida é a Puerta de la Ciudadela, uma ruína da muralha que protegia a cidade. Ela marca a entrada para a Cidade Velha onde começou a colonização pelos europeus. Do outro lado da porta podemos ver a Plaza Independencia que pertence à cidade nova. Essa já segue um novo traçado urbano.

Passando pela Puerta de la Ciudadela,  começamos a caminhar pela Peatonal Sarandí. Essa rua exclusiva para pedestres vai nos levar aos principais atrativos. 

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 17

2.2. Museu Torres Garcia

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 19

Logo na primeira quadra encontramos o Museu Torres Garcia. No acervo do museu obras desse importante artista plástico uruguaio. Logo na entrada, existe uma lojinha com produtos fofos. Uma visita indicada para os amantes da arte.

Endereço: Peatonal Sarandí, 683

Horário: de segunda à sábado de 10h às 18h

Entrada: UYU 100 

2.3. Livraria Más Puro Verso

Bem próximo ao museu está Livraria Más Puro Verso. Ela está instalada em uma edificação no estilo art nouveau construída em 1917.: o Edifício Pablo Ferrando. O edifício é tombado pelo Patrimônio Histórico. Ele fica em frente a um chafariz.

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 23

A livraria é recente, mas vale a visita no seu interior. Nos adoramos livrarias, principalmente aquela instaladas em lugares interessantes. No fundo existe uma escadaria com um lindo vitral. No andar superior está instalado um charmoso café.

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 25

Endereço: Peatonal Sarandí, 675

Horário: de segunda à sexta de 10h às 20h e sábado 10h às 18h.

 2.4. Al Pie de la Muralla

Continuando o caminho pela Peatonal Sarandí, existe uma travessa à direita que nos leva à Rua Bartomé Mitre. No local foi instalado um memorial em homenagem à diversidade. Vale destacar que o Uruguai é um dos países que mais respeita essa questão na América Latina.

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 29

Na Bartolomé Mitre viramos à direita e cruzamos a Rua 25 de Mayo. Caso tenha interesse em conhecer uma confeitaria centenária com produtos artesanais, só fazer uma pequena parada. Na Rua 25 de Mayo, bem próximo à esquina está a  Confitería y Rotisería 25 de Mayo. A vitrine cheia de delícias é um belo convite!

 Endereço: 25 de Mayo, 655

Horário: segunda à sexta de 7:30h às 19h e sábado de 9h às 18h.

Na Bartolomé Mitre, próximo ao cruzamento com a Rua 25 de Mayo, está o Espacio Cultural Al Pie de la Muralla. Um espaço com atividades culturais e educativas. No existem ruínas da antiga muralha que cercava a Ciudad Vieja.

Endereço: Bartolomé Mitre, 1464

Horário: quinta e sexta de 10h às 16h e sábado de 10h às 13h

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 33

2.5. Museo de Las Migraciones-MUMI

Continuando na Bartolomé Mitre encontramos o Museo de Las Migraciones-MUMI. Um Museu que retrata aspectos das migrações no mundo. 

Endereço: Bartolomé Mitre, 1464

Horário: segunda à sexta de 10h às 18h e sábado de 10h às 16h

Entrada: gratuita

2.6. Museu Andes 1972

Voltando em direção a Peatonal Sarandí, vire na Rua Ricon. Nessa rua está o Museu Andes 1972. No acervo do museu estão peças dos passageiros e tripulantes do avião que caiu sobre a Cordilheira dos Andes em 1972. Alguns milagrosamente sobreviveram no alto dos Andes, enfrentando o fio e a fome. Um museu indicado para maiores de 12 anos.

Endereço: Rincón, 619

Horário: segunda à sexta de 10h às 17h e sábado de 10h às 15h

Entrada: UYU 220

2.7. Museu Figari

Caminhe até a Rua Juan Carlos Gómez. Nela está o Museu Figari. Esse museu tem em seu acervo, além das obras de Pedro Figari, documentos e outras exposições temporárias. 

Endereço: Juan Carlos Gómez, 1427

Horário: segunda à sexta de 13h às 18h e sábado de 10h às 14h

Entrada: gratuita


2.8. Plaza de La Constituición

Caminhando pela Rua Juan Carlos Gómez em direção a Peatonal Sarandí, vamos encontrar a Plaza de La Constiuición. É a praça mais antiga da cidade. Nela está localizada a Igreja Matriz.  No seu entorno encontramos restaurantes, escritórios e importantes edificações histórias. Dentre elas estão o Museu Histórico Cabildo e o Museu Gurvich. No centro da praça está um belo chafariz. Aos sábados, funciona nesse local uma feira de antiguidades.

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 42
Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 43

Uma das edificações que se destacam na praça é o edifício ocupado pelo Club UrugrayUm edifício em estilo inglês, construído no século XIX. No local existem elegantes salões que recebem os sócios desse clube privado. 

Endereço:  Sarandi, 584 

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 45

2.9. Igreja Matriz

No entorno da praça está a Catedral de Montevidéu, conhecida como Igreja Matriz. Ela foi construída em 1790. No local estão os restos mortais de algumas personalidades uruguaias. Continua sendo a igreja católica de maior importância em Montevidéu, 

Endereço: Ituzaingó, 1373

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 48

2.10. Museu Histórico Cabildo de Montevidéu

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 50

No entorno da praça está também o Museu Histórico Cabildo; fEle está instalado em uma edificação de 1808. O local já foi um centro de decisões políticas e sede administrativa na época colonial. Podemos visitar onde funcionava a Assembléia Legislativa e exposições temporárias.

Endereço: Juan Carlos Gómez 1362

Horário: segunda à sexta de 12h às 17:45h e sábado de 11h às 17h.

Entrada: gratuita

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 52
Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 53

2.11. Museu Gurvich


No entrono da praça também encontramos o Museu Gurvich. Um espaço dedicado às obras José Gurvich, um dos maiores expoentes da pintura no Uruguai. Ele nasceu na Lituânia em 1927, mas foi radicado no país em 1932. Sua família, fugindo da perseguição ao judeus, migrou para o Uruguai.

Endereço: Sarandí, 524

Horário: segunda à sexta de 10h às 18h e sábado de 11h às 15h

Entrada: UYU 220, aposentados e estudantes UYU 120 e menores de 12 anos entrada gratuita

2.12. Café Brasileiro


Na rua da Igreja Matriz, na quadra ao lado da praça, está o histórico Café Brasileiro. O Café foi fundado em 1877. A edificação é tombada pelo Patrimônio Histórico.

Endereço: Ituzaingó, 1447

Horário: segunda à quinta de 10:30h às 17h e sexta de 10:30h às 19h

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 56

2.13. Banco de la Republica Oriental del Uruguay-BROU


Na quadra ao lado do Café, está o Banco de la Republica Oriental del Uruguay-BROU. A instituição financeira foi fundado em 1896. A edificação é impressionante. Parece cenário de filme. Foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1975.

Endereço: Cerrito, 450

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 58

2.14. Museu Histórico Nacional


Nessa região também podemos visitar as residências de personalidades que viveram no local entre os anos de 1830 a 1900. Essas edificações fazem parte do Museu Histórico Nacional

Algumas estão atualmente fechadas para reforma ou restauração:

2.14.1.Casa Giuseppe Garibaldi

Endereço: 25 de Mayo, 314

2.14.2. Casa Manuel Ximénez y Gómez

Endereço: 25 de Agosto, 580


As que estão abertas ao público são:

2.14.3. Casa Juan Francisco Giró

A Casa Juan Francisco Giró foi edificada no início do século XIX. No local, além do acervo histórico, funciona uma biblioteca.

Endereço: Cerrito, 586

Horário: quarta e quinta de 12:00 às 16:30h. Biblioteca segunda, quarta e quinta: 9:30 às 12:30

Entrada: gratuita

2.14.4. Casa de Antônio Monteiro

A Casa de Antônio Monteiro é conhecida como Museu Romântico. O seu acervo é composto por quadros, mobiliários e objetos do período romântico.

Endereço: 25 de Mayo, 428

Horário: quarta a domingo de 12:00 às 18:00h

Entrada: gratuita

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 60
Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 61

2.14.5. Casa de Fructuoso Rivera

A Casa de Fructuoso Rivera foi transformada em um museu sobre a história da conformação do Uruguai, como estado independente, na primeira década do século XX. O acervo é composto por documentos, quadros, objetos e uniformes militares. 

Endereço: Rincón, 437

Horário: quarta a domingo de 12:00 às 18:00h

Entrada: gratuita

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 63

2.14.6. Casa Juan Antonio Lavalleja

A Casa Juan Antonio Lavalleja foi transformada em espaço para exposição. Atualmente uma exposição sobre Juan Manuel Besnes e Irigoyen y Roberto J. Bouton.

Endereço: Zabala, 1469

Horário: quarta a domingo de 12:00 às 18:00h

Entrada: gratuita


2.15. Palacio Taranco: El Museo de Artes Decorativas


Na região das residências podemos encontrar o Palácio Taranco. Ele foi edificado sobre as fundações do Teatro de Comédia no início do século XX para ser residência da família Ortiz de Taranco. O edifício foi declarado monumento histórico. Atualmente abriga El Museo de Artes Decorativas. Além do móveis originais, no local existem valiosas pinturas e esculturas.

Endereço: 25 de Mayo, 376

Horário: segunda à sexta de 12:30h às 17h

Entrada: gratuita

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 65

2.16. Plaza Zapada


Em frente ao Palácio Taranco fica a Plaza Zapada. No centro está um grande monumento em homenagem ao fundador da cidade, Bruno Mauricio de Zabala. Em uma de suas laterais existe um palyground.

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 67

2.17. Museo de Arte Precolombino e Indigema-Mapi

Voltando para a Rua 25 de Mayo e virando à esquerda podemos encontrar o Museu de Arte Precolombino e Indigema-Mapi. No acervo peças e objetos das culturas pré-colombianas e indígenas que habitaram as Américas.

Endereço: 25 de Mayo, 279

Horário: segunda a sábado de 10h às 18h

Entrada: UYU 150, estudantes UYU 80;00 menores de 12 anos e aposentados: gratuito.

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 69

2.18. Mercado Del Puerto

O Mercado del Puerto está instalado em uma edificação de 1855. No seu interior podemos ver a bonita estrutura e o relógio vindos da Inglaterra. O local é voltado para os turistas, com restaurantes que oferecem a Parilla , o churrasco típico da região.

Endereço: 25 de Agosto de 1825, 228

Horário: sábado à quinta de 9:30h às 17h e sexta de 9:30h às 19h

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 71
Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 72

Ao lado do Mercado do Porto encontramos uma loja dedicada a uma das delícias uruguaias: os alfajores. A Loja Boutique de Alfajores e Sabores do Uruguai, além de vender produtos artesanais, funciona como um Café.

Endereço: Pérez Castellano, 1600

Horário: segunda à sexta de 10h às 19h e sábado e domingo de 10h às 18h

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 74

Para quem gosta de comprar lembrancinhas e produtos artesanais locais, vale passar pelo Mercado de Los ArtesanosUma de suas unidades fica na Cidade Velha, ao lado do Mercado do Porto.

Endereço: Piedras, 258

Horário: 10h às 17h

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 76

Também ao lado do Mercado do Porto está o Museu do CarnavalO museu possui em seu acervo peças do Candombe, Carnaval uruguaio e Murga

Endereço: 25 de Agosto de 1825, 218

Horário: quinta à sábado 12h às 17h

Entrada: UYU 110,00

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 78
Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu - 79

Agora nos conte. Você também gosta de fazer uma viagem pela história? Deixe seu comentário! Vamos adorar ler.

Mais dicas de viagem pela história

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com esse tema. Seguem as dicas dos blogs participantes:

Viajante Móvel: O que fazer em Rouen, capital histórica da Normandia

Across The Universe: Tudo sobre a visita ao Memorial JK, em Brasília

Vamos viajar pra onde agora: Viagem pela história do Brasil

Destinos por onde andei... : Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte

Viajante Econômica: Museu do Café conta a história do grão no Brasil

Experiência Barbara: O que fazer na cidade histórica de São João del Rei

Vamos Por Aí: Walking Tour Berlim: Conheça a história da cidade

Entre Mochilas e Malinhas: Palácio Quitandinha em Petrópolis: um pedaço da História do Brasil

Uma Viagem Diferente: 15 Cidades Históricas do Brasil para conhecer

Chicas Lokas na Estrada: Uma viagem na história do Brasil por Minas Gerais

Blog Dani Turismo: As Ruínas Maias: Chichén Itza, Tulum, Cobá e Uxmal

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Barbara Cortat

Barbara Cortat

Adoro roteiros a pé por centros históricos. Como você disse, é a melhor forma de descobrir novos cantinhos e a cidade velha de Montevidéu parece ter vários!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Andrea Santos

Andrea Santos

Adorei as dicas dos museus em Montevideu. Ficamos pouco tempo na cidade, quero voltar com mais calma e explorar melhor o lado cultural da cidade. O Uruguai é um país vizinho que deve ser incluído nos destinos a serem visitados. Obrigada pelo post!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Deyse

Deyse

Simplesmente amei o seu Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu. Tínhamos viagem para lá em julho, mas agora, com este roteiro, poderei revisar o meu roteiro e incluir atrações que não tinha me atentado. Obrigada!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Cintia Caciatori

Cintia Caciatori

Ahhh eu amo Montevidéu! Uruguai é meu xodó! Sou apaixonada! O Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu está super completo! Parabéns, adorei relembrar!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Lucio Costa Junior

Lucio Costa Junior

Ainda não conheço Montevidéu. A capital uruguaia está na minha lista de desejos. Amei as dicas desse roteiro incrível. Percorrer o Centro Histórico da Cidade Velha é uma verdadeira viagem no tempo. Quanta coisa linda para se ver e fazer! Quantos dias vocês indicam para se conhecer bem?

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Ana Carolina

Ana Carolina

Ainda não conheço Montivideu, mas está na minha lista. E já anotei seu roteiro pela Cidade Velha, pois adoro embarcar na história dos lugares por onde passo❤

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Mairim

Mairim

Quanta história e cultura nesse roteiro pela cidade velha e centro histórico de Montevideu. Adorei o seu post e quando for quero fazer esse roteiro.

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Leo Vidal

Leo Vidal

Visitei o Centro Histórico de Montevidéu há exatos 10 anos e achei que tivesse visto tudo. Ledo engano. Lendo seu roteiro pela Cidade Velha vi que além das novidades, deixei de fora muitos museus, que já penso em voltar para conhecer. Um adendo, estou adorando essa "vibe" de livrarias se tornarem pontos turísticos.

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Ma

Ma

Adorei este roteiro pela cidade velha de Montevideu. Nunca fui e me pareceu bem gostoso alem de facil acesso. obrigada !!!!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Hebe

Hebe

Angela, que coisa linda esse roteiro pela cidade velha e o centro histórico de Montevideu, quando estive ai não vi essas maravilhas todas, vou ter que voltar e te fazer uma visita.kkkk

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Sil Mendes

Sil Mendes

Adoro andar pelo centro histórico da cidade que visito. Em várias cidades é possível fazer roteiros a pé de graça com algum guia ou até mesmo por conta própria. A cidade velha de Montevidéu e seu centro histórico foi um dos roteiros que fiz e adorei. Quero voltar pois lendo seu post vi que não visitei alguns museus.

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Noelia Souza

Noelia Souza

Amei seu post sobre a Cidade Velha de Montevideo, ficamos hospedados aí, ao lado da praça da Diversidade e só tenho amores pela cidade. Quero muito voltar!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Cintia Grininger

Cintia Grininger

Passei um dia em Montevidéu há alguns anos e adorei essa parte histórica, é linda! Passei pelos principais pontos mas dos museus só conheci o Museu do Carnaval, uma pena, não sabia que havia tantos! Amo o Uruguai e planejo voltar assim que possível.

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Danielle

Danielle

Confesso que conheço pouco o Uruguai, somente Punta Del Este. Amo passear nos centros históricos, pois eles projetam uma arquitetura única, com muita história para contar e cheio de detalhes. Quantos dias você sugere em Montevideu?

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Cecilia

Cecilia

Pelo jeito você já está ficando especialista em Montevidéu. Esse roteiro pela cidade velha, com tantos pontos turísticos e históricos me deixou surpresa. Não conheci nem metade de tudo isso. Vou ter que voltar aí. 😃

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Gisele Prosdocimi

Gisele Prosdocimi

Que incrível seu roteiro pela cidade velha, centro histórico de Montevidéu, a cidade já era um desejo antigo, fiquei ainda mais interessada em conhecer. Aliás, o Uruguai é um país que tem atraído muito o interesse de brasileiros, pena que o país seja tão caro, segundo me informaram. Mas vale a pena conhecer assim mesmo. 😍😍😍

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Tábata Cristina

Tábata Cristina

Montevidéu me parece uma Cidade linda. Amei suas dicas de passeio pelo centro histórico. 👏

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Diego

Diego

Eu fui para Montevideu em 2018, mas fui bem no comecinho do ano, e TODOS os museus estavam fechados, o unico que consegui entrar foi o do palácio do governo, que achei bem interessante. Adorei as dicas, já quero voltar para o Uruguai.

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Polliana Ribeiro

Polliana Ribeiro

Que delícia ler esse post e relembrar essa viagem. Estou querendo voltar e conhecer Montevideu com mais calma e seu post foi muito útil.

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Iara de Abreu

Iara de Abreu

Adorei o seu roteiro pelo centro histórico de Montevideu. Vou incluir as suas dicas em meu roteiro e o atrativo que mais quero conhecer é o Museo de Arte Precolombino e Indigema-Mapi.

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Claudia Tiscoski

Claudia Tiscoski

Quantos atrativos fantásticos. Somos apaixonados pela história do povoamento europeu na América do Sul.

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Letícia

Letícia

Estive no centro histórico de Montevideo durante uma tarde, apenas! Parabéns pelo post!! Muito informativo. Vejo que tenho muito o que conhecer lá ainda! 🤗

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Juliana

Juliana

Ah, que saudades me deu do Uruguai. E quanta coisa tem pra fazer pela Cidade Velha de Montevideu né? Amei seu roteiro pelo centro histórico da cidade e vi que não conheci nem metade dessas atrações. Já planejo a volta e vou utilizar seu roteiro.

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Tamara Cerqueira

Tamara Cerqueira

Parece que voltei ao centro histórico de Montevideo, passeie novamente por aí, neste conjunto de fotos excelentes! E estão ótimas as informações no blog!

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Célia

Célia

👏👏👏🥰

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail