Dia dos mortos
Blog | 2 | 17 | 05/11/2020

A cultura mexicana é fascinante e única. O Dia dos Mortos - Día de los muertos - é uma das manifestações mais significativas desse povo. Ele é celebrado no dia 2 de novembro e nos dias próximos. Um época para se lembrar dos entes queridos que já faleceram. Essa celebração foi declarada como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2003.
A origem do Dia dos Mortos
O dia dos mortos tem origem indígena. Os rituais para celebrar os antepassados que já morreram eram realizados pelos astecas e maias há cerca de 3000 anos.
A comemoração era realizada durante o mês de agosto. Com a chegada dos espanhóis, a festa foi transferida para o começo de novembro. Assim ela ficou mais próximo das celebrações católicas do Dia de Todos os Santos e do Dia de Finados.
Como é celebrado o do Dia dos Mortos

O Dia Dos Mortos é uma festa animada. A lembrança das pessoas queridas que morreram é transformada em um dia festivo colorido, com música, dança, decoração, fantasia e comida. O encantador filme da Disney A Vida é uma Festa - Coco - retrata bem o sentimento envolvido. Lembrar-nos dos nossos antepassados que já partiram é uma linda mensagem.
Quando visitamos a Disneyland de Paris, pudemos ver a decoração mexicana típica do filme. As bandeirolas coloridas e flores ornavam um restaurante latino dentro do parque.


Aliás, essa decoração colorida, inclusive com caveiras, faz parte da cultura mexicana. Podemos vê-las em vários locais quando visitamos Cancun. no México.


No Dia dos Mortos, o costume é ir ao cemitério visitar os túmulos. Altares são montados com velas, caveiras coloridas, flores e oferendas de alimentos preferidos do homenageado. Os altares são diferentes e únicos.
As pessoas que celebram essa data acreditam que os mortos podem voltar a terra para visitar seus familiares. Por esse motivo, as casas também são enfeitadas com flores e velas. Comidas são preparadas para esperá-los. Músicas e danças animam o dia,
Onde é celebrado o Dia dos Mortos

Além do México, a celebração ocorre em outros países da América Central e em algumas regiões com número elevado de imigrantes mexicanos nos Estados Unidos. Além disso, o governo mexicano promove um concurso de alteres para a comunidade mexicana que vive em outros países. Como estamos em Montevidéu, fomos conferir os altares montados pela Embaixada do México no Uruguai.

Embaixada do México no Uruguai no Dia dos Mortos
A Embaixada do México no Uruguai montou um altar para homenagear 6 personalidades que faleceram neste ano de 2020.. Três delas eram mexicanas e as outras três eram uruguaia. No altar, podemos identificar os elementos característicos dessa celebração: flores, velas e caveiras coloridas. Também é possível ver as oferendas e as fotos dos homenageados.



Um outro altar foi também montado para homenagear as vítimas da pandemia no México. Uma mapa em flores indicava o número de falecidos no país. Na base, vasos de flores, velas, caveiras e uma cruz com papel colorido.


Além dos altares, no local existe uma exposição fotográfica com alguns elementos típicos da festa: o mercado de venda dos adornos, a música e dança e os altares e oferendas.
O público pode visitar tudo isso a partir de hoje, 5 de novembro, no Centro Cultural da Embaixada
Endereço: 25 de Mayo 512, Montevideo.
Horário: de segunda-feira a sexta-feira de 9:00 às 17:00 horas.



Achamos incrível essa celebração. Reforçou a nossa vontade de voltar ao México nessa época. E você? Conhecia essa festa mexicana? Deixe sua opinião, duvida ou sugestão. Vamos adorar ler o seu comentário.
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente