capa do post

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia

Blog | 1 | 25 | 15/04/2021

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 1

Cabo Polonio é um dos destinos mais roots do litoral uruguaio.  Não é possível ingressar com carro particular nessa pequena vila. Além disso, não há energia elétrica. Por outro lado,  tem um extensa praia deserta, enormes dunas e muitos lobos-marinhos e leões-marinhos vivendo nas ilhas. Se você gosta de lugares calmos e de curtir esse tipo de natureza, este post é para você! Vamos te contar o que fazer em 1 dia nesse destino pitoresco.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 3

Desde 2009, Cabo Polonio integra o programa uruguaio para áreas protegidas. Com isso, o governo procura preservar o ambiente natural e minimizar o impacto dos turistas que visitam. Não há ruas, apenas caminhos na areia. As construções são simples e rústicas. A energia utilizada em alguns estabelecimentos é solar. 

Pelo que notamos, a maioria dos turistas chega cedo e só passa o dia no local. Acabam indo embora ao entardecer. Mas é possível dormir nas pousadas e cabanas de temporada. Isso nos permite viver mais intensamente essa experiência. Porém, é importante destacar que poucos locais ficam iluminados. Muitos deles usam velas e lamparinas. Sendo assim, o Farol se torna uma referência. Em compensação, o céu fica impressionante.

Como chegar em Cabo Polonio

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 6

Cabo Polonio fica 254 km de distancia de Montevidéu, capital do Uruguai. E também 98 km do Chuí, cidade do Rio Grande do Sul que fica na fronteira. A entrada do Parque Nacional Cabo Polonio está localizada no quilômetro 264.5 da rota 10, no departamento de Rocha.

Mas chegar em Cabo Polonio é parte da aventura, Na entrada do parque encontramos um moderno terminal de onde partem os caminhões adaptados para passageiros. Existem bancos na parte inferior e alguns assentos mais elevados. Na ida fomos na parte inferior e na volta arriscamos os lugares no alto.  Então, para quem não tem medo de altura, sugerimos ficar na parte de cima. A vista durante o trajeto é linda. Passamos por bosques e dunas. O percurso é de aproximadamente 7 quilômetros.

A passagem é adquirida no terminal. O valor é de 296 pesos uruguaios e já inclui o trecho de ida e volta. Já as crianças com menos de 5 anos não pagam. Vale destacar que só aceitam pagamento em efetivo.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 10
O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 11

Ao lado do terminal existe uma ampla área descoberta utilizada como estacionamento. O custo da diária é 250 pesos uruguaios. Passando de 24 horas, será cobrado 2 diárias. Podemos fazer o pagamento quando retornamos de Cabo Polonio em outro guichê. Nesse caso, é aceito o cartão de crédito.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 13

No terminal também encontramos um Centro de Informações ao Turista, um parquinho para os pequenos e uma lanchonete. Na lanchonete é aceito o cartão de crédito.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 15

Para os mais aventureiros, existem também duas outras possibilidades de se chegar em Cabo Polonio. Uma delas é caminhando. Já a outra é a cavalo. Nesses casos os turistas partem de Valizes que fica aproximadamente 17 km.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 17

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 19

Cabo Polonio é um destino que pode ser conhecido em 1 dia. Seus atrativos ficam próximos um dos outros. Os turistas que ficam mais dias aproveitam  a tranquilidade da região. 

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 21
O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 22

Dunas de Cabo Polonio

Uma dos atrativos de Cabo Polonio são as suas dunas. Elas estão localizadas em uma das extremidades da praia. É possível subir no topo e  apreciara um belo visual.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 24
O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 26

Praia de Cabo Polonio

A Praia de Cabo Polonio é uma das mais bonitas do litoral uruguaio. Uma longa faixa de areia que fica praticamente deserta. Isso porque, é limitado o número de pessoas que entram por dia nessa região.

É lindo ver o entardecer e o nascer do sol na praia.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 28
O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 29

Lobos e leões-marinhos em Cabo Polonio

Um dos grandes atrativos de Cabo Polonio é conseguirmos ver os lobos-marinhos e os leões-marinhos em seu habitat. Existem muitos animais vivendo nas 3 ilhas da região e em uma área perto do farol. Essa região é chamada de Loberia. Nesse ponto está também a entrada para o Farol de Cabo Polonio.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 31
O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 32

Para chegarmos nesse local, temos que percorrer um caminho de aproximadamente 700 metros. O percurso passa por algumas pedras. Encontramos 2 animais mortos durante esse trajeto. Como já estavam em decomposição, o cheiro era bem forte.

Uma das instruções é para não chegarmos próximos dos animais. Inclusive, há uma cerca bem rudimentar delimitando a área preservada. Além disso, não devemos fazer barulho e pescar nessa região.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 34
O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 35
O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 36

Também encontramos algumas placas explicativas. Nelas podemos ver os animais que existem nessa região, os naufrágios que ocorreram e o nome das ilhas.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 38

Farol de Cabo Polonio

O Farol de Cabo Polonio se destaca na paisagem da região. A entrada para o Farol acontece no mesmo local de onde avistamos os animais. É possível subir até o mirante do farol. O valor é de 30 pesos uruguaios por pessoa. Porém, é proibido o ingresso de crianças menores de 8 anos.

Durante a nossa visita, o farol estava fechado em virtude dos Protocolos de Segurança da Pandemia.  Uma pena, porque a vista do alto é considerada incrível, principalmente durante o por do sol.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 40
O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 41
O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 42

Feirinha de Artesanato de Cabo Polonio

A Feirinha de Artesanato de Cabo Polonio reflete o espírito despojado do lugar. Ela fica na região onde chegam os caminhões com os turistas. São produtos de estilo hippie e lembrancinhas do local. Os artesãos expõem seus produtos durante o dia.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 44

Onde comer em Cabo Polonio

Encontramos alguns pequenos restaurantes em Cabo Polonio. Além disso, existe um mercadinho onde podemos encontrar alguns produtos para lanches rápidos. Vale destacar que alguns estabelecimentos aceitam cartão de crédito. O mercadinho é um deles. Já outros estabelecimentos só trabalham com efetivo.

Recebemos a indicação de que o melhor restaurante da região é o da Pousada La Perla. Escolhemos esse local para almoçar. Adoramos a indicação. 

Restaurante da Pousada La Perla

O Restaurante da Pousada La Perla é o melhor da região. Um local bem decorado e de frente para o mar. O atendimento foi ótimo e a comida estava deliciosa. O preço é o padrão utilizado no Uruguai, ou melhor, não é barato.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 47
O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 49

Onde ficar em Cabo Polonio

Para conhecer melhor a região, vale a pena passar uma noite. As ofertas de hospedagem, na sua grande maioria,  são rústicas e simples. As pousadas oferecem quartos privativos e também compartilhado. É possível encontrar algumas cabanas que são alugadas para temporada.

Quando o sol se põe, a região mergulha na penumbra. Algumas poucas construções ficam iluminadas em função da energia solar, velas ou lamparinas.  Os caminhos ficam completamente escuros. Precisamos usar uma lanterna para nos orientar.  Mas isso tudo nos permite apreciara o espetáculo das estrelas no céu.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 51

Pousada La Perla

A Pousada La Perla é a melhor de Cabo Polonio. A decoração é mais esmerada. Os quartos são privativos e possuem banheiros, uma raridade na região. Algumas suítes possuem varandas abertas para o mar. Porém, o local não aceita crianças.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 53
O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 54

Pousada Nactilucas

A Pousada Nactilucas possui uma localização excelente, ao lado da pousada La Perla. Uma hospedagem pé na areia que fica próxima do Farol. No local existem quartos privativos e compartilhados. Os banheiros são compartilhados. Nos quartos e banheiros existem lâmpadas que funcionam com energia solar.

Ficamos nessa pousada. Achamos o quarto bom e o banheiro razoável. A varanda com rede é bem agradável. Nesse local foi servido um delicioso café da manhã. Achamos que apresentou uma boa relação custo X benefício dentre as opções existentes.

O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 56
O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 57
O que fazer em Cabo Polonio em 1 dia - 58

Fizemos um vídeo dessa nossa aventura!

Se você gosta desse estilo de viagem, vai adorar conhecer o campo do Uruguai. Postamos sobre uma experiência que tivemos na Casa do Lago no centro do país.

Outras dicas de roteiros de 1 dia

Aproveitamos para deixar dicas incríveis de roteiro de 1 dia que encontramos em blogs que acompanhamos

Vamos começar na Itália. O blog Uma Senhora Viagem postou sobre  1 dia em Cinque Terre. Já o blog 3 Gerações e 1 Mala trouxe um roteiro de um dia em Siena.

Agora no Brasil, indicamos o que fazer em 1 dia em Pomerode do blog Vamos viajar pra onde agora.

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Nathalia Geromel
Nathalia GeromelSó de ver feirinha de artesanato, já fiquei curiosa para conhecer o destino!! Que legal o seu roteiro com o que fazer em cabo polonio, nunca tinha ouvido falar do lugar, mas fiquei curiosa para ver esse farol de perto.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Normeide Carvalho
Normeide CarvalhoQue incrível suas dicas do que fazer em Cabo Polônio em 1 dia. Confesso que nunca tinha ouvido falar sobre esse lugar e fiquei muito encantada. Obrigada por me apresentar Cabo Polônio.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Lilian Azevedo
Lilian AzevedoAmo essas paisagens e fiquei bem curiosa ao ler o que fazer em Cabo Polonio em 1 dia. O Uruguai é um país que desejo revisitar pois tenho certeza que ainda há muitas coisas lindas para conhecer. Ainda mais agora com esse blog trazendo tantas dicas legais e de quem vive o dia a dia uruguaio. Excelente post
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
roberto caravieri
roberto caravieriQue legal um lugar no Uruguai que seja longe do turismo em massa! Eu adorei as dicas do que fazer em Cabo Polonio, com certeza iria pra ficar mais do que só um dia inteiro, pois eu curto muito esse tipo de turismo mais silencioso, mesmo que seja um pouco mais difícil de chegar acho que no final vale muito a pena. Abraços.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Moises
MoisesMuito legal este destino. Várias coisas maravilhosas como a preservação ambiental e farol. Adoro farois e foi bom saber que temos um ai neste post super completo sobre o que fazer em Cabo Polonio.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Andrea
AndreaQue lugar tranquilo, nunca havia ouvido falar em Cabo Polonio e adorei o local, e como no pós pandemia quero fazer uma road trip pelo Uruguai, já coloquei na minha lista.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Hebe
HebeQue delicia de post Angela, não conhecia Cabo Polonio, fiquei curiosa já para passar 1 dia ai e curtir todas essas suas dicas.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Elizabeth
ElizabethQue lugar lindo, adorei. Fui ao Uruguai mas preciso visitar Cabo Polonio. Vou programar minha visita e vou me basear pelo seu roteiro de 1 dia. Parabens pelo post, obrigada por compartilhar.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Cintia Vaz
Cintia VazEu nunca tinha ouvido falar em Cabo Polônio e achei bem interessante um lugar rústico e isolado? O restaurante você disse que era o padrão de preços no uruguai, ou seja não é barato. Isso significa, é medio? É caro, é mais ou menos? Quanto foi a hospedagem? Se não tem luz elétrica, imagino que não tenha internet. Portanto os hoteis não devem estar no Booking. Como vocês fizeram a reserva do hotel? Agencia? ou chegaram lá e falaram quero me hospedar? Adorei seu roteiro de um dia nesse paraíso rústico isolado do mundo e cheios de lobos e leões marinhos. Mas fiquei curiosa a respeito dos valores. de tudo.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Cintia Vaz
Cintia VazEu nunca tinha ouvido falar em Cabo Polônio e achei bem interessante um lugar rústico e isolado? O restaurante você disse que era o padrão de preços no uruguai, ou seja não é barato. Isso significa, é medio? É caro, é mais ou menos? Quanto foi a hospedagem? Se não tem luz elétrica, imagino que não tenha internet. Portanto os hoteis não devem estar no Booking. Como vocês fizeram a reserva do hotel? Agencia? ou chegaram lá e falaram quero me hospedar? Adorei seu roteiro de um dia chamado Cabo Polônio, esse paraíso rústico isolado do mundo e cheios de lobos e leões marinhos. Mas fiquei curiosa a respeito dos valores. de tudo.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Cintia Grininger
Cintia GriningerQue aventura passear em Cabo Polonio! Já explorei algumas cidades do Uruguai mas não consegui ir até lá. Imagino que seja uma experiência incrível com as crianças passar a noite sem eletricidade.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Martins
MartinsQuem gosta da natureza e tranquilidade esta é a pedida. Muito Bom.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Sylvia Leite
Sylvia LeiteEu nunca tinha ouvido falar em Cabo Polônio e achei sua postagem muito interessante. Da próxima vez que for ao Uruguai, certamente tentarei passar uns dois dias nesse lugar especial.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Ruthia Portelinha
Ruthia PortelinhaFiquei encantada com Cabo Polónio, no Uruguai. O meu filho ia adorar conhecer os grandões leões marinhos. Se um dia for por lá, vou usar as suas dicas
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Murilo Pagani
Murilo PaganiJá estive duas vezes no Uruguai mas ainda não consegui incluir Cabo Polonio no meu roteiro de viagem! Da próxima vez será minha prioridade no país. Tem muita coisa legal para fazer por lá, né?! Obrigado pelas dicas. Me ajudaram muito!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Luciana
LucianaFiquei impressionada com a beleza rústica de Cabo Polônio. Nas fotos, parece que o céu se encontra com o mar.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Cintia Caciatori
Cintia CaciatoriJá tive a experiência de conhecer esse paraíso rústico e me apaixonei! Esse roteiro do que fazer em Cabo Polônio em 1 dia ficou ótimo! Obrigada por compartilhar!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Letícia
LetíciaAdorei saber o que fazer em Cabo Polonio em 1 dia! Parece o lugar ideal para relaxar! Sua filha parece também ter se divertido muito! Dica anotada! :)
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Mariana
MarianaOlha só! Fiz uma viagem de carro pela Argentina e Uruguai e acabo de descobrir um destino que amaria ter conhecido! Definitivamente, preciso voltar para Cabo Polonio - a praia parece linda e os animais são um espetáculo a parte, né? Sem contar que amo essa vibe mais rústica com pousadinhas com candelabros. Amei o post!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Suriàn
SuriànAdorei tuas dicas de Cabo Polônio. Como moro no Rs acabo indo bastante ao Uruguai. Adorei o post!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Maria c
Maria cJá havia ouvido falar em Cabo Polônio mas não sabia dessa atmosfera roots. Curtir as dunas e esperar o pôr do sol nesse clima deve ter sido inesquecível.❤
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Maria João Proença
Maria João ProençaCabo Polonio parece ser um destino bem tranquilo. Adorei! :)
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
van
vanAdoro aventuras assim! E o destino super vale a pena né? Adorei todas suas dicas do que fazer em Cabo Polonio em 1 dia! É maravilhoso 😍
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Deyse
DeyseQue passeio especial de 1 dia por Cabo Polônio. cpnfesso que nunca tinha ouvido falar. Achei um destino interessante para desfrutar em família, por um dia, na minha passagem pelo Uruguai. Ótima dica!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Andre
AndreExcelente post ! 👏
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail