capa do post

Como estacionar em Montevidéu

Blog | 1 | 4 | 13/08/2021

Acabou de sair a notícia de que a fronteira do Uruguai vai ser aberta no dia 1 de novembro! Então, para entrar no clima, vamos te passar uma dica interessante para você planejar sua viagem. Caso você pretenda utilizar um carro na capital do Uruguai, você precisa conhecer alguns detalhes. Neste post, vamos te contar como estacionar em Montevidéu.

Como estacionar em Montevidéu - 2

Muitos turistas brasileiros utilizam seu próprio carro para viajar até Montevidéu. Isso é possível e nós contamos em outro post como você pode fazer! Já outros decidem alugar um carro já dentro do Uruguai. Vale destacar que não é permitido cruzar a fronteira com um carro alugado no Brasil. Então, se você estiver utilizando um carro em Montevidéu, vale saber como funciona o estacionamento. Além disso, é bom ter o conhecimento de que é tranquilo dirigir pela cidade. 

Como são as vagas nas ruas de Montevidéu

As vagas nas ruas, em sua maioria, são gratuitas em Montevidéu. A exceção fica por conta das vagas no centro da cidade e na Cidade Velha. Nessas regiões as vagas são tarifadas.

Vagas tarifadas no centro e na Cidade Velha de Montevidéu

As vagas tarifadas no centro e na Cidade Velha de Montevidéu são cobradas de segunda-feira (lunes) a sexta-feira (viernes) das 10 horas da manhã até as 18 horas. Fora desse horário ele é gratuita. Em algumas datas específicas, ela também é liberada. Hoje, por exemplo, em virtude do Dia da Criança, que é celebrado no Uruguai no dia 15 de agosto, as vagas não precisavam ser pagas. O valor da hora é de 44 pesos uruguaios.

Então, como estacionar nessas vagas? Para quem possue linha de celular uruguaia e carro com placa uruguaia, utilizar é bem simples. Basta mandar um para SMS para o número 466 e indicar a placa e o tempo de estacionamento ( 30 ou 60 minutos). Quando o período acabar, é possível contratar novamente. O valor é cobrado na linha telefônica.

Mas, se o seu carro não tiver placa uruguaia? Nesse caso você não precisa pagar a vaga.

E no caso do carro ser alugado e tiver uma placa uruguaia, mas você não possui uma linha de celular no Uruguai? Nesse caso você terá que procurar um dos Kioskos (quiosques) existentes em algumas praças do centro da cidade. Neles é possível pagar pelo estacionamento e colocar o recibo dentro do carro. Pela logística, isso só vai valer a pena, se você estacionar perto de algum quiosque. 

 

 

 

Como estacionar em Montevidéu - 5
Como estacionar em Montevidéu - 6
Como estacionar em Montevidéu - 7

Outra opção é utilizar os estacionamentos pagos que existem na área central.Existe também a possibilidade de estacionar fora do centro e caminhar até a região. Ou ainda, utilizar o transporte público que funciona bem no Uruguai. Inclusive, nós postamos no blog um roteiro para conhecer a Cidade Velha caminhando!

 

Vagas em Punta Carretas, Pocitos, Prado, Malvim e Carrasco

Podemos considerar que, além do centro da cidade, os bairros mais turísticos de Montevidéu são Punta Carretas, Pocitos, Prado, Malvim e Carrasco. Nesses bairos, as vagas são gratuitas na rua. Inclusive, nos trechos da Rambla que permitem estacionamento, elas também são gratuitas. Vale destacar que em alguns desses trechos, o estacionamento é proibido no domingo das 10 horas às 21:00 horas porque uma das vias é fechada para uso dos pedestres.

Em alguns pontos desses bairros a procura por vaga é grande. Muitos moradores deixam os carros na rua, o que não torna simples a tarefa de encontrar uma vaga.

Como estacionar em Montevidéu - 11

Dicas para estacionar o carro nas ruas de Montevidéu

  • É proibido estacionar nas vagas reservadas. Elas são identificadas por placas e pela pintura da guia. As cores podem ser vermelha, vermelha com branco ou amarela. Os carros estacionados nessas vagas podem ser guinchados.
  • Montevidéu é considerada uma cidade segura, mas não podemos abusar. Não deixe pertences dentro do carro, pois existe a prática de quebrarem o vidro para pegarem os objetos.
  • Para dirigir em Montevidéu, basta ter uma carteira de motorista válida.
  • É prática dos motoristas uruguaios ligarem o pisca alerta oa pararam na via. Eles fazem isso para esperar ou mesmo estacionar. 
  • O uso do cinto de segurança é obrigatório
  • O farol deve permanecer aceso enquanto o carro estiver circulando. Isso tanto de dia, como à noite. 

Como estacionar em Montevidéu - 13

Como são as vagas nos shoppings de Montevidéu

As vagas nos shoppings de Montevidéu, em sua maioria, são pagas. Mas geralmente oferecem a gratuidade de 2 horas. Isso pode ser observado no Montevidéu Shopping e no Portones Shopping . O Shopping Punta Carretas está, por enquanto, liberando a cobrança das vagas. Mas, já existem as catracas funcionando no local.

Como estacionar em Montevidéu - 15

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Hebe
HebeParabéns pelo seu post, realmente super importante você saber sobre essa questão de estacionamento. Foi muito bom saber como estacionar em Montevideu, já vou ficar esperta na minha próxima visita a capital.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Diego
DiegoExcelentes dicas para quem pretende alugar um carro e conhecer o país dirigindo. Não usei carro quando visitei a cidade, mas agora já sei como estacionar em Montevidéu ! :D
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
sonia pedrosa
sonia pedrosaQue interessante. Muito bom saber dessas dicas. O Uruguai é um país que dá pra ir de carro, uma vez que é tão pertinho, principalmente, para as pessoas que moram no sul. Adorei saber!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Alexandra
AlexandraMuito boas suas dicas de como estacionar em Montevidéu. Realmente, às vezes essa questão de estacionamento pode virar uma dor de cabeça.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail