Dia dos mortos

Blog | 2 | 17 | 05/11/2020

Dia dos mortos - 1

A cultura mexicana é fascinante e única. O Dia dos Mortos - Día de los muertos -  é uma das manifestações mais significativas desse povo. Ele é celebrado no dia 2 de novembro e nos dias próximos. Um época para se lembrar dos entes queridos que já faleceram. Essa celebração foi declarada como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2003. 

A origem do Dia dos Mortos

O dia dos mortos tem origem indígena. Os rituais para celebrar os antepassados que já morreram eram realizados pelos astecas e maias há cerca de 3000 anos.

A comemoração era realizada durante o mês de agosto. Com a chegada dos espanhóis, a festa foi transferida para o começo de novembro. Assim ela ficou mais próximo das celebrações católicas do Dia de Todos os Santos e do Dia de Finados.

Como é celebrado o do Dia dos Mortos

Dia dos mortos - 5

O Dia Dos Mortos é uma festa animada. A lembrança das pessoas queridas que morreram é transformada em um dia festivo colorido, com música, dança, decoração, fantasia e comida.  O encantador filme  da Disney A Vida é uma Festa - Coco - retrata bem o sentimento envolvido. Lembrar-nos dos nossos antepassados que já partiram é uma linda  mensagem. 

Quando visitamos a Disneyland de Paris, pudemos ver a decoração mexicana típica do filme. As bandeirolas coloridas e flores ornavam um restaurante latino dentro do parque.

Dia dos mortos - 9
Dia dos mortos - 10

Aliás, essa decoração colorida, inclusive com caveiras, faz parte da cultura mexicana. Podemos vê-las em vários locais quando visitamos Cancun. no México.

Dia dos mortos - 12
Dia dos mortos - 13

No Dia dos Mortos, o costume é ir ao cemitério visitar os túmulos. Altares são montados com velas, caveiras coloridas, flores e oferendas de alimentos preferidos do homenageado. Os altares são diferentes e únicos.

As pessoas que celebram essa data acreditam que os mortos podem voltar a terra para visitar seus familiares. Por esse motivo, as casas também são enfeitadas com flores e velas. Comidas são preparadas para esperá-los.  Músicas e danças animam o dia, 

Onde é celebrado o Dia dos Mortos

Dia dos mortos - 16

Além do México, a celebração ocorre em outros países da América Central e em algumas regiões com número elevado de imigrantes mexicanos nos Estados Unidos. Além disso, o governo mexicano promove um concurso de alteres para a comunidade mexicana que vive em outros países. Como estamos em Montevidéu, fomos conferir os altares montados pela Embaixada do México no Uruguai.

Dia dos mortos - 18

Embaixada do México no Uruguai no Dia dos Mortos

A Embaixada do México no Uruguai montou um altar para homenagear 6 personalidades que faleceram neste ano de 2020.. Três delas eram mexicanas e as outras três eram  uruguaia. No altar, podemos identificar os elementos característicos dessa celebração: flores, velas e caveiras coloridas. Também é possível ver as oferendas e as fotos dos homenageados.

Dia dos mortos - 20
Dia dos mortos - 21
Dia dos mortos - 22

Um outro altar foi também montado para homenagear as vítimas da pandemia no México. Uma mapa em flores indicava o número de falecidos no país. Na base, vasos de flores, velas, caveiras e uma cruz com papel colorido.

Dia dos mortos - 24
Dia dos mortos - 25

Além dos altares, no local existe  uma exposição fotográfica com alguns elementos típicos da festa: o mercado de venda dos adornos, a música e dança e os altares e oferendas.

O público pode visitar tudo isso a partir de hoje, 5 de novembro, no Centro Cultural da Embaixada

Endereço: 25 de Mayo 512, Montevideo.

Horário: de segunda-feira a sexta-feira de 9:00 às 17:00 horas.

Dia dos mortos - 27
Dia dos mortos - 28
Dia dos mortos - 29

Achamos incrível essa celebração. Reforçou a nossa vontade de voltar ao México nessa época. E você? Conhecia essa festa mexicana? Deixe sua opinião, duvida ou sugestão. Vamos adorar ler o seu comentário.

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Aline Laudelina
Aline LaudelinaEu acho o máximo como os mexicanos encaram o Dia dos mortos. Quando estivemos em Cancún fomos no cemitério no parque e achamos uma graça como cada túmulo era enfeitado, sempre com as coisas que o falecido(a) mais amava.
Ma
MaEu acho o máximo como os mexicanos comemoram o Dia dos mortos, tao festivo e diferente de tudo. Adorei saber um pouco mais.
Claudia Tiscoski
Claudia TiscoskiA gente já achava uma linda celebração, depois do Viva curtimos mais ainda. Adorei o post!
Carolina
CarolinaMuito legal saber um pouco mais sobre a origem da comemoração do dia dos mortos no México. Ano que vem quero tentar ir para lá ver de perto ✈️
Nathalia Geromel
Nathalia GeromelEu adoro a cultura do méxico. Tenho uma amiga mexicana, e acho super bacana a forma como eles celebram o dia dos mortos. Desconhecia a origem e adorei saber!! Tenho vontade de ir para lá nessa época ver essa festa de perto
Murilo Pagani
Murilo PaganiUma das experiências latino-americanas que eu mais tenho vontade de conhecer é o Dia dos Mortos no México. Tenho alguns amigos mexicanos que sempre me falam das celebrações incríveis desta época. Adorei as dicas! Obrigado
Marjorie Lopes
Marjorie LopesÉ um sincretismo religioso mto massa, né! Lembro uma vez que fui ao México no Dia dos Mortos e foi uma experiência surreal, o modo como eles encaram a morte e como levam o mês de novembro é muito interessante. Adorei a curiosidade das embaixadas, será que a do Brasil faz também?
Luciana Rodrigues
Luciana RodriguesDepois que vi o filme Viva - A Vida é uma festa, compreendi bem melhor a importância do dia dos mortos para a cultura mexicana. Aliás, esse é um dos meus cartoons preferidos.
Marcela
MarcelaAh eu tenho uma vontade imensa de passar um dia dos mortos no México! Acho muito interessante a comemoraçao, sem falar nas cores lindas de tudo
Deyse
DeyseEu adorei este texto sobre dia dos mortos tão celebrado no México. Me encanta este tipo de prática cultural, peculiar a determinados povos. Eu gostaria de participar de uma festa assim no México. Eu assisti ao filme e amei.
Fabíola Moura
Fabíola MouraQue linda e colorida a celebração do dia dos mortos, não sabia que dava pra presenciar em outros países também. Vimos o filme e agora conferindo as fotos do seu post dá pra reparar como eles foram fiéis na animação.
Leo Vidal
Leo VidalSem dúvida, conhecer um destino em um período que se tenha uma grande festa local é conhecer ainda mais de perto as tradições e culturas do local. Meu sonho vivenciar o Dia dos Mortos no México e conhecer essa riqueza cultural.
Ruthia Portelinha
Ruthia PortelinhaUm dia eu vou visitar o México no Dia dos Mortos. É o lugar certo para estar no dia 2 de novembro. Confesso que adorei o filme e o cenário na Disney Paris
Daniela
DanielaEu acho a mensagem que os mexicanos passam no dia dos mortos tão bonita! Acho lindo o jeito como celebram seus mortos com alegria! E o filme Viva é MARAVILHOSO!
Diego
DiegoEu sempre falei que quero muito conhecer o México, mas quando eu for quero ir para passar o dia dos mortos por lá. Deve ser bem legal ver de perto essa festa. E eu adoro esse filme da Vida é uma festa.
Hebe
HebeMuito legal esse forma de lidar com o dia dos mortos lá no México né? Muito diferente do que estamos acostumado né?
Carla Mota
Carla MotaQue interessante esse seu artigo sobre o dia dos Mortos. Sempre aprendendo e construindo o nosso conhecimento. Eu acho uma altura incrível para viajar pois a cultura está bem viva nessa altura.