Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia del Sacramento

Blog | 20 | 30/04/2021

Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 1

Colonia del Sacramento é um dos principais destinos turísticos do Uruguai. A cidade foi fundada por portugueses em 1680 e chegou a fazer parte do território brasileiro. Palco de diversas disputas entre Portugal e Espanha, o local tem muita história para contar. Além disso, ele é cheio de charme e curiosidades. Caminhar pelo piso de pedras do bairro histórico é passear por esse passado. Nós fizemos um Walking Tour guiado e vamos contar neste post como foi nossa experiência. 

Como chegar em Colônia del Sacramento

Colônia del Sacramento está localizada na região sudeste do Uruguai, às margens do Rio da Prata. Na margem oposta está Buenos Aires, a capital da Argentina. A distância entre elas é de apenas 50 quilômetros. Já Montevidéu, a capital do país, fica a 180 quilômetros.

Então, para chegar em Colônia del Sacramento, podemos utilizar o carro ou ônibus partindo de Montevidéu ou de Buenos Aires.  Outra possibilidade é utilizar os barcos que partem de Puerto Madero, na capital argentina.

Bairro Histórico de Colonia del Sacramento

Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 7

O bairro histórico de Colonia del Sacramento é o principal atrativo da cidade. O local foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. Então, esse local não pode ficar fora do seu roteiro. Ele nos leva a uma viagem pela história.

Logo na entrada do bairro histórico, está localizada uma estrutura para receber o turista. No local, além de lojinhas, existe um Centro de Informações. Podemos pegar um mapa com a indicação dos lugares a serem visitados. Outra opção é contratar um tour guiado. Ele parte desse local em horários pré-estabelecidos.  E os guias são cadastrados. Resolvemos testar essa experiência.

Como foi nosso walking tour guiado em Colonia del Sacramento

Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 10

Nosso Walking Tour guiado pelo bairro histórico estava marcado para às 11:00 horas. Chegamos no Centro de Informação ao Turista 10 minutos antes para fazer o pagamento. O custo é de 150 pesos uruguaios por pessoa. Crianças menores de 12 anos não pagam.

O tour teve início pontualmente de frente para a porta de entrada da cidade. Durante 1 hora e vinte minutos percorremos o bairro histórico. Durante o percurso, aprendemos sobre parte da história, do processo de restauração de muitas edificações coloniais, datas das construções e muitas curiosidades.  Passamos por vários lugares importantes.


1. Puerta del Campo

A Puerta del Campo é um dos símbolos da cidade. Datada de 1745,  ela marca o início do bairro histórico. Graças ao tour, descobrimos que ela foi reconstruída com muitas peças originais encontradas em trabalhos de escavações pela cidade.  Para entrar na área colonial, passamos por uma ponte sobre o fosso e atravessamos a Puerta del Campo que fica na muralha. 

Da ponte, é possível identificarmos alguns pequenos botões dourados na muralha. Eles representam a separação de dois momentos construtivos. A parte inferior é original. Já a parte superior foi reconstruída com as mesmas pedras. O trabalho é primoroso e para a grande maioria dos turistas essa diferença passa desapercebida.  

Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 12
Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 13

 2. Bastión de San Miguel

Ao entramos no bairro histórico, caminhamos por uma rua de pedra até o Rio da Prata. Nesse percurso podemos admirar a muralha do Bastión de San Miguel. Ele foi construído pelos portuguesas, em 1745, para defender a cidade. Nesse trecho dessa antiga fortaleza, podemos subir algumas escadas e chegar ao topo. No local existem alguns canhões. Muitos desses elementos construtivos são originais e outros fazem parte do processo de reconstrução do local.

Durante todo o trajeto, o guia nos conta sobre as batalhas travadas entre portugueses e espanhóis pelo domínio da cidade. Pela sua posição no Rio da Prata, Colonia del Sacramento era considerada um ponto estratégico e foi palco de disputas hora sangrentas, hora diplomáticas. Isso levou a uma alternância de poder entre essas duas Colônias.  Inclusive, a cidade fez parte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves durante um período.

Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 15
Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 16
Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 17
Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 18

3. Calle de los Suspiros

A Calle de los Suspiros é um dos atrativos mais visitados da cidade.  Uma ruela rodeada de histórias e curiosidades que liga a Plaza Mayor ao Rio da Prata. No local podemos ver, lado a lado, 3 edificações de 3 séculos diferentes. A primeira portuguesa e as outras duas espanholas.

Já o nome da rua envolve algumas teorias. Alguns dizem que, por lá, passavam as pessoas condenadas a morte antes da execução. Já outros acreditam que no local haviam casas de prostituição. 

Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 20
Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 21

4. Plaza Mayor

Saindo da margem do Rio da Prata e subindo pela Calle dos Suspiros,, nós chegamos na Plaza Mayor. O paisagismo da praça é bem eclético com espécies de vários locais do mundo. Inclusive, vimos espécies brasileiras. Um local bem agradável para passar um tempo. Existem lanchonetes e uma feirinha de artesanato.

No entorno da praça estão algumas edificações coloniais. Muitas foram restaurada e continuam funcionando como residências. Algumas foram transformadas em museus. Durante o tour, não os visitamos. Porém, conseguimos identificar onde estão e saber um pouco sobre seus acervos. São 4 os museus existentes nesse local: o Portugués, a Casa de Nacarello. o Museo Municipal Dr Bautista Rebuffo e Archivo Histórico Regional.

Nessa praça também está localizado um outro símbolo da cidade: O Farol de Colonia del sacramento

Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 23
Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 24
Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 25

5. Farol de Colonia del Sacramento

O Farol de Colonia del Sacramento é uma construção do século XIX. É possível subir até o seu mirante e ter uma bela vista da cidade e do rio. Além da beleza da construção, as ruínas no seu entorno estão repletas de memórias e lendas, Uma delas, que escutamos durante o tour aborda a maldição de uma freira que vivia no local, mas que foi expulsa para Buenos Aires.

Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 27

6. Basílica do Santíssimo Sacramento

Saindo da Plaza Mayor, caminhamos até a Basílica do Santíssimo Sacramento. Trata-se da igreja mais antiga do país. O início de sua construção ocorreu no ano de 1680.  Durante os anos de disputa pela soberania entre espanhóis e portugueses, a edificação recebeu modificações na sua arquitetura.  Durante a restauração da cidade, sua fachada com marcas do passado foi mantida para contar parte dessa história.

Em frente à Basílica estão as ruínas da antiga residência do governador português.

Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 29
Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 30
Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 31

7. Puerto de Yates

Passamos por outras bonitas ruas do bairro histórico e chegamos no Puero de Yates. Nesse local, terminamos o Walking Tour guiado. Uma região super agradável. Existe um amplo deck de onde podemos ver os barquinhos no Rio da Prata. Além disso, no seu entorno, existem construções coloniais. Desse ponto podemos ver o Centro Cultural Bastión del Carmenonde, onde já funcionou uma fábrica de sabão e curtume

Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 33
Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 34
Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia  del Sacramento - 35

Nossa avaliação do Walking Tour guiado 


Achamos que vale a pena fazer o Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia del Sacramento. Um passeio rico em história e curiosidades. Um pequeno investimento para um grande retorno. Muitos detalhes não seriam percebidos se estivéssemos fazendo o passeio por conta própria. Então, reserve 1 hora e meia no seu roteiro para incluir essa experiência.

Mais dicas de walking tour pelo mundo

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema walking tour. Seguem abaixo os blogs participantes: 

Elizabeth Werneck - City Tour a pé gratuito? Descubra o Free Walking Tour e economize nas viagens

Viajante Móvel -O que fazer no Brooklyn em Nova York: Walking Tour 

Uma Senhora Viagem - Walking Tour: 8 Incríveis Passeios no Brasil e no Mundo

Primeiro as Damas! - Walking tour em Copenhague : o que fazer na capital da Dinamarca a pé

Experiência Barbara - O que é Free Walking Tour? Vale a pena incluir no roteiro? 

Dani Turismo - Walking Tour em Ilhéus: a cidade de Jorge Amado 

Lets Fly Away - Centro histórico de Paraty: walking tour para conhecer seus segredos 

Uma Viagem Diferente - Walking Tour: Roteiro a pé em Brasília

Recordações de Viagens - Roteiro a pé por Viena 

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Moises
MoisesMuito legal fazer um Walking Tour Guiado pelo bairro historico de colonia del sacramento. Na verdade nunca viajei com crianças mas eu acho que deve ser muito interessante mostrar a historia dos locais para as crianças em algo mais dinamico que a sala de aula. Estou certo?
Sylvia Leite
Sylvia LeiteMuito legal sua postagem sobre Walking Tour Guiado pelo bairro historico de Colonia del Sacramento. Me trouxe ótimas lembranças de quando estive lá.
Helen Pusch
Helen PuschObrigada por compartilhar conosco as histórias e curiosidades sobre o bairro histórico de Colonia del Sacramento que tu aprendeste durante esse walking tour guiado. Me senti passeando pela cidade lendo teu post. Certamente vou procurar fazer esse tour quando visitar essa cidade.
Lulu Freitas
Lulu FreitasQue saudade de Colonia del Sacramento. Eu fiz esse passeio e gostei bastante! A cidade é muito fofa e foi ótimo conhecer os detalhes. Como você disse, indo por conta própria não aprenderia tanto. O único porém para mim foi que a guia falava espanhol às vezes muito rápido e tive um pouco de dificuldade de entender em algumas partes por causa disso.
Elizabeth
ElizabethEu estou doida pra voltar a Colônia del Sacramento! Já fui apenas 1 vez e quero voltar outra. Ah, e depois do seu relato, decidi fazer um Walking Tour guiado pelo centrinho histórico. :) O walking tour é uma ótima forma de conhecer detalhes dessa pitoresca cidade. Ao ler seu post, super fiquei com vontade. Parabéns pelo post, muito obrigada por compartilhar! Beijinhos
Lilian Azevedo
Lilian AzevedoQue delícia viajar com você e fazer um walking tour guiado pelo bairro histórico de Colonia Del Sacramento ! Matei as saudades e vi que perdi informações pois caminhei por conta própria. Cidade linda, tranquila e bem cuidada. Me lembrou Paraty. beijocas
Andrea
AndreaQuero ir ao Uruguai quando tudo normalizar, e um dos motivos é justamente a Colonia del Sacramento. Adorei a dica do walking tour.
Nathalia Geromel
Nathalia GeromelAi que ideia de legal de passeio !! Nunca fiz um walking tour guiado. Fiquei super interessada para fazer esse pelo bairro historico de colonia del sacramento, parece show de bola !! As crianças amaram né??
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiQue lindo, adoraria fazer um walking tour guiado pelo bairro histórico de Colonia del Sacramento, a cidade está na minha listinha faz tempo. Hei de conhecer e realizar este sonho! 😍😍😍
van
vanSimplesmente maravilhoso esse passeio por Colonia Del Sacramento, que lugar lindo e cheio de história! Eu amo viajar com as minhas filhas para destinos assim.
Deyse
DeyseColônia de Sacramento estava no meu roteiro de viagem ao Uruguai no ano passado. Gostei bastante de conhecer como é o Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia del Sacramento, vou amar fazer.
Normeide Carvalho
Normeide CarvalhoAmei cada detalhe do seu post sobre o walking tour em Del Sacramento. Adoro esse tipo de passeio, acho a melhor forma de conhecer e explorar a cidade. Me diz uma coisa, achou que o tempo foi suficiente para conhecer tudo com tranquilidade?
Barbara Cortat
Barbara CortatNão vejo a hora de poder voltar a viajar e poder fazer um walking tour pelo bairro histórico de Colonia del Sacramento. A cidade une charme com história. Amo essa combinação!
Diego
DiegoQuando fui para Colonia del Sacramento não peguei o tour guiado pelo bairro histórico, andei por conta mesmo e adorei todos os pontos que conheci. Saudades dessas ruazinhas !
Danielle
DanielleA história da calle dos suspiros, me lembrou da ponte do último suspiro em Veneza. Ainda não conheço Colônia Del Sacramento. Fui algumas vezes a Buenos Aires, mas acabei não atravessando o rio. Achei o seu roteiro super didático! Parabéns
Mariana
MarianaNão conheço Colonia del Sacramento e confesso que ela está há tempos na minha lista de desejos! Parece ser uma cidade maravilhosa para um walking tour - de verdade. Gostaria de conhecer principalmente do Farol de Colonia del Sacramento... Sou apaixonada por ruínas e lendas!
Sil Mendes
Sil MendesEu sempre gosto de explorar a cidade q estou visitando e fazer um walking tour é a melhor opção para mergulhar na história do local. Não conheço ainda Colonia del Sacramento, mas com certeza vou querer fazer esse walking tour guiado.
Cintia Vaz
Cintia VazEu descobri o mundo dos Walking Tours em 2019. Acho uma maneira deliciosa de conhecer uma cidade. Esse Walking tour guiado pelo centro histórico de Colônia de Sacramento parece ser um passeio imperdível para conhecer a cidade, ou para quem vai passar uns dias em Buenos Aires, já que Buanos Aires fica de frente de Colônia do Sacramento. É só atravessar a balsa.
Sabrina Albuquerque
Sabrina AlbuquerqueAdoro conhecer as cidades a pé e fazer walking tour guiado pelo bairro histórico de Colonia del Sacramento deve ser uma delícia. O roteiro do passeio está bem completo.
roberto caravieri
roberto caravieriAdorei o Walking tour guiado no bairro histórico! Eu amo Colônia do Sacramento, não vejo a hora de voltar um dia, lembro que me diverti muito no Uruguai além de ter comido muito bem! Adorei a dica!