Paris - Passeios Gratuitos com crianças

Blog | 22 | 03/03/2021

Paris está na lista das cidades mais visitadas do planeta! Mas vale a pena fazer escolher esse destino em uma viagem com os pequenos? Depois que vivemos essa experiência, podemos dizer que sim! A capital da França tem muitos atrativos para toda a família. E o melhor é que existem muitas opções de passeios gratuitos com crianças! 

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 2

Os pequenos vão aproveitar muito a viagem. O que sugerimos, e fizemos aqui em casa, foi maratonar  desenhos animados ambientados em Paris. A viagem já começou na nossa sala! Postamos no blog uma lista com esses filmes para te inspirar!

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 5

Neste post selecionamos alguns atrativos gratuitos que testamos e aprovamos. Mas existem várias outras opções. Ficou animado? Então, embarque conosco nesta aventura pela cidade luz.

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 7

1. Museus e monumentos gratuitos com crianças em Paris

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 9

Visitar museus e monumentos é um dos principais atrativos de Paris.  Esse tipo de passeio não pode faltar em um roteiro com as crianças. Primeiro porque é emocionante acompanhar os pequenos descobrindo algumas obras e identificando outras que estudaram na escola.  Uma chance perfeita para aprender ao vivenciar uma experiência! Encontramos algumas crianças desenhando as obras de arte expostas nos museus.

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 11

Outro grande motivo é que quase todos os museus e monumentos de Paris são gratuitos para os menores de 18 anos. Para os jovens da União Europeia, a gratuidade vai até os 24 anos. Vale destacar que alguns deles oferecem gratuidade em alguns dias do ano. 

Mas se você não quiser se prender nessas datas, nossa sugestão é a compra do Paris Museum Pass peloss adultos. Esse passe permite a entrada em muitos atrativos de Paris e arredores. Fizemos isso e valeu muito a pena. Falaremos desse assunto em outro post.

1.1. Museu do Louvre com crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 14

O Museu do Louvre é um dos locais mais visitados do mundo. Uma atração imperdível para quem visita Paris com crianças. No acervo estão obras icônicas que muitos pequenos já conhecem. Outras obras vão despertar a atenção pela sua beleza e história. Uma verdadeira viagem por várias culturas.

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 16
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 17

Pela sua monumentalidade e quantidade de obras, é fundamental montar um roteiro para visitar o museu. Postamos aqui no blog algumas dicas.

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 19

Gratuidade: para menores de 18 anos, para jovens menores de 24 anos da União Europeia e para todos no primeiro sábado de cada mês, das 18h às 21h45, e também no dia 14 de julho, quando a França comemora a Queda da Bastilha.

Endereço: Rue de Rivoli, Paris.

1.2. Museu d'Orsay com crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 23

O Museu d'Orsay é um passeio que deve entrar também no seu roteiro com crianças. No seu acervo estão obras de grandes artistas do século XIX.  Podemos destacar os mestres Renoir, Cézanne, Gauguin, Monet e Van Gogh. As crianças e jovens conhecem muitas dessas obras.

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 25
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 26

O museu está instalado em uma antiga estação de trem. Uma edificação interessante e compacta que torna o passeio com os pequenos mais fácil e agradável.

Gratuidade: para menores de 18 anos, para jovens menores de 24 anos da União Europeia e para todos no primeiro domingo do mês.

Endereço: 1 Rue de la Légion d'Honneur, Paris

1.3. Sainte-Chapelle com crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 29

A Catedral de Sante-Chapelle é uma edificação em estilo gótico do século XIII. Ele foi construída para abrigar uma relíquia: a coroa de espinhos de Cristo. Mas que hoje não está mais nesse local. 

Mas vale a pena visitar com as crianças. A beleza dos seus vitrais é impressionante. E a luz no interior da edificação encanta a todos. Uma visita relativamente rápida.

Gratuidade: para menores de 18 anos, para jovens menores de 24 anos da União Europeia e para todos no primeiro domingo do mês de 31 de novembro a 1 de março.

Endereço: 10 Boulevard du Palais, Paris

1.4. Conciergerie com crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 32

Inclua a Conciergerie no seu roteiro com as crianças se estiver com folga no seu tempo. Fica bem próxima de Sainte-Chapelle e a visita é rápida e interessante. A bonita edificação em estilo gótico foi construída para ser uma residência da monarquia e acabou sendo transformada em uma prisão no período da Revolução Francesa. No local foi reconstruída a cela de Maria Antonieta. Além disso, podemos ver os diferentes modo de vida  das pessoas da época em função da sua classe social.

Gratuidade: para menores de 18 anos, para jovens menores de 24 anos da União Europeia e para todos no primeiro domingo do mês de 31 de novembro a 1 de março.

Endereço: 2 Boulevard du Palais, Paris.

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 34

1.5. Catedral de Notre-Dame com crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 36

A Catedral de Notre-Dame é um dos símbolos de Paris. Ela está presente no imaginário infantil por aparecer em alguns desenhos animados. Era possível visitar suas torres e ver de perto as famosas gárgulas e os sinos. As crianças podiam entrar gratuitamente. Infelizmente aconteceu o incêndio que destruiu parte da cobertura. A edificação está passando, então,  por uma ampla restauração.

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 38

1.6. Panteão em Paris com crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 40

O Panteão pode ser incluído no seu roteiro por Paris com as crianças. Um passeio interessante. A bonita edificação em estilo neoclássico está localizada na famosa região do Quartier Latin. No local estão enterradas personalidades do país.

Podemos encontrar no local obras de arte e o famoso Pêndulo de Foucault.

Gratuidade: para menores de 18 anos, para jovens menores de 24 anos da União Europeia e para todos no primeiro domingo do mês de 31 de novembro a 1 de março.

Endereço: 2 Boulevard du Palais, Paris.

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 42
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 43

2. Castelos gratuitos em Paris com crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 45

Visitar Paris com as crianças significa mergulhar na história com elas! Então. é muito interessanteincluir ao menos uma castelo no roteiro. Uma oportunidade de caminhar por cenários de muitas histórias infantis.

2.1. Palácio de Versalhes com crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 48

O Palácio de Versalhes é uma edificação monumental, ícone da vida luxuosa da monarquia francesa do período absolutista. Começou a tomar a forma atual no reinado de Luís XIV, o Rei Sol, de 1661 a 1715. O local abrigou a monarquia até 1789.

Visitar com as crianças as edificações e os jardins é garantia de diversão. Embora o local seja monumental, o passeio é muito interessante. Dentro do palácio passamos pelos cômodos mobiliados. Vale pegar um aparelho com áudio que nos orienta durante o percurso. 

Já na área externa, os jardins encantam. É uma ótima pedida lanchar nessa área e alugar bicicletas para percorrer o local.

Gratuidade: para menores de 18 anos, para jovens menores de 24 anos da União Europeia e para todos no primeiro domingo do mês de 31 de novembro a 1 de março.

Endereço: Place d'Armes, Versailles,


Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 50
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 51
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 52
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 53
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 54
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 55

2.2. Castelo de Vincennes com crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 57

Castelo de Vincennes é um passeio muito legal com as crianças. Por estar localizado na região de Paris, é fácil chegar de metrô. A edificação, com arquitetura medieval, possui os elementos que imaginamos em um castelo  ponte levadiça. fosso e torres.  Uma viagem pela história e pelo mundo da imaginação.

Gratuidade: para menores de 18 anos, para jovens menores de 24 anos da União Europeia e para todos no primeiro domingo do mês de 31 de novembro a 1 de março.

Endereço: Endereço: Avenue de Paris,Vincennes

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 59
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 60

3. Parques e Jardins gratuitos com crianças em Paris

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 62

Paris possui muitos parques e jardins. Sempre gostamos de incluir lugares assim no nosso roteiro de viagens com crianças. Momentos para relaxar e se divertir com os pequenos ao ar livre combinam com o período de férias! Listamos algumas opções que achamos as mais interessantes.

3.1. Parc de la Villette com crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 65

O Parc de la Villete é um passeio que deve entrar no seu roteiro com crianças em Paris! O parque é o maior da cidade e é um clássico da arquitetura desconstrutivista. No local encontramos uma ampla área verde, um rio, playgrounds e museus voltados para a música e para a  ciência e tecnologia. Existe uma ampla agenda com atividades culturais para todas as idades.

Gratuidade: para todos

Endereço: 211 Avenue Jean Jaurès, Paris.

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 67
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 68
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 70

3.2. Jardim de Tuileries com crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 72

O Jardim de Tuileries é um dos mais visitados de Paris. Vale a pena caminhar pelo local com as crianças. Canteiros, fontes e esculturas nos convidam para uma pausa nas andanças pela cidade.

Gratuidade: para todos

Endereço: Place de la Concorde, Paris.

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 74

3.3. Jardim de Luxemburgo com crianças

O Jardim de Luxemburgo é um dos mais bonitos de Paris. Ele foi construído com um palácio, em estilo italiano, para Maria de Médicis. Ela não queria mais viver no Louvre.

Gratuidade: para todos

Endereço: 75006, Paris

3.4. Jardim Champs de Mars com crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 78

Visitar o Jardim Champs de Mars com as crianças é uma ótima opção para aproveitar o visual da Torre Eiffel gratuitamente. As crianças pagam para visitar esse monumento. Muitos procuram essa bela área verde para fazer um picnic.

Gratuidade: para todos

Endereço: 2 Allée Adrienne Lecouvreur, Paris

4. Caminhar por Paris com as crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 81

Visitar a capital da França é passar por cenários de muitos filmes e desenhos animados que fazem parte do universo infantil. Então, essa atividade deve ser incluída em um roteiro com crianças. Eles vão se encantar ao reconhecerem os lugares. Inclusive, montamos um roteiro específico pela cidade passando por esses locais e postamos no blog.

4.1. Rio Sena e pontes com as crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 85

Passear pelas margens do Rio Sena e cruzar algumas pontes famosas devem fazer parte de um roteiro com as crianças. Podemos destacar a Ponte Alexandre III. a Ponte Neuf e a Ponte des Arts. No percurso passamos por edificações históricas, estátuas e monumentos.

Muitos decidem fazer esse passeio navegando pelo Rio Sena. Mas não seria uma opção gratuita.

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 87

4.2. Avenida Champs-Elysées em Paris com crianças

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 89
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 90

A Champs-Elysées é um símbolo de Paris. A avenida é muito procurada pelos turistas para compras. Outro motivo é a a bela vista do Arco do Triunfo que termos desse local. Á noite, as luzes garantem o charme a a fama desse endereço.

Para as crianças, merece destaque a loja da Disney. Para aqueles que não conseguirão visitar os parques, vale a pena dar uma passada pela loja e viver um pouco da magia.  Vale também uma parada na Confeitaria Le Lautrec para provar os macarons com os pequenos. O local é lindo, perfumado, colorido e cheio de delícias. Para os amantes do futebol, vale também uma parada na loja do Paris Saint-Germain.

Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 92
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 93
Paris - Passeios Gratuitos com crianças - 94

Vale destacar que é possível visitar o Arco do Triunfo. No local existe um pequeno museu e um terraço que nos oferece uma incrível vista da cidade. As crianças entram gratuitamente. 

Gratuidade: para menores de 18 anos, para jovens menores de 24 anos da União Europeia e para todos no primeiro domingo do mês de 31 de novembro a 1 de março.

Endereço: Place Charles de Gaulle, Paris

Mais dicas de passeios gratuitos

Se você gosta de viajar com seus pequenos e aproveitar passeios gratuitos, vai adorar essas outras dicas que encontramos em blogs que seguimos.

Continuando na Europa, temos dicas de passeios gratuitos com crianças em Lisboa do blog Viajo com filhos.

Já no Brasil, encontramos dicas de passeios gratuitos com crianças em Belo Horizonte no blog Expedições em Família. Já o blog Felipe, o pequeno viajante  postou sobre Gramado e Canela. E o blog Turismo em Família trouxe dicas de  passeios gratuitos com crianças em Curitiba. Em São Paulo, o  blog Entre Mochilas e Malinhas postou 10 pontos turísticos gratuitos na Avenida Paulista.

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Pati Viajo com Filhos
Pati Viajo com FilhosMuito legal esta dicas da gratuidade para as crianças! Paris é uma capital cara e saber que podemos economizar em diversos locais ajuda bastante no orçamento! Adorei beijos Pati
Cintia Grininger
Cintia GriningerQue saudades de Paris! Estive lá sem filhos há muitos anos e adoraria voltar com eles e aproveitar todos esses passeios gratuitos.
Claudia
ClaudiaEstive tantas vezes em Paris, e já viajamos pela França de motorhome com o Lipe, mas nunca levamos nosso pequeno viajante a Paris!! Adorei as dicas 😍
Flávia Turismo em Família
Flávia Turismo em FamíliaO bacana é que basta você ficar esperto com os dias gratuitos e você pode conhecer os principais atrativos de Paris sem pagar nada! Sempre bom!
Murilo Pagani
Murilo PaganiAdorei as suas dicas de passeios para fazer com crianças em Paris. Eu pensava que não seria um destino tão bacana para os pequenos, mas agora percebi que dá para fazer um roteiro em que todo mundo consegue se divertir! Obrigado!
Daniela
DanielaAi que saudade de Paris!!!!! Infelizmente ainda não levei minha filha, mas por falta de oportunidade mesmo, porque tenho certeza que ela vai amar! Ela sempre amou museus e todos esse tipos de passeios que você listou, que aliás, são todos imperdíveis! Também compramos o Museum Pass e realmente vale MUITO à pena!
Mariana
MarianaQuantos passeios gratuitos para fazer em Paris com as crianças! E elas parecem tão felizes nas fotos! Amei as ideias e com certeza incluirei na minha próxima viagem...
Ana Carolina
Ana CarolinaAmei seu artigo! Dicas de passeios gratuitos representa uma ótima economia durante a viagem, principalmente em Paris que é um destino bem caro.
Sabrina Albuquerque
Sabrina AlbuquerqueMuito boas as dicas para as crianças não só por serem gratuitas, mas por serem interessantes para a criançada.
Suriàn
SuriànMuito boa esta lista de lugares para ir com crianças sem custo. Pq Paris é cara, e se for toda a família realmente pesa no orçamento.
Luana
LuanaVocês não fazem ideia do quanto esse post é essencial na nossa vida 👏 sério. Todas nossas dúvidas sobre os passeios gratuitos estão aqui, nem vamos precisar pesquisar em outro lugar. Incrivel, obrigada por isso 👏🤗
Ruthia Portelinha
Ruthia PortelinhaSou super fã do Paris Museum Pass. É uma cidade apaixonante e as crianças aprendem muito por lá, os museus fazem parte dessa aprendizagem, claro. Excelente ideia essa de ambientar o destino com desenhos animados. Eu também gosto de descobrir livros com histórias sobre o destino.
Normeide Carvalho
Normeide CarvalhoAmei cada informação sua sobre passeios gratuitos em Paris com crianças, acho que serve para todos e adorei mais ainda o detalhamento sobre a possibilidade da gratuidade. Muito útil mesmo. Amo demais Paris.
Nathalia Geromel
Nathalia GeromelAmei todas as dicas de passeios gratuitos !! Paris é um lugar lindo, eu amo passear por lá, uma cidade tão cheia de magia. Não vejo a hora de voltar
Diego
DiegoSe acredita que eu esqueci de visitar a Saint Chapelle? Só lembrei dela no dia que pisei em Londres e não dava mais pra ir.... Adorei suas dicas de passeios gratuitos em Pars com crianças. Queria ter visitado Paris quando era criancinha.
Hebe
HebeEu adoro essas dicas de passeios gratuitos com crianças. Sendo em paris então..... Amei seu post
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiSou apaixonada por Paris, foi a minha primeira cidade que visitei em minha primeira viagem internacional. Suas dicas de Paris com passeios gratuitos com crianças fazem parte de um roteiro perfeito na cidade, tenho certeza de que elas adoraram. Quem não adoraria, rsrs? 👏👏👏
Cintia Vaz
Cintia VazEu não tenho filhos, mas ia virar criança aí com certeza. Conhecer tanto Paris, quanto o resto da França é um dos meus sonhos de infância! Bom demais saber desses passeios gratuitos em Paris. Eu não fazia ideia que tinha tantas opções de passeios gratuitos que servem obviamente para crianças e adultos. Sabe aquele ditado Saudades de onde eu nunca estive? É assim que eu me sinto quando penso em Paris. E Essa lista de passeios gratuitos com crianças ficou maravilhosa! Parabéns!😻😻😻
Deyse
DeyseParis é um prato cheio para viagem econômica né? Sinceramente, achei que era muito caro, e impossível encontrar tanta atração gratuita. Adorei ver tanta opção, de museus, castelos e monumentos. Amei demais. Vou guardar essa lista.
Moises
MoisesEu nunca viajei para Paris pois acho caro mas é bom saber que tem opções gratis por lá e com os pequenos ainda. Agora já posso considerar uma viagem.
Fabíola Moura
Fabíola MouraÉ sério que crianças e menores de 18 entram de graça em todos esses lugares? Até no Louvre, Arco do Triunfo e Versalhes? Estou chocada, agora é que não vejo a hora de conhecer Paris e aproveitar a cidade com um pouco de economia, rs.
Elizabeth
ElizabethNossa, eu simplesmente amo Paris! Estive lá sem minha filha, e quero muito voltar com ela. Com certeza vou me basear no seu roteiro e realizar muitos passeios gratuitos. Parabens Pelo post, obrigada por compartilhar.