Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília

Blog | 3 | 12 | 29/05/2020

Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília - 1

Que tal conhecer Brasília de cima de uma bicicleta?  A capital do Brasil é um local que possibilita facilmente esse tipo de tour. A cidade é considerada um museu a céu aberto. Além disso, Brasília possui 420 quilômetros de ciclovias. Essa combinação perfeita nos possibilita fazer um circuito turístico pela cidade.

Esse tipo de turismo estimula atividades sustentáveis que preservam o meio ambiente na área urbana. Isso fez com que o bike tour se tornasse uma realidade em vários destinos internacionais.  Brasília entrou nessa lista.

A lista de atrações para serem visitadas na Capital do Brasil é enorme. As edificações de Oscar Niemeyer são verdadeiras obras de arte. Além delas, existem outros monumentos e obras que também se destacam pela beleza, história e importância cultural. Mas, para um bike tour, seria interessante escolher as atrações da zona central e proximidades porque são bem servidas pelas ciclovias.

Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília - 3

Existem algumas empresas e agências de turismo que oferecem roteiros próprios com acompanhamento de guias especializados para pedalarmos pela cidade. O percurso pode ser feito em grupos ou individualmente. Esses passeios são pagos. 

Mas é possível também fazermos de forma independente e gratuita um bike tour. Basta pegar um mapa, escolher um roteiro e subir na bike. Vamos dar dicas de alguns circuitos que podem ser feitos!

A Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal lançou 3 opções de Circuitos Turísticos para serem feitos de bicicleta. Esses circuitos oferecem aos turistas e moradores a possibilidade de conhecerem lugares da zona central e proximidades que se destacam pela sua história e arquitetura. Os mapas dos 3 Circuitos  estão disponíveis no site oficial do governo, para acessá-lo, basta clicar aqui.   Os circuitos são divididos por setores e temas.

Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília - 5
Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília - 6

Circuito 1: Pedal Monumental

Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília - 8

Esse circuito passa por monumentos que se destacam arquitetonicamente e por lugares importantes para a história do Brasil Todos eles estão no Eixo Monumental de Brasília que é a via central do Plano Piloto. Esse projeto urbanístico de Lúcio Costa tem a forma de um avião, visto do alto.

Esse roteiro passa por alguns dos principais cartões postais da cidade e pelo centro do poder do país, a Praça dos Três Poderes. O grau de dificuldade é fácil. O tempo total estimado é de 2 horas e 40 minutos sendo aproximadamente 55 minutos pedalando.

O tour se inicia no Memorial JK, foto acima, e termina na Praça dos três Poderes. As atrações que serão visitadas nesse percurso são:

Memorial JK: museu que homenageia o presidente  Juscelino Kubitschek, responsável pela construção de Brasília. Projeto de Oscar Niemeyer

Estádio Mané Garrincha: estádio de futebol reformado para a Copa de Mundo de 2014

Torre de TV: torre de metal no centro da cidade. Um dos melhores mirantes da Capital Federal. Projeto de Lúcio Costa.

Teatro Nacional: principal equipamento cultural de Brasília. Projeto de Oscar Niemeyer

Catedral Metropolitana: projetada por Oscar Niemeyer, é considerada uma obra prima da arquitetura moderna

Museu Nacional e Biblioteca Nacional: os dois edifício formam o Acervo Cultural da República. Projetos de Oscar Niemeyer

Palácio Itamaraty: uma das edificações mais bonitas da cidade. É a Sede do Ministério da Relações Exteriores. O projeto é de Oscar Niemeyer e o paisagismo de Burle Marx.

Congresso Nacional: sede do Poder Legislativo  (foto abaixo). A edificação é um dos principais cartões postais da cidade. Projeto de Oscar Niemeyer

Praça dos Três Poderes.: é a sede do Governo do Brasil. Dessa praça podemos ver a sede do Poder Executivo, o Palácio da Alvorada, do Poder Legislativo, O Supremo Tribunal Federal e do Poder Legislativo, o Congresso Nacional. Todas as edificações são projetos de Oscar Niemeyer.

Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília - 10

Circuito 2: Parque- Modernista

Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília - 12

Esse circuito tem como foco uma quadra construída como modelo urbanístico para a cidade: a SQS 308. Em Brasília os endereços possem essa configuração, com definição  do setor e da quadra. Além disso, indica em qual lado do Plano Piloto está o local. Nesse caso o S final significa que a quadra fica na Asa Sul. 

A s edifícios dessa Super Quadra de Brasília são projetos de Oscar Niemeyer.  Eles são exemplos da arquitetura moderna. No local podemos encontrar o paisagismo de Burle Marx. Na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. também projeto de Niemeyer, podemos encontrar as cerâmicas de Athos Bulcão.  No percurso está também o belíssimo Santuário Dom Bosco e o famoso Parque da Cidade.

O grau de dificuldade é fácil. O tempo total estimado é de 3 horas sendo aproximadamente 1 hora e trinta pedalando para percorrer 18,2 Km

O tour se inicia na Feira da Torre de TV que fica no Eixo Monumental, e percorre um trecho da Asa Sul. O tour termina com o retorno à Torre de TV. As atrações que serão visitadas nesse percurso são:

Feira da Torre de TV: feira de artesanato localizada ao lado da Torre de TV (foto acima)

Parque da Cidade: um dos maiores parques urbanos do mundo. O espaço é multiuso.

Espaço Renato Russo; espaço cultural da cidade que recebeu o nome do cantor. A fachada é coberta por grafites.

Banca da 308,: banca que se destaca pelos livros de escritores da cidades.

SQS 308: É a quadra modelo de Brasília. Os edifícios dessa Super Quadra, projetados por Oscar Niemeyer, são exemplos da arquitetura moderna. No local podemos encontrar o paisagismo de Burle Marx.

Super Banca 108: outra banca da região que se destaca pela ligação com a área cultural

Igrejinha Nossa Senhora de Fátima primeira obra em alvenaria da cidade, projeto de Niemeyer. Na fachada estão as cerâmicas do artista  Athos Bulcão. 

Santuário Dom Bosco: Uma linda edificação que se destaca pelos seus vitrais. (foto abaixo).

Torre de TV;

Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília - 14

Circuito 3: Pedal Memorial Nacional

Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília - 16

Esse circuito passa por algumas edificações interessantes no Eixo Monumental e depois percorre parte do Setor Militar Urbano com suas obras imponentes. A belíssima Ponte JK  no Lago Paranoá faz parte desse tour.

O grau de dificuldade é médio. O tempo total estimado é de 4 horas sendo aproximadamente 2 horas e 20 minutos pedalando para percorrer 25,7 Km

O tour se inicia np Planetário de Brasília (foto acima)  e termina na Rodoviária do Plano Piloto.  As atrações que serão visitadas nesse percurso são:

Planetário de Brasília; com exposições e filmas sobre o Universo, essa edificação dica no Eixo Monumental

Palácio do Buriti: sede do Governo do Distrito Federal. também localizada no Eixo Monumental

Quartel General – Teatro Pedro Calmon, Concha Acústica e Praça dos Cristais. : é a sede do Exército Brasiliero. As edificações são monumentais e impressionam. O Teatro Pedro Calmon e a Concha Acústica são projetos de Oscar Niemeyer. A Praça dos Cristais é projeto de Burle Marx.

Catedral Militar Rainha da Paz; Sua arquitetura em formato triangular remete a uma barraca de campanha. Projeto de Oscar Niemeyer

Memorial JK;

Memorial dos Povos Indígenas ;

Centro de Lazer Beira Lago (Ponte JK); dessa área podemos visualizar a Ponte JK cortando o Lago Paranoá. Uma das área mais bonitas de Brasília ( foto abaixo)

Rodoviária Plano Piloto. : fica no centro da cidade; Do local temos uma linda vista da Esplanada dos Ministérios.

Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília - 18

Nós já visitamos todas essas atrações dos três circuitos. São realmente incríveis. Para quem mora em Brasília, vale a pena essa aventura.  Sempre defendemos que é possível viajar na sua própria cidade. Podemos aprender mais sobre a nossa história e ver os locais com outros olhos. 

Para quem visita a cidade, o ideal seria fazer os 3 circuitos.  Caso o tempo seja curto, sugerimos um  outro circuito passando pelas Top 10 lugares imperdíveis de Brasília que publicamos aqui no blog. Para ler, basta clicar aqui

Circuito Top 10 atrações imperdíveis

Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília - 21

A proposta desse circuito é passar pelas 10 atrações que consideramos imperdíveis para quem visita Brasília. Não foi fácil elaborar essa lista diante de um leque enorme de atrações. Oito atrações escolhidas fazem parte de algum desses 3 circuitos propostos pela Secretaria de Turismo do GDF. Duas atrações ficaram de fora, mas achamos que merecem uma visita.  Elas foram projetadas por Oscar Niemeyer. Uma delas é o Palácio da Alvorada e a outra, o Palácio da Justiça.

O percurso é fácil. A maioria das atrações estão localizadas no Eixo Monumental. Nas proximidades estão o Palácio da Alvorada e a Ponte JK. O ideal é  começar o tour pelo ponto mais elevado, o Memorial JK . O término do tour é na Ponte JK. Assim termina o circuito apreciando um espetáculo de Brasília: o por do sol no Lago Paranoá.   As atrações que serão visitadas nesse percurso são:

Memorial JK

Torre de TV

Biblioteca Nacional

Museu da República

Catedral Metropolitana de Brasília

Palácio do Itamaraty

Palácio da Justiça : sede do Ministério da Justiça, a edificação é um dos mais bonitos edifícios da cidade. O destaque são as cascatas em concreto na fachada. O projeto é de Oscar Niemeyer.

Praça dos Três Poderes - Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal

Palácio da Alvorada A residência do Presidente da República é uma obra prima de Oscar Niemeyer.

Ponte Jk

Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília - 23

Qual circuito turístico você escolheria? Deixe sua opinião ou sugestão nos comentários. Vamos gostar de ler.

Esse texto faz parte de uma blogagem coletiva do Projeto criado pela Comunidade Famílias que Viajam (@familiasqueviajam). Esse projeto usa a #familiasqueviajamnasuacidade e tem como objetivo incentivar e reanimar a retomada do turismo doméstico. Conheça os blogs participantes.

Expedições em FamíliaCircuito Praça da Liberdade - 16 lugares para conhecer em Belo Horizonte

Abcdosviajantes - Oscar Freire, São Paulo.

Enquanto Elas Crescem - Zooparque Itatiba

NosdoispelomundoTuristando pelos Cafés de Brasília 

Família que Viaja Junto  -Petrolina e Juazeiro, o Vale do São Francisco te espera

Disney e Outros Lugares Incríveis -Conheça a Fortaleza São João, o lugar onde a cidade do Rio de Janeiro foi fundada

Conexão FamíliaGruta Rei do Mato- Dica de Passeio perto de BH 

Viajando com a Ceci -Dicas e atrações de Gaspar em Santa Catarina 

Vivendo tudo agora - Niterói: eu viajo na minha cidade, e levo a minha família comigo, e você? 



Aproveite para salvar estes pins no seu Pinterest!

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Verônica Rodrigues
Verônica RodriguesQue ótimo post. Não conheço Brasília ainda e nunca imaginei que a cidade pudesse ter um circuito de bike. Aqui decidimos fazer turismo nacional por um bom tempo, quando as viagens estiverem liberadas, e adorei saber dessa opção. Brasília está na rota de outros destinos que queremos conhecer, e já vou incluir a cidade no roteiro.
Noelia
NoeliaQue legal! Adorei seu post sobre o circuito turístico de bicicleta em Brasília. Acho q vou fazer essa semana! So andei de bike até agora no parque da cidade! Ótimas dicas ❤
Deyse
DeyseCada vez que leio mais sobre os pontos turísticos de Brasília, fico com mais vontade de conhecer. São tantos espaços cheios de história, que me encantam. Achei muito saudável e sensacional descobrir esse circuito de bicicleta em Brasília!
Nathalia Geromel
Nathalia GeromelUal !! Que ideia bacana, nunca estive em Brasília e adorei a sugestão para conhecer de bicicleta, seria bom se todas as cidades fossem assim, bem planejadas como Brasília né!
Kenia Fiuza
Kenia FiuzaAinda não conheço Brasília! Adorei a ideia de fazer esse circuito 👏
Vanessa
Vanessa👏👏👏 Sempre quis conhecer Brasilia, mas meu marido tem uma certa resistência rsrs mandei o post pra ele pra ver se consigo convencer! 😹
Mairim
MairimEu amei esse post. Principalmente pq a primeira impressão que eu tive da locomoção em Brasilia não foi das melhores. Na minha próxima vez quero experimentar Pela visão de duas rodas. Obrigada
sonia pedrosa
sonia pedrosaAdorei essa dica, conhecer a cidade de bicicleta deve ser uma ótima experiência! Parabéns por reunir essas informações tão bem! Obrigada. Grande abraço
Elise
EliseQue demais! Adorei os percursos e nem sabia da existência deles, acho que quando fomos para Brasília fizemos o percurso top 10 a pé...
Fabíola Moura
Fabíola MouraMuito legal essa proposta de conhecer a cidade de bicicleta e o fato de ter muitos quilômetros de ciclovia ajuda bastante. Adoraria fazer os três circuitos em Brasília com minha família, mas qual é o nível de dificuldade? Crianças e adultos aguentam? Rs.
Daniela
DanielaEu amei essa ideia! Adoraria fazer um circuito turístico de bicicleta por Brasília! Não consigo escolher 1 faria logo todos! Alguns pontos não conheço como o Santuário Dom Bosco e espaço Renato Russo. Fiquei bem curiosa também como o planetário. Com esse céu de Brasília, o planetário deve ser um passeio incrível!
Deyse
DeyseAchei fantástica essa possibilidade de conhecer belos pontos turísticos de Brasília por meio de bicicleta. Esse circuito de bicicleta, além de saudável, com certeza é bem divertido, um ótimo passeio em família.