15 passeios gratuitos em Brasília

Blog | 2 | 21 | 15/02/2021

Brasília foi projetada por Lúcio  Costa e ostenta obras emblemáticas de Oscar Niemeyer.  Um verdadeiro museu a céu aberto considerado Patrimônio Cultural da Humanidade.  Um local  que merece ser conhecido! E umas das vantagens desse destino é que muitos passeios são gratuitos. Selecionamos 15 opções para você incluir no seu roteiro.

15 passeios gratuitos em Brasília - 2

Visitar Brasília é conhecer uma parte importância da história nacional.  Muitos desse passeios incluem visitas aos  edifícios que abrigam o Governo. Mas existem opções culturais e também religiosas. Além dessas, a cidade também possui espaços de lazer.  Ficou curioso? Então nos acompanhe, os 6 viajantes, pela capital do Brasil! 

Congresso Nacional

15 passeios gratuitos em Brasília - 5

O Congresso Nacional é um dos principais cartões-postais de Brasília. Projeto de Oscar Niemeyer, o edifício é a sede do Poder Legislativo. A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. Já a cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. Vale uma visita tanto de dia como à noite. A obra fica linda iluminada.

É possível visitar o interior do Congresso gratuitamente todos os dias. Somente para visitas às quintas-feiras é obrigatório agendamento no dia anterior pelo site. Atualmente as visitas estão suspensas em virtude da quarentena

Horário: diariamente das 9h às 17:30h

15 passeios gratuitos em Brasília - 7

Palácio do Planalto

15 passeios gratuitos em Brasília - 9

O Palácio do Planalto abriga a sede do Poder Executivo. Nesse prédio está Gabinete Presidencial. Além da sua importância política, a arquitetura de Oscar Niemeyer se destaca. Os pilares de sustentação possuem um lindo desenho. À noite, com o prédio iluminado, temos a sensação que a edificação está flutuando.

O interior do Palácio abriga belíssimas obras de artes. As visitas gratuitas encontram-se suspensas. Elas geralmente ocorrem em alguns domingo do mês e devem ser agendadas no site

Horário: domingo das 9h às 17h mediante agendamento

15 passeios gratuitos em Brasília - 11

Palácio da Alvorada

15 passeios gratuitos em Brasília - 13

O Palácio da Alvorada é residência oficial do Presidente da República. O projeto de Oscar Niemeyer é uma das mais importantes edificações da arquitetura moderna brasileira. Podemos visitar todos os dias externamente. Após passar por uma guarita de segurança, encontramos um amplo estacionamento. Podemos admirar a edificação porque não há grades neste ponto, apenas uma espelho d'água com diversas carpas.

As visitas ao seu interior estão suspensas. Mas elas eram gratuitas e aconteciam à quartas-feiras, das 15h às 17h., mediante distribuição de senha no local.

15 passeios gratuitos em Brasília - 15

Catedral Metropolitana de Brasília

15 passeios gratuitos em Brasília - 17

A Catedral Metropolitana de Brasília é uma obra de arte projetada por Oscar Niemeyer. Com ela o arquiteto recebeu o prêmio máximo da arquitetura em 1988, o Prêmio Pritzker.

A edificação é famosa pelos seus 16 arcos de concretos intercalados por vitrais de Marianne Peretti que mudam de cor de acordo com o horário e a posição do sol. Para entrar na Catedral passamos por um túnel. O seu interior é repleto de obras de arte. No seu interior encontramos três esculturas de anjos de bronze penduradas no teto de Alfredo Ceschiatt e painéis que representam a via sacra pintados por Di Cavalcanti. Os azulejos do batistério e as cenas da vida de Nossa Senhora são trabalhos de Athos Bulcão. No interior também é possível ver uma réplica em tamanho natural da Pietà, de Michelangelo e a cruz de madeira utilizada na primeira missa da nova capital.

A acústica é impressionante. Uma brincadeira famosa entre os visitantes é uma pessoa falar de um lado da Catedral e outra pessoa conseguir ouvir mesmo estando do outro lado. Essa é uma das curiosidades da Catedral de Brasília. Esse é um dos locais mais visitados de Brasília.

Horário: diariamente das 8h às 19h30.

Praça dos 3 Poderes

15 passeios gratuitos em Brasília - 20

A Praça dos Três Poderes é o centro do poder do Brasil. Um amplo espaço aberto projetado por Lúcio Costa na extremidade da via que divide Brasília ao meio. Essa via é chamada de Eixo Monumental . É nela que se encontramos as maiorias dos principais monumentos arquitetônicos. A região central de Brasília recebe o nome de Plano Piloto. De um lado do Eixo Monumental fica área da cidade conhecida com Asa Norte e do outro lado a área conhecida como Asa Sul.

Da praça podemos visualizar os edifícios projetados por Oscar Niemeyer para abrigar as sedes do Governo brasileiro. A proposta era que visualizemos os três prédios representativos dos poderes e que nenhum se sobressaíssem diante dos outros. O conceito foi baseado no princípio de que os poderes são harmônicos e independentes e, portanto, têm o mesmo peso. O Poder Legislativo é representado pelo Congresso Nacional. Já o Poder Executivo pelo Palácio do Planalto e o Poder Judiciário pelo Supremo Tribunal Federal.

Na local não há vegetação, mas podemos encontrar algumas esculturas. Uma delas é essa que é considerada o símbolo de Brasília : os Guerreiros, de Bruno Giorgi . Ela é mais conhecida como Os Candangos, em homenagem ao povo que veio construir e habitar a cidade.

Mas o elemento de maior destaque na praça é o Mastro da Bandeira, um monumento de autoria de Sérgio Bernardes. Existe uma lei que determina a presença perene da bandeira nacional. No primeiro domingo de cada mês ela é trocada em uma solenidade solene às 9:00 horas da manhã. Essa bandeira brasileira é considerada a maior bandeira hasteada do mundo, medindo 286 m².

15 passeios gratuitos em Brasília - 22

Na praça encontramos algumas edificações que fazem parte do Conjunto Cultural dos Três Poderes que são abertas a visitação pública e encontram-se atualmente fechadas em função da pandemia de coronavírus.

Horário: de terça-feira a domingo das 9h às 18h

Ingresso: entrada gratuita

1. O Museu Histórico de Brasília, conhecido como Museu da Cidade, é também projeto de Oscar Niemeyer. É o museu mais antigo da cidade e preserva objetos relativos à história da construção de Brasília.

2. O Espaço Lúcio Costa fica situado sob o piso da praça. O espaço foi idealizado por Oscar Niemeyer e abriga croquis do projeto do Plano Piloto além de uma enorme maquete de Brasília.

3. O Espaço Oscar Niemeyer, está localizado na parte posterior da Praça dos Três Poderes é também projeto do arquiteto. Em seu acervo está uma mostra permanente da obra do arquiteto, que inclui maquetes, desenhos, painéis fotográficos e recursos audiovisuais.

4. O Panteão da Pátria, também projeto de Oscar Niemeyer . Sua forma sugere uma pomba. O edifício foi construído em homenagem aos heróis nacionais que possuíram ideais de liberdade e democracia. O Panteão também consagra a memória de Tiradentes, que é o Patrono Cívico da Nação Brasileira.  

Ao lado fica a Pira do Panteão da Pátria. Sempre acesa, a chama simboliza a eterna da democracia!

Parque da Cidade

15 passeios gratuitos em Brasília - 25

O Parque da Cidade é o terceiro maior parque urbano do mundo. Uma grande área verde com espaços multiusos no coração de Brasília. É um dos principais locais de lazer na cidade, com extensas ciclovias, pistas para caminhada, um grande lago, quadras de esportes, parque de diversão, playground em vários locais, centro hípico e área verde.

Endereço: Na Asa Sul, ao lado do Eixo Monumental.

Horário:  o parque fique aberto 24 horas, o decreto que liberou o uso do parque nesta quarentena definiu o período de 6:00 h às 21:00 horas como permitido.

Ponte JK

15 passeios gratuitos em Brasília - 28

A Ponte JK um dos monumentos mais fotografados da capital. Passagem obrigatória para quem visita a capital do Brasil, o projeto da ponte é lindo. São três arcos que atravessam o Lago Paranoá que impressionam pela grandiosidade e por estar em uma região que também é linda!

É possível também passar pela ponte caminhando, são 1200 metros de extensão. Outra maneira de ver a ponte é pelo lago. Na região é oferecido passeios em caiaques, stand-up, jet-ski e até lanchas. Outra opção é aproveitar alguns restaurantes que ficam na Orla do Lago. O por-do-sol no local é incrível!

Torre de TV

15 passeios gratuitos em Brasília - 31

A Torre de TV é um dos principais pontos turísticos de Brasília. No local temos, além da torre, uma fonte luminosa, uma feira de artesanato e o Jardim Burle Marx, No local também encontramos o letreiro de Brasília.

A torre foi projetada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa e inaugurada em 1967. Do alto do mirante da torre temos uma vista privilegiada da cidade.  Já a Feira da Torre saiu da base da torre e ganhou um espaço próprio ao lado com produtos artesanais e comidas típicas. 

15 passeios gratuitos em Brasília - 33

CCBB

15 passeios gratuitos em Brasília - 35
15 passeios gratuitos em Brasília - 36

O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) é um lugar bastante visitado. Além de sua  programação bastante interessante com eventos e exposições, o local possui uma bela área externa. A pedida é fazer um picnic tendo uma bela vista da Ponte JK. Alguns levam seu alimento e outros contratam uma cesta recheada de delícias na Caferia do local. Para os pequenos, existe um playground bem diferente.

Endereço: Asa sul Trecho 2

Santuário Dom Bosco

15 passeios gratuitos em Brasília - 39

O Santuário Dom Bosco é considerado uma das Sete Maravilhas Culturais da cidade. O que chama a atenção nessa edificação são os vitrais. A luz que passa por eles cria uma atmosfera encantadora no seu interior. O projeto é do arquiteto  Carlos Alberto Naves.

Endereço: SEPS Quadra 702 , Asa Sul.

Igreja Nossa Senhora de Fátima

15 passeios gratuitos em Brasília - 42

A Igreja Nossa Senhora de Fátima, chamada de Igrejinha, é um projeto de Oscar Niemeyer. Dizem que sua construção foi um pedido da primeira dama Sarah Kubitschek em pagamento a uma promessa pela cura da filha.

Foi a primeira construção de alvenaria da capital, erguida em 1958. Seu interior é bem pequeno, daí o seu apelido. Antes da reforma na década de 60, existiam pinturas do artista Alfredo Volpi. O seu formato remete a um chapéu de freira. Suas paredes externas são revestidas com os famosos azulejos de Athos Bulcão.

Endereço: SQS 307/308, s/n, Brasília

15 passeios gratuitos em Brasília - 44

Lago Paranoá

15 passeios gratuitos em Brasília - 46

O Lago Paranoá é um dos cartões portais de Brasília. Além disso, é um dos principais locais de lazer da cidade. Uma das maneiras de utilizá-lo é acessando algum ponto de sua orla para nadar. Um dos locais mais conhecidos é o Piscinão do Lago Norte. No local existem quiosques e pedalinhos para aluguel.

Além disso, o Governo do DF vem desocupando a orla do lago na área residencial do Lago Norte e do lago Sul, permitindo o acesso público. Então, é possível encontrarmos  algumas estruturas que foram edificadas pelos particulares, Embora falta uma melhor ordenação dessas áreas, é possível aproveitarmos o lago. Gostamos da área da QL 13, perto da paróquia do Pai Nosso.

15 passeios gratuitos em Brasília - 48

Outro ponto bastante procurado é o Deck da Asa Norte que fica no d=final da via L4.. O local é procurado para caminhada, pesca, área de picnic e aluguel de pranchas de stand up. É considerado uma dos melhores locais para apreciar o por do sol de Brasília. Possui banheiros e estacionamento.

Já o mais badalado é o Pontão do Lago Sul. A local possui uma vista privilegiada do lago. É considerado um dos lugares mais bonitos da cidade. Existem bares e restaurantes. Também é possível alugar pranchas de stand up.

Outra maneira de aproveitar o lago é navegando. Vivemos essa experiência e contamos tudo aqui no blog

15 passeios gratuitos em Brasília - 51

Museu Nacional

15 passeios gratuitos em Brasília - 53
15 passeios gratuitos em Brasília - 54

O Museu Nacional faz parte do Conjunto Cultural da República. O projeto é de Oscar Niemeyer. Sua construção só foi concluída em 2006 mas ideia do museu já fazia parte do projeto original do Plano Piloto elaborado por Lúcio Costa em 1950. O local recebe exposições itinerantes na parte superior e nos seus mezaninos. No térreo existe um teatro.

Horário: segunda-feira de 14h às 18h30 e de terça-feira a domingo de 9h às 18h30

Torre de TV Digital

15 passeios gratuitos em Brasília - 57

A Torre de TV Digital é o último projeto edificado de Oscar Niemeyer. A edificação possui 170 metros de altura e é conhecida como a flor do cerrado. Do seu mirante temos uma vista incrível do Plano Piloto de Brasília.

Endereço: Setor Habitacional Taquari.

Horário: fins de semana e feriados, das 9h às 17h.

Setor Militar Urbano

15 passeios gratuitos em Brasília - 60

O Setor Militar Urbano é uma área imponente de Brasília. O Quartel General do Exército foi projetado por Oscar Niemeyer. A edificação é monumental.  Existe  um Obelisco com o brasão do Exército e uma enorme Concha Acústica. Ela funciona como um amplo palco. 

Também vale visitar a Praça dos Cristais. O projeto paisagístico é de Burle Max. Os cristais parecem flutuar no espelho d'água.

Mais dicas de passeios gratuitos...

Como adoramos dica de passeios gratuitos, vamos compartilhar alguns post de blogs que acompanhamos para continuar te inspirando!

No Brasil, o blog Expedições em Família postou passeios gratuitos e o que fazer em Campos do Jordão.  - Passeios Gratuitos. Já o blog Vamos viajar pra onde agora falou sobre os passeios gratuitos em Curitiba.

Para os EUA, o blog Família que Viaja Junto, postou sobre Los Angeles, Califórnia: uma super lista com 14 passeios gratuitos

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Alessandra kleis
Alessandra kleisFui pra Brasília muitos anos atrás!!! E ameiii! Anotei as dicas dos passeios gratuitos pois quero muito voltar!!!! 😍😍😍
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Nathalia Geromel
Nathalia GeromelNão conheço Brasília, mas adorei as dicas dos passeios gratuitos, são sempre valiosas na hora de economizar 😍
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Hebe
HebeAinda não fui a Brasília, mas já curti suas dicas de passeios gratuitos por lá. Salvei o post para usar em uma visita próxima. Assim espero. kkkk
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Fabíola Moura
Fabíola MouraNão fazia ideia que podia visitar o Palácio da Alvorada, mesmo que por enquanto esteja tudo suspenso, vou querer incluir essa dica na próxima visita a Brasília. Tem muitos passeios gratuitos que você indicou que também não conheço e que valem entrar no roteiro.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Diego
DiegoFiquei feliz lendo seu post. De todos esses 15 passeios gratuitos em Brasília eu conheço 14 , falta so o CCBB, que irei com certeza da próxima vez que visitar a cidade.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Martins
MartinsCidade imperdível. Precisamos conhecer e adimirar. Muito show!!!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Cintia Vaz
Cintia VazFui pra Brasilia quando tinha 10 anos com a escola. Lembro de ter ido na Catedral metropolitana de Brasilia, no palacio do planalto, palacio da alvorada, e na praça dos 3 poderes. Não fazia ideia que tinha tantas outras coisas maravilhosas e gratuitas em Brasilia. Definitivamente eu preciso voltar.😻😻😻😻😻
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiEste é um destino que pretendo conhecer assim que essa pandemia acabar e seus 15 passeios gratuitos em Brasília farão parte do meu roteiro pela cidade. Obrigada, amei! 😍😍😍
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Letícia
LetíciaAmei esses 15 passeios gratuitos pra fazer em Brasília! Eu não conheço a cidade e tenho muita vontade de ir e visitar! Principalmente os prédios administrativos! Ótimo post! Dicas anotadas para quando eu estiver na cidade
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Aline Laudelina
Aline LaudelinaAqui em casa adoramos Brasília, mas infelizmente nas nossas ultimas 3 visitas (2 - 2020 e 1 - 2021) muitas coisas estavam fechadas e ainda quero voltar e apresentar esses lugares fantásticos aos meninos. Obs.: Sempre via o Lago Paranoá mas nunca tínhamos curtido suas águas e no início desse ano fizemos um passeio e curtimos muito.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Deyse
DeyseHá muito tempo sonho em conhecer essa cidade impressionante. Se fosse a pandemia já teria ido. Estou vem satisfeita de conhecer 15 passeios gratuitos em Brasília, peu planejamentos já está quase pronto agora. Obrigada❤
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
van
vanBrasília está na minha lista de desejos! Adorei suas dicas de passeios gratuitos, sempre bom passear muito gastando pouco 👏
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Sylvia Leite
Sylvia LeiteBastante completa a sua postagem sobre passeios gratuitos em Brasília. Confesso que não me sinto muito bem naquela imensidão, mas adoro a arquitetura e, principalmente, as obras de Athos Bulcão.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Normeide Carvalho
Normeide CarvalhoPassear em Brasília é bom demais, e é como você falou, um museu á céu aberto. E quanta coisa boa e gratuita tem para ver por lá, né? Eu adoro.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Cintia Grininger
Cintia GriningerQue delícia de post! Brasília está na nossa lista de desejos há tempos, mas não imaginava que havia tantos passeios gratuitos para fazer por lá. Vou guardar as dicas para uma futura viagem.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Sabrina Albuquerque
Sabrina AlbuquerqueDos 15 passeios gratuitos em Brasília, já fui em sete. Não sabia que era possível visitar os Palácios do Planalto e da Alvorada. Já tenho outros bons oito motivos para voltar à cidade.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Iara de Abreu
Iara de Abreuamei esses 15 passeios gratuitos em Brasília!!! Sonhando em poder passear em Brasilia logo e curtir com minha família!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Marcela
MarcelaSeu artigo caiu como uma luva aqui! Estou planejando uma viagem de carro e esses passeios gratuitos em Brasília se encaixam perfeitamente! Obrigada por compartilhar
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Cecilia
CeciliaAdorei! Falou em passeios gratuitos, já me interessou! Estive em Brasília em 1986 e nunca mais voltei. Preciso voltar para ver essas atrações, algumas são novas, outras já conheci. Obrigada por compartilhar.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Olivia
OliviaAdorei essa lista com 15 passeios gratuitos em Brasília. Já fui algumas vezes em Brasília, mas vi que ainda tem muita coisa pra fazer e de maneira gratuita. Obrigada por compartilhar.
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
sonia pedrosa
sonia pedrosaDa próxima vez que eu for a Brasília, vou seguir à risca as suas dicas de 15 passeios gratuitos em Brasília. Acho a cidade linda e já fui várias vezes. Quero voltar muito mais. Tenho amigos queridos na cidade e ótimas recordações. parabéns pelo post!
Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail