Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque!

Blog | 249 | 20 | 07/04/2020

Fomos visitar o Oiapoque, o lugar onde começa o Brasil! E separamos os tópicos: O que fazer no Oiapoque, Lugares para visitar no Oiapoque, Como chegar no Oiapoque. 

Todo mundo já ouviu aquela expressão popular “do Oiapoque ao Chui”? Ela se refere aos dois extremos territoriais brasileiros: Oiapoque ao Norte e Chuí ao Sul. Já se tornou tema de música, título de livro e destino de viajantes curiosos em conhecer os extremos do Brasil.

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 2

Oiapoque no Brasil e Saint Georges na Guiana Francesa unidos pelo Rio Oiapoque

Atualmente, acredita-se que o ponto mais ao norte do país seria a nascente do rio Uailã ou o Monte Caburaí, os dois em Roraima. Mas isso não ofuscou a fama de Oiapoque.

Sendo assim, 2 integrantes dos 6 viajantes aproveitaram a viagem para Macapá para conhecer a famosa Oiapoque! Acredita que depois já voltamos mais 2 vezes na região a trabalho? 

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 5

Monumento à Pátria na Orla do Rio Oiapoque no extremo norte do Brasil

Inicialmente o município era conhecido como Vila de Martinica, em referência a um possível primeiro habitante, não indígena, oriundo da Ilha da Martinica, possessão francesa no Caribe. Em 1907, o Governo Federal criou o Primeiro Destacamento Militar do município para receber presos políticos. Alguns anos depois esse destacamento foi transferido para Santo Antônio, atual distrito de Clevelândia do Norte, com a denominação de Colônia Militar. Após essa época, a região virou uma vila militar do Exército Brasileiro. E em 1945 o município de Oiapoque foi criado. A região já foi contestada pelo governo francês e a disputa diplomática só foi resolvida em 1 de dezembro de 1900 com um laudo atestando o território como brasileiro.

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 8

Oiapoque: Aqui começa o Brasil

Oiapoque, município do Amapá é a única fronteira brasileira com um território europeu ultramarino, a Guiana Francesa, tendo o Rio Oiapoque como divisa. Oiapoque está ligado a Saint Georges de L’Oyapock pela Ponte Binacional inaugurada em 18 de março de 2017.

Oiapoque é um lugar amazônico, muito peculiar, com valores próprios incorporando algumas aspectos franceses na sua cultura e culinária. Mas apesar dessa proximidade, a diferença na infra-estrutura e nos serviços de saúde e educação são enormes e facilmente notados.

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 11

Oiapoque é a única fronteira brasileira com um território europeu

Como chegar no Oiapoque


Conhecer Oiapoque não é fácil. Apesar de existir um aeroporto no local, não existem mais voos regulares para a região. Então, é preciso voar até Macapá e de lá seguir de carro pela BR 156 até Oiapoque.

São cerca de 600 km a distância entre a capital do Amapá e o Oiapoque, porém um trecho com mais de 100 quilômetros não está asfaltado. Esse trecho passa por dentro da mata e possui várias pontes de madeira no ser percurso. Na época da chuva, transitar por esse trecho fica muito difícil devido a formação de diversos atoleiros.

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 14

Trecho da Br 156 sem asfalto que liga a capital do Amapá, Macapá, ao Oiapoque

O que fazer no Oiapoque


Navegar pelo Rio Oiapoque

A região possui uma vegetação densa e bela. Navegar pelo Rio Oiapoque e contemplar toda a exuberância da Floresta Amazônia do lado brasileiro e do lado francês é um passeio imperdível.

É possível encontrar algumas cachoeiras na região. Infelizmente não tivemos tempo para explorá-las. Como fizemos um sobrevoo, pudemos ter a noção da beleza desse rio.


Conhecer o Monumento Extremo do Brasil

O marco inicial do território brasileiro foi erguido na Orla do Rio Oiapoque em uma pequena praça com objetivo de demonstrar a soberania nacional após a vitória na disputa diplomática pela região com a França.

O monumento é bem simples, mas rico em simbolismo, A vista do rio dessa região é linda, valendo então a visita.

Endereço: na Orla do Rio Oiapoque com a Avenida Barão do Rio Branco


Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 19

Monumento do Extremo do Brasil no Oiapoque: AQUI COMEÇA O BRASIL

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 21

Vista da Praça do Monumento extremo do Brasil que fica na Orla do Rio Oiapoque

Visitar o museu KUAHI

O Museu Kuahí, fundado em 2007, tem registros históricos e objetos de quatro povos indígenas que habitam a região: Karipuna, Palikur, Galibi Marworno e Galibi Kalinã. A administração do local é feita por indígenas.

Local: Avenida Barão do Rio Branco, 160. Centro.

Aberto das 8h às 12h e das 14h às 18h

Cruzar o Rio Oiapoque e conhecer Saint Georges na Guiana Francesa

Para visitar o território francês é preciso passaporte e visto!

Os cidadãos brasileiros estão sujeitos a obrigatoriedade de visto de curta duração para ter acesso a Guiana francesa porque essa região ultramarina francesa não faz parte do chamado “espaço Schenghen”. Os vistos são emitidos pela Embaixada da França em Brasília ou pelo consulado aberto em Macapá. O valor do visto é de 60 euros.

Uma curiosidade! Os que residem em Oiapoque a mais de 1 ano podem entrar no território francês e ficar em Saint Georges por um período até 72 horas apresentando uma carta transfronteiriça. Não é permitivo ir até a capital com esse documento.

Para atravessar pela ponte binacional com algum carro brasileiro é preciso pagar um seguro e uma taxa que varia de acordo com o carro. O valor mínima é de 175 euros. O interessante é que os carros franceses entram no território brasileiro sem qualquer exigência.

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 26

Atravessando a Ponte Binacional inaugurada em 2017 que liga o Brasil a França

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 28

Entrando em território europeu, através da Ponte Binacional na fronteira brasileira, Chegamos na Guiana Francesa

Logo na saída da Ponte Binacional está o posto de fiscalização francês. 

Fiscalização francesa existente na saída da Ponte Binacional. Necessário visto e passaporte para os brasileiros,

Para um carro brasileiro entrar na Guiana Francesa é necessário pagar seguro e taxa no posto de fiscalização na fronteira

A vista do Rio Oiapoque do alto da Ponte Binacional é privilegiada. Podemos ver as margens brasileira e francesa.

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 33

Vista da Ponte Binacional que liga o Oiapoque no Brasil a Saint Georges na França

É possível atravessar do Oiapoque para Saint Georges utilizando os barcos, conhecidos como catraias, Eles partem da Orla de Oiapoque, sobem o Rio Oiapoque e chegam na Orla de Saint Georges. Nos também fizemos essa travessia utilizando as catraias.

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 36

É possível atravessa o Rio Oaipoque e chegar na Guiana Francesa utilizando as catraias, nome dado aos barcos que fazem essa travessia

A chegada em Saint Georges não está na mesma altura da saída de Oiapoque. A embarcação tem que subir um trecho do Rio Oiapoque.

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 39

Chegando em Saint Georges na Guiana Francesa depois de atravessar o Rio Oiapoque

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 41

Pegando novamente a catraia no lado francês para descer o Rio Oiapoque e chegar no Brasil

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 43

Vista da Orla do rio Oiapoque no Brasil

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 45

Crianças ribeirinhas andam nos barcos atravessando a fronteira entre Brasil e a França

Do lado francês é possível encontrar algumas lojas com produtos típicos da frança. Como os valores estão em euro, poucas coisas são interessantes para compra. Compramos apenas mostarda de dijon, chocolates e queijo.

Existem também alguns restaurantes com um menu tipicamente francês.. Os restaurantes são pequenos e simples, mas a comida bem saborosa. Na foto as opções do menu do dia com uma entrada, prato principal e sobremesa com um custo de 12 euros. Vale a pena viver essa a experiência.

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 48

Menu do dia em restaurante em Saint Georges no valor de 12 euros

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 50

Prato do dia e entrada servidos em um restaurante em Saint Georges na Guiana Francesa

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 52

Provando o Menu do dia em restaurante em Saint Georges na Guiana Francesa

A arquitetura em Saint Georges tem uma tipicidade parecida com as construções caribenhas mais adaptadas ao clima o que infelizmente não é visto na grande maioria das edificações do lado brasileiro.

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 55

A arquitetura em Saint Georges é tipicamente caribenha, adaptada ao clima da região

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 57

A arquitetura em Saint Georges é tipicamente caribenha, adaptada ao clima da região

A melhor época para ir ao Oiapoque

O clima é sempre quente e úmido. Existe um período de chuvas e outro mais seco.

A melhor época é o período da seca entre setembro e novembro em virtude de um grande trecho da BR 156 não está ainda asfaltado. Com as chuvas surgem diversos atoleiros dificultando bastante a viagem.


Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 60

Por do Sol visto da Orla do rio Oiapoque em Oiapoque

Culinária no Oiapoque

Os peixes são abundantes na região, mas curiosamente existem várias churrascaria em Oiapoque. Com a desvalorização do nosso dinheiro frente ao euro, os francesas são o público-alvo desses estabelecimentos..

Nos comemos em alguns restaurantes em Oiapoque e também em Saint George no lado francês. Em Oiapoque conhecemos:

Churrascaria Rodeio Grill, lugar agradável e cardápio variado, inclusive com pizzas.

Endereço: Rua Santos Dumont, 70.

Restaurante Tempero Nativo, lugar agradável aberto para almoço com pratos executivos com opção de peixe. Oferece Wi-Fi para os clientes, uma raridade na cidade.641.

Endereço: Rua Santos Dumont,


Onde dormir no Oiapoque

Os hotéis e pousadas da região são bem simples, nenhum deles merecendo destaque. Existem alguns na cidade e outros dentro da mata, localizados em chácaras.

Uma curiosidade e que a presença de turistas na região é na sua grande maioria de europeus que entram no território brasileiro através da Guiana Francesa. Voam de Paris para Caiena, voo nacional, e entram no Brasil pelo Oiapoque. As hospedagens mais dentro da mata são muito procurada por esse turistas.

Resumindo, não crie muitas expectativas quanto a hospedagem.

Escolhemos um hotel na cidade:

Tropical Hotel, hotel simples, mas limpo, com ar-condicionado, wi-fi e café da manhã.

Endereço: Rua Lélio Silva, 557

Agora nos conte, imaginava Oiapoque assim? Conhece alguém que já visitou o Oiapoque?

Ponte Binacional ligando o Brasil a França. Voce sabia da existência dessa ponte? . A ponte fica em Oiapoque, o único município brasileiro que fica na fronteira com um território europeu, a Guiana Francesa. . Contamos nossa aventura no blog. Link nos stories e na bio. . Em época de fronteiras fechadas pelo coronavírus, pensamos em falar das nossas visitas a cidades que ficam na fronteira do Brasil . . .

Onde começa o Brasil? Conheça o Oiapoque! - 64

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
@inacio_fora_do_escritorio
@inacio_fora_do_escritorioInteressante pois não sabia dessa informação.
@tiozaoviajando
@tiozaoviajandoNão sabia, achei muito legal
@aventurasmaternas
@aventurasmaternasQue máximo! Não sabia. Amei!!!
@na7hann
@na7hannManeiro demaisss!! Quero mto fazer uma trip pelas guianas e suriname 🤗🤗
@conexaopelomundo
@conexaopelomundoHahaha Nao sabiamos dessa ponte 😱 interessante!
@viajantemotociclista
@viajantemotociclistaQue legal! Não sabia que existia a ponte. 👏
@o_mundo_e_bom_joao
@o_mundo_e_bom_joaoQue legal! Não conhecia!!
@viajarserfeliz
@viajarserfelizNão sabia dessa ponte. Legal que vai falar das cidades que fazem fronteira...😀😀
@viajaalfredo
@viajaalfredoNão conhecia sobre essa ponte não!!! Adoro essas infos
@phaelmoraess
@phaelmoraessQue bacana, não sabia disso!
@doisapaixonadosporai
@doisapaixonadosporaiQue legal! Não conhecíamos não
Lilian Azevedo
Lilian AzevedoNunca tinha visto um viajante falando sobre uma viagem para esse destino e adorei saber sobre a viagem de vcs ao Oiapoque. Fiquei super curiosa sobre o que levou vocês a esse destino. Pelo que entendi é super complicado chegar até lá. Pena as taxas para visitar a Guiana Francesa serem tão caras. Beijocas ❤
Andrea
AndreaSempre ouvi falar, mas nunca havia visto uma foto. O post ficou muito interessante, curioso a exigência de visto para atravessar a Guiana Francesa.
Fabíola Moura
Fabíola MouraNão conhecia absolutamente nada sobre o Oiapoque e fiquei surpresa com as informações sobre essa região do Brasil no seu post. No item culinária, fiquei curiosa sobre os peixes, devem ser muito bons.
Fabíola Moura
Fabíola MouraNão conhecia absolutamente nada sobre o Oiapoque e fiquei surpresa com as informações sobre essa região do Brasil no seu post. No item culinária, fiquei curiosa sobre os peixes, devem ser muito bons.
Martins
Martins❤❤
Martins
Martins❤❤
Martins
Martins❤❤
Martins
Martins❤❤
Martins
Martins❤❤
Martins
Martins❤❤
Martins
Martins❤❤
Tamara Cerqueira
Tamara CerqueiraOiapoque, cidade onde começa o Brasil. E que interessante os aspectos e valores incorporados com a proximidade com a Guiana Francesa!! Oiapoque no Brasil e Saint Georges na Guiana Francesa, ambos unidos pelo rio Oiapoque!! Estive no lado estrangeiro!! Amei as curiosidades do blog, show!!
Nanda na Trip
Nanda na TripGostei muito!!!!! Desconhecia a ponte! Do Oiapoque ao Chuí, meta de viagens!!!!
Leyds
LeydsAdorei saber um pouco mais sobre o Oiapoque! post super completo!
Cintia Grininger
Cintia GriningerO Oiapoque é tão famoso mas nem imaginava como chegar lá rsrs Há algum tempo vi uma reportagem sobre essa ponte e da diferença entre os brasileiros e os franceses cruzarem a fronteira - achei um absurdo o valor do visto! Adorei conhecer mais sobre esse extremo do nosso país (conheço o extremo oposto, o Chuí, que não tem nada de bonito...)
Carolina
CarolinaQue legal! Eu amo conhecer lugares que não são tão comuns, é a primeira vez que leio um post sobre Oiapoque, adorei!
Hebe
HebeAngela, adorei saber mais sobre sobre onde começa o Brasil, conhecendo o Oiapoque pelo seu post. Primeira vez que vejo alguém falando sobre esse destino. Qual o motivo que levaram vocês a escolha do destino? Fiquei curiosa kkkk
Mairim
MairimO famoso oiapoque. adorei o post, um dia ainda quero conhecer, e teu post vai me ajudar muito a explorar o Oiapoque com tantas curiosidades e dicas legais
Leo Vidal
Leo VidalMuito interessante conhecer mais sobre o Oiapoque, trazer para perto o conhecimento sobre esse local que todos nós falamos alguma vez na famosa expressão. A possibilidade de estar bem próximo da Guiana Francesa e visitar o lado francês então é um grande atrativo.
Norma Carvalho
Norma CarvalhoSempre ouvi falar do Oiapoque, onde começa o Brasil, mas nunca tinha imaginado conhecer ou lido algo sobre o assunto. Achei bem interessante e completa as suas informações. Obrigada por isso.