A casa de um alquimista: Castillo Pittamiglio em Montevidéu
Blog | 13 | 05/11/2020

Adoramos visitar locais que fogem do óbvio em um roteiro turístico. Um atrativo que entra nessa categoria é o Castillo Pittamiglio em Montevidéu. Conhecido como sendo a casa de um alquimista, essa antiga edificação envolve algumas curiosidades, lendas, histórias de magia e detalhes arquitetônicos pitorescos.
O castelo foi projetado e construído pelo seu proprietário Humberto Pittamiglio, um arquiteto que praticava a alquimia. Atualmente, funcionam no local um Café e um Museu com Espaço Cultural. São dois espaços independentes e administrados separadamente. Fomos conhecer essas instalações. Alguns cômodos nos fizeram lembrar do universo mágico de Harry Potter.
Ficou curioso, então nos acompanhe, os 6 viajantes, nessa visita inusitada!

Um pouco da história do Castillo Pittamiglio

Humberto Pittamiglio, antes da alquimia Umberto, nasceu em 1886. Filho de italianos que imigraram para o Uruguai, era o mais novo de 6 irmãos. Formou-se em arquitetura e engenharia em Montevidéu. Projetou edificações marcantes na cidade, como uma quinta na Villa Colón e o Edifício Felipe y Santiago. Mas o que mais se destaca são os seus castelos. O primeiro é o Castillo Pittamiglio. Sua construção teve início em 1910 em Punta Carretas, em Montevidéu. Mas sua conclusão ocorreu muitos anos depois pois, ao longo da vida de seu proprietário, ele foi sendo ampliado.
Seu outro castelo foi edificado para ser um local de descanso. Ele está localizado na Ruta 71, no Balneário Las Flores, em Maldonado.

Além de arquiteto e empresário, ele acabou entrando para a política e se tornou Ministro Interino de Obras Públicas. Mas sua paixão era o estudo da alquimia. Uma prática que defende que é possível buscar a purificação e perfeição da matéria e do ser. Seu mestre nessa arte foi Francisco Piria.
Sendo assim, Pittamiglio acreditava que retornaria a vida. Ele se dedicou a procurar a pedra filosofal que lhe daria poderes, como a imortalidade. Conhecido por sua excentricidade, seu nome envolve algumas lendas. Alguns vizinhos diziam que ele praticava rituais no seu castelo. Sua morte também envolve mistérios pois alguns acreditam que ele transcendeu. Mas sua sepultura encontra-se no Cemitério Central. Ela foi desenhada para não ser aberta.
Ele acabou acumulando uma fortuna. Grande parte dos seus bens foi deixada para seus empregados. Já os Castelos foram doados para as prefeituras. Essa doação valeria até o momento do seu regresso, conforme ele acreditava.
Outras curiosidades que envolvem a edificação são as personalidades que a visitaram. Dizem que no local se hospedaram o Papa Pio XII e o Príncipe de Gales, Eduardo III. Alguns ainda acreditam que em 1944, o Santo Gral foi escondido no Castelo. para não ser roubado pelos nazistas durante a guerra na Europa.
Museu e Centro Culrural Castillo Pittamiglio

O Museu e Espaço Castillo Pittamiglio foram instalados em praticamente toda a edificação. A entrada acontece pela Rambla Mahatma Grandhi, em Punta Carretas. A fachada estreita, que acabou ficando prensada pelas edificações mais modernas, não reflete a dimensão da edificação. Ela ocupa parte do interior da quadra e se estende até a rua Francisco Vidal, onde está localizada sua antiga entrada principal. Mas atualmente essa entrada faz parte da área do Café, também instalado no local.
Na fachada do Museu se destaca uma réplica da proa de um barco com a Victoria de Samotracia voltada para o mar. O significado dessa réplica para o arquiteto é que a vida é como uma viagem. Podemos ver outros detalhes simbólicos na arquitetura e referências esotéricas que são explicados durante uma visita guiada.
Conhecer essa edificação nos permite entender um pouco as crenças do seu excêntrico proprietário. A edificação foi sendo construída em etapas. Podemos ver uma mistura de estilos, como o medieval e o renascentista, além de referências esotéricas. Entre elas, algumas janelas vedadas e postas não levam a lugar algum.




No pátio interno encontramos vários símbolos nos detalhes construtivos e nas plantações. Podemos ver algumas torres e subir em uma delas. No seu centro, podemos testar a interessante atenção com a acústica ao nos posicionamos no ponto indicado.. Alguns, inclusive, acreditam que o local possui poderes sobrenaturais.






Um parte da edificação é mais sombria. As paredes são revestidas em madeira e o forro possui vários níveis com detalhes em espelho. Algumas passagens são mais baixas e lembram um labirinto. Em um dos cômodos está instalado um laboratório demonstrando a devoção do proprietário à alquimia.







O local funciona também como um espaço cultural. Possui uma ampla programação de eventos, feiras, festas, encontros e apresentações teatrais. Tivemos a oportunidade de assistir uma apresentação de mágica para os pequenos com o mago Merlin.


Endereço: Rambla Mahatma Gandhi 633, Montevideo.
Horário: terça-feira a sexta-feira de 10:30 às 20:30 h. Sábado e domingo de 14:00 às 20:30 h.
A programação completa é publicada no site do local.
Visitas guiadas diurnas: sábado e domingo às 17:00 h. Valor: 180 pesos
Visitas guiadas noturnas com um mágico às 19:00 h. Valor: 380 pesos
Café Castillo Pittamiglio by Baps

O Café Castillo Pittamiglio by Baps foi instalado em um pequena parte do castelo. Ocupa uma área que engloba a entrada principal. O local recebeu uma cobertura em vidro moderna que nos permite contemplar a arquitetura original. O ambiente é bem interessante e vale a pena uma visita.
Visitamos no horário do chá da tarde, uma tradição também no Uruguai. O que foi servido estava bem saboroso. O custo para duas pessoas é de 780 pesos uruguaios.





Endereço: Francisco Vidal 636, Montevideo.
Horário: de quarta-feira a domingo de 12:00 às 20:30 h.

Outros destinos inusitados
Agora nos diga, gosta de visitar locais que saem do óbvio? Se sim, acompanhe esta seleção de algumas lugares incríveis que postamos e outros que encontramos em blogs que seguimos.
Ainda em Montevidéu, um lugar bastante pitoresco é o Espaço Contemporânea de Arte que foi instalado dentro de um antigo presídio. Fomos visitar e contamos nossa experiência em outro post.
Continuando pelo América do Sul, no Brasil, o blog Let's Fly Away viveu uma experiência única: Jalapão trilhas incríveis! Nascer do Sol na Trilha da Serra do Espírito Santo. O blog Expedições em Família postou sobre o Cemitério da Recoleta: um turismo inusitado em Bueno Aires. Já na Bolívia, o blog Uma Viagem Diferente, contou como é se hospedar em um Hotel de Sal em Uyuni
Na Europa, o blog Viajante Móvel indicou o Rifugio Delle Odle: a espetacular caminhada pelas Dolomitas, Itália. Já o blog Caminhos me Levem nos levou a conhecer o Castelo Urquhart no Lago Ness – Escócia. E para fechar nossa lista, o blog Viajante Econômica, indicou outros lugares inusitados para visitar na Europa.
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente