Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça

Blog | 2 | 16 | 30/10/2020

Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 1

Conhecer vinícolas  do Vale dos Vinhedos é um dos atrativos da Serra Gaúcha. Um dos passeios oferecidos aos turistas que estão em Gramado e Canela é fazer o passeio no Trem Maria Fumaça  que inclui visitas a algumas delas. Mas vale a pena fazer esse tour se você não toma vinho e está com crianças? Fomos conferir e podemos responder que sim! É uma atração repleta de charme, história e sabor, inclusive para a turma do suco de uva, como nós!

Ficou curioso, então embarque conosco, os 6 viajantes, nesse trem!

O que você precisa saber sobre o Trem Maria Fumaça

Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 4

O Trem Maria Fumaça é conhecido como o Trem do Vinho. Essa locomotiva à vapor é de origem alemã da  década de 50. Ela percorre um trecho de 23 km entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com uma parada na estação de Garibaldi. Sua velocidade é de aproximadamente 30 km/h.

Os turistas podem embarcar na Estação de Bento Gonçalves com destino final a Estação de Carlos Barbosa. Dessa última parada voltam ao ponto de partida utilizando vans ou ônibus das empresas que operam o tour vindos de Gramado. Mas o passeio pode ser feito no sentindo inverso. Após chegarem na Estação de Bento Gonçalves, os turistas são levados em vans à Estação Carlos Barbosa para embarcarem na Maria Fumaça. O trem faz o percurso inverso até a Estação de Bento Gonçalves. Nos dois percursos acontece a parada na Estação de Garibaldi e as mesmas apresentações. Então, não importa a o local do embarque.

Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 6

O passeio é uma celebração da cultura italiana. No percurso acontecem apresentações de dança e música dentro dos vagões e nas estações que remetem às tradições dos imigrantes italianos que se instalaram nessa região.  Além disso, em 2 estações acontece a degustação de bebidas feitas com a uva: espumante, vinhos e sucos de uva.  Reserve aproximadamente 3 horas para esse passeio.

Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 8
Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 9

Você pode fazer o passeio por conta própria comprando diretamente o ingresso no site da empresa Giordani Turismo  que operadora desse passeio. Se você estiver em Gramado ou Canela, terá se deslocar até Bento Gonçalves. A distancia é de aproximadamente 120 km. 

Para quem está em Gramado ou Canela, também existe a opção de contratar empresas que oferecem esse atrativo. Há diversas agências que oferecem esse passeio. As atrações previstas nos roteiros variam entre elas. Mas em todas, além do ingresso do Trem Maria Fumaça, estão incluídos o deslocamento de ida e volta e o almoço. O tempo total gasto em todo o passeio é de aproximadamente 12 horas. 

No nosso caso, o roteiro incluía visitar duas vinícolas da Serra Gaúcha. Uma delas em Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora. A outra em Caxias do Sul, a Vinícola da Cantina Tonet. Também fizemos uma parada em Nova Petrópolis. A dica é reservar com antecedência. Ficamos na dúvida se faríamos esse passeio, já que não tomamos vinho. Foi difícil encontrarmos vaga na última hora.

Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 11

Como foi nosso passeio no Trem Maria Fumaça e nas Vinícolas

Estávamos hospedados em Gramado. A empresa contratada nos buscou no hotel por volta de 6:30 da manhã. Fizemos algumas paradas em outros locais para o embarque de outros turistas. Logo depois, partimos em direção a Bento Gonçalves.

Nova Petrópolis

No trajeto para Bento Gonçalves, fizemos uma parada em Nova Petrópolis. A cidade é conhecida pelas suas malharias. Fizemos uma parada rápida em um pequeno centro comercial com lojas das fábricas.

Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 13
Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 14

Bento Gonçalves

Nossa próxima parada foi em Bento Gonçalves. A cidade é conhecida como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho. Imigrantes vindos no norte da Itália se estabeleceram na região em 1875. Encontraram paisagens e clima similares aos de sua região de origem. Mantendo suas tradições, se dedicaram a antiga arte da vitivinicultura.

Foi nesse local que embarcamos no Trem Maria Fumaça e visitamos a Vinícola Aurora. Também almoçamos na cidade.

Trem Maria Fumaça

Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 16

Embarcamos no Trem Maria Fumaça na Estação de Bento Gonçalves. No trajeto acompanhamos apresentações de música e dança italiana e gaúcha.  Na Estação de Garibaldi, todos desembarcam. Somos recebidos com música, espumante e suco de uva tinto. Aproveitamos para fazer algumas fotos no trem. Novamente embarcados, chegamos em Carlos Barbosa. Novamente desembarcamos com música e degustação de vinho e suco de uva branco.

Depois desse passeio fomos almoçar em um restaurante com rodízio de massa e galeto. O restante do passeio foi dedicado às vinícolas.

Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 19

Vinícola Aurora na Serra Gaúcha

Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 21

A Vinícola Aurora fica em Bento Gonçalves. Há mais de duas décadas, detém o título de Maior Vinícola do Brasil. Surgiu em 1931, como uma cooperativa de dezesseis famílias produtoras de uvas do município. Hoje, mais de 1.100 famílias fazem parte dessa cooperativa.

Durante o passeio, passamos por parte da produção e do armazenamento em tonéis. Recebemos informações de como os produtos são feitos com as uvas plantadas na Serra Gaúcha. A degustação de bebidas de sua cave também fazem parte da visita.  No local também existe uma loja com os produtos.

Endereço: Rua Olavo Bilac, 500 - Cidade Alta, Bento Gonçalves

Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 24
Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 25
Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 26

Vinícola Cantina Tonet

Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 28

A Vinícola da Cantina Tonet é uma empresa familiar fica em Caxias do Sul. Visitar o local nos remete a tradição no cultivo de videiras e elaboração de vinhos trazida pela Família Tonet da Itália em 1897. Em 1950 teve início a produção comercial.  No entorno da Cantina, toda construída em pedras,  estão as videiras cuidadas pela família.

Fomos recebidos com música italiana quando chegamos no local. Pudemos caminhar pela plantação. No local existe um pequeno playground para os pequenos.  Faz parte da visita a degustação de queijos e de bebidas feitas à base de uva. Adoramos o suco de uva!

Endereço: Estrada Municipal Vicente Menezes, S/N, Linha, 40, Caxias do Sul.

Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 30
Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 31
Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça - 32

De Caxias do Sul retornamos para Gramado chegando no hotel por volta das 19:30 horas. Uma passeio longo mas muito interessante.

Mais dicas de vinícolas na rede...

Para quem curte esse tipo de passeio, vamos deixar as sugestões dos blogs que estão participando conosco dessa Blogagem Coletiva com o tema Enoturismo

Let’s Fly Away - Vinícola em Chianti na Toscana: passeio no Castello di Verrazzano  

Dani Turismo - Roteiro do Vinho em São Roque 

Expedições em Família - 5 Vinícolas no Brasil para conhecer 

Destinos Por Onde Andei… - Quinta do Vallado, nossa experiência no Vale do Douro 

Experiência Barbara - Cafayate - conheça essa região vinícola argentina 

3 Gerações e 1 Mala - Piquenique nas parreiras da Vinícola Larentis 

Vamos viajar pra onde agora - Enoturismo: Concha Y Toro ou Bouza? 

Across The Universe - 7 vinícolas para você visitar durante uma viagem 

Recordações de Viagens - Rota Cantinas Históricas: distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves

Mel a Mil Pelo Mundo - Os Melhores Roteiros de Vinhos da Espanha 

Viajando com Sy - Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha 

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Deyse
DeyseAh que sensacional saber que foi prazeroso e divertido este passeio com as crianças! Nós amamos passeios de trem e amamos vinícolas. Mas este passeio em bento Gonçalves com a nossa pequena, ainda não fizemos! Que bom saber que vale a pena!! Da próxima vez que formos a Serra Gaúcha, vamos fazê-lo!!!
Danielle
DanielleEsse passeio é uma delícia de se fazer! Eu vendo muito dele para os meus clientes. A minha última vez em Gramado, acabei optando pela visita nos parques de Canela, um foco mais no Ecoturismo, mas já fiz o passeio da Maria Fumaça anteriormente e achei muito divertido. Na época, eles ainda não faziam pacote com Nova Petrópolis e as vinícolas. Amei o seu relato!
Barbara Cortat
Barbara CortatEstou louca para conhecer as vinícolas da serra gaúcha. Excelente essa opção do trem Maria Fumaça, principalmente para quem bebe. Uma forma segura e divertida de visitar a região.
Claudia Tiscoski
Claudia TiscoskiQue show!!! A gente ama fazer visita às vinícolas. As crianças sempre foram junto e aproveitaram também. Esse passeio de vocês com a Maria Fumaça achei incrível. Quanta opção legal!
Lulu Freitas
Lulu FreitasAdorei a dica de vinícolas com crianças na Serra Gaúcha e o passeio de Trem Maria Fumaça. Acho que seu post é um super exemplo de como podemos passear com crianças em quase todos os programas. Uma atividade que a primeira vista seria exclusivamente para adultos pode também ser um passeio bacana para os pequenos.
Nathalia Geromel
Nathalia GeromelSensacional!! Não imaginava que as crianças poderiam se divertir tanto em vinícolas na serra gaúcha. Eu adoro esses passeios de trem, e essa Maria Fumaça da década de 50, parece tão linda !!! já quero fazer.
Polliana Ribeiro
Polliana RibeiroO legal é que as crianças fizeram a farra com esse passeio de Maria Fumaça. E olha que um passeio pelas vinícolas pode não ser tão interessante para crianças, mas nesse formato aí é garantia de diversão. :)
Andrea
AndreaO Passeio da Maria Fumaça é muito legal, nós fizemos também o da Epopeia Italiana, que fica junto da estação de Bento Gonçalves e estava incluído no nosso ingresso. É um teatro sobre a chegada dos primeiros imigrantes na cidade, que é muito legal.
Anna
AnnaQue delícia de viagem Angela. Eu amo um trem Maria Fumaça ia curtir muito, como as crianças esse passeio pela Serra Gaúcha. hahahaha
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiAdoro seus posts com as experiências desta família linda. Ótimas dicas de vinícolas com crianças na Serra Gaúcha e o passeio de trem na Maria Fumaça, diversão garantida para os pequenos. Adoraria conhecer, amei as dicas. Beijos.
Letícia
LetíciaAmei seu post sobre as vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça! Seus pequenos são tão lindos! Fique me imaginando fazendo esse passeio com a minha filha e marido também! Delícia de inspiração de viagem!
Juliane
JulianeEsse passeio é muito legal mesmo e mergulhar as crianças nessa cultura italiana é maravilhoso! Nós amamos passear na serra, visitar todas essas cidades e mostrar às meninas como viveram seus bisavós!
Helen Pusch
Helen PuschEsse passeio do Trem Maria Fumaça é muito divertido, eu imagino que as crianças tenham adorado! As crianças se divertem com as atrações, os adultos com o vinho, e assim todo mundo fica feliz rsrsrsrs.
Symone
SymoneNossa vou ter que fazer com meu sobrinho esse roteiro, ele vai amar... é o sonho dele andar de Maria Fumaça, sempre reclama que nas viagens que organizo com ele não tem o trenzinho de gente grande rrsss... no caso a Maria Fumaça
Van
VanAchei esse passeio perfeito!! Agrada toda a família com certeza, para conhecer as vinícolas com crianças na Serra Gaúcha é só ir de Trem Maria Fumaça 👏
Sylvia Leite
Sylvia LeiteSua postagem sobre Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha, incluindo o trem Maria Fumaça me deixou com saudade da viagem que fiz a Gramado e Canela. Uma delícia de região, não é mesmo?