Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais.

Blog | 2 | 12 | 23/10/2020

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 1

Montevidéu é considerada a cidade mais cara da América Latina para se viver. Então, encontrar locais para fazer compras baratas é sempre interessante. Quem mora na capital do Uruguai sabe que o bairro dos judeus é um lugar onde se acha de tudo com preços geralmente mais baixos. Mas essa região tem muito mais! Se perder caminhando pelas ruas nos permite encontrar algumas preciosidades ainda pouco conhecidas pelos turistas!

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 3

O nome do bairro é Reus, em homenagem ao empresário espanhol Emilio Reus, mas a maioria das pessoas utiliza o seu apelido! Ele foi construído no final do século XIX, como alternativa habitacional para as família das classes média e baixa. As fachadas coloridas e detalhadas do casario foram obras de artistas italianos. 

O local acabou recebendo, no século XX. os refugiados judeus. O bairro ainda preserva parte das suas tradições. Além disso, a região se transformou em um importante polo de comércio atacadista.  

Ficou animado? Então nos acompanhe. os 6 viajantes, nessa caminhada pelo barrio de los judios.  

Como é o comércio no Bairro dos Judeus em Montevidéu

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 6

A maioria das lojas do bairro dos judeus trabalha com atacado. Mas a política de venda varia de uma loja para outra. Em quase todos os estabelecimentos comerciais é possível comprar um único item. Porém, comprando mais itens, mesmo que diferentes, o custo de cada peça fica menor. Nas etiquetas dos produtos encontramos valores para "ventas por mayor", que corresponde ao atracado ou "ventas por menor" para o varejo.

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 8
Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 9

O leque de opções de produtos é enorme! Existem lojas de roupa, produtos de beleza, acessórios, decoração, utilidades do lar, brinquedos, artigos para festa, ferramentas e eletrônicos. A maioria das lojas está localizada na Rua Arenal Grande. Mas é possível encontrar outras lojas nas ruas transversais. Vale destacar que alguns produtos possuem uma boa qualidade e outros nem tanto.

Quanto às roupas, existem outlets de algumas lojas dos shoppings da cidade. Garimpando bastante, é possível encontrar  algo que valha a pena. Mas aqui vai nossa opinião com relação a compra desses itens em Montevidéu. Vale a pena comprar em grandes lojas nos Shoppings Centers. Você encontrará mais opções e peças em promoção.  Foi uma surpresa verificar que o custo das roupas na capital uruguaia é convidativo em muitas lojas!

O custo dos objetos de utilidades para o lar e decoração variam. Alguns itens são bem mais caros que no Brasil. Mas é possível encontrar algumas peças que valem a pena. No bairro dos judeus existem lojas bem interessantes.

Já alimentação e produtos de higiene entram no patamar de custos elevados! São realmente bem mais caros que no Brasil. Então, encontrar ofertas no bairro dos judeus vale sempre a pena para quem mora na cidade!

A arquitetura do Bairro dos Judeus em Montevidéu

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 12

As edificações colorida e cheias de detalhes de 1882 dão um charme especial ao bairro dos Judeus. Algumas passaram por uma revitalização em 1992 através de um projeto desenvolvido pelos alunos da Escola de Belas Artes. 

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 14
Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 15

Vale a pena caminhar percorrer o bairro e se encantar com a arquitetura de alguns lugares. Um local que merece destaque é a Calle Emilio Reus, Uma via exclusiva para pedestres que foi revitalizada. Alguns locais estão fechados, mas o conjunto é bem interessante.

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 17
Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 18
Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 19

Atrativos no entorno do Bairro dos Judeus em Montevidéu

Caminhando pelo bairro dos judeus, é possível chegar em dois atrativos que realmente merecem uma visita se voc~e estiver visitando Montevidéu.  Um deles é o MAM - Mercado Agrícola de Montevidéu. O outro é um complexo de arte e cultura que abriga o Espaço Contemporâneo de Arte e o Museu Nacional de História Natural.

MAM - Mercado Agrícola de Montevidéu

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 22

O MAM -  Mercado Agrícola de Montevidéu está localizado em outro bairro, mas bem próximo à rua principal do bairro dos Judeus, a Calle Arenal Grande. Caminhando é possível visitar essa bela edificação, A construção, com estrutura toda em ferro, é de 1912. O local foi declarado Patrimônio Histórico Nacional. 

No local é possível encontrar, além dos itens agrícolas, produtos típicos do Uruguai. Azeite, doce de leite. alfajor, empanada, erva mate e bebidas são um deles. Os preços geralmente são mais interessante do que os praticados nos supermercados. O custo das frutas e verduras concorre com o que encontramos nas feiras dos bairros.

Também existe uma praça de alimentação bem diversificada. Encontramos comidas típicas como parilla , chivitos, frutos do mar, além de sorveterias, docerias e uma cervejaria artesanal.

Horário: de segunda a domingo de 08:00 às 22:00 h

Endereço: Rua José L. Terra. 2220, no bairro Goes, Montevidéu

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 27

Espaço Contemporâneo de Arte e Museu Nacional de História Natural

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 29

Caminhando na rua principal do bairro dos Judeus, a Calle Arenal Grande, é possível chegar em um  centro de arte e ciência que abriga o Espaço Contemporâneo de Arte e Museu Nacional de História Natural. No local, além dessas dois atrativos, existe um playground para as crianças, uma horta e outras edificações com mostras culturais. Em todos os locais a entrada é gratuita.

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 31

O Espaço Contemporâneo de Arte ocupa parte de um edifício que foi construído no início do século XiX para ser um presídio. A planta adota o modelo conhecido como panótipo. Ele é composto por um eixo central e quatro galerias. O conceito era possibilitar que o vigilante observasse, sem ser visto. Isso dava ao preso a sensação de estar sempre sendo vigiado. A edificação é a mais antiga nesse modelo ainda existente no seu estado original na América Latina

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 33
Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 34

Porém. as outras alas ainda estão em reforma. Mas elas podem ser vistas ao caminharmos pelo pátio. 

Na ala ocupada pelo centro, a estrutura prisional foi respeitada. Visitar o espaço consiste entrar nas celas que abrigavam os presos e que hoje abrigam obras de arte vanguardistas . A proposta do lugar é super interessante. A arquitetura singular já vale uma visita.

Horário: de quarta à sábado de 14:00 às 18:45 h e domingo de 11 às 17:00 h

Endereço: Calle Arenal Grande 1929,  Montevideo.

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 37

Já o Museu Nacional de História Natural ocupa uma outra edificação no mesmo terreno. É a primeira instituição científica do país. Possui no seu acervo coleções botânicas, paleontológicas, geológicas e zoológicas.  Uma visita rápida, mas bem interessante.

Horário: de quarta à sábado de 13:00 às 19:00 h e domingo de 11 às 17:00 h

Endereço: Miguelete 1825, Montevideo

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 39
Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 40
Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 41
Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 43

A área externa é uma ótima pedida para os pequenos. Além de um playground, existe uma área arborizada com uma horta.

Bairro dos Judeus em Montevidéu: compras baratas e muito mais. - 45

Tem interesse em conhecer a capital do Uruguai? Postamos alguns outros lugares interessantes aqui no blog!

Jardins em Montevidéu 

Roteiro pela Cidade Velha: centro histórico de Montevidéu 

Agora nos conte, gosta de visitar lugares assim? Deixe sua opinião, dúvida ou sugestão. Vamos adorar ler o seu comentário!

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Diego
DiegoGente que interessante o Bairro do Judeus em Montevideu. Quando eu visitei a cidade eu não sabia desse lugar, já quero voltar agora para conhecer! Ótima dica!
Letícia
LetíciaNossa, não sabia que Montevidéu era considerada a cidade mais cara da América Latina para se viver! Muito bom conhecer esses cantinhos para compras baratas no Bairro dos judeus. Obrigada pelo post!
Claudia Tiscoski
Claudia TiscoskiAmei os atrativos e a arquitetura do bairro. Que charme! Não sabia que era a cidade mais cara da América Latina para viver, ótimas dicas para economizar.
Sabrina Albuquerque
Sabrina AlbuquerqueJá sei o que visitar na minha próxima visita a Montevidéu. Teu post tá muito completo e só me deixou com vontade de viajar
Eliete Rosado
Eliete RosadoNão conhecemos o Bairro dos Judeus quando estivemos por ai. Amei as dicas e quando voltar com certeza vamos ai fazer umas comprinhas 🤗
Ma
MaO que mais me encantou neste passeio pelo bairro judeu em montevideu foi sem duvida a arquitetura das casas, muito fofas para mim ja valeu este passeio
Deyse
DeyseAngela!! Que bacana conhecer outro lado de Montevideu que não é muito falado! Eu amei e já estou me vendo andando pelas ruas do bairro judeu fazendo compras! Eu adorei! Obrigada!
sonia pedrosa
sonia pedrosaQue legal!!! Não sabia desse bairro judeu, na cidade! A arquitetura é lindíssima, mesmo, eu adorei. Estive lá ha 3 anos e achei a cidade bem cara, impressionada com a coca-cola a 16 reais. rsrsrs Mas eu adorei Montevidéu!
Juliana
JulianaMontevidéu sempre surpreendendo, hein? Eu não fazia ideia desse bairro dos Judeus quando visitei a cidade, embora tenha uma vaga lembrança de um local onde fiz umas compras baratas bem parecido. Adorei e quando voltar irei visitar.
Aline Laudelina
Aline LaudelinaMuito interessante esse Bairro. Fiquei encantada com a arquitetura das edificações, muito linda!😍
Sylvia Leite
Sylvia LeiteAdorei sua postagem sobre o Bairro dos Judeus de Montevidéu. Será meu primeiro passeio quando voltar ao Uruguai. Obrigada pela dica, eu não sabia da existência desse bairro lindo , senão já teria visitado.
Luana
LuanaNossa que bacana, não sabia sobre o bairro dos Judeus. Com certeza numa viagem pra Montevideu vamos conhecer.