8 Dicas para Viajar Mais com Menos!

Blog | 4 | 8 | 07/04/2016

8 Dicas para Viajar Mais com Menos! - 1

Viajar é o melhor investimento. Porém,  muitas vezes o valor não cabe no nosso orçamento. Mas é podemos economizar bastante em uma viagem e torná-la possível. Isso é fundamental para uma família como a nossa, com 6 viajantes. Existem algumas ótimas práticas para viajar mais com menos. Para te inspirar, vamos compartilhar 8 dicas que realmente funcionam para a nossa família!


Dica 1 para viajar mais com menos

A primeira dica para viajar mais e gastar menos é cadastrar-se em programas de fidelidade. Não há custo para o cadastro e geram importantes benefícios. O desconto em futuras reservas é apenas um deles! 

Os programas estão disponíveis nos sites das companhias aéreas, companhias de aluguel de carro, redes de hotéis e sites de reserva de hospedagem. Além desses diretamente ligados ao turismo, existem programas de postos de combustível e de compras que podem ser transformados em viagens!

É importante fazer o cadastro nas companhias aéreas que costuma voar. Mas sempre priorizar uma delas. A prioridade pode se dar através da transferência de pontos de cartão de crédito. Ou ainda pode ser na hora da compra da passagem aérea. Em caso de ofertas parecidas, escolha a companhia que você está priorizando. 

Assim, é possível acumular mais pontos e subir de categoria no programa de fidelidade. Categorias mais elevadas possuem melhores benefícios. Um exemplo, despacho gratuito de bagagem e mais milhas acumuladas por voo! Isso faz bastante diferença no orçamento! A questão do acúmulo e uso de milhas é bem extensa e merece uma outra postagem!

Para hospedagem, sugerimos os programas  Hoteis.com, Expedia e o Booking.  Além de conseguir ofertas diferenciadas, os pontos acumulados nas reservas geram descontos em futuras hospedagens. Já conseguimos muitas diárias gratuitas! 

8 Dicas para Viajar Mais com Menos! - 3

Dica 2 para viajar mais com menos

A segunda dica para viajar mais com menos é escolher um bom cartão de crédito. Alguns cartões oferecem vários benefícios para quem viaja.

Existem cartões no mercado que te bonificam com pontos em função do seus gastos. Esses pontos podem ser transferidos para Programas de Fidelidade. O mais comum é transferirmos para os programas das companhias aéreas. Eles se transformam em milhas que podem ser trocadas por passagens aéreas. Isso faz total diferença no orçamento de uma viagem. Já fizemos várias vezes com milhas, inclusive para o exterior.

Outro detalhe que vale a pena verificar nos cartões de crédito é o benefício dos seguros. Muitos cartões oferecem o seguro para o aluguel de carro. É o seguro que cobre o carro e não o seguro para  terceiros. Mesmo assim, utilizar o seguro oferecido pelo cartão gera uma diferença significativa no valor final do aluguel.

Outro seguro oferecido pelo cartão é o seguro viagem para viagens para o exterior. Quando compramos a passagem aérea com o cartão de crédito temos o direito a esse seguro. Mas é preciso emitir a apólice antes de iniciar a viagem! Esse seguro cobre diversas despesas como gastos com internação hospitalar e consultas. Inclusive, quando acontece uma morte, cobre gastos com o translado do corpo. 

Outro seguro que também existe é com relação ao extravio de bagagem. Existe também seguro quanto ao atraso ou cancelamento do voo. 

Além dos seguros, alguns cartões de crédito oferecem o acesso a Salas Vips. A lista das salas e a quantidade de visitas varia de acordo com o cartão. Utilizar esse tipo de sala, além de todo o conforto, gera uma grande economia nos gastos com alimentação. Isso é importante quando é preciso ficar um tempo nos aeroportos. Em caso de escalas muito longas, o uso de salas vip faz toda a diferença. Em muitas delas é possível tomar banho e descansar!

Em síntese, são benefícios muito interessantes para quem possui o cartão de crédito e que geram uma grande economia na viagem

8 Dicas para Viajar Mais com Menos! - 5

Dica 3 para viajar mais com menos

A terceira dica para viajar mais com menos é ter disciplina. É importante constantemente navegar pela internet para conhecer o valor médio de passagens, hospedagem e passeios. Ter essa noção nos permitirá encontrar as ofertas. E também nos dará segurança para identificar uma boa oferta. Um detalhe importante é reservar rapidamente quando encontrar uma oferta que te agrada. Essas promoções para passagem e hospedagem acabam rapidamente!

Diversas vezes encontramos ofertas navegando pela internet. Elas fazem uma diferença enorme no orçamento final da viagem. Elas podem aparecer nas passagem aérea, hospedagem ou ingresso para parques! Posso dizer que muitas das nossas viagens foram possíveis graças a essas ofertas.

Para pesquisar passagens aérea indicamos os sites SkyscannerKayak e  Google Flights


Dica 4 para viajar mais com menos

A quarta dica para viajar mais com menos é o planejamento e a pesquisa. 

Na pesquisa vale ler bastante sobre o destino para aprender dicas de passeios, de descontos, e de bons locais para hospedagem e alimentação. Costumamos ler manuais, blogs, inclusive os comentários postados, bem como seguir assuntos e páginas de turismo nas redes sociais! Interessante também pesquisar operadores de turismo porque podem surgir pacotes interessantes para algum destino do seu interesse!

Com os dados obtidos na pesquisa é possível elaborar  um roteiro inicial. Com ele é possível começar a fazer algumas reservas. Dentre elas a hospedagem, os ingressos de atrações  e as reservas de lugares que queira visitar.

Esse roteiro inicial provavelmente sofrerá modificações durante o aprofundamento das pesquisas e a realização das reservas. O planejamento só estará concluído com o roteiro final. Importante ressaltar que nunca engessamos o roteiro. Sempre deixamos uma margem para descobrir coisas novas durante a viagem. 

8 Dicas para Viajar Mais com Menos! - 8

Dica 5 para viajar mais com menos

A quinta dica para viajar mais com menos é o momento do planejamento ! Pesquisar e reservar com antecedência nos permite conseguir  melhores locais com menores preços! 

Além disso, é possível encontrarmos ofertas muito interessantes nessa busca pela internet. Posso dizer que muitas das nossas viagens foram possíveis através de ofertas incríveis que encontramos na internet.Você verá que a alegria da viagem já começa nesse momento.


8 Dicas para Viajar Mais com Menos! - 11

Dica 6 para viajar mais com menos

A sexta dica para viajar mais com menos é saber o que realmente está reservando. Isso vale para todas as reservas, principalmente para hospedagem. Uma economia inicial pode gerar um prejuízo no momento da viagem. Isso porque as promoções possuem regras para serem usadas. Em alguns casos o valor mais baixo nem sempre vale a pena. 

No caso da hospedagem, por exemplo. Quando reservamos com muita antecedência, é interessante escolher a opção que permite cancelamento sem custo até uma data próxima da viagem. A exceção seria para os casos onde a reserva sem reembolso seja realmente vantajosa. Além disso, você tem que ter certeza das datas e da sua escolha.

Sempre levamos em conta a relação custo X benefício, e não apenas o valor final. Com uma reserva garantida de um hotel que você achou interessante, comece uma busca constante por ofertas para  hotéis que você considera melhores. Pode ser que surja uma oferta! Surgindo, faça a reserva e cancele a primeira sem custo! Garanto que a sensação nesse momento é incrível! 

8 Dicas para Viajar Mais com Menos! - 13

Dica 7 para viajar mais com menos

A sétima dica para viajar mais com menos é analisar várias opções. Isso vale para todos os aspectos da viagem. Vamos destacar o transporte durante a viagem. Sempre pesquisamos aluguel de carro,  transporte público ou contratação de transporte no local. Isso é importante para você decidir como será sua locomoção durante a sua viagem. Cada local tem sua peculiaridade. 

Gostamos bastante de alugar um  carro. Assim temos mais tranquilidade e agilidade. Além disso, em muitos casos, é bem interessante economicamente para nossa família com 4 filhos. Mas existem locais ou tipo de hospedagens nos quais o aluguel não vale a pena. 

Recordando que já citamos algumas economias no aluguel do carro. Utilizar o seguro oferecido pelo cartão de crédito e reservar com antecedência.

8 Dicas para Viajar Mais com Menos! - 15

Dica 8 para viajar mais com menos

A oitava dica para viajar mais com menos é investir em um programa de férias. Existem muitas ofertas no mercado. Clubes de férias ou compra de tempo compartilhado de alguma rede hoteleira. 

Algumas pessoas não gostam desse tipo de investimento alegando que não conseguem reservar os locais que deseja. Nós já adquirimos alguns tempos compartilhados e sempre tivemos um ótimo retorno. Utilizamos não só o hotel onde compramos o programa, mas também hotéis em outros locais através da troca de semanas. Aqui também vale a prática da pesquisa e antecedência.

Economicamente é bem interessante na maioria dos casos. É preciso analisar! Nos planos que adquirimos, uma semana no hotel pelo programa sai com um custo muito inferior a uma reserva feita no momento.

Conclusão: informação, antecedência e não perder o momento da oportunidade são os pilares do caminho para viajar mais com menos !

8 Dicas para Viajar Mais com Menos! - 17

Um Exemplo prático de uma viagem para a República Dominicana

A viagem seria em janeiro e as pesquisas começaram em março do ano anterior.

8 Dicas para Viajar Mais com Menos! - 19

1. Surgiu uma promoção de passagem aérea para Punta Cana com milhas em março para voar em janeiro.  Nós tínhamos interesse em conhecer a República Dominicana com toda a família. Rapidamente fizemos a reserva!

2. Passagens garantidas: hora de começar a montar o roteiro! Pesquisamos os locais interessantes do país que iríamos visitar. Elaboramos um roteiro, estabelecendo o tempo de permanência em cada local do destino.

3. Com as datas e locais definidos, começamos a fazer as reservas das hospedagens. Em um dos locais não conseguimos reservar o hotel que queríamos porque o valor estava fora do nosso orçamento. Reservamos uma outra opção que achamos interessante e que poderia ser cancelada sem custo até uma data próxima a viagem.

4. Continuamos com as pesquisas até o nosso embarque. Em janeiro apareceu uma incrível promoção para o hotel que queríamos. Conseguimos cancelar a primeira reserva e fazer uma bem mais interessante em termos de qualidade e preço. 

Conseguimos, sim, viajar mais com menos!

Agora nos conte. E você, tem alguma dica para economizar em viagem? Deixe sua dúvida, opinião ou sugestão. Vamos adorar ler o seu comentário!

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Leyds
LeydsAdorei o post!! Com certeza vai contribuir para que todo mundo consiga viajar mais..
Deyse
DeyseExcelentes dicas. Realmente um bom e minucioso planejamento de viagem é essencial. Acredito também que, quanto antes começar o planejamento, melhor. Adorei os exemplos práticos que citou. Vai ne ajudar a organizar a próxima Trip😍
Caroline Rodrigues
Caroline RodriguesAdorei o Post! Dicas super importantes pra quem está começando a viajar! Pesquisar sobre os lugares que vão é super importante!
Andrea
AndreaBoas dicas, com planejamento sempre se economiza. Sobre o aluguel de carro, sugiro sempre cuidar o país, em alguns lugares vale a pena fazer o seguro total do carro pela locadora para não se incomodar.
Fabíola Moura
Fabíola MouraIsso mesmo, planejamento é tudo e quanto maior a antecedência, maior a economia. Gostei das dicas aqui pra gente se organizar melhor.
Cintia Grininger
Cintia GriningerÓtimas dicas! Planejar com bastante antecedência é sempre o melhor negócio, ainda mais quando a família é grande.
Tamara Cerqueira
Tamara CerqueiraDicas ótimas!! Super importante ter atenção ao momento certo e não perder as oportunidades que aparecem!! Pesquisa, leitura ...tornam a viagem mais em conta, mais produtiva, mais agradável!!
lilian azevedo
lilian azevedoDicas de economia em viagem sempre são bem vindas. Não conhecia essa possibilidade do cartão de crédito cobrir o seguro do carro mas é uma ótima possibilidade. Tenho muita dificuldade em planejar uma viagem com 1 ano de antecedência.beijocas