O que fazer em Ilhéus!

Blog | 1 | 19 | 01/09/2020

O que fazer em Ilhéus!  - 1

Uma cidade histórica, famosa pelas fazendas de cacau, com lindas praias e eternizada nos livros de Jorge Amado: assim podemos definir Ilhéus. Suas praias fazem parte da Rota do Cacau e do Dendê no sul da Bahia. Para te inspirar, vamos listar o que fazer em Ilhéus!

Ilhéus possui o litoral mais extenso do estado, com quase 100 km de praias. No seu entorno ainda existem trechos preservados da Mata Atlântica. A cidade é recortada por rios. Seu centro fica localizado em uma ilha artificial. No local ainda há algumas edificações antigas remanescentes da época do apogeu da plantação de cacau.

Ficou animado? Então nos acompanhe, os 6 viajantes,  nesta aventura cheia de cacau e dendê! 

O que fazer em Ilhéus!  - 3

1. Ilhéus: uma cidade histórica

Visitar Ilhéus é viajar pela memória do Brasil. A história de Ilhéus remete a época das capitanias hereditárias. A Capitania de Ilhéus foi doada em 1584, dando início à Vila de São Jorge dos Ilhéus . Em 1754 teve fim o sistema das capitanias > Foi nessa época que teve início o plantio do cacau.

A cultura do cacau somente se tornou rentável em 1821. Em 1881 Ilhéus foi elevada à categoria de cidade. Graças ao sucesso das fazendas, a região viveu seu tempo áureo na década de vinte do século passado. Com o enriquecimento do coronéis do cacau, vieram os lugares luxuoso e a agitação na cidade. 

Esse período está retratado nos romances de Jorge Amado. O escritor morou uma parte de sua vida em Ilhéus.

O que fazer em Ilhéus!  - 5

2. Como chegar em Ilhéus

É possível  chegar em Ilhéus voando, O Aeroporto Jorge Amado recebe voos das companhias GOL, LATAM, TRIP e Azul. O aeroporto é pequeno. Então, em determinadas épocas, o valor da passagem pode ficar elevado. 

O que fazer em Ilhéus!  - 7

Mas existem opções de voos para outras cidades baianas, como Porto Seguro e Salvador. Nesses locais é possível alugar um carro e fazer o restante do percurso até Ilhéus. Vale sempre fazer uma pesquisa nos valores das passagens aéreas pelo Skyscanner ou outro buscador de voos.

Porto Seguro fica distante 308 km ao sul de Ilhéus. Já Salvador fica 310 km ao norte, considerando o menor percurso. Nesse trajeto é preciso utilizar o ferryboat para atravessar até a Ilha de Itaparica . O restante do caminho será feito por rodovias baianas.

Independentemente da forma que você chega na região, o aluguel do carro será interessante. Alguns atrativos ficam distantes do centro da cidade.

3. O que fazer em Ilhéus

3.1. Visitar algumas praias em Ilhéus

O que fazer em Ilhéus!  - 11

Ilhéus, na sua extensa faixa litorânea, possui na sua variedade de praias um dos seus maiores atrativos. Seu litoral faz parte da linda Rota do Cacau e do Dendê que cobre parte do sul da Bahia. Fizemos um post com um guia das praias aqui no blog.

As praias de Ilhéus podem ser divididas em 3 regiões:

Praias do litoral norte

As prais do litoral norte são as que possuem menos estrutura e por isso são as mais vazias. Algumas são praticamente desertas ou bem rústicas. A faixa de areia é mais larga. Nessa região as praias são emolduradas pela Mata Atlântica. São elas:

1. Praia do Pé de Serra

2. Praia dos Coqueiros

3. Praia Ponta do Ramo

4. Praia Barra do Sargi e Praia Ponta do Ramo uma próxima da outra.

5. Praia do Norte 

6. Praia Mar e Sol

7. Praia da Vila Paraíso do Atlântico

Praias da região central

As praias da região central são as praias urbanas.  São mais voltadas para a prática de esportes. Dentre elas:

1. Praia de São Miguel

2. Praia do Cristo

3. Praia do Pontal

O que fazer em Ilhéus!  - 15

Praias do litoral sul

As praias do litoral sul são as mais procuradas pelos turistas. Algumas com ondas são ideais para os surfistas Além da beleza natural, elas possuem uma boa infraestrutura. É possível encontrar barracas, restaurantes e opções de hospedagem nessa região. Dentre elas se destacam: 

1.  Praia dos Milionários

2. Praia Cururupe, onde existe um rio com a mesma denominação

3. Praia Back Door

4. Praia de Batuba

5. Praia Cai n’Água ou Praia dos Milagres

6. Praia do Jariri

7. Praia do Canabrava, onde estão os resorts

8.. Praia de Acuípe.

O que fazer em Ilhéus!  - 17

Nós passamos por algumas praias da região central e do litoral sul. Mas a praia que mais aproveitamos foi a Praia do Canabrava. Nós nos hospedamos no Cana Brava Resort por uma semana.  Uma opção pé na areia no sistema all inclusive. Para nós, a ótimo hotel em Ilhéus.

O que fazer em Ilhéus!  - 19

3.2. Visitar a Lagoa Encantada em Ilhéus

Um dos atrativos de Ilhéus é visitar a região da Lagoa Encantada.   Uma lagoa em uma área de preservação ambiental da Mata Atlântica com um vilarejo de pescadores, a Vila Lagoa Encantada.

Os passeios para a região são oferecidos pelas agências de turismo local que fazem o translado até a Vila Lagoa Encantada.  Ou podemos ir por conta própria e contratar na vila o passeio de barco. São 12 km em estrada de terra saindo do centro de Ilhéus. Infelizmente, acabamos não conseguindo fazer esse passeio. 

Além da linda lagoa, no local existem duas cachoeiras, uma de frente para a outra.  Além disso existem trilhas demarcadas na região.

O que fazer em Ilhéus!  - 21

3.3. Visitar uma Fazenda de Cacau em Ilhéus

O que fazer em Ilhéus!  - 23

Um dos atrativos em Ilhéus é visitar uma fazenda de cacau. Uma visita que nos remete ao passado da região.  Nós escolhemos a Fazenda Yrerê para conhecer.

É muito interessante fazer um tour pela mata até a área da plantação. No local o guia nos explica mais sobre o fruto e podemos prová-lo.

O que fazer em Ilhéus!  - 25

Depois vamos para o galpão onde acontece a secagem. Também podemos provar a castanha. No final do passeio podemos degustar alguns produtos feitos com cacau e entender um pouco mais sobre a produção do chocolate.

O que fazer em Ilhéus!  - 27

Contamos como foi a nossa experiência em outro post aqui no blog!

3.4. Conhecer o Centro Histórico de Ilhéus e fazer o Circuito Jorge Amado

Caminhar pelo centro histórico de Ilhéus e fazer o Circuito Jorge Amado é um atrativo imperdível para quem visita a cidade. Algumas edificações são remanescente do período de ouro da exploração do cacau.  Dentre eles podemos destacar:

Palácio Paranaguá. Foi construído em 1907 sobre as ruínas de um colégio jesuíta. Localizado na Praça JJ Seabra, no coração do centro histórico e comercial de Ilhéus. O local foi sede do poder administrativo da cidade por mais de cem anos. A edificação é tombada pelo Instituto de Proteção ao Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

O Palacete Misael Tavares foi construído para ser a residência da família e foi inaugurado em 1922.  Está localizado na Rua Antonio Lavigne de Lemos, número 25. Essa rua se destaca por ter um calçamento diferente dos demais.

O Teatro Municipal de Ilhéus. Ele fica bem próximos da Catedral de Ilhéus. O local foi inaugurado em 1932. Ficou fechado por um longo período. Após set restaurado e modernizado, foi reaberto em 1986. Atualmente é o principal teatro do interior baiano.

O que fazer em Ilhéus!  - 32

A Igreja Matriz de São Jorge foi construída em 1556.É a mais antiga igreja da cidade. Está situada na Rua Conselheiro Dantas , número 40 , no Centro de Ilhéus. 

O que fazer em Ilhéus!  - 34

A Catedral de São Sebastião, popularmente conhecida como Catedral de Ilhéus fica na Praça Dom Eduardo. No local havia antes uma antiga Capela de São Sebastião. Uma edificação com valor histórico e cultural. Sua construção teve início em 1931, mas só foi inaugurada em 1967. Uma edificação em estilo eclético. Sua abóbada principal tem impressionantes 48 metros de altura.

Um ótimo horário para visitar a Praça Dom Eustáquio é por volta das 18 horas.  Nesse horário é possível ver e ouvir uma incrível revoada de maritacas. Elas se abrigam nas árvores ao lado da praça.

Uma parada para adoçar a viagem. Na mesma praça Dom Eustáquio também está a Sorveteria Ponto Chic. Inaugurada em 1952, o local continua servindo sorvetes artesanais deliciosos.

O que fazer em Ilhéus!  - 36

Podemos começar o Circuito Jorge Amado na praça da Catedral. Nela está o o Bar Restaurante Vesúvio, presente na obra do escritor. Em frente existe uma estátua de Jorge Amado sentado em um banco.

O que fazer em Ilhéus!  - 38

É possível ir caminhando para o Bataclan, que também aparece na obra de Jorge Amado. O antigo cabaré descrito por Jorge Amado, hoje é um Centro Cultural. Está localizado na Av. Dois de Julho, 77, duas quadras do Bar Restaurante Vesúvio.

O que fazer em Ilhéus!  - 40

Voltando em direção ao Bar Vesúvio, na altura da praça, vire à esquerda. Logo verá outra estátua de Jorge Amado. Ela fica em frente a Casa de Cultura Jorge Amado

O que fazer em Ilhéus!  - 42

O palacete  foi construído pelo pai do escritor na década de 20.  Ele era um coronel do cacau. O local foi reformado  e atualmente abriga um espaço cultural em memória a Jorge Amado.

O que fazer em Ilhéus!  - 44

No local estão objetos da família. documentos, fotos e roupas. Existem também exemplares dos romances do escritor.

O que fazer em Ilhéus!  - 46

Jorge Amado passou sua infância e adolescência nessa residência. Morou no local até os seus 18 anos. Podemos ver a máquina de escrever que ele utilizou para produzir seus primeiros textos.

A Casa de Cultura Jorge Amado pode ser visitada de segunda à sexta, das 9 às 12h e das 14 às 18h, e aos sábado das 9 às 13h. Durante a visita, somos acompanhados por um guia que nos descreve os objetos e sua importância histórica.e nos conta fatos da vida do escritor. A entrada custa R$ 5,00 e estudante paga meia.

O que fazer em Ilhéus!  - 48

Ficamos encantados com  Ilhéus, uma verdadeira beleza do nosso país. E navegando por blogs que seguimos, encontramos outros destinos nacionais preciosos. 

Ainda no Nordeste, encontramos em Sergipe os Lençóis: paraíso escondido em Sergipe , no Mai Viagens e  Aracaju: a terra do cacique Serigy, no Lugares de Memória.Em Alagoas,  o que fazer em São Miguel dos Milagres , no Vamos Viajar pra onde Agora.  

No Tocantis, encontramos as  Cachoeiras do Jalapão para conhecer e se encantar, no Viaje com Norma. 

Em Minas Gerais, encontramos o Circuito Trilhas dos Inconfidentes - conheça os destinos , no Expedições em Família e Sete Lagoas, 8 atrações para conhecer , no Sentidos do Viajar.

E você, gosta de desbravar as belezas nacionais? Deixe sua opinião, dúvida ou sugestão. Vamos adorar ler o seu comentário. 

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Mairim
MairimIlhéus é sempre uma boa pedida. Além da cidade ter lindas praias, como você bem colocou, a estrada do cacau é mesmo muito linda. Aliás foi ali que eu vi cacau pela primeira vez :) Parabéns pelo post tao bem detalhado do que fazer em Ilheus.
Deyse
DeyseIlhéus é um destino nacional maravilhoso que pretendo visitar brevemente! Adorei as suas sugestões sobre O que fazer em Ilhéus! Ótimo post!
Hebe
HebeEssa era uma vagem que queira muito ter feito esse ano, mas tive que adiar. Vou usar seu post do que fazer em Ilhéus para montar meu roteiro para ano que vem.
Sylvia Yano
Sylvia YanoQue delicia!!! Você me fez recordar e dizem que "recordar é viver"!! Com amigos, passamos um reveillon em Itacaré e de lá, fizemos um bate e volta a Ilheus. Conheci só a cidade e amei poder rever os lugares charmosos e históricos. Agora com tantas dicas do que fazer em Ilheus, já to doidinha para passar um tempo por lá. Nunca pensei que tivesse tantas praias por lá. Obrigada
Norma Carvalho
Norma CarvalhoEngraçado né, sou baiana, já estive em Ilhéus algumas vezes e nunca escrevi sobre Ilhéus e nem tinha visto Ilhéus da forma que você descreveu. Próxima vez que for lá, vou me guiar por seu post ö que fazer em Ilhéus¨, com certeza terei uma outra experiência na cidade e região. Bem mais rica. Obrigada por isso.
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiAmei suas dicas do que fazer em Ilhéus, passeamos nossa Lua de Mel na cidade e conheci algumas destas atrações, mas não todas. Gostaria de retornar à cidade para ver de perto algumas destas novidades.😍
Fabíola Moura
Fabíola MouraQuanta coisa legal pra fazer em Ilhéus, fora a parte histórica e as belíssimas praias, ainda dá pra visitar uma fazenda de cacau, adorei isso. A gente deve se sentir dentro do universo de Jorge de Amado mesmo.
Sylvia Leite
Sylvia LeiteAdorei ler a sua matéria sobre o que fazer em Ilhéus. Estive lá uma vez e pretendo voltar porque não tive tempo de conhecer tudo. Obrigada pelas dicas.
Tamara Cerqueira
Tamara CerqueiraPraias perfeitas (e tantas, baita rol no blog, que show), uma lagoa encantada, fazendas de cacau, circuito Jorge Amado. Ihéus é simplesmente Bahia /Brasil! Eternizada!!
Tatiana
TatianaNão conheço Ilhéus ! Que demais adorei suas dicas ! Está no nosso pleno ir !!
sonia pedrosa
sonia pedrosaIlhéus é uma mistura de tudo o que é bom: praias, gastronomia, história e povo super simpático. Fui lá há alguns anos e amei. Seu post é um belo roteiro de como aproveitar tudo o que Ilhéus oferece. Grande abraço.
sonia pedrosa
sonia pedrosaIlhéus é uma mistura de tudo o que é bom: praias, gastronomia, história e povo super simpático. Fui lá há alguns anos e amei. Seu post é um belo roteiro de como aproveitar tudo o que Ilhéus oferece. Grande abraço.
Juliana
JulianaQuanta coisa incrível e linda tem pra fazer em Ilhéus, hein? Estou apaixonada pela cidade e gostaria muito de visita-la. Tem alguma opção para chegar de transporte público de outra cidade da Bahia?
MARIO CRUZ
MARIO CRUZRESIDIR EM ILHEUS DE 1998 ATE 2002. PARA QUEM VEM DO RIO DE JANEIRO, É UM CHOQUE . COSTUMES E HÁBITOS DIFERENTES. MAS ILHÉUS É BOM PARA. SE VIVER😹 AGORA, 2020, PRETENDO VOLTAR A VIVER EM ILHÉUS. FILHO, NORA, NETO E NETA, JA ADULTOS MORAM LÁ. NAO VEJO A HORA DE VOLTAR!
MARIO CRUZ
MARIO CRUZJÁ MOREI EM ILHÉUS DE 1998 ATÉ 2002.E BOM VIVER EM ILHÉUS. NO INÍCIO É UM CHOQUE😹, PARA QUEM SEMPRE VIVEU NO RIO DE JANEIRO. APESAR DI APARENTE SOSSEGO E TRANQUILIDADE, NÃO SE PODE FACILITAR. FUI TER CARRO ROUBADO EM ILHÉUS. MAS VALE A PENA. CUSTO DE VIDA BARATO, TUDO PERTO.. NÃO VEJO A HORA DE VOLTAR A NO HORA DE VOLTAR PRA ILHEUS.
Betao
BetaoAdoramos este artigo! Está super completo! Pretendemos fazer conhecer Ilhéus e outras cidades do sul da Bahia em novembro e já favoritismos aqui para lembrarmos das dicas.
Lilian Azevedo
Lilian AzevedoSempre tive ideia de Ilhéus como uma cidade de passagem, ou seja, que as pessoas fazem voos até aí e depois seguem para outros destinos. Gostei muito de saber o que fazer em Ilhéus e como gosto muito da Bahia quem sabe incluir uma estadia em Ilheus na próxima viagem. beijocas
Regina
ReginaAmei esta cidade,quero voltar em breve
Emmanuele
EmmanueleVocês me deixaram com muita vontade de conhecer Ilhéus! Amei todas as dicas.