25 livros juvenis para viajar sem sair de casa

Blog | 3 | 6 | 23/06/2020

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 1

Vamos viajar por aí nas asas da imaginação? Os livros nos transportam para algum lugar, sempre nos tirando  de onde estamos.  Mas existem alguns deles que abordam especificamente aventuras de personagens que viajam por alguns mundos ou que trazem outros mundo até nós. Como adoramos viajar em família, fizemos uma lista de 25 livros juvenis para viajar sem sair de casa. Entendendo como jovens todos aqueles que se sentem assim.

Muitos dos livros que incluímos na lista foram parar nas telas do cinema. Mas nenhum filme é capaz de retratar toda a magia contida em um livro. Alguns são livros já consagrados como clássicos da literatura. Muitos desses livros estão na nossa biblioteca.

Então nos acompanhe, os 6 viajantes, nesta viagem pelo universo das palavras.

1. Livros para viajar por um mundo fantástico

1.1.O Guia do Mochileiro das Galáxias

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 5

O Guia do Mochileiro das Galáxias é um clássico da ficção científica.  A saga é composta por cinco livros:

• O guia do mochileiro das galáxias

• O restaurante no fim do universo

• A vida, o universo e tudo mais

• Até mais, e obrigada pelos peixes!

• Praticamente inofensiva

O escritor  Douglas Adams produziu essa saga entre os anos de 1979 e 1992. Os livros contam a história de um típico inglês, Arthur Dent, que descobre que a Terra está prestes a ser destruída. Ele pega carona em uma nave espacial com seu amigo extra terrestre. Ao lermos a obra, embarcamos junto na nave para acompanhar as aventuras espaciais dos personagens.

Posemos aprender algumas lições como viajantes! Uma delas é que não devemos deixar o medo impedir uma viagem. Outra, é ser positivo e parar de reclamar de tudo.

O livro faz parte do universo geek.  O Dia do Orgulho Nerd, 25 de maio, é conhecido como dia da toalha.  Essa é uma homenagem ao autor que dedica um capítulo inteiro, no livro 3, para falar da importância da toalha.

1.2. A Saga de Harry Potter

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 8


A Saga de Harry Potter  é composta por sete livros: 

• Harry Potter e a Pedra Filosofal

• Harry Potter e a Câmara Secreta 

• Harry Potter e o Prisioneiro de Azkabam

• Harry Potter e o Cálice de Fogo

• Harry Potter e a Ordem Fênix

• Harry Potter e o Enigma do Príncipe

• Harry Potter e as Relíquias da Morte

A escritora inglesa J.K Rowling  cria um universo fantástico! Podemos embarcar junto com Harry Potter no Expresso de Hogwarts e viajar para a  Escola de Magia e Bruxaria.  Os livros contam as aventuras do jovem no mundo dos bruxos e dos simples mortais que vivem na Grã-Bretanha. Os livros vão retratando os anos escolares do personagem.  

1.3. As Crônicas de Nárnia

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 11

Quem sonha em entrar em um armário e sair em um mundo incrível? Essa é a ideia do livro AsCrônicas de Nárnia. Esse clássico literário que compila uma série de livros de fantasia escrita pelo autor irlandês C. S. Lewis, entre os anos de 1949 a 1954. São eles :

• O sobrinho do mago

• O leão, a feiticeira e o guarda-roupa

• O cavalo e seu menino

• Príncipe Caspian

• A viagem do Peregrino da Alvorada

• A cadeira de prata

•A última batalha 

As crônicas contam a história de quatro crianças que vivem diversas aventuras em Nárnia, um reino cheio de fantasia e magia.  Para ser transportado para esse mundo mágico,passar por um armário. A leitura dessa obra nos leva a uma viagem cheia de aventura.

1.4. Trilogia O Senhor dos Anéis

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 14

O Senhor dos Anéis é um grande romance dividido em três livros:

• A Sociedade do Anel

• As Duas Torres

• O Retorno do Rei

Segundo o autor J.R.R. Tolkien, a obra só pode ser compreendido em seu conjunto.  Ela é a continuação de O Hobbit. Nessa leitura, viajamos através de um notável mundo da Terra-média. Acompanhamos o jovem Frodo  e a Sociedade do Anel em uma grande busca pelo anel que dá poder para governar a todos.

1.5. Alice no País das Maravilhas

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 17

Alice no País das Maravilhas é a obra infantil mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, sob o pseudônimo de Lewis Carroll. Publicada em 1865, o livro é um clássico do gênero literário nonsense. Existe uma continuação: Alice através do espelho.

Ler esse livro é acompanhar a menina Alice em uma viagem por um mundo fantástico. Depois de entrar na toca do coelho e cair em um buraco, ela chega em um lugar povoado por criaturas peculiares. Parece que estamos sonhando.  Um texto cheio de mensagens.

1.6.  O Pequeno Príncipe

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 20

O Pequeno Príncipe é um dos maiores clássicos da literatura mundial. Foi escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry. Há um certo preconceito contra o livro no Brasil. Mas a obra é linda e nos leva para um mundo mágico! Um piloto cai com seu avião no deserto e encontra uma criança que veio de um pequeno planeta.  Juntos repensam o sentido da vida.

1.7. Reinações de Narizinho

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 23

Reinações de Narizinho é  um clássico da literatura brasileira . Ele reúne histórias escritas por Monteiro Lobato em 1920, mas que continuam atuais.

A obra trás as aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo. Os leitores embarcam com  Lúcia, conhecida  como Narizinho, em incríveis viagens pelo mundo da fantasia. Podemos conhecer o Reino das Águas Claras e ler sobre a visita de importantes personagens ao Sítio. Com o  incrível pó mágico de pirlimpimpim é possível viajar  para o Mundo das Maravilhas. 

1.8. Viagem ao Centro da Terra

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 26

Viagem ao centro da Terra é um clássico da ficção científica escrito em meados do século XIX por Julio Verne.

O livro narra  uma aventuras de Otto Lidenbrock, seu sobrinho Axel e o guia Hans Bjelke. Otto encontra um antigo pergaminho. Nele, um alquimista islandês chamado Arne Saknussemm confessa ter alcançado o centro da Terra. Além disso, ele indica o percurso e a porta de entrada:  um vulcão extinto situado na Islândia.

Otto  revive essa façanha com seus companheiros. O leitor acompanha essa viagem incrível para desvendar o centro da Terra.

1.9. 20 mil léguas submarinas

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 29

Vinte Mil Léguas Submarinas é outro clássico da ficção científica escrito em 1869 por Júlio Verne. A obra faz parte da série de livros  das Viagens Extraordinárias. 

Ao ler o livro, acompanhamos a jornada do submarino Nautilus e as descobertas do Professor Pierre Aronnax. Ele é chamado para caçar uma estranha criatura que vive nos mares. 

Pierre e seus companheiros são capturados pelo Capitão Nemo. A obra narra essa viagem pelo fundo do mar a bordo desse submarino. Ao ler, vale contextualizar o texto. Ele é impressionante para a época em que foi escrito.

1.10. Volta ao Mundo em 80 dias

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 32

Todo viajante sonha em dar a volta ao mundo. Podemos viver essa experiência lendo Volta ao Mundo em Oitenta Dias de Júlio Verne

O livro narra a viagem de Phileas, um homem metódico apegado às regras. Ele faz uma aposta com seus amigos de que é possível dar a volta ao mundo em oitenta dias.  Acompanhamos então as loucas aventuras que ele nessa jornada.

1.11. Peter Pan

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 35

Quem aí já sonhou em viajar para a Terra do Nunca? Peter Pan é uma obra escrita pelo escocês  J.M. Barrie. Foi publicada pela primeira vez no início do século XX.

O livro narra as aventuras de Peter e a fada Sininho. Eles levam seus amigos João, Miguel e Wendy para conhecer o lugar em que vivem, a Terra do Nunca. Um mundo onde o tempo não passa. Nesse local eles visitam a aldeia dos Meninos Perdidos. 

Na trama, surge um navio pirata. Eles terão que enfrentar o temível Capitão Gancho. 

1.12. A árvore dos desejos

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 38

A Árvore da Vida foi escrita pelo americano William Faulkner, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Nessa obra ele usa uma prosa mais simples e acessível.

O livro narra as incríveis aventuras vividas por Dulce. No dia do seu aniversário,ela é convidada por Maurice para saírem em busca da Árvore dos Desejos. A história nos leva para um mundo cheio de magia e fantasia.

2. Livro para viajar pelo mundo da filosofia

2.1. O Mundo de Sofia

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 42

O Mundo de Sofia é um romance clássico que viaja pela história de filosofia. De uma maneira de fácil compreensão, o escritor Jostein Gaarder pontua importantes pensamentos filosóficos.

Sofia é uma garota de quatorze anos que vive na Noruega em 1990. Ela mora com sua mãe. Seu pai é capitão de um navio petroleiro e vive viajando.

O posto de partida do livro é o mistério que envolve os postais e bilhetes mandados do Líbano sem remetente. Na trama, ela tem aulas com um filósofo. Em um dos momentos, ela aprende filosofia medieval em uma igreja gótica. Em outro ela recebe uma fita gravada em Atenas. 

Um livro que é uma viagem pelo mundo dos pensamentos!

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 44

3. Livros para viajar pela história

3.1. O Diário de Anne Frank

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 47

O Diário de Anne Frank foi publicado em 1947. Ele se tornou um dos relatos mais impressionantes dos horrores cometidos contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial.  Ler essa obra é viajar por essa fase triste da nossa história passada na Europa.

Anne, uma adolescente na época,  narra os tensos anos enfrentados por sua família. A fuga da Alemanha nazista e a vida no esconderijo em uma casa em Amsterdã, na Holanda estão nessa história.

O local utilizado como esconderijo virou um museu. É um dos mais visitados da cidade.

3.2. O menino do pijama listrado

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 50

O menino do pijama listrado foi escrito por John Boyne. A obra no leva para uma Berlim da época da Segunda Guerra Mundial.

A trama narra a amizade entre dois garotos, um deles judeu,na época da Alemanha Nazista. O livro aborda esse tema triste da história da humanidade por um olhar mais familiar e inocente.

3.3. Os meninos da Rua Paulo

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 53

Os Meninos da Rua Paulo é um belo livro escrito pelo húngaro Ferenc Molnár. Ele veio para o Brasil, fugindo do nazismo.

O livro nos leva para uma viagem a Budapeste do século XIX. O romance  narra as aventuras e brigas dos meninos pelas ruas da cidade.

3.4. Os Três Mosqueteiros

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 56

Os Três Mosqueteiros é um romance clássico escrito por Alexandre Dumas. O livro nos leva para uma viagem pela França na época das capas e espadas.  


A obra narra os desafios de D'Artagnan. Ele é um jovem de 20 anos que vai para Paris em busca de ser um tornar um mosqueteiro do Rei. Ele conhece três desses membros do corpo de elite da guarda real: Athos, Porthos e Aramis. Juntos eles enfrentaram grandes aventuras a serviço do rei da França, Luís XIII e da rainha, Ana de Áustria.

3.5. As Aventuras de Robin Hood

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 59

As aventuras de Robin Hood é um clássico da literatura mundial escrito por Alexandre DumasA livro nos leva para as matas de  Sherwood na época do Reinado do Rei Ricardo, o Coração de Leão.

Robin Hood é o criminoso que rouba dos ricos para doar aos pobres. Ele luta para devolver o trono usurpado ao Rei Ricardo. Além disso, ele vive um romance com a bela Lady Marian.

3.6. Dom Quixote

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 62

Dom Quixote é um clássico da literatura mundial escrito pelo espanhol Miguel de CervantesO livro nos leva a cavalgar com Dom Quixote, um homem que resolve ser um cavaleiro depois de ler muitos romances. 

Misturando realidade e fantasia, ele arruma um cavalo e uma armadura. Parte em busca de lutas para provar seu amor por Dulcineia, uma mulher imaginária. Nessa aventura consegue um escudeiro, Sancho Pança. 

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 64

5. Livros que nos levam a viajar por outros lugares

5.1. A Saga Crepúsculo

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 67

A Saga Crepúsculo é uma série que envolve fantasia e romance escrita pela americana Stephenie Meyer. Ele é composta originalmente por quatro livros:

• Crepúsculo

• Lua Nova

• Eclipse

• Amanhecer

A saga narra o romance aparentemente impossível entre Bella, uma adolescente típica americana, e Edward, um vampiro. Ela muda-se de Phoenix, no Arizona, para a pequena Forks, localizada no Condado de Clallamem, em Washington. Ela vai viver com seu pai e se apaixona pelo vampiro. Lobisomens também aparecem na saga.

Durante a trama eles viajam para Phoenix, Port Angels, Alaska,  Volterra na Itália e para Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Seattle também aparece na trama.

5.2. A Culpa é das Estrelas

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 70

A Culpa é das Estrelas é um romance escrito por John Green que emociona os leitores.

A trama narra o romance entre dois jovens que possuem câncer. Hazel Grace descobre, ainda criança, que possui poucas chances de cura. Ao frequentar um centro de apoio, ela conhece o jovem Augustus por quem se apaixona. 

Gus descobre que ela é adora o livro Uma Aflição Imperial, de Peter van Houten. Os dois viajam para Amsterdã para que ela possa conhecer o autor.

5.3. Livro das Mil e Uma Noites

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 73

O Livros das Mil e uma Noites é o título de uma das mais famosas obras da literatura árabe. Ela é uma coletânea de contos escritos entre os séculos XIII e XVI.

A obra conta a a história do rei da Pérsia, que depois de ser traído por sua esposa, decide matar todas as outras esposas após a primeira noite. Para fugir desse fim,  Sherazade começa a narrar os contos todas as noites para o Rei. Para saber a continuação da história, ele esperava até a próximo dia.

O livro nos leva a viajar pelo Egito e a Pérsia e pela cultura árabe.

5.4. Persépolis

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 76

Persépolis é uma história em quadrinhos autobiográfica escrita por Marjane Satrapi.

O livro narra a vida dessa garota iraniana, desde os seus 10 anos.  A narrativa nos leva a conhecer o local que ela vive, os costumes  e suas reflexões. Podemos acompanhar a rotina de uma menina em uma escola do Irã.

5.5. Caninos Brancos

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 79

Caninos Brancos é escrito por Jack London. O livro nos leva a uma viagem ao norte congelado do Canadá.

Um lobo nascido em Yukon é aprisionado. Ele é obrigado a puxar trenó e lutar na rinha. Durante a trama, ele é resgatado por um bom homem. Aos poucos readquire a sua dignidade e volta à natureza.

5.6. O Código da Vinci

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 82

O Código da Vinci foi escrito por Dan Brown em 2006. O livro é cheio de mistério e informações de obras de arte. Ele nos leva em uma verdadeira viagem por Paris. Londres e parte da Escócia.

O ponto de partida da obra é um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris. O fato expõe a existência de uma sociedade secreta que guarda um segredo desde os tempos de Jesus Cristo. 

Dois estudiosos tentam desvendar a mensagem deixado pelo homem assassinado. Nesse processo eles vivem grandes aventuras viajando por esses locais da Europa.

25 livros juvenis para viajar sem sair de casa - 84

E tem mais dica de leitura!

Quem ama ler vai adorar as  15 dicas de livros para a quarentena do blog Viciada em Viajar!

Agora nos conte, você também curte uma viagem pelo mundo dos livros? Deixe sua opinião, dúvida e sugestão. Vamos adorar ler o seu comentário.

Até a próxima viagem!

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Deyse
DeyseAmei as indicações de 25 livros juvenis para viajar sem sair de casa. Alguns já temos, lemos alguns pra minha menina. Agora você ampliou meu leque. Obrigada.
hebe
hebeCheguei a conclusão com seu post que eu tenho uma mente e um gosto juvenil. hahahahaha, Dos 25 livros para viajar sem sair de casa, eu li 24.hahahaha😱😱😱😱😱. Adorei!
Olivia
OliviaEu amei essa seleção e apesar de burra velha, com certeza gostaria de reler muitos desses. Vou salvar. Beijos
lilian azevedo
lilian azevedoBela lista de 25 livros juvenis para viajar em sair de casa . Com certeza, envolvem o leitor e o conduzem por outors mundos, realidades e esse é o grande barato da leitura. Ótimas dicas. beijocas
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiAmei suas dicas dos 25 livros juvenis para viajar sem sair de casa, uma bela seleção. Já li alguns e assisti os filmes que vieram deles, são realmente maravilhosos.
Sylvia Leite
Sylvia LeiteQue maravilha a sua iniciativa de sugerir livros para os jovens viajarem sem sair de casa durante a pandemia! Parabéns! Pela iniciativa e pela escolha dos livros. Os jovens seguirem suas dicas sairão da pandemia muito mais preparados em todos os sentidos.