Celebrar o Natal em outro país

Blog | 1527 | 15 | 30/11/2020

Celebrar o Natal em outro país é uma realidade para muitas famílias expatriadas. E essa será uma forte tendência neste ano de pandemia. Além disso, muitas famílias não conseguirão receber a visita dos parentes. Fronteiras fechadas, necessidade de teste para a Covid-19, quarentena e os riscos de contágio em longas viagens são alguns dos motivos. Mas a data não passará em branco, porque mesmo com tantos desafios e dificuldades, temos muitos motivos para festejar. E o maior deles é o nascimento do Nosso Salvador.

Celebrar o Natal em outro país - 2

Mas como será a festa natalina? 12 famílias espalhadas pelo mundo, incluindo a nossa, participarão deste post! Elas contarão como passarão o Natal e também curiosidades sobre o local onde moram. Conhecemos essas famílias pelas redes sociais. Elas fazem parte de uma Comunidade Virtual no Instagram. Trocamos experiências, dicas e informações de viagens em família e da vida no exterior. São perfis que gostamos de seguir e deixaremos como indicação. 

Ficou curioso? Então entre já no clima natalino conosco, os 6 viajantes!

Celebrar o Natal em outro país - 4

Natal no Uruguai - @6viajantes

Começando com a nossa família! Por motivos de trabalho, mudamos para o Uruguai em julho, em plena pandemia! Estamos vivendo na encantadora Montevidéu. Já estamos nos adaptando com o país e com a língua. Por aqui, já estamos entrando no clima do Natal.

No Instagram postamos dicas de viagens e nossa rotina em outro país. Nosso objetivo é incentivar outras famílias a viverem essas experiências. Uma linda maneira de colecionar memórias especiais.

Celebrar o Natal em outro país - 6

Como estão planejando celebrar o Natal no Uruguai? Vão passar longe do restante da família?

As fronteiras do Uruguai estão fechadas até depois do verão de 2021. Só entram no país os nacionais, residentes e pessoas autorizadas. Para entrar é preciso apresentar o teste negativo para a Covid-19 e cumprir uma quarentena de 7 dias. Após esse período é necessário fazer outro teste ou permanecer mais 7 dias de quarentena. Diante dessa situação, passaremos o Natal no Uruguai e longe fisicamente do restante da família.

Diante disso, decidimos passar a semana de Natal em Punta del Este. A cidade é considerada uma parada obrigatória para quem visita o país. Ficaremos hospedados em um resort com uma estrutura completa. Conseguiremos elaborar a nossa ceia e celebrar essa data tão especial em família. Durante a semana, conheceremos melhor a região. Essa é uma época que a cidade já estaria lotada de turistas. Mas neste ano será diferente pois só haverá turismo interno.

Qual tradição familiar conseguirão manter , mesmo vivendo no Uruguai?

Natal é uma das épocas mais especiais para nós. Muitas vezes passamos viajando para visitar a família. Independentemente de celebrarmos a data em casa ou não, sempre decoramos.  Já montamos nossa árvore e decoramos a casa com as luzes. Gostamos de ter o doce espírito do Natal em nosso lar.

Outra tradição que estamos mantendo é nos reunirmos em noites semanais para falarmos do Evangelho. Essas Noites Familiares se tornam especiais nesta época de Natal. Cantamos hinos natalinos, lemos escrituras e encenamos os eventos que envolvem o nascimento de Jesus Cristo. Então, não importa onde estejamos, o verdadeiro espírito de Natal sempre estará presente.

Também não pode faltar a diversão na cozinha. Gostamos de fazer cookies e biscoitos natalinos. Outra tradição que estamos mantendo é a maratona de filmes e desenhos de Natal. Adoramos! 

Inclusive postamos uma lista com 17 filmes e desenhos de Natal para quem ama a Disney e a Universal  aqui no blog! Achamos também dicas de filmes em outros blogs. Entre Mochilas e Malinhas postou filmes de Natal para assistir com as crianças. Já Disney e Outros Lugares Incríveis postou 15 filmes do Disney+ para Você Entrar no Clima de Natal.

Pretendem adotar alguma tradição da cultura uruguaia no seu Natal?

Já ficamos sabendo que a noite de Natal é muito celebrada no Uruguai. Os fogos de artifício lembram a festa de virada do ano. Eles acontecem na Orla de Punta del Este e Montevidéu. Muitos vão para a Rambla após a ceia para brindar. Neste ano a celebração deve ser mais contida, mas gostaremos de ver os fogos.

Celebrar o Natal em outro país - 10

O que não pode faltar no seu Natal?

O que não pode faltar no nosso Natal é o real motivo da festa: celebrar o nascimento do Nosso Salvador Jesus Cristo.  Quanto às tradições, tentamos mantê-las na medida do possível! 

O que não pode faltar também, é uma ligação para o restante da família que está longe!

Existe alguma curiosidade sobre a celebração do Natal no Uruguai?

O Uruguaio gosta realmente de celebrar a data, A celebração já começa bem antes dos fogos que acontecem à noite. à tarde as pessoas saem para as ruas para se confraternizar, Os festejos terminam com uma "guerra" de bebidas onde todos saem molhados.

Outra curiosidade é que a parrilla com carne, linguiça e miúdos de Natal também está presente na ceia uruguaia. Uma tradição muito diferente da nossa!

Celebrar o Natal em outro país - 13

Natal na Argentina - @destinosdealice

Mari Queiroz é mãe da Alice de 4 anos e esposa do Renan. Uma brasileira que atualmente mora na Patagônia Argentina, mas especificamente na cidade de Rada Tilly. Seu perfil no Instagram  mostra um pouco das viagens que faz com sua filha. Ela também ajuda mães a criarem memórias felizes nas viagens com os filhos. 

Celebrar o Natal em outro país - 15

Como estão planejando celebrar o Natal na Argentina? Vão passar longe do restante da família?

Neste ano, estou planejando passar o Natal aqui na Argentina, só com a filha e o marido. Isso  por conta de todas as questões da pandemia. Mas isso não vai nos deixar longe do restante da nossa família e do nosso país! Já estou me programando para montar um celebração à moda brasileira por aqui.

Qual tradição familiar conseguirão manter , mesmo vivendo na Argentina?

Minha família sempre fez a ceia da véspera de Natal e a abertura dos presentes pelas crianças às 0h do dia 25 de dezembro. Então, pretendemos manter a tradição por aqui. Mesmo morando em um país onde as tradições e as comidas são diferentes do que estamos acostumados, aqui em casa vai ter peru, farofa, salada e muitas rabanadas. Claro que um pouco adaptada, pois alguns ingredientes são mais difíceis de encontrar por aqui.

Pretendem adotar alguma tradição da cultura argentina no seu Natal?

Os argentinos costumam reunir a família e ficar bem tranquilos na noite de véspera de Natal.  No dia 25, eles realizam o assado argentino. Eu acho que vamos aderir a esse costume do dia 25! Pois, o churrasco argentino é muito bom!

Existe alguma curiosidade sobre a celebração do Natal na Argentina?

Uma curiosidade sobre a “nochebuena” (véspera de Natal) aqui na Argentina é que eles não comem peru. A tradição é  Vitel Thoné que é uma carne cozida cortada em fatias e servida com um molho especial. Isso pra mim é muito estranho, pois desde pequena sou acostumada a esperar o ano todo para comer a ave de Natal. Além disso, eles consomem o Pan Dulce, que os desavisados podem achar que é um panetone. Mas não se engane, pois é diferente! Existem diversas variações, mas é bem gostoso e com certeza vai entrar no nosso cardápio.

As festas de fim de ano por aqui são bem tranquilas e sempre reunindo a família. Em 2019 ficamos bem espantados com a virada de ano, pois não tem festa com queima de fogos como no Brasil. Nós ficamos meio deslocados e sem saber o que fazer. Mas neste ano já estamos pensando na nossa própria festa de virada de ano. Até porque, por conta da pandemia, não poderemos nos reunir com amigos.

Celebrar o Natal em outro país - 20

Natal na África do Sul - @doisfilhoseumamaenaafrica

Danielly Magioni é jornalista, casada, mãe de Valentina, Antônio. Eles vivem em Johanesburgo, na África do Sul. Seu perfil no Instagram traz as aventuras da sua família vivendo em outro país e muitas dicas de passeios.

Celebrar o Natal em outro país - 22

Como estão planejando celebrar o Natal na África do Sul ? Vão passar longe do restante da família?

Vamos passar o Natal na casa de amigos próximos, também brasileiros. Isso aquece um pouco o coração, já que estamos longe da família!  Por conta da pandemia, nossos familiares não poderão vir, assim como nós também não iremos ao Brasil.

Qual tradição familiar conseguirão manter , mesmo vivendo na África do Sul?

Nossa casa já está enfeitada para o Natal, com árvore, luzes e outros enfeites. A cartinha para Papai Noel está pronta e devemos ir à missa. Também vamos fazer uma ceia, como as que temos no Brasil.

Pretendem adotar alguma tradição da cultura sul-africana no seu Natal?

As tradições natalinas aqui na África do Sul são bem similares às do Brasil. Então, meio que já adotamos.

O que não pode faltar no seu Natal?

O que não pode faltar no nosso Natal são minha família reunida (nós quatro e a Lola rs), foco no nascimento de Jesus, a surpresa das crianças com os presentes deixados por Papai Noel, peru e rabanada.

Existe alguma curiosidade sobre a celebração do Natal na África do Sul?

Em alguns locais onde os afrikaners estão mais presentes, as famílias passam de casa em casa cantando. Mas esse costume não é visto nas grandes cidades, como Joanesburgo, que é onde vivo.

Celebrar o Natal em outro país - 28
Celebrar o Natal em outro país - 29

Natal na Suíça - @mamaesnasuica

A Rita é casada com um europeu e é mãe do Nicolas. Eles moram na Suíça em uma cidade perto de Zurique. Seu perfil no Instagram dá dicas de viagens, passeios, trilhas e atividades para curtir a Suíça com crianças.

Celebrar o Natal em outro país - 31

Como estão planejando celebrar o Natal na Suíça ? Vão passar longe do restante da família?

Desde que moro na Suíça, passamos somente um Natal no Brasil. Meu marido não aguenta o calor de dezembro! Ele diz que é muito para ele 😂. Então, sempre tentamos juntas as famílias aqui na Suíça mesmo. Geralmente minha mãe e meus  irmãos vêm nos visitar. Mas infelizmente esse ano passaremos longe da minha família. Celebraremos somente nós, em casa. Pois, aqui na Suíça, embora não estejamos em Lockdown no momento, os números estão muito altos. Portanto, a recomendação é que evitemos contato social.

Qual tradição familiar conseguirão manter , mesmo vivendo na Suíça?

Por aqui não existe a figura do bom velhinho que traz presente no natal. Mas essa é uma tradição que eu consegui manter na minha casa. Aqui na Suíça eles comemoram o São Nicolaus ( samichlaus) no dia 6 de dezembro. Ele traz frutas e doces para as crianças. No Natal quem traz os presentes é o Christkind . Traduzindo seria menino Cristo.

Pretendem adotar alguma tradição da cultura suíça no seu Natal?

Sim! Praticamente a festividade de Natal aqui em casa é baseada na cultura local. O que muda é somente o Papai Noel. Na ceia, a comida é típica Suíça. O calendário do advento também faz parte do ritual. Já árvore de natal é um pinheiro que colhemos na floresta e por aí vai!

O que não pode faltar no seu Natal?

 A Árvore de Natal com certeza não pode faltar!. Acho mágico colher na floresta e enfeitá-la com velas em casa. E também o pudim brasileiro na sobremesa.

Existe alguma curiosidade sobre a celebração do Natal na Suíça?

Sim! O significado do Samichlaus e do Christkind que expliquei acima. Isso é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil

Celebrar o Natal em outro país - 37

Natal na Suíça - @segredosdasuica

Então, a Rita do perfil  @mamaesnasuica conheceu a Silvia e se tornaram amigas. Ambas nascidas e crescidas na cidade de São Paulo e casadas com estrangeiros. As duas moram na parte alemã da Suíça  na região de Zurique. A Rita chegou no país há mais de uma década. Já a Silvia vai completar 4 anos de Suíça. Os filhos e os maridos também se tornaram amigos. Nesta parte, a Silvia nos responde!

Esse perfil no Instagram surgiu dessa amizade e dos passeios e trilhas que começaram a fazer juntas. A encantadora Suíça é a protagonista desse perfil que dá dicas de passeios e viagens. 

Celebrar o Natal em outro país - 39

Como estão planejando celebrar o Natal na Suíça? Vão passar longe do restante da família?

Infelizmente o Natal neste ano será cada núcleo da família em sua própria casa. Não viajaremos para o Brasil.

Qual tradição familiar conseguirão manter , mesmo vivendo na Suíça?

Nós tentamos fazer a ceia de Natal o mais parecido possível com o Brasil. Por sorte, encontramos todos os ingredientes por aqui. E uma farofinha e pudim de sobremesa não podem faltar!

Pretendem adotar alguma tradição da cultura suíça no seu Natal?

Adotamos quase todas as tradições daqui, pois elas fazem o Natal mais especial. Entre elas, as músicas, o calendário do advento, assar bolachinhas de natal e ir aos mercados de natal tomar vinho quente.

Celebrar o Natal em outro país - 43

O que não pode faltar no seu Natal?

O que não pode faltar no nosso Natal é uma ligação com vídeo para nossos familiares no Brasil.

Existe alguma curiosidade sobre a celebração do Natal na Suíça?

Normalmente o prato principal da ceia de natal na Suíça é Raclete ou Fondue bem caprichados! E se tiver neve vamos para fora brincar um pouquinho com ela!


Celebrar o Natal em outro país - 46
Celebrar o Natal em outro país - 47
Celebrar o Natal em outro país - 48
Celebrar o Natal em outro país - 49
Celebrar o Natal em outro país - 50
Celebrar o Natal em outro país - 51

Natal na França - @partiudisneylandparis

A Carol mora na França há mais de 10 anos. Casada e mãe de 2 meninas. Possui um perfil no Instagram e canal no Youtube om dicas incríveis para quem quer visitar a Disneyland Paris.

Celebrar o Natal em outro país - 53

Como estão planejando celebrar o Natal na França ? Vão passar longe do restante da família?

Natal é sempre família, com mais alguns familiares. Às vezes na família do meu marido, que mora na França, mas longe de onde vivemos. Outras vezes, aqui em casa, quando minha família vem do Brasil para celebrar conosco, Este ano, pela primeira vez, iremos ao Brasil.  Mas o Natal na França foram muitos. 

Qual tradição familiar conseguirão manter , mesmo vivendo na França?

O francês não tem tradição de Natal. As minhas sempre foram mais ligadas à comida. Como eu não moro em Paris, é muito difícil achar comida brasileira. Então . eu não tenho nenhuma tradição. Trocar presentes no 24, conta? Montar a árvore ouvindo música natalina?

Pretendem adotar alguma tradição da cultura francesa no seu Natal?

Aqui na França existe um negócio que chama calendário de advento. São 24 portinhas, pra serem abertas nos 24 dias de dezembro. Desde que eu cheguei na França faço minha contagem regressiva com um calendário desses. Amo!

O que não pode faltar no seu Natal?

Estar com minhas filhas. Essa é a única coisa que realmente não pode faltar! O resto a gente tenta fazer comida gostosa, usar roupas de Natal, músicas de Natal... Mas nada que seja tão importante quanto estar com quem a gente mais ama.

Existe alguma curiosidade sobre a celebração do Natal na França?

Aqui eles tem o Saint Nicolas. Ele é tão importante quanto o Papai Noel. Na escola, as meninas aprendem músicas e fazem desenhos e colorem o Santo. Ele vem no começo de dezembro, dia 6. Tem desfile na cidade e tudo!

Outra coisa bem legal são os mercados de Natal. Quem vem à França nessa época tem que ir a Strasbourg ou vir aqui na minha cidade , Metz, conhecer. São tipo feirinhas espalhadas na cidade. Vendem produtos regionais ou ligados às festividades. Não deixem de provar o vinho quente que parece nosso quentão de vinho. Outra opção é o suco quente, suco de laranja ou maça com especiarias, pra crianças.

Celebrar o Natal em outro país - 59
Celebrar o Natal em outro país - 60
Celebrar o Natal em outro país - 61
Celebrar o Natal em outro país - 62
Celebrar o Natal em outro país - 63

Natal na Itália - @nos_4_viajando

Mary, César, Ellen e Amanda vivem no norte da Itália. na encantadora Mantova. São mineiros que amam viajar, No  perfil no Instagram, eles compartilham dicas de viagem e a vida no exterior.

Celebrar o Natal em outro país - 65

Como estão planejando celebrar o Natal na Itália ? Vão passar longe do restante da família?

Moramos na Itália há 21 anos. Depois que estamos aqui, não passamos mais Natal em família, pelo menos não com nossos pais.

Qual tradição familiar conseguirão manter , mesmo vivendo na Itália? Qual tradição familiar conseguirão manter , mesmo vivendo na Itália?

Normalmente nosso menu é todo brasileiro. Na verdade todo mineiro! Isso porque, mesmo depois de tantos anos, o arroz colorido não pode faltar! E não esquecemos nunca da uva passa 😁😁😁

Pretendem adotar alguma tradição da cultura italiana no seu Natal?

Aqui na Itália, eu acho que a tradição é muito menos familiar do que a nossa. Única coisa que normalmente fazemos que é tradição aqui na Itália, é o aperitivo antes do jantar.

O que não pode faltar no seu Natal?

Não pode faltar a árvore bem decorada,. Somente depois que as crianças vão dormir, é que nós colocamos os presentes debaixo da árvore. Isso porque elas acreditam que realmente o Papai Noel vem de noite com todos os presentes delas.

Existe alguma curiosidade sobre a celebração do Natal na Itália?

A troca de presentes para as crianças é mais sentida no dia 13 de dezembro, dia de Santa Lúcia. Como diz a tradição na Itália, é ela que traz os "dons" para as crianças que foram boas durante o ano. Então, quase nenhuma criança espera o presente debaixo da árvore no dia 25.

Celebrar o Natal em outro país - 71
Celebrar o Natal em outro país - 72

Natal na Inglaterra - @ursulaloopez

A Úrsula e sua família são brasileiros que mudaram para a Inglaterra. Moram há 4 anos  em Londres. O perfil no Instagram mostra o cotidiano da família na Inglaterra. Além disso, passa dicas sobre a região.

Celebrar o Natal em outro país - 74

Como estão planejando celebrar o Natal na Inglaterra? Vão passar longe do restante da família?

Desejamos celebrar o Natal em casa com nossa família.

Qual tradição familiar conseguirão manter , mesmo vivendo na Inglaterra?

A adaptação no começo é difícil. Mas temos nossa tradição de berço e continuamos mantendo.

Pretendem adotar alguma tradição da cultura inglesa no seu Natal?

Não.

O que não pode faltar no seu Natal?

Aqui terá toda decoração, uma janta especial e uma oração.

Existe alguma curiosidade sobre a celebração do Natal na Inglaterra?

Sim,  aqui há muitas culturas diferentes. Imigrantes do mundo todo. Então, imagina o que é contiver com tanta diversidade!

Celebrar o Natal em outro país - 80
Celebrar o Natal em outro país - 81
Celebrar o Natal em outro país - 82
Celebrar o Natal em outro país - 83

Natal na Escócia - @pequenosescoceses

Lídice Cabral vive com sua família multicultural na Escócia. São mochileiros de coração e viajar é a missão da família. O perfil no Instagram compartilha as aventuras vividas.

Celebrar o Natal em outro país - 85

Como estão planejando celebrar o Natal na Escócia? Vão passar longe do restante da família?

Sim, passaremos longe da família. Mas já estamos acostumados, não é o primeiro e provavelmente não será o último.

Qual tradição familiar conseguirão manter , mesmo vivendo na Escócia?

Fazemos a ceia na véspera, no dia 24. E abrimos os presentes na véspera também. A ceia vai ser no estilo polonês, com 13 pratos na mesa.

Pretendem adotar alguma tradição da cultura escocesa no seu Natal?

Na verdade, neste ano não.

O que não pode faltar no seu Natal?

Presente, comida e árvore de natal.

Existe alguma curiosidade sobre a celebração do Natal na Escócia?

Eles celebram o Natal nos dias 25 e 26. Dia 24 não tem nada. Comem chocolate no Natal e dão muitos cartões natalinos. 

Celebrar o Natal em outro país - 91
Celebrar o Natal em outro país - 92
Celebrar o Natal em outro país - 93

Natal em Portugal -@kelly_familia_em_portugal

Kelly, Júnior, Hiram e Zoe vivem em Lisboa. São uma família, quase nômades. Eles possuem 4 países na bagagem. Já moraram em Londres, Itália, Austrália e atualmente em Portugal, No Instagram, dicas de lifestyle, maternidade e família.

Celebrar o Natal em outro país - 95

Como estão planejando celebrar o Natal em Portugal? Vão passar longe do restante da família?

Esse ano passaremos só nós 4. Pelo motivo da pandemia e a nova onda da Covid, o governo português decretou novas medidas restritivas. Tínhamos planos de passar o Natal com a uma parte da nossa família que mora em Londres. Mas infelizmente, teremos os planos pausados.

Qual tradição familiar conseguirão manter , mesmo vivendo em Portugal?

Seguimos a tradição da ceia de Natal no dia 24 de dezembro e abertura dos presentes no dia 25. Meu filho acredita no bom velhinho. Uma curiosidade é que aqui chamamos de pai natal. Ele que vem trazer os presentes. É nossa maior alegria ver os olhinhos brilhando, os gritos de alegria e o riso solto dele! 

O que não pode faltar no seu Natal?

Fazemos a maior festa Juntos, pois adoramos o Natal. Não importa a circunstância, acreditamos e sentimos toda essa esperança, fé e tudo o que o Natal representa.

Existe alguma curiosidade sobre a celebração do Natal em Portugal?

Os portugueses têm o costume de comemorar em família também. Então, nos  sentimos bem familiarizados com os mesmos costumes nessa época do ano. Temos amigos próximos portugueses, que são nossos compadres, que no ano passado nos convidaram para a ceia em família. Mas neste ano, para o bem de todos, seguiremos sem aglomeração.

Celebrar o Natal em outro país - 100

Natal nos Estados Unidos - @mairaparrilha

Maira Parrilha é casada e mãe de Sofia e Duda. A família mora pertinho do Mickey em Orlando, na Flórida. Ela trabalha na Rádio. No seu perfil no Instagram tem muitas dicas dos parques de Orlando, moda mãe e filha e lifestyle .


Celebrar o Natal em outro país - 102

Como estão planejando celebrar o Natal nos EUA? Vão passar longe do restante da família?

Ainda não sabemos se passaremos o Natal em casa. Possivelmente, com amigos. Ano passado, passamos Natal e Ano Novo no Colorado. Fomos esquiar e aproveitar a neve.

Qual tradição familiar conseguirão manter , mesmo vivendo nos EUA?

Nós mantemos todas as datas comemorativas, como Natal, Réveillon, Dias das Mães e Pais e o Dia das Crianças.

Pretendem adotar alguma tradição da cultura americana?

Neste mês comemoramos o Thanksgiving, que é o Dia de Ação de Graças. Nos reunimos com amigos. A tradição é comer Peru. Aqui, o Thanksgiving é tão importante quanto o Natal.

O que não pode faltar no seu Natal?

Estar com a minha família

Existe alguma curiosidade sobre a celebração do Natal nos EUA?

Aqui é muito comum usar os Ugly sweaters. Eu amo! E os presentes, as crianças abrem no dia 25 ao acordarem.

Celebrar o Natal em outro país - 108

Por falar em Orlando, o blog Andreza Dica e Indica postou sobre o Natal nos parques de Orlando em 2020 

Natal na China - @clara_pelo_mundo

Meu none é Joana, sou carioca, tenho 37 anos e moro em Xangai desde julho de 2019. Sou casada com o Thomas, 47 anos e dinamarquês, e sou mãe da Clara, que nasceu na Inglaterra e tem 4 anos. Antes de morar em Xangai, morei em Pequim por 7 anos, de 2005 a 2012, onde fiz meu primeiro mestrado e trabalhei e onde eu conheci o Thomas em 2008. Nós nos casamos na China, Grande Muralha em 2011 e no ano seguinte fomos embora da China. Depois de viajarmos por 9 meses e uma tentativa de morar no Brasil, Thomas aceitou um emprego em Cambridge, na Inglaterra. Em Cambridge eu fiz meu segundo mestrado na Universidade de Cambridge e também trabalhei na KPMG em Londres. Em novembro de 2016, nasceu a Clara, nossa brasileirinha-dinamarquesa-britânica (ela hoje possui 3 nacionalidades). Em julho de 2019 viemos para Xangai pela empresa do Thomas. 

No perfil no Instagram,  a Joana compartilha a rotina da família e dicas de passeios e viagens pelo mundo.

Celebrar o Natal em outro país - 111

Como estão planejando passar o Natal na China? Vão passar longe do restante da família?

Iremos com certeza passar o Natal na China. As fronteiras do país continuam fechadas e mesmo para residentes as regras para reentrar no país são muito restritas. Por exemplo, quarentena é obrigatória. Caso você chegue na sua cidade de residência, pode fazer a quarentena em casa. Mas se o voo chegar em outra cidade, ela é feita em hotel selecionado pelo governo. Nos hotéis, só é possível ter um adulto por quarto. Então, pais e mães são separados e precisam escolher com quem o filho ou filhos irão ficar. O nosso maior medo porém, é caso se a criança testar positivo ou tenha sintomas ao chegar no aeroporto. Pois, aí ela é levada a um hospital pediátrico onde os pais não têm nenhum acesso. Eles só recebem noticias dos filhos via mensagens e fotos pelo celular. Com tudo isso, obviamente, decidimos não sair da China e portanto ficaremos longe das famílias. 

Essa não é uma situação nova para nós, pois somos um casal misturado e sempre temos que escolher um país para passarmos o Natal. Já passei muitos natais longe dos meus pais e meu marido, longe dos pais dele. É às vezes triste pensar que nossa filha não pode ver toda a família dela no Natal. Mas essa é um dos pontos “negativos” de ser expatriado ou de ser uma família internacional. Mas temos o Skype do nosso lado!

Qual tradição familiar conseguirão manter na China?

Bem, montamos a nossa árvore, e teremos troca de presentes. A escola da Clara que é internacional, terá uma pequena festinha só para os alunos devido ao COVID. Ainda não decidimos sobre a ceia, talvez um jantar com amigos. A academia onde eu trabalho terá amigo oculto também. Vamos também participar de um almoço de Natal dinamarquês no dia 26 e já fomos ao jantar da Camara de Comércio da Dinamarca semana passada. A comunidade expatriada faz bastante eventos natalinos.

Pretendem adotar alguma tradição da cultura chinesa?

Então, a China não celebra o Natal! Nunca foram um pais cristão. E hoje em dia é um país comunista e portanto oficialmente sem religião. Mas aqui em casa temos algumas tradições dinamarquesas, como dançar em volta da árvore.

O que não pode faltar no seu Natal?

Eu já havia morado na China antes, por sete anos, e sinceramente, parei de ligar para o Natal em si. Quando não viajava para o Brasil ou Dinamarca, nem colocava árvore. Era uma época que usava para viajar para o Sudoeste Asiático e fugir do inverno. Hoje em dia, com a Clara, eu dou muito mais atenção a qualquer tradição dos nossos países. Pois, precisamos ensiná-la sobre suas culturas, as 3. Como a escola dela é Americana ela é super exposta às tradições de lá. Então nos esforçamos para passar as nossas também. Esse ano já montamos a árvore!

Existe alguma curiosidade sobre o Natal na China?

Bem, a maior é que ele não existe! Mas com a globalização, os shoppings, as lojas e os hotéis e até nossa portaria do prédio, onde moram muitos estrangeiros, fazem algum tipo de decoração. Papai Noel em Chinês é 圣诞老人 (shengdan laoren)que significa “velhinho do Natal".

Celebrar o Natal em outro país - 117

E o Natal no Brasil...

Para quem vai passar o Natal no Brasil, encontramos dicas muito legais em blogs que seguimos.

Expedições em Família - Natal em Belo Horizonte - Praça da Liberdade e Shoppings 

Turismo em Família - Natal na Pandemia: Ideias e Passeios Seguros no Brasil

Por aí com os Pires - Natal Mágico da Serra Gaúcha 

Agora nos conte, imaginava ser assim a celebração de Natal nesses países? 

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Deyse
DeyseNossa Angela!!!! Quantos depoimentos lindos e encorajadores! Eu ainda não consegui passar nenhum natal fora do Brasil e sem os meus pais. Mas já planejamos um natal em Nova York, e assim que for possível, iremos! Amei os depoimentos e o natal em cada país! Feliz Natal!!!
Kelly Boniatti
Kelly BoniattiFicou demais esse post sobre o Natal, apesar do tema ser um só, você pode mostrar nesse texto a diversidade cultural. Parabéns adorei
Letícia
LetíciaNossa, amei o post! Eu também já morei fora do Brasil, na Alemanha, e pude também celebrar o Natal em outro país! Mas como, no meu caso, foi por um período curto de tempo, eu curti muito o meu Natal diferente e viajei bastante pela Europa! Amo essa época do ano! Amei o post e as histórias das famílias!
Claudia Tiscoski
Claudia TiscoskiQue post incrível!! Que diversidade cultural, capacidade de superação e união entre as famílias podemos ver aqui. Não é porque será um Natal diferente, que deixaremos de celebrar essa data tão especial.
Murilo Pagani
Murilo PaganiAdorei descobrir como as famílias viajantes estão se preparando para celebrar o Natal em outros país. Eu passeio o Natal fora do Brasil em apenas uma ocasião, quando estava na Nicarágua. Mas foi por opção pois estava viajando, e não uma imposição como a pandemia fez conosco! Muito legal observar as particularidades dessa festa nos diferentes países! Excelente texto!
Cintia Grininger
Cintia GriningerQue interessante conhecer as celebrações de Natal de famílias em outros países! Acho que a palavra-chave aqui é adaptação - afinal, mesmo para quem mora longe da família já há anos, esse está sendo um ano com maiores restrições, por isso mais que nunca é necessário manter o espírito natalino mas com algumas adaptações, não é mesmo?
Daniela Schneider
Daniela SchneiderCelebrar o Natal em outro país nessa época de Covid, realmente deve ser mais difícil, mas tenho certeza que o Natal de vocês vai ser lindo e cheio de amor! Gostei muito de saber como vocês e as outras famílias do projeto passarão essa data!
Itamar japa
Itamar japaMuito legal! Este ano tudo vai ser muito diferente, de fato! Não imaginei estar fora em pleno natal, entretanto gostei dos relatos e experiências diferentes a serem vividas em cada um dos destinos. Mesmo aqui no Brasil, em minha própria cidade, neste ano tudo vai ser diferente. Adorei o post e as preparações diferentes para o Natal.
Van
VanO importante é estar com amor no coração e conectados com a família de alguma forma, seja perto ou longe. Gostei de saber como pessoas queridas vão celebrar o natal em outro pais.
Luciana Rodrigues
Luciana RodriguesComo expatriada, já são 20 anos que celebro o natal em outro país, nesse caso a Itália. Mas quando posso, vou para o Brasil ficar com a familia.
Flávia
FláviaAdorei este post! Tantas diferenças culturais e tradições que também são bacanas, mas não menos gostosas!
Carla Mota
Carla MotaQue sugestões tão boas para Celebrar o Natal em outro país. Tantos lugares lindos e maravilhosos. Acho que hoje ia mesmo para Nova Iorque! 😍
Iara
IaraMuito interessante a forma como as famílias expatriadas se esforçam para se adaptar à distancia da família e celebrar o natal fora, mantendo algumas tradições de suas origens! Ficam as dicas para quando formos passar o natal em outro país! Belo post!
Norma Carvalho
Norma CarvalhoQue idéia incrível essa sua de entrevistar brasileiros e entender como é celebrar o Natal em outro pais. Esse é realmente um ano bem atípico e as famílias estão se reinventando, e sempre tive curiosidade de saber como os brasileiros se adaptam lá fora nessas datas festivas. Achei incrível mesmo. Parabéns.
nathalia
nathaliaAngela, que post bacana! aqui em casa, nós celebramos o natal em outro país quase todos os anos, é uma tradição nossa depois que perdemos os nossos avós. É importante se adaptar, como um tem um costume diferente né