308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer!

Blog | 3 | 15 | 18/06/2020

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 1

Brasília é uma cidade diferente da maioria das outras porque sua ocupação seguiu o projeto urbanístico de Lúcio Costa. Nesse planejamento, estão previstas as superquadras, uma inovação na maneira de morar. A superquadra 308 Sul foi então construída para servir de modelo para as outras. Vamos te contar 10 motivos para você conhecer esse local que é puro charme.

Fundada em 1962, a 308 Sul é uma obra de arte que reúne o trabalho de renomados artistas. Além do projeto de Lúcio Costa, podemos encontrar obras de Oscar Niemeyer, paisagismo de Burle Marx e azulejos de Athos Bulcão. Ela foi considerada modelo porque foi a única seguiu rigorosamente o Relatório do Plano Piloto de Lúcio Costa

Mas isso não é tudo! Nos acompanhe, os 6 viajantes, nesta viagem pela nossa cidade.

1. Importância histórica e cultural

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 4

Brasília foi construída para ser a Capital do Brasil. Trazer a capital que ficava no litoral para o centro do Brasil era um sonho antigo. Ele só foi realizado no governo do Presidente Juscelino Kubitschek

Lúcio Costa e Oscar Niemeyer foram parceiros nessa realização. Isso permitiu que a Capital Federal possuísse um urbanismo e uma arquitetura singulares. Isso a levou a se tornar a única cidade contemporânea tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Toda a área do Plano Piloto está no tombamento, transformando Brasília na maior área tombada do mundo.

Visitar, então, a 308 Sul é mergulhar na história recente do Brasil. Além disso, é ter uma aula de arquitetura e urbanismo modernos. E é também verificar que os sonhos podem se tornar realidade.

2. Uma nova forma de morar criada pelo urbanista Lúcio Costa

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 7

Conhecer a superquadra da 308 Sul, nos permite entende o conceito de morar criado por Lúcio Costa. As bases seriam a simplicidade, praticidade e o convívio comunitário. Não é à toa que o termo superquadra é encontrado no dicionário Aurélio como sendo uma palavra originada no Distrito Federal, Brasil: 

“Área residencial aberta ao público, em contraposição a condomínio fechado, com uma única entrada para veículos, emoldurada por larga faixa verde densamente arborizada, com edificações de gabarito uniforme de seis ou três pavimentos sobre pilotis livres, e equipamentos de uso comum, como playgrounds e escolas”.

Ela é composta por um quadrado, com quatro quadras. Além dos edifícios residenciais e comerciais, existe um conjunto de equipamentos urbanos para servir aos moradores. Encontramos jardim de infância, escola, biblioteca, igreja, posto de saúde, cinema e clube. Entremeando todas essas construções, existe uma grande área verde com jardins e parquinhos. Lúcio Costa chamou a todo esse conjunto de Unidade Vizinhança.

Os edifícios residenciais refletem a ideia do espaço serem de todos ao adotarem a tipologia do pilotis totalmente aberto. A intenção era não existir qualquer barreira física que atrapalhe a circulação.

Infelizmente esse conceito foi se perdendo com o tempo em algumas superquadras de Brasília. O argumento se baseia na segurança dos moradores. Mas a 308 Sul preservou essa proposta. 

3. Igreja Nossa Senhora de Fátima de Oscar Niemeyer

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 10

A Igreja Nossa Senhora de Fátima, chamada de Igrejinha, é um projeto de Oscar Niemeyer. Dizem que sua construção foi um pedido da primeira dama Sarah Kubitschek em pagamento a uma promessa pela cura da filha.

Foi a primeira construção de alvenaria da capital, erguida em 1958. Seu interior é bem pequeno, daí o seu apelido. Antes da reforma na década de 60, existiam pinturas do artista Alfredo Volpi. 

O seu formato remete a um chapéu de freira. Suas paredes externas são revestidas com os famosos azulejos de Athos Bulcão.

Na 308 Sul podemos encontrar outras obras do arquiteto Oscar Niemeyer como a Escola Classe 308 e o Cine Brasília.

Endereço: SQS 307/308, s/n, Brasília

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 12

4. Azulejos de Athos Bulcão

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 14

Podemos encontrar obras de arte de Athos Bulcão em dois locais da 308 Sul.

Um dos trabalhos está no Jardim de Infância da quadra.Todos os ladrilhos hidráulicos que revestem a fachada são obra do artista.  Um curiosidade é que esse jardim recebeu a visita da Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, em 1968.

O seu outro trabalho é o mais famoso. São os azulejos com uma pomba invertida que simboliza o Espírito Santo. Eles revestem toda a fachada externa da Igrejinha.  Essa obra se tornou um símbolo da cidade. Fazer um registro nessa parede é uma das fotos tradicionais de quem visita a Capital.

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 16

5. Paisagismo de Burle Marx

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 18

A 308 Sul é a única superquadra que recebeu o paisagismo de Burle Marx.  Podemos encontrar uma linda área verde com praças. espelho d'água e jardins. Esse conjunto dá um ar muito agradável e bucólico à região.

O espelho d'água é chamado de laguinho e faz um sucesso enorme com os pequenos por causa das carpas que vivem no local. É uma parada obrigatória para quem visita a quadra.

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 20

6.  Edifícios da arquitetura moderna

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 23

Os edifícios da quadra 308 Sul são projetos de Marcello Campelo e Sérgio Rocha, e não de Oscar Niemeyer como muitos pensam. Eles possuem a mesma tipologia e são exemplos da arquitetura moderna. 

Uma das fachadas é revestida em vidro com detalhes coloridos. As amplas janelas foram apelidadas de "televisão dos candangos". Essa fachada é voltada para o nascente. A fachada oposta é totalmente revestida por cobogós. Para ela está voltada todas as áreas de serviço.

No térreo, o pilotis aberto permite a circulação de todos pelos prédios. Os blocos são distribuídos harmonicamente pela quadra.

Como curiosidade, vale informar que o Bloco A serviu de cenário para o filme "Somos tão Jovens" que aborda a juventude de Renato Russo.

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 25

7. Espaço Renato Russo

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 27

O Espaço Cultural Renato Russo é um amplo complexo com galerias, salas e teatros que recebem diversos tipos de manifestações culturais. Suas fachadas são revestidas por grafites de artistas locais. Um espaço que agrada os amantes da arte e aqueles que querem  fazer um belo registro fotográfico.

Endereço: Rua CRS 508 s/n,

Horário de funcionamentoTerça a Sábado das 10 às 20 horas e Domingo das 10 às 9 horas.

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 29

8. Bancas da 308  Sul e 108 Sul

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 31

A Banca da 308 Sul tem a proposta de ser um espaço de convivência para morados e visitantes que querem conhecer mais de Brasília. Além de jornais e revistas, o local possui uma vasta oferta de livros sobre a a cidade. 

A Banca da 108 Sul, chamada de super banca, também é um espaço cultural e de convivência para os moradores e visitantes.

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 33

9. Cine Brasília

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 35

O Cine Brasília é um cinema histórico, projetado por Oscar Niemeyer. Ele faz parte da Unidade Vizinhança concebida por Lúcio Costa. A inauguração do espaço fez parte das celebrações da inauguração da Capital Federal.

Atualmente, além da  programação cinematográfica com diversos lançamentos nacionais e estrangeiros, o espaço recebe outras atrações culturais. Dentre elas estão exposições de arte, apresentações, seminários e outros eventos. Um deles é Festival de Cinema de Brasília, o primeiro a ser realizado no Brasil. 

Endereço: SHCS EQS 106/107, Brasília

10. Podemos conhecer todas essas atrações em um Bike Tour

308 Sul: a superquadra modelo de Brasília. 10 motivos para você conhecer! - 38

Essa área da 308 Sul é bem servida em ciclovias. Isso torna possível você conhecer todos os atrativos em cima de uma bicicleta.

Muitos desse locais foram listados no Tour de Bike Parque Modernista proposto pela Secretaria de Turismo do GDF. Falamos sobre esse tour no post Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília.

Agora nos conte, já ouviu falar das superquadras de Brasília? Deixe sua opinião, dúvida ou sugestão. Vamos adorar ler o seu comentário!

Até a próxima viagem!


Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Deyse
DeyseQue impressionante! Tantas informações que li aqui e não conhecia! Estou louca por conhecer Brasília. E acompanhar seu blog me faz ter ainda mais vontade! Estou adorando e anotando tudo pra ir de carro! Alguns elementos de 308 Sul: a superquadra modelo de Brasília, lembram alguns elementos de BH, como as edificações projetadas aqui por Niemeyer, bem como os jardins de Burle Max em algumas praças e no Conjunto Moderno da Lagoa da Pampulha!
Rafael
RafaelEu adoro passear por Brasília, fico sempre impressionado com as construções. Vira e mexe estou por lá por conta de alguma conexão de voo. As primeiras vezes pegava um Uber e passeava pela cidade, até que um dia decidi ficar por 3 dias. Foi uma ótima experiência!! Muito bom o seu blog, me faz querer, cada vez mais, sair por aí 😍
Nathalia Geromel
Nathalia GeromelAchei super interessante esse novo conceito de morar, que explora além dos edifícios residenciais e comerciais, ter jardim de infância, escola, biblioteca, igreja, posto de saúde, cinema, achei sensacional! Estou com mais vontade de conhecer Brasília!!
hebe
hebeTenho curtido muito conhecer Brasilia pelos seus post. A 308 sul superquadra. já inclui no meu roteiro, que lugar repleto de presentes para o visitante.
Noelia
NoeliaSou apaixonada por Brasília, e caminhar por duas quadras é entender a vida do Brasiliense. A superquadra sul 308 é incrível, adoro seu projeto paisagístico.
Deyse
DeyseAmei todas as fotos desse incrível atrativo que eu nem conhecia. Sem dúvidas esses 10 motivos são nais do que o suficiente pra conhecer a 308 Sul.
Mairim
MairimQue arquitetura e ideia geniais. Nunca ia saber que o termo superquadra era uma palavra de origem em Brasília. Muitas curiosidades por aqui e eu adorei o propósito. Acho que quanto mais temos "progresso, industrialização", mais sentimos falta da simplicidade, praticidade e convívio comunitário. Adorei conhecer mais um pouco de Brasiília pelos seus olhos :)
Cecilia
CeciliaEstive em Brasília uma única vez, em 1986. Lembro de ficar hospedada na asa sul, no antigo colégio Marista. Não tive a oportunidade de conhecer essa superquadra Sul 308 mas adorei conhecer através do seu post. Muitos detalhes a tornam especial. Obrigada por compartilhar.
Van
VanQuero muito conhecer Brasilia, tem tantas coisas lindas, meu marido não gosta muito da minha ideia rsrs mas vou mandar esse post pra ele! Quem sabe convence? 😍
Lilian Azevedo
Lilian AzevedoQuando visitei a cidade fiz um tour guiado pela 308 Sul: a superquadra modelo de Brasília e fiquei muito encantada com a concepção das construções, da superquadra. Tudo pensado de forma a incentivar o convívio, as relações. Tenho muita vontade de voltar. Só nessa visita conheci o trabalho de Athos Bulcão. Passei a ser admiradora. Nossa capital é linda.
Lilian Azevedo
Lilian AzevedoQuando visitei a cidade fiz um tour guiado pela 308 Sul: a superquadra modelo de Brasília e fiquei muito encantada com a concepção das construções, da superquadra. Tudo pensado de forma a incentivar o convívio, as relações. Tenho muita vontade de voltar. Só nessa visita conheci o trabalho de Athos Bulcão. Passei a ser admiradora. Nossa capital é linda.
Daniela
DanielaA 308 Sul é um museu à céu aberto! Que demais! Batizei minha afilhada nessa igreja!
Cintia Grininger
Cintia GriningerQuantas curiosidades sobre Brasília que eu desconhecia! Adorei o conceito de superquadra, ainda mais nesses tempos em que perdemos um pouco esse senso de comunidade. Acho incrível ter tantas opções culturais e de lazer disponíveis e misturadas a uma área residencial. Adorei esse post e fiquei ainda com mais vontade de conhecer Brasília!
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiNunca fui à Brasília, então tudo para mim seria novidade. Sei que é um destino muito especial, cheio de cultura e história, está na minha lista faz tempo. Amei suas dicas desta região, a superquadra modelo de Brasília, obrigada.
Lúcio Fábio da Costa Junior
Lúcio Fábio da Costa JuniorAdorei o post sobre a superquadra modelo de Brasília. A 308 Sul é um conjunto de atrações concentradas que retratam bem a cidade e sua história e demonstra seu valor como Patrimônio. Sou apaixonado pela Igrejinha com seus azulejos e o novo interior de Galeno. O espelho d'água é um oasis e o paisagismo um convite a um piquenique.