Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento

Blog | 2 | 19 | 25/01/2021

Os pampas gaúchos nos reservam algumas surpresas. Uma delas, é a rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento.  O roteiro segue a forma similar a uma ferradura de cavalo, passando por fazendas de uva e vinho, lugares históricos e atrações naturais. Além disso, no trajeto estão fazendas de oliveiras, pequenas propriedades produtoras e um parque termal. Durante o percurso, nós vamos provando algumas delícias produzidas na região, além de admirar as lindas paisagens e a forma de viver no campo gaúcho.

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 2

Santana do Livramento é um lugar peculiar. É uma das cidades do Rio Grande do Sul que faz fronteira com o Uruguai. Do lado do nosso país vizinho está Rivera. A linha divisória mais une do que divide os dois países. Isso pode ser facilmente percebido na simbólica Praça da Paz. Metade da praça fica do território brasileiro e a outra no território uruguaio. Então, muitas vezes você muda de país sem ao menos perceber. 

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 4

Outro município gaúcho que possui essa característica é o Chuí. Visitamos também esse local onde termina o Brasil e contamos as curiosidades aqui no blog

O ponte forte do turismo em Santana do Livramento, até o momento, está nessa proximidade com o Uruguai. A cidade é utilizada como uma das portas de entrada para quem vai fazer uma roadtrip pela América do Sul. O município gaúcho esta distante 510 km da capital uruguaia, Montevidéu. Além disso, Rivera atrai os brasileiros para o turismo de compras. A cidade possui vários free shops que atrai os brasileiros.

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 8

No local, também existe um cassino, o que chama atenção, já que o jogo é proibido do lado brasileiro. Podemos também encontrar restaurantes e lanchonetes que oferecem as iguarias uruguaias.  Além de lojas de queijos e doces de leite, Falamos sobre elas em outro post aqui no blog.

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 10
Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 11

Mas Santana do Livramento tem um grande potencial para se fazer o turismo de experiência na rota Ferradura dos Vinhedos. Fomos testar! Ficou curioso? Então nos acompanhe. os 6 viajantes, por essa linda região do Brasil.

Atrativos da Rota Ferradura dos Vinhedos

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 15

A rota da Ferradura dos Vinhedos é uma nova aposta no desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul. Nessa região da Campanha Gaúcha, com lindas paisagens naturais, foi montado um circuito de aproximadamente 60 km que percorre estradas asfaltadas e de terra. As 10 atrações estão marcadas na imagem de divulgação na página oficial no Facebook:

1. Horto Vitivinícola

2. Vinícola Salton

3. Vinícola Nova Aliança

4. Cerro Santa Cruz

5. Cemitério da Cruz

6. Passo da Cruz

7. Novos Vinhedos

8. Vinícola Almaden

9. Vitivinócola Cordilheira de Sant'ana

10. Cerro de Palomas

O Cerro Palomas e o Cerro Santa Cruz são colinas emblemáticas que marcam a paisagem durante o percurso pela rota. Mas há outras atrativos além desses vinhedos, lugares históricos e colinas. Na região existem lindas fazendas de oliveiras abertas à visitação. No Passo do Guedes, que está no percurso, pequenas propriedades rurais recebem o turista para provar um Café Campeiro. Além disso, nessa região também podemos visitar o Amsterland. Um complexo de água termal que já está aberto ao público, mas continua ampliando suas instalações.

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 17

O circuito é bastante longo, pode ser feito completo ou por trechos. O passeio pode ser agendado por conta própria,. Porém, para alguns lugares é interessante ter um veículo 4x4.  

Outra opção é contratar uma agência de turismo em Santana do Livramento. Ela organiza o transporte e o agendamento das visitas. Essa foi nossa opção e ficamos muito satisfeitos. A Vera Reis da Corticeiras nos recebeu muito bem e nos deu uma aula sobre os atrativos da região.  Organizou um roteiro pelos locais que já estão abertos  a visitação e nos acompanhou durante todo o tour. Fizemos o passeio agora, em janeiro de 2021. Muitos locais ainda estão fechados em função da pandemia.

Vinhedos em Santana do Livramento

A Região de Santana do Livramento está localizada no paralelo 31. Uma área de clima temperado, com altas temperaturas no verão e geadas no inverno. além disso, o dia é marcado pela grande amplitude térmica. Essas características privilegiam a produção vinícola. Isso pode ser também percebidos em outras países que estão nessa mesma latitude, como Argentina, Chile, África do Sul e Austrália.

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 21

Nessa região gaúcha estão alguns pequenos produtores e vinícolas maiores como Almadén, Salton, Nova Aliança e Cordilheira Santana . Esse locais formam Ferradura dos Vinhedos. Eles podem ser visitados para degustação de vinhos, sucos e uva. Mas é preciso agendar. Uma passeio que agrada também a turma do suco de uva, como nós. 

Visitamos agora, em janeiro de 2021. Em virtude da pandemia, a única vinícola que estava recebendo visitação era a Cordilheira Santana. 

Vinícola Cordilheira Santana

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 24

A Cordilheira Santana é considerada uma vinícola boutique. Uma produção pequena mas considerada de alta qualidade. O ponto forte é estar aos pés do Cerro Paloma. A paisagem da plantação com esse cartão postal ao fundo  é encantadora e já vale a visita.

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 26
Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 27

No local é oferecido um tour pela área de produção e cave com direito a degustação e compra dos produtos. Como não bebemos, para nós, a melhor parte foi a área externa. a região é linda. Foi emocionante passear pela plantação. Ela estava carregada de uvas, já que estamos bem próximos do período da colheita. Foi nos permitido provar um cacho diretamente colhido da parreira.

Para visitas, happy hour e almoços harmonizados é preciso agendar. Pode ser feito através de uma agência de turismo em Santana do Livramento ou diretamente ( adm@cordilheiradesantana.com.br) 

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 31
Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 32

Fazenda de Oliveiras em Santana do Livramento

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 34

A região de Santana do Livramento possui também características naturais favoráveis a olivicultura.  Na rota da Ferradura dos Vinhedos se destacam a Fazenda OlivoPampa e a Casa Albornoz. A produção de azeite dessas fazendas já disputa o mercado com os importados. Fomos visitar essa última.

Casa Albornoz

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 37

A Casa Albornoz é comandada por 4 mulheres de uma mesma família. Além da plantação das oliveiras e produção do azeite, a fazenda ainda produz nozes pecan, mel e comésticos veganos.

Agora em janeiro não conseguimos provar os azeites, já que a produção estava praticamente esgotada. Os diferentes tipos de azeites tiveram uma grande procura pela sua qualidade. Mas já estamos na época da nova colheita e produção de novos azeite. Pudemos degustar dois tipos de mel e as nozes pecan. Além disso, testamos alguns cosméticos veganos.

Além das visitas, é possível agendar um picnic através de uma agência de viagem ou diretamente, @casaalbornoz. 

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 42
Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 43
Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 44
Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 45

Café Campeiro em Santana do Livramento

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 47

Um outro atrativo da rota Ferradura dos Vinhedos é se deliciar com as iguarias de um Café Campeiro. Algumas casas de família de produtores locais, localizadas na região do Passo do Guedes, abrem suas portas e nos recebem com um mesa lotada de delícias. Além disso, podemos ter uma noção  das lidas campeiras. Podemos destacar o Café do Centro de Tradições Rincão Criolo e o Café Campeiro Passo dos Guedes. Visitamos essa última família.

Café Campeiro Passos dos Guedes

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 50

No Café Campeiro Passos dos Guedes somos logo recebidos com uma mesa farta. Os produtos são todos feitos no local. Os bolos de laranja, milho com goiabada, cenoura com chocolate, tinham a forma de uma ferradura. Foram oferecidos também tortas salgadas, broas, doce de leite e biscoitos com geleias e requeijão.  Além disso, água, suco, chás e café.

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 52
Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 54

O local é super agradável com uma decoração esmerada com muitas peças antigas. É possível dar uma volta de cavalo e alimentar alguns animais. Uma parada imperdível para quem está com crianças.

A visita pode ser agendada pela agência de viagem ou diretamente. @cafecampeiropasodoguedes.

Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 56
Provando delícias na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento - 58

Enfim, mais um lugar incrível no Rio Grande do Sul para provar muitas delícias.

E temos mais dicas de gastronomia

Em Minas Gerais, o blog Expedições em Família postou sobre 10 restaurantes imperdíveis  em Belo Horizonte.  Já Chicas Lokas na Estrada falou sobre o Mercado Central de Belo Horizonte: com as delicias da Culinária Mineira.

Partindo para dicas pelo mundo, o blog Destinos Por Onde Andei... trouxe onde comer o delicioso poutine em Toronto. Já o blog Pegadas na Estrada indicou o que comer no Marrocos e dicas de restaurantes.

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Deyse
DeyseEstou encantada com essa Rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento. Estive por algumas vezes no Estado, mas ainda não consegui explorar o máximo que gostaria. Quero muito fazer essa rota e desfrutar das delícias gastronômicas!
Letícia
LetíciaAdorei conhecer a rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento! Com certeza é um lugar com muitas delícias e as suas fotos me deixaram com água na boca! Uma excelente dica de passeio com crianças também! As suas filhas pareceram gostar muito da experiência! Dica anotada para quando eu estiver nessa região!
Norma Carvalho
Norma CarvalhoQue post gostoso de ler . Realmente, muitas delicias na Rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento. Fiquei com muita vontade de conhecer. Espero ter oportunidade. Grata pela dica.
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiUauuuu, que incrível esta viagem, vocês não estavam só provando delícias na rota ferradura dos vinhedos em Santana do Livramento, mas sim fazendo uma rica experiência gastronômica, além de ter muita diversão incluída. Uma dica excelente para um passeio em família, e pelo visto a sua curtiu bastante. Parabéns pelo post, lindas fotos.😻😻😻
Hebe
HebeAngela você sempre trazendo dicas incríveis né? Amei e já quero conhecer essa Rota da Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento. Falou em vinho nós aqui já curtimos.kkkkk
Cristina Rocha
Cristina RochaAinda não conheço essa rota e fiquei super interessada. Além das paisagens, que parecem fantásticas, gostei do fato de ter várias coisas diferentes para provar no caminho e atividades para toda a família. Super favoritado!!! Obrigada por compartilhar.
Cristina Rocha
Cristina RochaAinda não conheço essa rota e fiquei super interessada. Além das paisagens, que parecem fantásticas, gostei do fato de ter várias coisas diferentes para provar no caminho e atividades para toda a família. Super favoritado!!! Obrigada por compartilhar.
Lilian Azevedo
Lilian AzevedoAdorei saber dessa Rota Ferradura dos Vinhedos. Paisagem belíssima! Eu adoro esse tipo de turismo rural e iria me fartar com suco de uva.
Tábata Cristina
Tábata CristinaQue rota maravilhosa 😍! Sou apaixonada por vinhos então a rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento ganhou meu coração. Já estava pensando em visitar o sul na minha próxima viagem e posso garantir que essa rota, foi pro topo da minha lista de possível lugares a visitar.
roberto cravieri
roberto cravieriQue delícia de roteiro! A Rota da Ferradura deve ser demais, me encanta a produção de vinhos e conhecer vinhedos.
Adriana
AdrianaQue passeios maravilhosos e o tempo estava ótimo, né? Muito bom saber essa opção de vinícolas, pra ir além das serras gaúcha e catarinense
Murilo Pagani
Murilo PaganiQue demais! Adorei a dica da rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento. Nunca tinha ouvido falar deste roteiro! Vai me ser muito útil pois tenho planos de fazer uma viagem por terra até o Uruguai! Obrigado!
Lulu Freitas
Lulu FreitasQue maravilha essa rota da Ferradura dos Vinhedos de Santana do Livramento. Confesso que não conhecia e amei aprender com o seu post. Já fiquei com vontade de beber esse vinho e visitar as vinículas. Programa que amoooo!
Surian
SurianEu moro em Porto Alegre e já fui várias vezes a Santana do Livramento e nunca fi a rota da ferradura, acredita? Tô precisando voltar e fazer. Hahhah amo a fronteira!
Sylvia Leite
Sylvia LeiteNunca tinha ouvido falar na rota Ferradura dos Vinhedos em Santana do Livramento. Adorei a postagem e já coloquei esse destino na minha lista.
ana
anaNão conhecia a rota Ferradura, parece ser um lugar lindo e um passeio maravilhoso. Lindas as fotos.
Cintia Vaz
Cintia VazNossa que demais essa rota da ferradura dos vinhedos! Em Março de 2019, fiz uma rota parecida em Bento Gonçalves, e me apaixonei. Se eu soubesse que tinha essa rota mais para o sul tinha imendado a viagem! Agora quando voltar ao rio grande do Sul quero fazer essa rota e aproveitar e conhecer o Uruguai, Obrigada pelo post encantador sobre a rota da ferradura dos vinhedos em Santana do Livramento.😍😍😍
Lilian Azevedo
Lilian AzevedoAdorei saber da rota da Ferradura dos vinhedos em Santana do Livramento. Tem crescido esse tipo de turismo, o rural. Também sou da turma do suco de uva,aliás eu amo uva de todas as formas. As paisagens são muito lindas e adoro passeios assim. Otimo post, parabéns !
Diego
DiegoNossa, pra quem ama vinho a rota da ferradura é um lugar e passeio incrível! Vou compartilhar com meus pais