O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio!

Blog | 4 | 18 | 27/11/2020

A capital do Uruguai é uma cidade linda para se conhecer! A lista com o que fazer em Montevidéu é extensa e diversificada! Mas se você gosta e algo peculiar e muito interessante, vai adorar ler este post. Descobrimos 5 passeios noturnos para fugir do óbvio!

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 2

Durante o dia, a cidade oferece diversas belezas! É possível visitar os pontos turísticos e outros ainda pouco explorados. Além das praias, existem edificações interessantes, museus, jardins, restaurantes e casas de chá. Podemos fazer passeios culturais ou simplesmente caminhar pela Rambla.

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 4

Já postamos aqui no blog um Roteiro pela Cidade Velha, que é o centro histórico de Montevidéu. Em outro post indicamos os jardins da cidade.

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 6
O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 7

Mas se você gosta da vida noturna, a cidade não vai te decepcionar. Muitos pubs, restaurantes, casas noturnas, cassino e apresentações culturais agitam a noite e madrugada de Montevidéu.

Porém, nossa proposta neste post é indicar opções que muitos não conhecem, mas que deveriam conhecer. São passeios carregados de histórias, curiosidades, mistérios e até lendas. São alternativas para viver uma noite muito interessante em Montevidéu! 

Ficou curioso? Então nos acompanhe, os 6 viajantes,  nessas aventuras noturnas!

Passeio Noturno pelas Muralhas

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 10

Um passeio noturno para conhecer uma parte da história da cidade tendo as muralhas como contexto é a proposta da Casa Cultural Al Pie de la Muralla. Existem dois percursos: um deles pela parte sul e o outro pela parte norte. Fizemos o primeiro! E já estamos ansiosos para fazer o segundo e completar a nossa experiência. Foi uma verdadeira aula sobre o surgimento da cidade, onde os fatos do passado são contados durante o trajeto. Ao caminharmos com nossas tochas pela Cidade Velha, somos transportados no tempo.

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 12
O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 13

A Cidade de Montevidéu foi uma colônia espanhola e era um enclave militar estratégico. Suas muralhas foram edificadas por volta de 1741. Eram duas muralhas com um foço entre elas. Em função do crescimento da cidade, elas começaram a ser demolidas em 1829. 

Porém, algumas ruínas das muralhas originais podem ser encontradas na cidade. Alguns trechos foram refeitos, seguindo o desenho original. O que restou das Muralhas foi declarado Patrimônio Histórico.

O passeio teve início às 20:00 horas na Rambla, ao lado do Tempo Inglês. O local é significativo, pois foi onde os Ingleses invadiram a cidade. O caminho percorrido por eles é hoje representado pela rua que recebe o nome Brecha. Nesse ponto de partida podemos ver, próximo ao Rio da Prata, o baluarte que arrematava a muralha. conhecido como cubo.

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 15

Nessa área foi edificada uma réplica da muralha que segue o seu desenho original. Muitos passam pelo local e não identificam detalhes interessante e históricos que estão ali representados.

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 18
O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 19
O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 20

Continuamos caminhando pela Cidade Velha. No percurso, nos deparamos com uma pequena praça que representa o foço que havia entre as duas muralhas. No local, identificamos uma parte original da segunda muralha. Essa praça é utilizada para projeções de filmes em alguns momentos.

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 22
O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 23
O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 24

Nossa próxima parada foi ao lado do teatro Solis. No local existe um outro trecho original da muralha.

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 26
O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 27

Dali, caminhamos até o Porta da Cidadela. Esse símbolo da cidade é o trecho preservado que é o mais mais emblemático das muralhas. Ela era passagem ligava o forte amuralhado com a cidade colonial. No local havia uma vala e uma ponte levadiça.

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 29

Terminamos nosso passeio dentro do Centro Cultural Al Pie de la Muralla. No local podemos ver um outro trecho original da muralha. O desfecho teve direito a histórias da época. Logo depois, um bate papo em uma ambiente agradável e acolhedor.

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 32

Dados úteis:

Al Pie de la Muralha

Endereço: Bartolomé Mitre 1464, Montevideo.

Dias e Horários: Acompanhar a programação na página do facebook ou no site oficial

Valor: 450 pesos uruguaios

Passeio Noturno no Castillo Pittamiglio

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 35

O Castillo Pittamiglio é uma edificação que envolve algumas curiosidades, lendas, histórias de magia e detalhes arquitetônicos pitorescos.. O local foi projetado e construído pelo seu proprietário Humberto Pittamiglio. Além de arquiteto, ele praticava a alquimia.

Fizemos uma visita guiada durante o dia e contamos como foi a nossa experiência aqui no blog

Mas é possível fazer uma visita guiada à noite pelos seus espaços labirínticos e enigmáticos cheios de significados. Fizemos também esse passeio à noite. As explicações foram praticamente as mesmas, com a diferença da noite estrelada. Fez parte da visita um show de ilusionismo e magia na sala de apresentações do museu.

Dados úteis:

Endereço: Rambla Mahatma Gandhi 633, Montevideo.

Horário: Sábados às 19:00 horas, consultar a programação dos eventos noturnos o site oficial, porque a agenda sofre alterações mensalmente

Valor: 380 pesos uruguaios

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 38

Necrotour noturno

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 40

Fomos fazer o tour noturno pelo Cemitério Central de Montevidéu. Um passeio cheio de história, arte, lendas, mistérios. E sim. tivemos a companhia dele, o gato preto kkk O passeio acontece em datas específicas e a agenda é publicada na página do Necrotours no facebook.

Quando chegamos, os portões estavam trancadas. Isso porque, o acesso ao público é permitido até às 16 horas. PUm pouco antes das 19 horas, um dos portões foi aberto para os integrantes do tour.

Na época da fundação da cidade, os sepultamentos aconteciam nas capelas. Por questões sanitárias, isso mudou e cemitérios foram criados na cidade. O atual Cemitério Central de Montevidéu foi instalado, no século XIX, fora dos limites da cidade. Com o desenvolvimento urbano, hoje ele se encontra em uma área central.

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 44
O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 45

Durante o tour, podemos identificar muitos detalhes arquitetônicos e artísticos interessantes. Merecem destaque o pórtico de entrada e a rotonda no centro. Na parte inferior da rotonda está o Panteão Nacional. O local só é aberto no Dia dos Mortos e no Dia do Patrimônio. Figuras ilustres da história do pais estão sepultadas no local. O inusitado é um coração exposto no formol em frente a uma cripta.

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 47
O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 48
O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 49
O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 50
O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 51

O cemitério é dividido em 3 partes. Na primeira parte, próxima à entrada, podemos ver lápides mais ornamentadas, com esculturas consideradas verdadeiras obras de arte. Na segunda parte as lápides vão ficando menos detalhadas, conforme o costume da época. Já na terceira parte, elas são bem mais simples. Nessa última parte estão também as entradas das catacumbas. Elas encontram-se fechadas para visitação, mas podemos ver a entrada do local que recebia corpos em outros épocas.

Histórias e lendas que geralmente envolvem o cemitério, também estão presentes em Montevidéu. Uma delas é a existência de um tesouro. Descrições sobre a sua existência e onde ele estava enterrado, indicavam uma área do cemitério. A escavação foi aprovada pelo governo e oficialmente nada foi encontrado. Alguns acreditam que fora do horário oficial da escavação, moradores tentavam fazer sua descoberta.

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 56

Outra história interessante envolve um casal eternamente apaixonados.. Um fabricante de sapatos, quando perdeu a esposa, decidiu fazer uma lápide para eternizar seu amor. Como o escultor italiano não poderia vir a Montevidéu, ele foi para a Itália encomendar a obra, Dizem que gastou toda sua riqueza nessa homenagem. Quando a escultura conseguiu chegar e ser instalada na lápide da esposa ele faleceu. Os dois acabaram sendo sepultados no mesmo local.

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 58

Algumas figuras ilustres estão sepultadas nesse cemitério. Podemos destacar:

• Francisco Acuña de Figueroa (1791-1862), poeta, autor de la letra del Himno Nacional

• Juan Manuel Blanes (1830-1901), Pintor

• José Luis Zorrilla de San Martín (1891-1975), escultor, pintor.

• Óscar Gestido (1901-1967), militar y político colorado, Presidente de la República

• Gerardo Mattos Rodríguez (1897-1948, músico, autor del tango La Cumparsita

• Humberto Pittamiglio (1887-1966), Arquitecto

• Bernabé Rivera (1795-1832), militar

• José Enrique Rodó (1871-1917), Escritor

• Juan Zorrilla de San Martín (1855-1931), poeta

Dados úteis:

Necrotours

Endereço: Av. Gonzalo Ramírez 1302, Montevideo

Horário:  19:00 horas em datas específicas, consultar a programação na página no Facebook.

Valor: 350 pesos uruguaios

Visita noturna no Palácio Salvo

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 61

O Palácio Salvo é um dos ícones de Montevidéu. Visitar a Plaza Independencia e admirar essa edificação faz parte do roteiro da maioria dos turistas que visitam a cidade.. Mas você sabia que é possível fazer uma visita guiada à noite?

O Palácio Salvo foi construído em 1923. Uma edificação em estilo bastante eclético que foi considerada a mais alta da América Latina até 1935. O local envolve várias memórias e que ganham uma outra dramatização à noite. Uma visita noturna nos permite descobrir o mundo interior do palácio, ouvindo de alguns vizinhos as histórias e os mistérios que envolvem esse lendário edifício.

As visitas estavam suspensas em virtude da pandemia. Mas estão sendo retomadas. Existem algumas datas disponíveis para dezembro. Contatos no próprio local.

Dados úteis:

Endereço: Plaza Independencia, 848. Montevidéo

Próximas datas: 5,12 e 18 de dezembro às 19:55 horas

Valor: 300 pesos uruguaios

Museos en la Noche

O que fazer em Montevidéu: 5 passeios noturnos para fugir do obvio! - 64

Em todo o Uruguai, na segunda sexta-feira de dezembro, os museus abrem suas portas à noite! Os visitantes podem curtir o museu de uma forma diferente e gratuitamente. Além de apreciar o acervo em uma ambientação mais mística, em muitos locais ainda acontecem outras atrações. São intervenções artísticas, culturais e recreativas, espetáculos, experiências lúdicas e didáticas e até baladas.

Montevidéu possui uma quantidade enorme de museus! E mergulhar nesse universo diferente é uma atração imperdível para quem estiver na cidade nessa época. Museos en la Noche é uma celebração que teve início em 2005. Está confirmada 16 edição neste ano de 2020 com a participação de mais de 60 instituições.  Acontecerá no dia 11 de dezembro de 20 ás 24 horas. A programação será divulgada em breve.

Dados úteis

Data: 11 de dezembro de 2020

Horário: 20h00 às 24h00

Organizam: Direção Nacional da Cultura do Ministério da Educação e da Cultura (MEC) /Sistema Nacional de Museus / Centros MEC / Rede de Diretores da Cultura. 

Agora nos diga, toparia algum desses passeios?

Mais dicas na rede

E temos mais dicas incríveis sobre o que fazer em outros destinos incríveis. Esse é o tema de uma blogagem coletiva que estamos participando. Abaixo as dicas de blogs participantes:

Vamos Por Aí - O que fazer em Arraial D’Ajuda: Melhores praias e passeios

Destinos Por Onde Andei… - O que fazer em Natal, Rio Grande do Norte

 Vamos viajar pra onde agora - O que fazer em 2 dias na Praia do Forte, Bahia

Entre Mochilas e Malinhas - O que fazer na Rota do Lagarto, na serra capixaba 

 Across The Universe - O que fazer em Costa do Sauípe

Expedições em Família - O que fazer em Belo Horizonte - conheça os atrativos imperdíveis

Viajando com Sy - O que fazer em Cambará do Sul 

Uma Viagem Diferente - O que fazer em Embu das Artes 

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Claudia Tiscoski
Claudia TiscoskiQue show essa forma de visitar os museus. Parece que fica ainda mais mágico, além do visual incrível desse céu do anoitecer. Adorei as opções.
Deyse
DeyseAngela!!! Estou completamente encantada, apaixonada por Montevidéu! E pensar que, por conta do "coronga vírus", eu não pude viajar!!!! Quero muito fazer estes passeios noturnos para fugir do óbvio quando estiver em Montevidéu!
Hebe
HebeQue máximos esses passeios noturno Angela, a noite Montevideo fica ainda mais linda! Adorei suas dicas
Eliete Rosado Stanzani
Eliete Rosado StanzaniConhecemos um pouquinho do Uruguai quando fomos la em 2017, mas esses passeios noturnos são novidade. Exceto o passeio ao cemitério, o resto queremos fazer. Obrigada pelas dicas.
nathalia
nathaliaAdorei esses passeios noturnos que fogem do óbvio, muitas vezes quando vou viajar, procuro passeios diurnos para fazer, mas gostei muito dessa forma de visitar os museus!
Cintia Vaz
Cintia VazMuito legais esses Tours noturnos! Eu não conhecia esses tours noturnos em Montevidéo! Faria todos, só não tenho certeza se eu faria o do cemitério a noite. Mas ai teria que pensar antes hehehe. Adorei o post.
Cintia Grininger
Cintia GriningerAdorei essas opções de passeios noturnos! Conheci Montevidéu somente durante um dia, pois estava hospedada em Punta del Este e fiz um bate-volta na capital uruguaia, mas fiquei com muita vontade de voltar e explorar mais a cidade. Nem imaginava que havia tantos passeios bacanas durante a noite. Adoro o Uruguai, acho um país fantástico!
Ma
Maé sempre bom conhecer opçoes de passeios que fogem do obvio! Muito legal essa forma de visitar os museus, eu particularmente aprecio esses passeios noturnos :)
Fabíola Moura
Fabíola MouraSe é pra fugir do óbvio é comigo mesmo. E esse clima noturno, com lamparinas, espaços vazios, monumentos na penumbra, achei um charme. Fica até difícil escolher entre fazer esse 5 passeios noturnos ou durante o dia, que também deve ser ótimo.
Polliana Ribeiro
Polliana RibeiroTaí uma coisa que nem pensei em fazer em Montevidéu: passeios noturnos. E pelas suas fotos, perdi uma grande oportunidade. Quando estive aí, pegamos a cidade meio vazia, pois era um feriado.
Sylvia Leite
Sylvia LeiteAdorei sua postagem sobre Montevidéu mostrando '5 passeios noturnos para fugir do obvio!'.' A maior parte dos lugares eu já conheço, mas a ideia de visitá-los à noite é muito legal.
Norma Carvalho
Norma CarvalhoQue incrível, nunca pensei em fazer passeios noturnos, na verdade, sou do dia... mas amei esses passeios noturnos em Montevidéu e farei questão de conhecer quando voltar lá. Excelente dica.
Ana Carolina
Ana CarolinaQue máximo! Normalmente encontramos dicas de passeios para fazer de dia, amei seu artigo com dicas sobre o que fazer em Montevideu à noite
Van
VanAdorei as dicas de passeios noturnos em Montevideo para fugir do obvio, mas eu não iria pro cemitério não rsrs
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiCom certeza eu toparia todos estes programas na cidade, adorei saber o que fazer em Montevidéu e sobre estes 5 passeios noturnos para fugir do óbvio, são realmente muito interessantes. Montevidéu é um destino que eu não tinha muito conhecimento, gostei de saber um pouco mais sobre ele, obrigada.😍😍😍😍😍😍
Tamara Cerqueira
Tamara CerqueiraQue charme esses 5 passeios noturnos na capital do Uruguai, sujeridos no blog, ótimas informações e as fotos ficaram ótimas! Fugir do óbvio interessa!
Symone
SymoneAdorei seu roteiro e já salvei aqui, quando eu fui não fiz quase nada que está aqui, pois foi muito corrido. Preciso fazer as visitas nos museus igual você fez!
Diego
DiegoAcredita que todos os dias que fiquei em Montevideu choveu a noite? De todos os passeios que você listou eu só consegui ver o Palácio Salvo a noite. Adorei as dicas