Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai.

Blog | 368 | 20 | 15/07/2020

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 1

Uma das estradas mais bonitas do Brasil para uma viagem de carro está no Pantanal! Isso nos inspirou a montar um roteiro nessa região. Fizemos uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul indo até Assunção, a capital do Paraguai.

Durante 15 dias percorremos, com os quatro filhos, lugares cheio de beleza natural .Estamos postando essa aventura para te inspirar! Pois, acreditamos que viagens rodoviárias serão uma forte tendência após a quarentena.  A retomada do turismo será gradual e começará pelo turismo doméstico. O ecoturismo será uma ótima opção de viagem pelo nosso incrível país.

Ficou animado? Então nos acompanhe, os 6 viajantes, nessa aventura pelas estradas.

1. Parada 1 da road trip pelo Mato Grosso do Sul: Campo Grande

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 4

Campo Grande é a capital do Mato Grosso do Sul. Escolhemos a capital morena como o ponto de partida da nossa road trip. Isso se justifica pela maior oferta de voos e de locadoras de veículos.  Alugamos um carro comum para 7 passageiros.

1.1. Período da estadia em Campo Grande

Reservamos 2 noites na primeira parada em Campo Grande. O primeiro dia foi a chegada. No segundo dia fizemos alguns passeios pela cidade. Já no terceiro dia, pegamos a estrada rumo à Corumbá.

1.2. Onde ficar em Campo Grande

Escolhemos o  Novotel Campo Grande. Achamos que o local possui uma ótima relação custo x benefício. É um hotel kids friendly, portanto ideal para a família. Possui uma ótima localização. 

Endereço: Av. Mato Grosso, 5555 - Jardin Copacabana, Campo Grande - MS

1.3. O que fazer em Campo Grande

Temos uma relação especial com a cidade, porque um de nós já morou 1 ano no local antes do nascimento das crianças. Passamos o dia passando por lugares importantes para nós. Visitamos a Orla Morena, Praça Ari Coelho, Relógio Central e Obelisco. Fomos almoçar no Shopping Campo Grande. Mas podemos destacar os seguintes locais :

1.3.1. Parque das Nações Indígenas

Parque urbano com pista para caminhada, parquinhos e museu.

Endereço: Av. Afonso Pena, s/n - Centro, Campo Grande - MS

1.3.2. Praça das Araras

Uma parada só para um registro fotográfico nesse cartão postal da cidade.

Endereço: No cruzamento com a Rua Dom Aquino, Praça Cuiabá, S/N - Amambai, Campo Grande - MS

1.3.3. Feira Central de Campo Grande

Nós deixamos para visitar a feira na segunda parada que fizemos, no último dia da road trip. No local encontramos artesanato e a culinária típica da região. Não deixem de provar o Sobá, um prato oriental muito popular entre os moradores. Antigamente era uma feira de rua, mas acabou ganhando um local próprio devido ao grande sucesso da culinária oferecida.

Endereço: Rua 14 de Julho, 3351 - Centro, Campo Grande - MS

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 6

2. Parada 2 da road trip pelo Mato Grosso do Sul: Corumbá

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 8

O deslocamento de Campo Grande a Corumbá é o principal motivo para se fazer uma roda trip na região. Corumbá é a porta de entrada do Pantanal. Ela fica na fronteira com a Bolívia. Existem duas opções de estradas para fazer esse percurso:

 A primeira é pela lendária Estrada Parque.  Uma estrada de terra de 120 km que cruza o Pantanal. O acesso se dá no entrocamento na BR 262 no local chamado de Buraco das Piranhas.  A paisagem varia ao longo do percurso. É possível admirar a rica fauna da região. Na época da cheia, alguns trechos ficam alagados dificultando a travessia.

Outra opção é utilizar o trecho mais rápido, somente pela estrada asfaltada. São aproximadamente 425 quilômetros. Também é possível se encantar com a paisagem. Podemos avistar uma quantidade enorme de aves. Vale fazer uma parada na estrada no quiosque da Maria do Jacaré. No local é possível ver os animais bem de perto vivendo no seu habitat.

Endereço: BR-262, 1507, Miranda - MS 

A dica é fazer esse percurso com o tanque cheio. Não existe posto de gasolina durante grande parte do trajeto.

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 11

2.1. Período da estadia em Corumbá

Reservamos 1 noite para Corumbá. Fizemos os passeios no dia da chegada e antes de pegarmos a estrada no outro dia.

2.2. Onde ficar em Corumbá

Poucas opções de hospedagem na cidade. São locais mais simples. Indicamos o Nacional Palace Hotel.

Endereço: R. América, 936 - Centro, Corumbá - MS

2.3. O que fazer em Corumbá

Corumbá é um local rico em beleza natural e história. Destacamos alguns locais que merecem uma visita:

2.3.1. Puerto Suárez

Puerto Suarez é a cidade da Bolívia que faz fronteira com o Brasil. O local é o ponto de partida para muitos turistas brasileiros que querem conhecer a Bolívia. Existe uma estação ferroviária de onde parte o famoso Trem da Morte que vai até Santa Cruz de La Sierra.

Nesse pequeno município encontramos uma grande feira popular. Ela fica localizada em um pavilhão coberto. No local é possível comprar produtos típicos e roupas. Destaque para os casacos de couro. Outra opção é visitar o Shopping China. Um local para comprar produtos importados.

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 13

2.3.2. Porto Geral

Um passeio imperdível em Corumbá é visitar o Porto Geral. No local podemos apreciar o casario colonial.  A arquitetura revela a importância histórica de Corumbá. A cidade surgiu em 1776 para proteger a fronteira do Brasil. Foi palco de um dos principais conflitos da Guerra do Paraguai. Seu porto era o terceiro mais importante da América Latina ate 1930. 

Entre as casas colonias está o Museu de História do Pantanal ( Muhpan). Podemos ver exposições históricas sobre o Pantanal.

Do porto partem barcos que fazem um passeio pelo Rio Paraguai. Podemos navegar até perto da fronteira com a Bolívia. No percurso é possível apreciar a rica fauna e flora da região. Destaque para o tuiuiu, ave símbolo do Pantanal

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 15

2.3.3. Provar a Saltenha

A saltenha é um salgado típico da Bolívia. Acabou sendo incorporado na culinária do lado brasileiro.  É parecido com um pastel assado, mas a massa leva urucum e o recheio é de frango. Não deixe de provar essa delícia! Existem algumas lanchonetes em Corumbá, Nós escolhemos a Satenha do Nandinho

Endereço:  R. Dom Aquino, 1370 - Dom Bosco, Corumbá - MS

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 18

2.3.4. Por do Sol no Mirante da Capivara 

Corumbá tem vários locais onde é possível ver o por do sol. Um elesd é o Forte Junqueira. Mas infelizmente não conseguimos ir. O Outro local é o Mirante da Capivara. É um verdadeiro espetáculo ver esse momento no Pantanal. Recomendamos fortemente!

Endereço: R. Mal. Floriano - Aeroporto, Corumbá - MS

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 20

3. Parada 3 da road trip pelo Mato Grosso do Sul: Miranda

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 22

Nossa terceira parada foi em Miranda. A distância de Corumbá foi de de aproximadamente 190 quilômetros.

3.1. Período da estadia em Miranda

Reservamos 2 noites para Miranda. Queríamos visitar 2 fazendas na região.

3.2. Onde ficar em Miranda

Escolhemos Pantanal Ranch Meia Lua, uma fazenda em pleno região pantaneira. Hospedagem bem agradável. A região é bem bonita. Tem piscina e parquinho para as crianças. 

Os pequenos puderam viver a experiência de cavalgar pelo Pantanal. À noite, saímos em uma caminhada guiada para ver os animais. Mas nesse dia eles não quiseram aparece, kkk.

Endereço: BR 262 km 547 - Zona Rural, Miranda - MS

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 26

3.3. O que fazer em Miranda

3.3.1. Fazenda San Francisco Agro Ecoturismo

A Fazenda San Francisco tem uma ótima estrutura para o turista conhecer o Pantanal. É possível se hospedar no local ou contratar apenas o day use. Escolhemos essa última opção. O passeio dura praticamente todo o dia. Vale muito a pena fazer com as crianças.

Uma parte do passeio é feita em caminhões adaptados com bancos. Outra parte é feita caminhando em uma pequena trilha. Já a terceira parte é feita navegando em uma chalana. Nessa etapa é possível viver um pouquinha a experiência de pescar no Pantanal. Uma pesca artesanal das piranhas, mas elas não entraram na brincadeira, kkk. Não vimos as piranhas, mas conseguimos ver os jacarés.

O almoço está incluído no passeio. No local ainda é possível usar a piscina e o redário.

Endereço: BR 262, KM 583 - Pantanal do Miranda, MS, CEP:, Miranda - MS,

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 29

4. Parada 4 da road trip pelo Mato Grosso do Sul: Bonito

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 31

Bonito é um grande motivo para você visitar o Mato Grosso do Sul. O lugar possui uma beleza exuberante e um número enorme de atrativos.Fizemos um post sobre o que você precisa saber para visitar Bonito com crianças.

Esse foi o trecho mais curto da viagem, aproximadamente 130 quilômetros. 

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 34

4.1. Período da estadia em Bonito

Reservamos 4 noites para Bonito. Mas o local oferece atrativos para preencher tranquilamente uma semana.

4.2. Onde ficar em Bonito

Muitas opções de hospedagem na cidade. Variando no custo e na proposta. Como iríamos sair todos os dias para os passeios, escolhemos uma pousada. A Pousada Surucuá foi uma ótima escolha. Lugar muito agradável e um ótimo custo x benefício.

Endereço: R. Bongiovani, 860 - Centro, Bonito - MS,

4.3. O que fazer em Bonito

O que fazer em Bonito vai depender do perfil do seu grupo. A lista de atrativos é grande e muito interessante. Merece destaque a flutuação. Os rios transparentes com uma visibilidade incrível são o símbolo da cidade. 

Mas é possível também conhecer as lindas grutas e cachoeiras. Alem disso, podemos praticar algumas atividades de aventura. Alguns desses passeios não são permitidos para os pequenos.

É importante destacar que as atrações devem ser contratados em umas das agências locais de turismo. Como as vagas são limitadas, é preciso reservar com antecedência para garantir a sua visita.

Entramos em contato com a agência da nossa pousada e reservamos os passeios que seriam possíveis e divertidos para a nossa família.

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 37

5. Parada 5 da road trip pelo Mato Grosso do Sul: Ponta Porã

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 39

O percurso entre Bonito e Ponta Porã é de aproximadamente 280 quilômetros. Nesse percurso fizemos uma parada no Buraco das Araras. Contamos tudo no post sobre Bonito.

Ponta Porã é uma das cidades brasileiras que fazem fronteira com o Paraguai. Nesse local só existe uma avenida separando os países. 

4.1. Período da estadia em Ponta Porã

Passamos apenas um dia, mas não dormimos. À noite, pegamos o ônibus em Pedro Juan Caballero com destino a Assunção, capital do Paraguai. Deixamos o carro estacionado em Ponta Porã. Não é permitido entrar no território paraguaio com carro alugado. Podemos circular apenas nas ruas da fronteira.


4.2. O que fazer em Ponta Porã

4.2.1. Pedro Juan Caballero 

A principal atração de Ponta Porã é visitar as lojas em Pedro Juan Caballero. Merece destaque o enorme Shopping China com diversas opções de marcas.

6. Parada 6 da road trip pelo Mato Grosso do Sul indo até Assunção no Paraguai

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 44

Assunção fica aproximadamente 450 quilômetros de Ponta Porã. Deixamos o carro estacionado em Ponta Porã e fomos de táxi até a rodoviária de Pedro Juan Caballero. Compramos a passagem de ida e volta na própria rodoviária. O desembarque foi na Rodoviária de Assunção. A viagem foi tranquila, embora o ônibus tenha parado para pegar passageiros.

No Paraguai utilizamos táxi para fazer nossos deslocamentos.

6.1. Período da estadia em Assunção no Paraguai

Reservamos 2 noites para Assunção.


6.2. Onde ficar em Assunção

Escolhemos La Posada Morada Boutique. Uma ótima opção. Um local bem charmoso com ótima localização. Achamos ótima a relação custo x benefício. Perto do hotel está localizado o Templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Fizemos a visita caminhando.

Endereço: Patria 777 Y Enrique Solano López, Barri, Asunción, Paraguay

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 48

6.3. O que fazer em Assunção

6.3.1. Centro Histórico

O centro de Assunção merece uma visita. Existem vários shoppings vendendo diversos produtos importados com preços atrativos. Além disso, no local existem alguns edifícios históricos e bem bonitos arquitetonicamente. Merecem destaque:

Palácio de los Lopes

O edifício é a sede do governo. Foi construído em 1857. A edificação é bastante imponente e é um dos símbolos do Paraguai.

Na parte posterior do palácio está o letreiro da cidade. Em frente ao letreiro podemos caminhar pela bonita Orla do Rio Paraguai .

Panteão Nacional dos Heróis

O edifício homenageia personagens importantes da cultura e história do Paraguai

6.3.2. Paseo Carmelitas

Um moderno polo gastronômico com bares e restaurantes em um único lugar. O local é bem animado à noite. 

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 50

7. Parada 7 da road trip pelo Mato Grosso do Sul : Ponta Porã

Fizemos o retorno de ônibus de Assunção à noite. Chegamos cedo na rodoviária de Pedro Juan Cabalero. Pegamos o carro que ficou estacionado em Ponta Porã. Partimos direto para Campo Grande.

8. Parada 8 da road trip pelo Mato Grosso do Sul : Campo Grande

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 54

Finalizamos nossa road trip onde começamos, em Campo Grande. A distância de Ponta Porã é de aproximadamente 340 quilômetros. 

Dormimos apenas uma noite para pegarmos o avião no outro dia. Ficamos no mesmohotel. À noite despedimos de Mato Grosso do Sul comendo Sobá na Feira Central. 

Uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul! Indo até Assunção no Paraguai. - 58

Agora nos diga, tem vontade de conhecer esses lugares em Mato Grosso do Sul?  Deixe sua opinião, dúvida ou sugestão nos comentários. Vamos gostar de ler!


E tem mais dicas de road trip em família nestes blogs que acompanhamos: 

- Road Trip - 20 viagens por estrada incríveis pelo Brasil , no Expedições em Família

Road Trip Estrada Real – Tiradentes, no Enquanto Elas Crescem

- Road Trips - nossas dicas e experiências em viagens de carro com criançasno Entre Mochilas e Malinhas  

- Paradas Imperdiveis na Highway 1: de LA à São Francisco em 3 dias, no Disney e Outros Lugares Incríveis 

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Mairim
MairimNossa que roteiro. Um verdadeiro turismo de experiência...andar a cavalo...mergulhar...comidas deliciosas...trilhas. Nossa que vontade de fazer essa road trip pelo Mato Grosso do Sul até Assunção. Amei. Obrigada por nos dar essas dicas preciosas.
Deyse
DeyseEstou completamente encantada por essa maravilhosa opção de Road Trip que ainda não fizemos! Nós somos loucos por Road Trips, já fizemos várias e nosso país é tão grande e lindo que continua nos proporcionando diversas! Quero logo fazer essa fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul, Indo até Assunção no Paraguai e vou usar as suas dicas! Muito obrigada!!!
Van
VanMaravilhosa essa road trip pelo mato grosso do sul! me encantei com as paisagens! Amei todas as dicas 😍
Noelia
NoeliaAdorei esse Road Trip por Mato Grosso e saber que dá pra ir até o Paraguai! Adorei as fotos e o texto muito bem explicado . Ótima dica para as férias! Tomara que tudo passe logo.
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiQue fantástica mesmo essa road trip pelo Mato Grosso do Sul até Assunção, no Paraguai, quantas coisas interessantes vocês viram e fizeram. Deu muita vontade de conhecer tudo e provar estes pratos que parecem deliciosos, hummmm! 😍
Hebe
HebeAngela que road trip maravilhosa essa do Mato grosso do Sul até Assunção. Lindas imagens e você como sempre com ótimas dicas. parabéns pelo post!
Barbara Cortat
Barbara CortatUma road trip pelo Mato Grosso do Sul é bem inusitada e é disso que gosto! Vocês não cruzaram a fronteira porque a locadora não permitiu?
Cintia Grininger
Cintia GriningerQue máximo essa viagem! Nem vou mostrar para o meu marido, ele vai querer ir na hora kkk já nos hospedamos em um hotel fazenda próximo a Miranda e foi uma experiência fantástica, mas do restante da região só conhecemos os aeroportos de Corumbá e Campo Grande e uma parte da Estrada Parque. Mas descer em uma das capitais e alugar um carro parece uma ótima opção, essa região do Brasil é muito linda! Amei esse roteiro!
Cintia V.
Cintia V.Roteiro sensacional, rs mas fiquei cansada só em pensar em quantas horas de estrada. Fiquei lembrando das 8h de viagem de quando fui de Erechim a Passo Fundo. Chegamos tão cansados no hotel que não saímos na cidade nem pra comer. bonito 4 dias deu pra dar uma descansada. Ficamos esse tempo em Curitiba. É um tempo bom pra dar uma bela descansada. Mas no fim da viagem, assunção para Ponta Porã, deixar o carro e ir pra Campo Grande Pegar o avião.. NOssa senhora quanto tempo de voo e espera em aeroporto? Nossa vcs devem ter desmaiado quando chegaram em casa!
Kelly Boniatti
Kelly BoniattiAdorei o post, parabéns pelo roteiro, passeio e pelo blog, ler sobre o meu Mato Grosso do Sul foi reviver um pouquinho da minha história em cada percurso do seu trajeto. Morava bem ali próximo à praça das araras, que saudades, estou louca para ir passear no Brasil e levar meus filhos para conhecer a cidade da mamãe.
sonia pedrosa
sonia pedrosaViagem incrível e, realmente, muito inspiradora. Deve ter sido muito divertido fazer essa viagem com as crianças, elas devem ter adorado, né? Quero muito conhecer essa região do país! parabéns pelo post, adorei!
Cintia Caciatori
Cintia CaciatoriCair na estrada é tudo de bom! Adorei o roteiro! Ainda não conheço o Paraguai, quem sabe depois da pandemia! Abraços!
Maria
MariaRealmente foi uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul indo até Assunção no Paraguai. Fiquei com muita vontade de fazer o mesmo. Dá para conhecer muitos lugares em um período menor. Ao todo quantos dias vocês gastaram até o fim da viagem?
Sil Mendes
Sil MendesAh, quantas recordações boas trouxe esse seu post sobre road trip pelo Mato Grosso do Sul. Fiz algumas vezes esse trajeto quando morei em Campo Grande. Aliás , meu filho nasceu lá . Revivi esse lugar através das fotos e relato. Adorei!
Lúcio Costa Junior
Lúcio Costa JuniorIsso sim é uma road trip de respeito: uma verdadeira aventura repleta de atividades. Não conheço o Mato grosso do Sul, nem o Paraguai. Por quantos "brasis" diferentes vocês passaram nesses dias. Sempre tive muita vontade de conhecer Bonito. Adorei as informações.
Pamela
PamelaEu sou louca para fazer uma road trip pelo Mato Grosso do Sul e se for até Assunção no Paraguai então, fica super completa. Eu simplesmente amei estas dicas! 👏
Andrea
AndreaMuito legal esta road trip de vocês pelo Mato Grosso do Sul, eu que havia pensado apenas em Bonito já ampliei os meus horizontes. Qual o motivo para vocês optarem ir de ônibus para Assunção?
Norma Carvalho
Norma CarvalhoAdorei o seu post uma fantástica road trip pelo Mato Grosso do Sul, também fiz uma road trip por lá e amei. Aquela é região é incrível e seu post está top e super completo.
Juliana
JulianaAdorei essa road trip pelo Mato Grosso do Sul, sou louca para conhecer Bonito e Pantanal e meu desejo é realmente ir de carro...
Daniela
DanielaQue viagem FANTÁSTICA essa road trip pelo Mato Grosso do Sul! Cada lugar com sua característica e beleza. Já tinha vontade de conhecer Bonito, mas nunca tinha pensado em fazer uma road trip e seu post já acendeu aquela luz! Amei as fotos das crianças com os jacarés! Elas não ficaram com medo? ❤