Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília

Blog | 5 | 16 | 15/05/2020

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 1

Brasília, a capital do Brasil, é uma verdadeiro museu a céu aberto. Os edifícios projetados por Oscar Niemeyer são obras de arte da arquitetura moderna. Já o projeto urbanístico de Lúcio Costa, que se assemelha a um avião visto do alto, permitiu a construção de uma cidade que nasceu planejada.  Devido a essa arquitetura única,  Brasília se tornou a única cidade contemporânea tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. É a maior área tombada do mundo.

A ideia de trazer a capital para o centro do país tem suas primeiras menções datadas de 1822. Mas a construção da cidade só aconteceu em 1956 durante o governo de Juscelino Kubitschek. Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Completou 60 anos neste ano de 2020. É considerada umas das cidades com melhor qualidade de vida no país.

Com uma lista bastante variada de lugares importantes, escolher 10 lugares imperdíveis para serem visitados em Brasília não é uma tarefa simples!  Então, priorizamos os prédios governamentais e obras arquitetônicas interessantes para escolhemos os TOP 10 lugares que consideramos fundamentais para quem visita Brasília!  O legal é que todos esses lugares você consegue admirar dirigindo pela cidade. Após este período de quarentena, é possível conhecer o interior da grande maioria dessas edificações. Então, nos acompanhe nesse "rolê" pela capital do Brasil, terra dos 6 viajantes!

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 3

1. Praça dos Três Poderes

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 5

A Praça dos Três Poderes é o centro do poder do Brasil. Um amplo espaço aberto projetado por Lúcio Costa na extremidade da via que divide  Brasília ao meio. Essa via é chamada de Eixo Monumental . É nela que se encontramos as maiorias dos principais monumentos arquitetônicos. A região central de Brasília recebe o nome de Plano Piloto. De um lado do Eixo Monumental fica área da cidade conhecida com Asa Norte e do outro lado a área conhecida como Asa Sul.

Da praça podemos visualizar os edifícios  projetados por Oscar Niemeyer para abrigar as sedes  do Governo brasileiro. A proposta era que visualizemos os três prédios representativos dos poderes e que nenhum se sobressaíssem diante dos outros. O conceito foi baseado no princípio de que os poderes são harmônicos e independentes e, portanto, têm o mesmo peso. O Poder Legislativo é representado pelo Congresso Nacional.  Já o Poder Executivo pelo  Palácio do Planalto e o Poder Judiciário pelo Supremo Tribunal Federal.

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 7
Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 8
Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 9

Na praça não há vegetação, mas podemos encontrar  algumas esculturas. Uma delas é essa que é considerada o símbolo de Brasília : os Guerreiros, de Bruno Giorgi . Ela é mais conhecida como Os Candangos, em homenagem ao povo que veio construir e habitar a cidade. 

Mas o elemento de maior destaque na praça é o Mastro da Bandeira, um monumento de autoria de Sérgio Bernardes.  Existe uma lei que determina a presença perene da bandeira nacional. No primeiro domingo de cada mês ela é trocada em uma solenidade solene às 9:00 horas da manhã. Essa  bandeira brasileira é considerada a maior bandeira hasteada do mundo, medindo 286 m².

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 11

Na praça encontramos algumas edificações que fazem parte do Conjunto Cultural dos Três Poderes  que são abertas a visitação pública e encontram-se atualmente fechadas em função da pandemia de coronavírus.

Horário : de terça-feira a domingo das 9h às 18h

Ingresso: entrada gratuita

1. O  Museu Histórico de Brasília, conhecido como Museu da Cidade, é também projeto de Oscar Niemeyer.  É o museu mais antigo da cidade e preserva objetos relativos à história da construção de Brasília.

2. O Espaço Lúcio Costa fica situado sob o piso da praça. O espaço foi idealizado por Oscar Niemeyer e abriga croquis do projeto do Plano Piloto além de uma enorme maquete de Brasília.

3. O Espaço Oscar Niemeyer, está localizado na parte posterior da Praça dos Três Poderes é também projeto do arquiteto. Em seu acervo está uma mostra permanente da obra do arquiteto, que inclui maquetes, desenhos, painéis fotográficos e recursos audiovisuais.

4. O Panteão da Pátria,  também projeto de Oscar Niemeyer . Sua forma sugere uma pomba. O edifício  foi construído em homenagem aos heróis nacionais que possuíram ideais de liberdade e democracia. O Panteão também consagra a memória de Tiradentes, que é o Patrono Cívico da Nação Brasileira.  

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 13

Ao lado fica a Pira do Panteão da Pátria. Sempre acesa, a chama simboliza a eterna da democracia!

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 15

1.1. Congresso Nacional

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 17

Congresso Nacional é um dos principais cartões-postais de Brasília.  Projeto de Oscar Niemeyer, o edifício é a sede do Poder Legislativo. A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. Já a cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.  Vale uma visita tanto de dia como à noite. A obra fica linda iluminada. 

É possível visitar o interior do Congresso gratuitamente todos os dias. Somente para visitas às quintas-feiras é obrigatório agendamento no dia anterior pelo site.  Atualmente as visitas estão suspensas em virtude da quarentena

Horário : diariamente das 9h às 17:30h

Ingresso: entrada gratuita

1.2 Palácio do Planalto

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 20

O Palácio do Planalto abriga a sede do Poder Executivo. Nesse prédio está Gabinete Presidencial. Além da sua importância política, a arquitetura de Oscar Niemeyer se destaca. Os pilares de sustentação possuem um lindo desenho. À noite, com o prédio iluminado, temos a sensação que a edificação está flutuando.

O interior do Palácio abriga belíssimas obras de artes.  As visitas gratuitas encontram-se suspensas. Elas geralmente ocorrem em alguns domingo do mês e devem ser agendadas no site

Horário : domingo das 9h às 17h  mediante agendamento

Ingresso: entrada gratuita

1.3. Supremo Tribunal Federal

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 23

O prédio do Supremo Tribunal Federal também é projeto De Oscar Niemeyer. Nele também se destacam o desenho dos pilares. A edificação abriga obras de arte distribuídas por seus espaços e um museu com um plenário da antiga sede do Rio de Janeiro, além de objetos de ex-ministros. No local uma exposição permanente da história das leis e de todas as Constituições do país. Em frente ao prédio fica a famosa Estátua da Justiça. 

As visitas gratuitas encontram-se suspensas. Mas geralmente o prédio é aberto à visitações de segunda. As visitas de 14h às 17h devem ser agendadas no site. É necessário o uso de traje formal para entrar no prédio.

Horário : de segunda à sexta terça-feira às 10h e 11 h. Das 14h às 17 hs mediante agendamento

Ingresso: entrada gratuita

2. Palácio da Alvorada

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 26

O Palácio da Alvorada é residência oficial do Presidente da República. O projeto de Oscar Niemeyer é uma das mais importantes edificações da arquitetura moderna brasileira. Podemos visitar todos os dias externamente.  Após passar por uma guarita de segurança, encontramos um amplo estacionamento. Podemos admirar a edificação porque não há grades neste ponto, apenas uma espelho d'água com diversas carpas.

As visitas ao seu interior estão suspensas. Mas elas eram gratuitas e aconteciam à quartas-feiras, das 15h às 17h., mediante distribuição de senha no local.

3 . Catedral de Brasília

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 29

A Catedral Metropolitana de Brasília é uma obra de arte projetada por Oscar Niemeyer. Com ela o arquiteto recebeu o prêmio máximo da arquitetura em 1988, o Prêmio Pritzker. 

A edificação é famosa pelos seus 16 arcos de concretos intercalados por vitrais de Marianne Peretti que mudam de cor de acordo com o horário e a posição do sol.  Para entrar na Catedral passamos por um túnel. O seu interior é repleto de obras de arte. No seu interior encontramos três esculturas de anjos de bronze penduradas no teto de Alfredo Ceschiatt e painéis que representam a via sacra pintados por Di Cavalcanti. Os azulejos do batistério e as cenas da vida de Nossa Senhora são trabalhos de Athos Bulcão. No interior também é possível ver uma réplica em tamanho natural da Pietà, de Michelangelo e a cruz de madeira utilizada na primeira missa da nova capital.

A acústica é impressionante. Uma brincadeira famosa entre os visitantes é uma pessoa falar de um lado da Catedral e outra pessoa conseguir ouvir mesmo estando do outro lado.

A Catedral encontra-se fechada na pandemia, mas é um dos locais mais visitados de Brasília.  

Horário: diariamente das 8h às 19h30.

Ingresso: entrada gratuita

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 31

4. Museu Nacional

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 33

O Museu Nacional faz parte  do Conjunto Cultural da República. O projeto é de Oscar Niemeyer. Sua construção só foi concluída em 2006 mas ideia do museu já fazia parte do projeto original do Plano Piloto elaborado por Lúcio Costa em 1950. O local recebe exposições itinerantes na parte superior e nos seus mezaninos. No térreo existe um teatro.

Atualmente fechado, o museu é geralmente aberto ao público gratuitamente.

Horário : segunda-feira de 14h às 18h30 e de terça-feira a domingo de 9h às 18h30

Ingresso: entrada gratuita


5. Biblioteca Nacional de Brasília

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 36

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) faz parte do Conjunto Cultural da República. O projeto é de Oscar Niemeyer e foi aberta ao público em 2018. O local é utilizado para estudos, realização de eventos culturais, divulgação de poetas e escritores brasileiros, exposições de arte e mostras diversas. 

Atualmente está fechada, mas geralmente abre diariamente ao público com exceção nos feriados.

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; sábado e domingo, das 8h às 14h.

Ingresso: entrada gratuita

6. Palácio do Itamaraty

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 39

Uma das edificações mais lindas de Brasília, o Palácio do Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores. O edifício inaugurado em 1970 é projeto de Oscar Niemeyer.  Opaisagismo é de Burle Marx.

A proposta do edifício é apresentar o Brasil ao estrangeiro, portanto foi construído apenas com materiais nacionais. Seu interior abriga obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros  como Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Maria Martins, Mary Vieira, Iberê Camargo, Ione Ione Saldanha, Rubem Valentim, Sérgio de Camargo e Tomie Ohtake.

As visitas internas estão suspensas.

7. Palácio da Justiça

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 42

O Palácio da Justiça abriga o Ministério da Justiça. Sua fachada impressiona com suas cascatas artificiais que correm em calhas de concreto acima de uma grande espelho d'água. 

Não há visitação aberta ao público. Antes da quarentena era possível agendar visitas apenas para grupos de estudantes de escolas ou universidades (pelo e-mail cerimonial@mj.gov.br ).


8. Torre de TV

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 45

A Torre de TV é um dos principais pontos turísticos de Brasília. No local temos, além da torre, uma fonte luminosa, uma feira de artesanato e o Jardim Burle Marx, No local também encontramos o letreiro de Brasília.

A torre foi projetada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa e inaugurada em 1967. Do alto do mirante da torre temos uma vista privilegiada da cidade. Mas o espaço encontra-se fechado para uma ampla reforma que prevê a construção de um museu para contar a história de Brasília.

Já a Feira da Torre saiu da base da torre e ganhou um espaço próprio ao lado com produtos artesanais e comidas típicas. Não está funcionando durante a pandemia.

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 47

9. Memorial JK

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 49

O Memorial JK homenageia o presidente responsável pela construção de Brasília, Juscelino Kubitschek. O projeto de Oscar Niemeyer fica no ponto mais alto do Plano Piloto. O acervo é composto por objetos pessoais do casal presidencial, fotos e documentos da época da construção de Brasília. No segundo andar está a câmara mortuária, onde ficam guardados os restos mortais de Juscelino.

Horário: todos os dias de 9h às 18h

Valor: R$ 10, com meia a R$ 5,00.

As visitas estão suspensas mas podemos ver no lado externo, no lado posterior, o último carro particular que pertenceu ao Presidente: um Ford Galaxie 500, de 1974. Na frente da edificação podemos encontrar uma escultura com o casal Kubitschek sentados em um banco.

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 51

10. Ponte JK

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 53

Para fechar essa lista com chave de outro colocamos a Ponte JK, um dos monumentos mais fotografados da capital. Passagem obrigatória para quem visita a capital do Brasil, o projeto da ponte é lindo. São três arcos que atravessam o Lago Paranoá que impressionam pela grandiosidade e por estar em uma região que também é linda!

É possível também passar pela ponte caminhando, são 1200 metros de extensão. Outra maneira de ver a ponte é pelo lago. Na região é oferecido passeios em caiaques, stand-up, jet-ski e até lanchas. Outra opção é aproveitar alguns restaurantes que ficam na Orla do Lago. O por-do-sol no local é incrível!

Conhecendo a Capital do Brasil! Top 10 lugares imperdíveis em Brasília - 55

Então venham conosco, Brasília é a sua capital! Tem alguma atração que gostaria de incluir  nessa lista? Deixe aqui seu comentário.


Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva com amigos blogueiros com o tema TOP 10. Vale a pena conferir!

Expedições em Família - Curitiba com crianças – 10 atrações Top para curtir 

Se Joga no Roteiro - Top 10 pontos turísticos nas Serras Gaúchas!

Viajante Móvel 10 Hotéis mais diferentes do mundo

Vamos viajar pra onde agora - 10 lugares para comer em Orlando

Experiência Barbara - Além da Garden Route: os 10 mais da África do Sul

Disney e Outros Lugres Incriveis - 10 passeios imperdíveis em Los Angeles

3 Gerações e 1 Mala - 10 lugares comfort food na Serra Gaúcha

Cinco Cantos Travel Blog - Top 10 melhores praias secretas na Flórida 

Destinos por onde andei... - 10 atrações imperdíveis em Santiago, Chile

AnnaCarvalhoTravels - 10 Motivos para visitar a Turquia

Blog Vamos Viajar? - 10 motivos para fazer um Destination Wedding

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Barbara Cortat
Barbara CortatMorei em BSB por uns 6 anos e muitos desses lugares que você citou nem cheguei a entrar. Não tinha a menor ideia que dava para entrar no Palácio do Alvorada!
Pâmela
PâmelaNossa, não tinha ideia de todos estes locais em Brasília! Está aí um lugar que você me deixou com vontade de conhecer! Adorei! E assim como a Barbara, também não sabia que data para entrar!
Deyse
DeyseNossa, eu estou apaixonada por esse texto, pelas belas fotos e por todas as indicações de passeio! Sou muito suspeita por já amar o conjunto arquitetônico de Brasília (sem conhecer pessoalmente), pois BH já tem muitos dos lindos traços desse incrível arquiteto.
Noelia
NoeliaAmo Brasília! Foi a cidade que mais me identifiquei no Brasil .
sonia pedrosa
sonia pedrosaAlém de ser uma cidade linda, Brasília deve ser visitada por todo brasileiro. Todos precisamos conhecer a capital do país. E o seu texto está muito bom, tudo mastigadinho pra todos mundo conhecer! Parabéns
sonia pedrosa
sonia pedrosaAlém de ser uma cidade linda, Brasília é a capital do Brasil. Portanto, todo mundo deveria conhecê-la! O seu post está ótimo, com tudo explicadinho. Ótimas dicas para os visitantes! Parabéns!
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiTenho até vergonha de dizer que não conheço a "nossa capital", amei suas 10 dicas da cidade, suas fotos estão incríveis. Parabéns, belíssimo post, espero conhecer Brasília em breve. Beijos.
hebe
hebeVocê acredita que não conheço nossa capital? Uma vergonha né? Mas vou consertar isso em breve e seu post me ajudou muito.
Mairim
MairimBrasília é linda mesmo, lugar incrível. Seu post está super completo. parabéns.
Larissa Avila
Larissa AvilaMorro de vontade, e tenho até vergonha em dizer que não conheço a capital do nosso país!! Mas isso já está na minha lista de pendências para resolver! Adorei as dicas, e as fotos, sou muito fã das obras do Niemeyer!
Andrea
AndreaBrasília está na nossa lista para futuras férias de julho e as tuas dicas serão muito úteis. Achei bacana que várias atrações possuem entrada gratuita, o que ajuda a ter um orçamento mais econômico.
Sil Mendes
Sil MendesEssa é uma cidade que com certeza deveria estar na lista de qualquer brasileiro, por suas peculiaridades e beleza. O céu da nossa capital é sem igual! Matei a saudade viajando através dessa sua lista top 10 imperdíveis em Brasília.
Daniela
DanielaEu tenho uma relação de "acho linda" e "acho horrorosa" a arquitetura der BSB! rsrsrs A família do meu marido já morou em Brasília e minha comadre e minhas sobrinhas ainda moram, e toda vez que vou visitá-las passo pelos monumentos de manhã e penso "como podem achar isso bonito?" Daí, passo no final da tarde e noite, no mesmo lugar e penso, "que coisa linda!". Amo a iluminação da cidade, acho que ela combina com a linhas da arquitetura e o céu, então? Lindo demais! Apesar de já ter ido algumas vezes, n nunca turistei efetivamente. Quantos dias, você sugere, Angela?
Anna Carvalho
Anna CarvalhoAdorei conhecer mais da capital do Brasil com esse post! Não sabia que Brasília tinha tantos lugares lindos
Emmanuele
EmmanueleAinda não conheço Brasília e já me encantei pela cidade através da postagem de vocês. Amei!
Cintia
CintiaAinda não conheço Brasília, a Capital do nosso Brasil! Adorei conhecer através do seu post os Top 10 lugares imperdíveis em Brasília! Espero poder visitar em breve!! Ótimo post!