Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê.

Blog | 8 | 05/09/2020

Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 1

Nem só de lindas praias vive Ilhéus. Conhecer essa cidade baiana é viajar por uma parte da história do Brasil. O local se destacou na produção de cacau na década de 20 do século passado. Ter uma experiência em umas das fazendas de cacau que ainda existem na região é reviver parte dessa história. Escolhemos a Fazenda Yrerê e vamos te contar como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus!

A Fazenda Yrerê tem uma antiga história com a plantação de cacau. Por isso é um das fazendas da região mais procuradas para visitação. Os tempos do luxo e riqueza dos coronéis eternizados nas obras de Jorge Amado não existe mais. Mas a relação da cidade com o fruto permaneceu e faz parte da cultura local.

Ficou curioso? Então, nos acompanhe, os 6 viajantes, nesta aventura cheia de beleza, sabor e história.

Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 3

1. Como visitar a Fazenda Yrerê em Ilhéus

Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 5

A Fazenda Yrerê fica aproximadamente 15 km do centro de Ilhéus. Está localizada na Rodovia Jorge Amado. O acesso ao local é fácil. Basta seguir as indicações do GPS.

As visitas precisam ser agendadas diretamente com os proprietários. O tempo de visitação é de aproximadamente 2 horas.

Endereço:  Rodovia Ilhéus/Itabuna km 11, Ilhéus/BA

Funcionamento:  de segunda a sábado.

☎ 0️73 36565054 / 999977175 

2. Como foi nosso experiência na Fazenda Yrerê em Ilhéus

Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 9

Ao chegarmos na Fazenda Yrerê, fomos recepcionados pelo casal Dadá e Gerson, proprietários do local. Um outra família de turista também estava agendada para o nosso horário. Fizemos com eles o tour pela fazenda.

Logo na entrada, recebemos algumas sombrinhas para usarmos durante o passeio. O que foi ótimo, porque choveu durante parte de nosso percurso. A chuva não atrapalhou a visita porque ela acabou no momento certo. Se estivesse chovendo, não conseguiríamos ver os telhados se movendo e as castanhas secando ao sol!

Fomos guiados por um dos trabalhadores da fazenda. Percorremos uma pequena trilha pela mata, a Trilha do Saci, até a área de plantação do cacau. 

Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 13
Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 14

A caminhada foi bem tranquila. Ao chegarmos na área da plantação recebemos algumas informações do guia. Aprendemos um pouco sobre a história da fazenda, a plantação e a famosa Vassoura de Bruxa. Foi essa praga que interrompeu o período de sucesso no plantio de cacau em Ilhéus na década de 20 no século passado.

Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 17

No local tivemos a oportunidade de provar o fruto in natura. Muito saboroso!

Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 19

Depois dessa etapa, fomos conhecer a barcaça, local onde os grãos são secos. São galpões que possuem os telhados móveis. Isso possibilita que as castanhas do cacau sequem ao sol.

Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 21
Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 22

A  próxima etapa ocorre na sede da Fazenda, na varanda da casa da Dadá. Chegar até o local já é uma atração. A decoração no jardim é encantadora. Os belos balanços são uma parada obrigatória.  

Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 24
Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 25

Esta última etapa é a esperada degustação! A própria Dadá nos apresenta alguns produtos do cacau. Fomos recebidos com um saboroso e gelado suco de cacau. Ao redor de uma grande mesa, conhecemos e provamos outros produtos. A própria amêndoa,  o nibs, e alguns tipos de chocolate foram nos oferecido.

Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 27

No local existe uma pequena lojinha vendendo alguns produtos. É possível comprar algumas delícias!

Como é visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus: Fazenda Yrerê. - 29

Achamos que valeu a pena viver esse turismo de experiência.  Um ótimo atrativo para quem estiver visitando o litoral baiano. Caso queira saber o que mais fazer em Ilhéus, postamos dicas aqui no blog!

Quer saber mais? 

Agora nos diga, já visitou alguma fazenda de cacau? Deixe sua dúvida, opinião ou sugestão. Vamos adorar ler o seu comentário!

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Mairim
MairimGennteeee aquelas coisas vermelhas que as pessoas secam na beira da estrada são castanhas de cacau!!! to chocada que eu nem sabia disso. Amei seu post como visitar uma fazenda de cacau em Ilheus. PArabesn
Ma
Maque delicia visitar a fazenda de cacau Irere com vcs!!! para mim foi um tour virtual. fiquei com vontade de ir a ilheus e fazer esta visita! obrigada :)
Susana Spotti
Susana SpottiConheci cacau quando morava em Manaus e lembro-me de ficar admirada, pois em se tratando de chocolate, nunca se vai imaginar de onde vem...pelo menos eu nunca tinha imaginado. Também provei o fruto , assim como vcs nesse post de Como visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus , adoraria provar o suco , deve ser saboroso mesmo . Que pena que essas fazendas são tão pouco divulgadas no turismo interno, né? Que bom que compartilhastes essa experiência, assim muitas pessoas poderão incluir no roteiro, quando forem a Ilhéus.
Leo Vidal
Leo VidalEssas visitas imersiva são perfeitas para integrar adultos e crianças com a realidade da plantação e da natureza. Quero visitar uma fazenda de cacau em Ilhéus quando for, e claro, fazer umas comprinhas na loja. Sabe me dizer se servem drinks a base de cacau?
Fabíola Moura
Fabíola MouraEu achei um passeio super diferente e interessante. Visitar uma fazenda de cacau com certeza estaria no meu roteiro em Ilhéus. Fiquei com vontade de experimental o cacau.
Tamara Cerqueira
Tamara CerqueiraVisitar uma fazenda de cacau na Bahia, ver os produtos típicos, provar o cacau "in natura", tudo mega interessante. Com certezaaa.... é um passeio que quero fazer, ainda mais depois de ler as dicas e fotos do blog!!
Cintia Grininger
Cintia GriningerEstive numa fazenda de cacau em Ilhéus há muitos anos e também adorei saber mais sobre a cultura e a influência do cacau na região, mas ainda não tinha as crianças. Bem a cara da minha família esse passeio! Imagino que as crianças adoraram essa trilha do Saci e saber mais de onde vem o chocolate!
Victoria Farina
Victoria FarinaÓtimo saber quem tem uma fazenda de cacau em Ilhéus! Uma atividade cultural para fazer quando estiver fazendo tusimo na cidade!