O que fazer no Deserto do Atacama com criança!

Blog | 11 | 30 | 15/04/2020

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 1

O Deserto do Atacama é um dos destinos mais incríveis do planeta. É considerado o deserto mais antigo, árido e alto do mundo. Localizado na região andina, ao Norte do Chile, possui uma beleza natural de tirar o fôlego contendo vales e rochas  com formas impressionantes, vulcões, lagoas salgadas e coloridas, salar, gêiser e um céu espetacular.  Podemos encontrar flamingos, lhamas e alparcas soltos na natureza. Mas para quem pretende fazer uma viagem em família fica a dúvida: é possível conhecer o Deserto do Atacama com criança? E o que fazer por lá?

Tivemos um pouco de receio em escolher o Deserto do Atacama como destino para uma viagem em família, mas acabamos topando essa aventura com os 4 filhos! Vivemos momentos inesquecíveis e encontramos algumas famílias com filhos por lá. Viajamos em janeiro, em pleno verão com calor de dia e frio à noite e nas altitudes elevadas.  

Depois de ver nossos filhos aprenderem na prática o que estudaram na escola,  nadarem em uma lagoa de sal que não te deixa afundar, subirem em uma duna em um local que parece ser Marte, verem lhamas e flamingos soltos na natureza, fazerem esculturas com as pedras do deserto,  encontrarem flores no meio da areia do deserto, nadarem na piscina do hotel com vista para um vulcão e dormirem sob um céu estrelado dentro de uma tenda podemos responder tranquilamente que sim,  é possível e vale a pena visitar o Deserto do Atacama com criança!  Vem nos acompanhar, os 6 viajantes, nessa empolgante aventura.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 3

Curiosidades sobre o Deserto Do Atacama

Além de sua beleza natural o Deserto do Atacama é rico em história. Separamos algumas curiosidades:

1. Uma antiga rota de comércio que ligava Santiago do Chile até Cusco no Peru cruzava o deserto.

2. Na região existem sítios arqueológicos. Foram encontradas múmias da cultura Chicoro consideradas as mais antigas do mundo. Ruínas de civilizações que já viveram na região atraem turistas, destacando-se Aldeia de Tulor e Pakará de Quitor 

3. A região já foi alvo de disputa entre Chile e Bolívia no século XIX.

4. A NASA realiza testes no local porque o Deserto do Atacama é considerado a região terrestre mais parecida com Marte. As suas características físicas são semelhantes ao planeta vermelho

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 5

Como chegar no Deserto Do Atacama

San Pedro do Atacama é a porta de entrada do Deserto do Atacama. É uma pequena cidade que fica a 2400 metros de altitude onde a grande maioria dos turistas se hospedam para exploras as atrações da região.

A maneira mais utilizada pelos turistas para chegar a San Pedro do Atacama é voar de Santiago até Calama que é a cidade mais próxima com aeroporto. Existem voos da Latam e das empresas low cost Sky e JetSmart.  O voo tem duração ade aproximadamente 2 horas. Voamos de Jetsmart.

O aeroporto é pequeno mas moderno. No saguão podemos encontrar as empresas de locação de veículos, agências que oferecem transfer para San Pedro, casa de câmbio e algumas lojas de alimentação. O câmbio do aeroporto tem uma das piores cotações. Na área de embarque existe uma Sala Vip associada a Loungekey.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 9

É possível fazer esse trecho de Santiago a Calama de ônibus ou carro, porém a distância é de aproximadamente 1600 km.

Calama fica aproximadamente 100 km de San Pedro do Atacama. Algumas agências oferecem serviço de transfer para esse trecho. Nós fizemos a opção de alugar um carro e aproveitamos para fazer os passeios pelo Deserto do Atacama por conta própria. só contratamos uma Agência de Turismo para fazer o passeio para o Salar de Uyuni na Bolívia.  Contamos essa aventura incrível em outro post. Clique aqui para ver

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 12

Vale a pena alugar um carro no Deserto do Atacama e fazer os passeios por conta própria?

Para a nossa família valeu muito a pena. Consideramos que as vantagens superaram largamente as desvantagens. Para uma família de 6 integrantes com filhos pequenos o aluguel de carro é uma opção interessante na maioria das viagens.

Alugamos através da Expedia um carro de 7 lugares ( não era 4x4 ) e já saímos do aeroporto de Calama com o carro. Alugar em Calama é a melhor opção porque os valores praticados em San Pedro do Atacama são mais elevados.

E quais foram as vantagens?

A primeira vantagem foi a liberdade! Poder adotar um ritmo adequado aos pequenos durante os passeios deixa a viagem mais tranquila. Não precisar seguir os horários e roteiros rígidos dos passeios oferecidos pelas Agencias de Turismo pesou bastante na nossa escolha pelo aluguel do carro. Decidimos onde ir, onde parar e quanto tempo ficar nos locais e descobrimos que no Deserto do Atacama o caminho é tão importante quanto o destino!

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 14

A segunda vantagem é o conforto. Um veículo só para a família, principalmente em um local onde a maioria dos turistas são  adultos, é muito interessante. Além disso, o carro serviu como extensão da hospedagem. Conseguíamos levar lanches, roupas e casacos que utilizávamos nos passeios além de escolhermos a trilha sonora da viagem kkk. Outro ponto importante é que conseguíamos chegar nas atrações em horários diferentes dos adotados pelas agências, o que nos possibilitava encontrar os locais mais vazios.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 16

A terceira vantagem é a economia. Foi significativa a diferença de preço entre o valor pago no aluguel do carro para o período e o valor que teríamos que pagar para as agências para 6 pessoas fazerem os passeios. Só pagamos os valores dos ingressos das atrações.

Além disso, conseguimos parar em um supermercado, da rede Jumbo, em Calama antes de irmos para San Pedro do Atacama. Compramos vários alimentos e bebidas com valores bem mais baixos dos valores que encontramos no comércio de San Pedro, além de uma maior variedade. Como nosso hotel tinha uma cozinha para os hóspedes, esse detalhe fez bastante diferença.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 18

Quanto à segurança em dirigir pela região achamos tranquilo. Embora existam algumas atrações mais distantes em lugares desabitados que não possuem sinal de internet ou GPS, as estrada asfaltadas são boas e bem sinalizadas e as estradas não asfaltadas que nos levam até as atrações são transitáveis. Então é possível chegar por conta própria praticamente em todas as atrações, com algumas poucas exceções.

Uma das exceções é o Salar de Tara, mas essa atração encontra-se fechada atualmente. Outra atração que merece uma atenção são Geysers del Tatio. É possível fazer por conta própria, mas o caminho é mais perigoso necessitando um maior cuidado e atenção. Acabamos não fazendo essa atração porque visitamos os gêiseres no lado boliviano.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 20

E quais foram as desvantagens?

O risco que corremos é a maior desvantagem. Passamos por dois perrengues na viagem mas que acabaram sendo solucionados e viraram histórias engraçadas da viagem.

O primeiro perrengue foi ter o carro quebrado perto da entrada das Lagunas Altiplânicas. É umas das atrações mais afastadas de San Pedro do Atacama. O carro quebrou faltando 700 metros da guarita que dica a 4200 metros de altitude, literalmente no meio do deserto. Como não tinha sinal de internet tivemos que esperar que alguém passasse. Rapidamente passou um carro com turistas que parou para ajudar e deu carona para chamarmos pelo socorro na entrada da atração. Rapidamente nos socorreram e conseguimos levar o carro até o povoado mais próximo Socaire. De lá chamamos o socorro e fomos resgatados e o carro foi trocado. Aproveitamos o tempo de espera para passear pela região e tirar lindas fotos. 

O segundo perrengue foi seguirmos a localização marcada no GPS para chegarmos na Laguna Chaxa e acabarmos chegando no meio do Salar do Atacama. A paisagem é incrível, mas não era onde queríamos chegar kkk. Voltamos e conseguimos chegar na atração utilizando as placas de sinalização da estrada.

Concluímos que valeu a pena alugar o carro, mesmo com esses perrengues. Tivemos a sensação de ter um deserto só para nós!

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 23

Quais foram os efeitos da altitude no Deserto do Atacama?


Os efeitos que a altitude poderia provocar em nós e principalmente nos pequenos foi a nossa maior preocupação quando estávamos planejando a viagem. Não encontramos muitos relatos de viagens com crianças para o Deserto do Atacama. O que descobrimos foi que algumas pessoas realmente sentem o efeito da altitude e sofrem com o cansaço, dor de cabeça e mal estar . Algumas chegam a ter a necessidade de usar oxigênio. Mas o fato é que os efeitos variam de uma pessoa para outra.

Felizmente não sentimos nada significativo. Nossa maior dificuldade foi convencer os pequenos a não fazerem muito esforço nos locais com maiores altitudes,. Quando olhávamos, já tinha um pequeno correndo kkk.

Mas procuramos adotar alguns cuidados para minimizar os efeitos da altitude. O primeiro foi montar um roteiro começando pelos locais com menor altitude para depois irmos para os mais elevados visando adaptar o corpo de forma gradual. Além disso, seguimos as orientações:  procuramos beber bastante água e descansar à noite. Não tivemos a necessidade de utilizar qualquer medicamento, nem bebemos os chás de coca e de chachacoma que existem na região.

Outro detalhe fundamental é sempre viajar com um Seguro de Saúde para possíveis emergências. Nessa viagem não precisamos utilizar.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 25

O que fazer no Deserto do Atacama: nosso Roteiro de 5 dias

Depois de ficarmos 4 dias em Santiago partimos para o Deserto do Atacama. Chegamos à noite em San Pedro do Atacama e no outro dia pela manhã começamos os nossos passeios seguindo um roteiro pensado em adaptar nosso corpo à altitude.

Excluindo o dia da chegada e o dia da saída, ficamos 5 dias explorando o Deserto do Atacama e 4 dias fazendo um Tour pelo Salar de Uyuni na Bolívia.  Você pode acompanhar nossa aventura pela Bolívia  nesta postagem aqui


Dia 1: 

Valle de La Muerte e vila de San Pedro do Atacama

Aqui merece uma observação. O Valle de La Muerte fica muito próximo do Valle da Lua. Muitos turistas fazem essas duas visitas no mesmo dia. Outros incluem ainda passeios pelas ruínas Aldeia Tulor e Pakará de Quitor, das antigas civilizações que habitaram a região. Todas essas atrações estão próximas de San Pedro do Atacama

Não fizemos essas combinações para não tornar a viagem cansativa para os pequenos. Preferimos passar um tempo na piscina do hotel e depois explorar a vila

Valle de La Muerte

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 28

Nosso primeiro passeio foi no Valle de La Muerte e começamos muito bem! Passeio imperdível. A paisagem mistura dunas, rochas e um vale que parece de outro planeta. A atração fica apenas 10 km da San Pedro do Atacama em direção a Calama. Muitos turistas alugam uma bike na vila e visitam o local pedalando.

Seguimos o GPS e acabamos passando pela entrada principal e entrando em uma entrada secundária que nem placa tinha. O erro acabou sendo muito bom porque chegamos no mirante de carro. O lugar é literalmente o ponto alto do passeio com uma vista espetacular, uma das mais lindas da região. Quem entra pela entrada principal só consegue chegar nesse local caminhando. Então foi bem mais tranquilo para os pequenos porque não tivemos de fazer uma longa caminhada.

Nesse local existe uma pequena guarita onde conseguimos comprar nossos ingressos. Caminhamos um pouco para explorar o vale com suas diferentes paisagens e depois retornamos de carro para a estrada e entramos pela entrada principal apresentando os ingressos. Pela entrada principal entramos na parte baixa do vale e da duna. Essa duna é enorme e procurada pelos praticantes de sandboard

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 31

Como chegar: Siga aproximadamente 10 km na Ruta 23 na direção para Calama. A sinalização da entrada principal não é chamativa.

Valor: 3000 pesos e 2000 pesos para estudantes, crianças até 10 anos não pagam.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 33

Vila de San Pedro do Atacama

O centrinho da Vila de San Pedro do Atacama é o ponto de encontro dos turistas no final do dia. Um lugar bem charmoso com uma praça e ruas de pedestre no seu entorno.

Deixamos o carro no estacionamento e caminhamos até a Plaza das Armas. Na praça vistamos a Iglesia de San Pedro construída no século XVII  e que chama a atenção pelos seus muros em adobe e sua arquitetura típica da região. Aprendemos por lá que todas as obras devem seguir essa tipologia e manter os tons terrosos nas fachadas.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 35

Também está localizada nessa praça a Feira de Artesanatos de San Pedro com produtos típicos da região. Uma característica que encanta nos produtos são as cores. Toalhas de mesa, colares, adornos para o cabelo são bem coloridos. No local encontramos ponchos para o frio e vários souvenirs.  Mas os preços praticados no local foram similares aos que encontramos nas lojas no entorno. Quando estávamos saindo fomos agraciados com uma apresentação de música e dança típica que estava sendo feita pelos alguns moradores na praça.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 37

Paralela à praça está a via mais conhecida de San Pedro, a Avenida Caracoles. Uma grande parte de sua extensão é exclusiva para pedestres e é nesse trecho que se concentra o comércio voltado para o turismo. Encontramos agências de viagens e de passeios, casas de câmbio, hotéis, pequenos comércios, lojinhas de artesanato, restaurantes e lanchonetes.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 39

Dia 2:
Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebenquiche

Vale a pena fazer esses passeios no mesmo dia já que ficam bem próximos entre si. Outro detalhe é levar roupa de banho para entrar em uma das lagoas.

Laguna Cejar


O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 41

Embora tenha esse nome, essa atração consiste em visitarmos 3 lagoas, sendo que em uma delas, a Laguna Piedra, podemos entrar na água.

A atração fica 28 km de distância de San Pedro do Atacama.  A entrada é bem sinalizada e o trecho em estrada de terra está em boas condições. O interessante é visitar antes das 15 horas para encontrar o local mais vazio pois os grupos das agências chegam neste horário. Pela manhã o ingresso é um pouco mais barato, porém não encontramos relado de alguém que tenha visitado no período da manhã. Estacionamos o carro e fomos conhecer as três lagoas caminhando.

Começamos indo diretamente para a água azul e cristalina da Laguna Piedra. Ela estava praticamente vazia. A lagoa e a paisagem do entorno são lindos. A concentração de sal na água é elevada, maior que a encontrada no Mar Morto, sendo assim é muito fácil boiarmos. A água é fria mas tranquila de entrarmos no verão.


O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 43

É preciso tomar cuidado com a área dos olhos e com machucados porque em contato com a água vão arder bastante. Por isso é proibido mergulhar. Nossa pequena viajante não conseguiu ficar na água porque estava com a perna arranhada. Ela ficou na sombra em uma das barraquinhas que existem ao redor da lagoa O fundo da lagoa e o solo nessa região é todo em sal. Foi interessante usar uma sapatilha náutica para caminharmos. Escolhemos uma da Scalibu.

Um detalhe importante é que é proibido o uso de protetor solar antes de entrar na água. Quando saímos da água, podemos reparar na pele seca grandes manchas brancas de sal e no cabelo que foi molhado uma aspecto mais duro.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 45

Ao lado da Laguna Piedra está a Laguna Baltinache de menor dimensão. Existe uma marcação no terreno indicando até onde podemos chegar para observar a lagoa e seu entorno.  Uma paisagem realmente linda.

O sal no corpo começou a incomodar então decidimos ir direto para a ducha e passar o protetor antes de caminharmos até a terceira lagoa. As duchas ficam em um paredão ao ar livre e os vestiários para a troca de roupa ficam bem em frente.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 47

Depois de trocarmos de roupa,  fomos caminhando para a Laguna Cejar, a maior do complexo. Existe uma passarela em madeira que leva a um deck de onde podemos observá-la. A paisagem encanta, a lagoa fica completamente azul quando o céu não está encoberto. No local sentimos um cheiro de enxofre.

Quando estávamos saindo da lagoa os grupos de turismo estavam chegando

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 49

Como chegar:  A atração fica aproximadamente 28 km de San Pedro do Atacama. Seguir  aproximadamente 17 km na Ruta 23 no sentido de Toconao e entrar na placa que indica a entrada da Laguna Cejar . Percorrer aproximadamente 11 km na entrada de terra.

Valor: 15000 pesos e não há desconto para estudante, criança até 6 anos não paga. A entrada até 12:00 horas fica em 10000. 


Ojos del Salar

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 52

São duas grandes crateras de tamanhos aproximados, cada uma em um lado da pista, que atraem a atenção de quem de quem passa pela estrada. 

Elas estão localizadas no caminho da Laguna Tebenquiche. Não há sinalização, vimos alguns carros parados e paramos também. Não há controle de acesso no local, basta parar o carro e admirar esse show da natureza.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 54

Como chegar: saindo da Laguna Cejar, seguir as placas em direção à Laguna Tebinquiche. O Ojos del Salar ficam nesse caminho e não há sinalização.

Valor: gratuito


Laguna Tebenquiche

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 57

A Laguna Tebenquiche fica em uma região repleta de beleza natural com vista para o Vulcão Licancabur.  Vimos também algumas aves na água, No local existem passarelas construídas para os visitantes explorarem melhor a região. 

Muitos turistas gostam ir no final da tarde e esperar o por do sol. Esse é o horário dos grupos de turismo chegam no local e as empresas montam mesas de lanches.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 59

Como chegar: Sair da Laguna Cejar e pegar o entroncamento para a Laguna Tebenquiche. Percorrer aproximadamente 20 km na estrada de terra.

Valor: 2000 pesos e  1500 para estudantes. Crianças até 10 anos não pagam.

Dia 3:
Lagunas Altiplânicas e Laguna Chaxa

Interessante fazer essas duas  atrações no mesmo dia porque ficam distantes e estão na mesma região, no Salar do Atacama. 

As Lagunas Altiplânicas ficam aproximadamente 110 km de San Pedro do Atacama. No caminho  pela Ruta 23,  com destino ao Vilarejo de Socaire, está a famosa placa que marca o local da linha imaginária  do Trópico de Capricórnio. Paramos no acostamento para fazermos um registro.


O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 62

Lagunas Altiplânicas

As Lagunas Altiplânicas, a Miscanti e a Miniques,  fazem parte de  uma atração que fica 110 km de San Pedro do Atacama e a 4200 metros de atura , na base dos vulcões Miscanti e Miniques, na Reserva Nacional Los Flamencos. A estrada que leva até o local está em boas condições. Durante o percurso podemos ver paisagens deslumbrantes e o Vilarejo de Socaire. Existe uma placa indicando a entrada das Lagunas. Desse ponto temos 2 km de subida em uma estrada de terra.

Devido à altitude, podemos sentir um pouco de frio mesmo no verão. Então é importante levarmos agasalhos. Na entrada da atração o guia nos mostra em uma maquete o percurso que o carro deve fazer, os locais dos estacionamentos e os  caminhos para andarmos à pé.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 64

A Laguna Miscanti é a nossa primeira parada. A paisagem é deslumbrante com uma enorme lagoa na cor turquesa tendo o Vulcão Miscanti ao lado. Desse ponto podemos seguir o caminho marcado entre as pedras e chegar mais próximo da margem da lagoa caminhando.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 66

Voltamos para o carro e fizemos a nossa segunda parada na Laguna Miniques. Embora tenha um tamanho bem menor, essa lagoa também é linda e com uma cor deslumbrante. Nesse local pudemos observar a presença de várias aves.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 68

Como chegar: percorrer aproximadamente 110 km na Ruta 23  passando por Socaire.  Existe uma placa indicando a entrada para uma estrada de terra com 2 km de subida até a guarita

Valor:  3000 pesos e 2500 para estudantes. Criança até 10 anos não paga


Na volta paramos no Vilarejo de Socaire para lanchar.  Um vilarejo com 800 moradores no meio do deserto. Aproveitamos para andar um pouco pela região e conhecer a igrejinha do local.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 70

No vilarejo tivemos um momento super fofo, Vimos uma garotinha caminhando com seu pet: uma lhama.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 72

Laguna Chaxa

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 74

A Laguna Chaxa é a morada de muitos flamingos. É realmente emocionante ver esses animais no seu habitat, uma lagoa deslumbrante

Tentamos chegar no local com o mapa do GPS mas não deu certo, a localização nos jogou no meio do Salar do Atacama. O visual era lindo, mas não era a entrada dessa atração. Voltamos então para a estrada e fomos nos guiando pelas placas. A entrada para a Laguna Chaxa  está localizada na Ruta 23, a cerca de 60 km de distância  das Lagunas Altiplânicas. Nesse local existe uma placa marcando a entrada para uma estrada de terra. Percorremos aproximadamente 10 km até a guarita.

Logo após a guarita existe um pequeno centro de visitantes com uma área com computadores com jogos interativos para as crianças aprenderem sobre os animais da região.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 76

Saindo desse centro caminhamos até a lagoa onde ficam os flamingos. Os animais se afastam quando escutam qualquer barulho. Por isso precisamos ficar em silêncio nesse local.

Em frente ao centro de visitantes existe uma área do Salar do Atacama com caminhos abertos para os visitantes explorarem a região coberta de sal.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 78

Como chegar:  Saindo de San Pedro do Atacama, percorrer aproximadamente 65 km pela Ruta 23 com destino a Socaire. Saindo das Lagunas Altiplânicas, percorrer aproximadamente 60 km em direção a San Pedro do Atacama. Nesse local existe uma placa indicando a entrada para a entrada de terra e nela vamos percorrer  aproximadamente 10 km até a guarita.

Valor: 2500 pesos e não tem desconto para estudante. Criança até 6 anos não paga.

Dia 4: 
Geysers del Tatio e Tour Astronômico

Esse foi um dia que acabamos não fazendo nada previsto do roteiro, mas consideramos esses passeios muito interessantes para quem vista o Deserto do Atacama

Os Geysers del Tatio é uma atração imperdível para quem nunca presenciou esse fenômeno. Porém, entre o dia 3 e o dia 4 do nosso roteiro, nos fizemos um tour de 4 dias pelo Salar de Uyuni na Bolívia com direito a parada nos geysers do lado boliviano. Foi uma experiência incrível ver os vapores e a terra borbulhando no lado boliviano, considerado pela grande maioria dos turistas como mais interessante do que o chileno Então acabamos desistindo pela dificuldade de acordar na madrugada para fazer esse passeio e pela estrada mais perigosa que teríamos de enfrentar.

Mas para quem não vai fazer esse passeio pela Bolívia, vale o esforço. É possível fazer por conta própria, mas o caminho é sinuoso e complicado necessitando um maior cuidado e atenção do motorista, Para visitar os geysers é preciso sair às 4 horas da madrugada para estar no local às 6 horas da manhã para conseguir ver os vapores saindo da terra.

Queríamos fazer o  Tour Astronômico. Eles são oferecido no ano inteiro e são incríveis porque o deserto do Atacama possui um dos céus mais limpos do planeta. Porém,  nos meses chuvosos do verão , corremos o risco do tour ser cancelado se o céu estiver nublado. Foi o que aconteceu neste dia.

Outro local incrível para visitarmos é o Projeto Alma. É um projeto de observação astronômica no meio do deserto, nascido da parceria entre Chile, Estados Unidos, Japão e os países da Europa com 62 antenas gigante!s Visitantes são aceitos em uma parte do projeto e o passeio é gratuito e ocorre nos finais de semana.  Infelizmente não passamos nenhum final de semana na região.  As visitas devem ser agendadas com bastante antecedência pelo site. Para agendar clique aqui

Com o roteiro furado, aproveitamos a piscina do hotel  que tinha uma vista linda do vulcão e a vila de San Pedro do Atacama

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 81

Dia 5:
Valle de La Luna e Termas de Puritana

Deixamos para o último dia passeios interessantes para despedirmos com estilo e tranquilidade da região. Começamos pelo Valle de La Luna, à tarde fomos para Termas de Puritana e terminamos o dia voltando ao Valle de La Luna para ver o por-do-sol da Piedra del Coyote.



Valle de La Luna

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 84

Essa atração incrível fica na saída de San Pedro do Atacama com destino a Calama a apenas 10 km.  Alguns turistas fazem essa visita alugando uma bike na vila e fazendo todo o percurso pedalando.  Para quem vai por conta própria é preciso ir no período da manhã ou ir no local e agendar para o período da tarde. O ingresso comprado para o período da manhã nos permite voltar no final do dia para ver o por do sol na Piedra del Coyote

A região é formada por elevações de sedimentos do lago que foram modificados pelo vento dando origem a curiosas formações que lembram a superfície lunar. Na entrada da atração recebemos um mapa indicando as trilhas com os mirantes e os locais interessantes para observarmos. Algumas atrações estavam fechadas em decorrência dos estragos causados pelas chuvas.

Fizemos o percurso de carro e escolhemos um dos mirantes para fazermos a trilha. A paisagem é impressionante. Depois fomos de carro até o local onde estão a formação conhecida como Três Marias. 


O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 87

No final da tarde voltamos e entramos pela segunda entrada que  dá acesso à Piedra del Coyote com o mesmo ingresso que utilizamos pela manhã. Estacionamos, escolhemos um local no mirante e apreciamos o espetacular por do sol colorindo o vale de diversas tons. Com essa  concluímos nossos passeios pelo Deserto do Atacama.


O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 89

Como chegar: Percorrer aproximadamente 10 km da Ruta 23, sentindo Calama. Há uma placa indicando a entrada principal. No final do dia, para ver o por do sol, basta seguir pela estrada e utilizar a segunda entrada que sai diretamente na Pedra do Coiote

Valor: 3000 pesos e 2000 pesos para estudantes. Crianças até 10 anos não pagam.

Termas de Puritana

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 92

Termas de Puritana é aquele passeio para relaxar em águas quentes no último dia.  Localizada a 27 km de San Pedro do Atacama, essa atração é formada por 8 piscinas  escalonadas que recebem um fluxo contante de água de uma fonte termal, com temperaturas que variam de 25 a 30 graus. A piscina que fica no ponto mais alto é a mais quente.

O local  tem uma beleza exuberante com plantas e rochas emoldurando as piscinas. O caminho é todo feito em passarelas de madeira, No local existem vestiários. 

Visitamos no período da tarde e estava cheio, provavelmente pelo valor do ingresso ser bem mais barato nesse período.

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 94

Como chegar:  Percorrer aproximadamente 27 km pela estrada para Guatín – Linzor/B-245. Existe uma placa sinalizando a entrada

Valor: período da manhã 15000 pesos e período da tarde (à partir da 14:00 horsa)  9000 pesos. Não tem desconto para estudante e criança até 10 anos não pagam

Onde  ficar no Deserto do Atacama

San Pedro do Atacama tem diversas opções de hospedagem que variam da categoria econômica a categoria de luxo. Como reservamos com bastante antecedência, escolhemos uma categoria moderada  que estava com um valor bem interessante. 

Ficamos hospedados no Atacama Loft & Glamp . O atendimento foi ótimo  O Hotel fica  aproximadamente 15 minutos  de caminhada do centro da vila. No local existe a opção de se hospedar em um chalé ou em uma tenda. Escolhemos a tenda por ser algo totalmente novo para nós. Existem banheiros e cozinhas para uso dos hóspedes, estacionamento e wi-fi. O hotel é muito bem cuidado,  com jardim, área de yoga,  pula-pula e ping pong para as crianças e uma piscina com uma vista espetacular para o vulcão.  O café da manhã é deixado na geladeira e na mesa em frente à tenda. O hotel também possui uma cozinha onde podemos encomendar alguns pratos e pizza. A comida é maravilhosa e foi uma ótima opção nos dias que não queríamos sair à noite.

Endereço: Pasaje Tocopilla, 25D, Ayllu Larache, San Pedro do Atacama

O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 98

Onde comer no Deserto da Atacama

No centrinho da vila existem opções de restaurantes e lanchonetes, alguns bem charmosos. Nos dias que não comíamos no hotel, íamos para a vila. Gostamos bastante:

1. La Picada del Indio.  Pratos fartos e saborosos, ambiente agradável e um bom preço.  Endereço: Tocopilla, 418

2. Pizzeria El Charruá. Pizzas e massas saborosas e um bom preço. Endereço: Tocopilla, 442

3. Empório Andino. As melhores empanadas e suco de framboesa  delicioso em um ambiente agradável. Endereço: Caracoles, no início do trecho exclusivo para pedestres




O que fazer no Deserto do Atacama com criança! - 101

Onde fazer o câmbio em San Pedro do Atacama

As lojinhas de câmbio ficam no centrinho da vila e não apresentam muita diferença na cotação. O preço praticado é bem melhor dos valores que encontramos nos Aeroportos. É possível trocar real e dólar. Na época que fomos era mais vantajoso trocas o real

Mas se passar um tempo em Santiago, os valores praticados nas casas de câmbio na Calle Agustinas no Centro perto do Palácio La Moneda são ainda mais vantajosos.

Agora me conte, você tem vontade de conhecer o Deserto do Atacama? Caso já conheça, foi em alguma outra atração?

Este post faz parte da Blogagem Coletiva com o tema O que fazer em...

Confira abaixo os posts dos amigos blogueiros, vale a pena!

Expedições em FamíliaO que fazer em São Miguel das Missões 

Viajando com a Cintia -O que fazer em São Miguel das Missões

Entre Mochilas e Malinhas -O que fazer em Santo Antonio do Pinhal, na serra da Mantiqueira 

3 Gerações e 1 Mala -O que fazer em Pádua - Roteiro de 1 dia

Mystras- O que fazer em São Nicolau

Destinos por onde andei... - O que fazer em Niterói em um fim de semana 

LeydsViajaO que fazer em quatro dias no Jalapão: fervedouros, cachoeiras, dunas e muito mais

CincoCantos - O que fazer em Valleta, Malta

Só Penso em Viajar - O que fazer em Budapeste – Hungria

Disney e outros Destinos Incríveis -O que fazer em Orlando fora dos Parques e Outlets


Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Martins
MartinsMuito Show !!!! 👏😍
Noelia
NoeliaQue lugar mais apaixonante! Adorei o blog, aproveitei para pesquisar as passagens ! Não sabia sobre os testes da NASA, muito legal mesmo!
Solange
SolangeAdorei o relato, muito completo!! E as fotos então!!! 🤗🤗🤗
Márcia
MárciaAdorei os relatos, acho q consegui fazer a viagem sem estar presente. Dicas ótimas para evitar algum contra tempo.
Deyse
DeyseQue post mega completíssimo e estou muito feliz de tê-lo encontrado. Tínhamos viagem marcada para o Chile, que desmarcamos e queríamos ir ao Atacama com nossa filha de 4 anos. Lendo seu post com todas as dicas detalhadas já me sinto mais segura e animada em refazer meu roteiro para quando puder viajar. Já estou repensando todo o roteiro agora e vou usar as suas dicas. Obrigada. Excelente texto❤
Irlene
IrleneÉ tudo deslumbrante.. Lugares que nunca imaginei existir.
Irlene
IrleneTudo maravilhoso...Lugares que nunca imaginei existir. 👏
Irlene
IrleneTudo maravilhoso...Lugares que nunca imaginei existir. 👏
Irlene
IrleneTudo maravilhoso...Lugares que nunca imaginei existir. 👏
Daniela
DanielaAmei tudo! O post, as fotos, as dicas... Se eu já tinha vontade de conhecer, agora então!
Cintia Grininger
Cintia GriningerAmei esse post! Meus filhos iam adorar se hospedar numa tenda, fiquei vendo as fotos e já imaginando rsrs Sabe que já cogitamos várias vezes fazer essa viagem, meu marido e eu, mas tínhamos medo dos efeitos da altitude nas crianças (temos 2, atualmente com 10 e 7 anos). Também nunca tinha visto um roteiro tão detalhado com crianças - me convenceu que é possível e é uma viagem fantástica em família!
Andrea
AndreaNunca havia pensando em ir no Atacama com a pequena por sempre ver relacionado mais riscos do que diversão, mas lendo o teu post mudei de ideia. Adorei o roteiro, e a época perfeita para as férias de verão.
Ingrid
IngridMuito bom saber que alugaram carro, é o estilo de viagem que gosto, fica mais solto, mais liberdade. Até os perrengues que contaram eu considero que são válidos e história pra contar! Rsrs Obrigada pelas dicas.
Carolina
CarolinaGente que aventura em família incrível! Acho muito legal quando as crianças conseguem curtir o destino também! 😍
Nanda na Trip
Nanda na TripLugar lindo!!! Excelente Post!❤
Amanda
AmandaAmei seu roteiro!! Fui pro Atacama e gostei demais!!
Mairim
MairimQue post completo! Obrigada por me ajudar com tantos detalhes ❤
Anna Carvalho
Anna CarvalhoAdorei o post e as fotos! Deve ter sido uma experiência incrível para os seus filhos
Tamara Cerqueira
Tamara CerqueiraNo mais antigo, árido e alto deserto do mundo, este blog mostra o que fazer com crianças, muito bom!! A dica do aluguel do carro é bem-vinda!! E que ótimo que vocês não sentiram tanto o efeito da altitude no deserto!! Importante essas informações!!
Caroline Rodrigues
Caroline RodriguesMorro de vontade de voltar para o Chile só para conhecer o Deserto de Atacama! Não sabia que era um programa tão legal para ir com crianças!
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiAcredita que vocês me fizeram ter outra impressão deste destino? E muito melhor do que eu imaginava. Eu não sabia o que fazer no Deserto do Atacama, ainda mais com crianças, rsrs. Amei as dicas de hospedagem, passeios e de onde comer, agora fica tudo mais fácil. As fotos estão incríveis, deu vontade de fazer as malas imediatamente, parabéns, um post apaixonante.
Leyds
LeydsCom certeza esse vai ser o meu próximo destino na América do Sul.. Adorei saber que não precisa fechar os passeios com agência.. também adoro a liberdade de fazer o que tiver vontade no dia.. Parabéns pelo post!! 👏👏👏👏
Maria Jéssica
Maria JéssicaAchei seu post super completo. Realmente muito bom. Deu para ter uma noção de todos os pontos importantes dessa viagem. Tenho um filho de 2 anos e meio. Você acha que a partir de qual idade dá para levá-lo? Você viu famílias com meninos dessa idade também?
Amanda
AmandaAmei o post, super completo! Já anotei todas as dicas aqui porque pretendo visitar o Chile assim que tudo se normalizar!!❤
Sophia Catalogne
Sophia CatalogneAdorei! Post suuuper completo! O Atacama é um dos lugares mais incríveis que eu já visitei. Fui embora de lá já querendo voltar! :)
Cintia V.
Cintia V.Eu não fazia ideia que o deserto do atacama era o mais antigo do mundo!! O Mais alto eu até suspeitei, mas o mais antigo é novidade! Adorei saber!😍
Deyse
DeyseQue texto incrível e super completo. Nosso sonho ir para o Atacama e fiquei bastante animada por ver vocês indo em família, com crianças, para lá! Amei as dicas!
Cecilia
CeciliaEste é um destino que quero muito conhecer. E este post tem tudo o que eu precisava. Já salvei pra organizar a minha viagem. Obrigada.
Sil Mendes
Sil MendesAdorei esse post sobre o Atacama. Tinha programado ir esse ano mas tivemos q cancelar por causa da pandemia. Espero ir em breve e vou com certeza pegar várias dicas desse post completinho.
Pamela
PamelaAmei! Eu estou indo viajar coma minha sobrinha e seu roteiro ajudou muito a me organizar. Só uma dúvida, por onde alugaram o carro? Chegaram e alugaram ou reservaram previamente?