Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte

Blog | 2 | 12 | 30/07/2021

Vai visitar Belo Horizonte? Se sim, então, inclua no seu roteiro o Mirante do Mangabeiras. Desse local, você terá uma vista privilegiada da capital mineira e vai entender o porquê que a cidade tem esse nome! Além disso, você poderá contemplar a área verde do Parque das Mangabeiras do alto! Neste post, nós vamos aproveitar para te contar como visitar esse local e também o que mais você poderá conhecer nessa linda região de BH.

Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 2

O Mirante do Mangabeiras está localizado na região mais alta da cidade, o bairro Mangabeiras. Um local que tem o privilégio de ser emoldurado pela bela Serra do Curral, eleita símbolo de BH e tombada como Patrimônio Cultural.

O bairro é predominantemente residêncial, marcado por mansões em diversos estilos arquitetônicos. A mais famosa é o Palácio das Mangabeiras que foi residência oficial dos Governadores mineiros desde 1955. Inaugurado durante o governo de Juscelino Kubitschek, a edificação possui projeto de Oscar Niemeyer e jardins de Burle Marx.

Em 2019,  o atual governador Romeu Zema decretou que o palácio não seria mais residência oficial e o mesmo passou a fazer parte dos bens dominicais do estado de Minas Gerais. O local encontra-se fechado atualmente.

Além das residências, o bairro se destaque por fornecer, em diversos pontos,  lindas paisagens da cidade. Alguns desses lugares se tornaram atrações turísticas. Então, quando for visitar o Mirante do Mangabeiras, vale incluir esses pontos turísticos no seu roteiro.

Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 4

Como chegar no Mirante do Mangabeiras

O Mirante do Mangabeiras está localizado atrás do Palácio das Mangabeiras. A maneira mais usual é chegar de carro no local, mas a região é abastecida com transporte público. 

Para visitar o mirante, vamos ter que subir parte da Avenida Afonso Pena e passar por um dos cartões postais da cidade, a Praça do Papa. Nossa dica é que no retorno para o centro da cidade você saia da Avenida Afonso Pena e vire para passar pelo tobogã da Avenida do Contorno. Nesse trecho, entre os números 5200 a 5700, existe um verdadeiro tobogã que merece ser conhecido. No percurso chegamos a sentir um frio na barriga. Com os pequenos é diversão garantida.

Um pouco da História do Mirante do Mangabeiras

O Mirante do Mangabeiras surgiu naturalmente após a propaganda boca a boca. No início, o local era apenas uma rua sem saída onde, em 1976, a Radio Jornal do Brasil se instalou. Ao lado foi montada uma estação metereológica. Logo uma pracinha foi construída e os moradores começaram a visitar e estacionar no local. Com eles chegaram os pipoqueiros que garantiam o lanche!

Na décade de 80, a Rádio Cidade, dedicada ao público jovem, passou a funcionar na edificação. Muitos jovens tinham que ir até a rádio para buscar os prêmios que ganhavam durante a programação. Ah, nós estamos nessa lista 🤣 E a fama do "Alto dos Mangabeiras", como era chamado, ia se consolidando. Em 2006 a rádio fechou e a edificação foi demolida.

Em 2012, o Mirante passou a ser adminsitrato pela prefeitura e a fazer parte da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. A primeira providencia tomada foi fechar e local e controlar o acesso. Ele deixou de ser aberto 24 horas. Além disso, passou a ser proibido o estacionamento no local. A exceção ocorre para pessoas autorizadas e idosos.  Os ambulantes também foram proibidos de comercializarem no local.

Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 8

Dicas úteis para visitar o Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte

O Mirante do Mangabeiras é um local de contemplação. Você pode reservar aproximadamente 30 minutos no seu roteiro para conhcê-lo.

Mas, para os mais corajosos, existe a opção de utilizar a tirolesa que sai do mirante e chega na praça de esportes do Parque das Mangabeiras. É a maior tirolesa de Minas Gerais. Um percurso de 800 metros por uma paisagem deslumbrante  onde a velocidade pode atingir 100 km/h. A atividade pode ser feita por criança e adulto e o ingresso é vendido no local. O funcionamento encontra-se atualmente suspenso.

Endereço: Rua Mirante, 129, Mangabeiras, Belo Horizonte

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo das 9h às 20h ( entrada permitida até 19h30)

Ingresso: gratuito

Estacionamento: dentro do mirante só é permitido veículos com idosos e pessoas autorizadas. Podemos estacionar nas ruas laterais.

Obs: atualmente fechado em virtude da pandemia

Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 10

Outros atrativos perto do Miarante do Mangabeiras em Belo Horizonte

Praça do Papa em Belo Horizonte

A Praça do Papa é parada obrigatória para quem visita a cidade. A Praça Governador Israel Pinheiro recebeu esse apelido após o Papa João Paulo Segundo realizar uma missa no local em 1980. Localizada na região mais alta da cidade, ela proporciona uma linda vista de BH.  Além disso, ela tem como pano de fundo a bela Serra do Curral.

Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 13
Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 14

Na praça existe um playground para as crianças, uma ampla área verde e outra pavimentada No seu ponto mais elevado, encontramos um crucifixo e um monumento em aço corten do artista Ricardo Carvão intitulado Monumento à Paz.

Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 16
Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 17
Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 18

Os visitantes podem aproveitar para tomar uma água de coco e comer uma pipoca vendidos pelos ambulantes que ficam no entorno da praça. Eles oferecem pipoca de vários sabores.

Endereço: Avenida Agulhas Negras, s/n, Mangabeiras, Belo Horizonte

Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 20
Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 21

Parque das Mangabeiras em Belo Horizonte

O Parque das Mangabeiras está localizado em uma ampla área verde ao pé da Serra do Cultural com uma paisagem incrível da cidade. O parque foi projetado por Burle Marx.

Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 23
Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 24

No local é possível fazer trilhas em meio a vegetação nativa do Cerrado e Mata Atlântida. Há ainda quadras de esporte, pista de skate e playgrounds para os pequenos. Vale a pena verificar a agenda cultural!

Endereço:

Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras, Belo Horizonte

Portaria Norte: Praça Cidade do Porto 100, Serra, Belo Horizonte

Portaria Caraça: Rua Caraça, 900, Serra, Belo Horizonte

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo das 8h às 17h

Ingresso: gratuito

Estacionamento: existe um amplo estacionamento no local. O estacionamento é pago.

Obs: atualmente fechado em virtude da pandemi

Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 26
Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 27
Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 28
Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 29
Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 30
Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 31
Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 32

Rua do Amendoim

A Rua do Amendoim é uma das atrações do alto das Mangabeiras.  Na verdade, o nome é Rua Professor Otávio Magalhães, mas quase todos só usam o apelido. A rua conhecida por proporcionar uma ilusão de ótica. Logo no começo da rua existe uma suave ladeira. Então, paramos o carro no meio da inclinação. Ao colocarmos o ponto morto, o mesmo começa lentamente a subir ao invés de descer.

E por que acontece isso? Existem várias explicações folclóricas. Uma delas é a existência de alta quantidade de minério de ferro. Esse mineral é extraído da Serra do Curral que emoldura a região.

 

Mirante do Mangabeiras em Belo Horizonte - 34

Ah, e para finalizar, uma dica deliciosa. Na região do Mangabeiras e em bairos próximos, existem locais maravilhosos para você provar os sabores da cozinha mineira. Tem post no blog com dicas de restaurantes em BH, incluindo essa região.

Outros Mirantes pelo mundo

Se você gosta de ver uma cidade do alto, você vai adorar os mirantes indicados por estes posts que participam desta blogagem coletiva:

De Lugar Nenhum -Castelo Montjuic em Barcelona- Mirantes

T+M - Mirante da Janela Chapada dos Veadeiros: a vista mais incrível da Chapada

Oncotô Travel - Teufelsberg: um Mirante diferente e histórico em Berlim

Destinos Por Onde Andei… - O lindo Miradouro de Santa Luzia em Lisboa

Uma Senhora ViagemMirantes Incríveis do Rio de Janeiro  

Vamos viajar pra onde agora - Mirante do Farol do Cabo Branco

Uma Viagem Diferente Sampa Sky: o mais novo Mirante de São Paulo

Entre Mochilas e Malinhas - Mirante da Pedra de São Francisco na Serra da Mantiqueira

Mulher Casada Viaja -Gornergrat, passeio imperdível em Zermatt, Suíça

 

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Diego
DiegoNossa, nunca tinha ouvido falar do Mirante das Mangabeiras. Já fui pra BH algumas vezes e nunca visitei. Da proxima vez quero ir, adoro ver a cidade de cima! :D
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Martins
MartinsQue legal 😃! Sempre há lugares novos para visitar em BH..... Show!!!!!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Nathalia Geromel
Nathalia GeromelQue legal esse mirante em Belo Horizonte, não conhecia! Mas já adorei a vista 😍
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Cintia Grininger
Cintia GriningerRealmente o Mirante do Mangabeiras permite uma visão panorâmica de Belo Horizonte! Faz tempo que estou programando um roteiro pela cidade e já vou incluir esse mirante - sem a tirolesa, pois não faço parte da turma de corajosos rsrsrs
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Tainá
TaináNossa, eu tive o prazer de ver o por do sol daí, foi um dos mais incríveis que já vi na vida!! A visita é realmente indispensável. :)
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
roberto caravieri
roberto caravieriEu já estive no Mirante do Mangabeiras, é uma linda vista de belo Horizonte!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Lilian Azevedo
Lilian AzevedoA vista do Mirante das Mangabeiras é muito legal mesmo e ponto turístico que não pode faltar em uma visita à cidade. No encontro de blogueiros da RBBV de 2016 esse foi um dos lugares visitados. A rua do Amendoim é um mistério encantador.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Normeide Carvalho
Normeide CarvalhoEstive em Belo Horizonte, mas o Mirante do Mangabeiras estava fechado, Vou voltar lá em setembro espero encontrar aberto para visitar. Mas visitei o parque e amei.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Hebe
HebeJá anotei aqui no meu roteiro a visita ao Mirante Mangabeiras quando estiver em Belo Horizonte mês que vem. Adorei a vista!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Marjorie
MarjorieO Mirante do Mangabeiras é um dos meus lugares preferidos em Belo Horizonte. Aliás, aquela região é toda gostosa, né? Aos pés da Serra do Curral. Estive na Praça do Papa esse fim de semana, tomar um solzinho na cara hehe. Adorei o post, super completo
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiEu adoro o Mirante do Mangabeiras, é um lugar que gosto muito de visitar e sugerir para quem visita a Capital Mineira. A vista é realmente linda, e suas dicas de outras atrações na região fazem a diferença neste passeio imperdível. 😍😍😍
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Marcia Picorallo
Marcia PicoralloObrigada por compartilhar esta dica de BH e de contar o histórico do Mirante do Mangabeiras. Eu adoraria testar minha coragem nessa tirolesa!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail