Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago

Blog | 3 | 28 | 15/06/2020

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 1

Viña del Mar , também conhecida como cidade-jardim, é uma badalada cidade litorânea do Chile. O destino é bastante procurado pelos turistas. Uma ótima opção para se fazer um bate-volta saindo de Santiago, a capital do país. Mas vale a pena conhecer? Sim, vale! O local é requintado e possui  vários atrativos. No verão, época na qual visitamos,  é uma escolha perfeita para nadar no Pacífico

As agências de turismo que oferecem esse bate-volta, geralmente incluem Valparaíso no roteiro. Como fizemos por conta própria e com crianças, resolvemos focar só nesse destino. Assim tivemos a chance de explorar melhor a região, curtir a praia e escolher os locais onde comeríamos.

Então, nos acompanhe, os 6 viajantes, neste dia na praia!

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 3

1. Como é viajar de carro de Santiago a Viña del Mar

Alugamos um carro durante o período que estávamos visitando Santiago. Isso nos possibilitou fazermos esse bate-volta por conta própria.

Com crianças, achamos que valeu a pena! Conseguimos montar um roteiro mais interessante para a nossa família. Além disso, tivemos liberdade para escolher quanto tempo ficaríamos em cada atração.

Outra grande vantagem foi visitar lugares que não estão no roteiro oferecido pela agências de viagem. Além disso, com o carro existe a possibilidade de passar uma noite na região. Isso é muito interessante também, já que o local possui uma agitada vida noturna.

Viña del Mar fica aproximadamente 120 quilômetros de Santiago do Chile. O percurso é de aproximadamente 1 hora e 40 minutos. Como estávamos visitando a cidade no verão, o trânsito estava um pouco intenso.

Utilizamos a Rota 68. A estrada é boa, duplicada, não tem muitas curvas e é bastante sinalizada. A velocidade varia de 80 a 120 Km/h. Existem 2 pedágios no percurso que custam 2.800 pesos cada. Utilizando o GPS chegamos facilmente no local e nos atrativos.

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 6

2. O que visitar em Viña del Mar

2.1. Cassino de Viña del Mar

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 9

O cassino de Viña del Mar fica de frente para o mar. Foi inaugurado em 1930, sendo portanto, o cassino mais antigo do país. No local existe um hotel. Além disso, podemos encontrar boate, bares e restaurantes.

Como estávamos viajando com crianças, não entramos no local. A entrada é proibida para menores de 18 anos.  Achamos a arquitetura muito interessante.

Mas foi ao lado da edificação que encontramos um amplo estacionamento. Estacionar o carro na cidade durante o verão não é uma tarefa fácil. Além disso, muitas atrações não possuem local para pararmos o carro por perto. Conseguimos visitar as outras atrações dessa região caminhando.

2.2.  Castelo Wulff

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 12

O Castelo Wulff foi construída para a família do empresário alemão Gustavo Wulff em 1904. A edificação foi edificada sobre as rochas na orla da Praia Miramar e sobreviveu aos terremotos.

O local hoje pertence à cidade e  e foi declarado patrimônio histórico. Suas salas abrigam exposições artísticas temporárias.

Fomos caminhando do estacionamento do cassino até o Castelo. Uma caminhada bem curta. Não há possibilidade de estacionar perto dessa atração.

A entrada é gratuita. Na parte interna podemos ver o Oceano Pacífico pelas enormes janelas. Além da exposição temporária, pudemos admirar quadros e um piano da época.

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 15

Na área externa da edificação, existe um pequeno pátio e uma escadaria que leva a um mirante. A vista é muito bonita.

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 17
Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 18

2.3. Relógio das Flores de Viña del Mar

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 20

Nós saímos do Castelo Wulff e fomos caminhando até a Praça onde fica o Relógio de Flores de Viña del Mar. Existe um estacionamento pago na região. Mas achamos bem interessante percorrer a orla para apreciar a paisagem.

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 22

O Relógio de Flores é o símbolo da cidade. Ele fica logo na entrada. Sua construção ocorreu na época da Copa do Mundo no Chile em 1962. A praça fica cheia de turistas. No local é possível encontrar alguns ambulantes vendendo souvenir. A visita foi rápida. Mas vale a pena dar uma passada pelo local para fazer uma foto clássica de Viña del Mar.

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 24

2.4. Museu Fonck

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 26

Voltamos para o carro e fomos até o Museu Fonck. Queríamos ver uma estátua Moai. Essa estátua fica em frente ao museu. Ela é pequena mas é original da Ilha de Páscoa. É a unica no mundo que está fora da ilha.

A entrada do museu é paga. No acervo do museu existem uma coleção de insetos empalhados e um pouco da cultura dos Rapanui da Ilha de Páscoa.

Endereço: Calle 4 Norte, 784.

Horário: de segunda à sábado de 10:00 às 18:00 h e domingo de 10:00 às 14:00 h.

Valor: $2500 adulto e $500 criança

2.5. Dunas de Concon

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 29

As Dunas de Concon são impressionante. Um verdadeiro desafio subir até o seu topo! A dica que lemos e que fez sentido quando chegamos no local é utilizar um par de meias na subida. Vimos muitas pessoas fazendo isso.  Estávamos usando apenas os chinelos. Em determinado momento da subida a areia começou a queimar. Deu para subir, mas na próxima visita vamos levar as meias!

Na base das dunas encontramos ambulantes alugando pranchas por hora para realizarmos o sandboard. Existe uma opção para descer sentado na prancha as areias da duna e outra opção mais radical para descer em pé. Alugamos o primeiro tipo para os pequenos. Garantia de tombos e muita diversão. Foi,  sem dúvida nenhuma, a melhor atração da cidade.

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 31

Mesmo para quem não pretende se aventurar em descer as dunas em pranchas, a visita vale a pena. A vista é incrível lá no topo! O local é muito procurado pelas pessoas que querem acompanhar o espetáculo do pôr do sol.

As dunas ficam um pouco afastadas do centro. Existe um centro comercial bem em frente ao local. Estacionamos e atravessamos a via para subir as dunas. Na volta lanchamos nesse local porque visitar um restaurante sujos de areia não daria certo. Existe um grande supermercado Jumbo, lojas de empanadas e pizzas. Escolhemos o Subway que fica no segundo andar com uma vista linda para as dunas.

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 34

2.6. Praia Reñaca

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 36

A praia Reñaca é a mais interessante da região. Ela fica próxima às Dunas de Concon. Famosa por  possuir um extensa orla com lindos rochedos que são o lar de leões marinhos. Uma praia linda e também palco de um belo pôr do sol. Como no verão ele só acontece por volta das 21:00 horas, acabamos não assistimos. Regressamos antes para Santiago.

Nessa época o local fica lotado. Foi muito difícil encontramos uma vaga para estacionar o carro. Conseguimos parar em um ponto mais afastado para ver os leões marinhos. Nessa área não havia faixa de areia.

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 38

2.7. Playa Acapulco, Playa El Sol e Playa Blanca

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 40

Acabamos parando em uma praia mais próxima ao centro.   Existe uma longa extensão de areia com o mesmo cenário natural, mas que é dividida em praias. Os nomes são Playa Acapulco, Playa El Sol e Playa Blanca. Conseguimos estacionar o carro e caminhamos um pouco pela Orla. Nessa região há bastante comércio e edifícios residenciais modernos.

Encontramos muitas pessoas curtindo a praia. Até tentamos tomar um banho de mar nas águas geladas da região.

Valeu a pena reservar um tempinho para curtir as praias de Viña del Mar. Uma areia amarelada que contraste com um bonito mar esverdeado.

Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago - 42

Consideramos que é uma ótima opção de bate-volta saindo de Santiago.  Então, animaram? Deixe sua opinião, duvida ou sugestão! Nós adoramos ler o seu comentário.

Quer mais opções de bate-volta...

Então leia os blogs parceiros dessa  Blogagem Coletiva com o tema bate-volta.

Expedições em Família - Bate Volta a partir de Belo Horizonte - 25 Destinos incríveis para visitar

Vamos Viajar pra onde agora - Bate e volta - Bruxelas a Antuérpia

Mystras- Morro Reuter: Bate-Volta na Serra Gaúcha

Se joga no roteiro - Cabo Frio: bate e volta de Arraial do Cabo!

Destinos por onde andei... - Bate e volta do Porto à Aveiro, Portugal

Enquanto Elas Crescem - Bate e Volta Embu das Artes SP

3 Gerações e 1 mala - Bate-volta para conhecer Pisa e Lucca

Blog Vamos Viajar- 5 bate-voltas a partir de Florença

Só Penso em Viajar - Descanso ou Aventura? Bate volta à Analândia com lindas paisagens

Disney e Outros Lugares Incríveis - O que fazer em Montreux - Roteiro de 1 e 2 dias

Comentários

Por favor, digite seu nome

Adorei essa opção. Queria muito ter ido pra Santiago essa ano, mas quando der pra eu ir quero incluir esse roteiro. Deve ser maravilhoso descer nesses dunas com a sensação de ir em direção ao mar. Obrigada por compartilhar esse post.😻

Por favor, digite seu nome

Quantas dicas preciosas em Vinã del Mar: bate-volta saindo de Santiago. Concordo com você sobre a comodidade e as facilidades de se viajar de carro, nos dá liberdade, otimiza a viagem e podemos conhecer outros lados que muitas vezes não estão incluídos no roteiro das agências.

Por favor, digite seu nome

Adorei seu Bate e volta de Santiago a Viña Del Mar, que lugar lindo e legal que também tem muita coisa cultural para fazer. Ótimas dicas amei o castelo!

Por favor, digite seu nome

Que dicas ótimas nesse post de Vinã del Mar :bate-volta saindo de Santiago. Não conheci essas dunas, nem sabia da existência delas. hahahahaha Já quero voltar só pra descer no sandboard.

Por favor, digite seu nome

Adorei Vina del Mar, já havia ouvido falar em Valparaíso, e fiquei encantada com esta praia de água tão claras e seus museus. Ainda não fui ao Chile, mas realmente é uma ótima opção de bate-volta estando em Santiago.

Por favor, digite seu nome

Que lugar legal ! eu adorei a sua sugestão de passeio. E essa possibilidade de ir de carro, adoro, pelo menos posso fazer o meu horário, me trás mais comodidade e conforto.

Por favor, digite seu nome

Fiz esse bate e volta mas com uma excursão e amei! Mas vi que não conheci quase nada... 😱😱 Fiquei chocada com estas dunas! Preciso voltar! Ótimo post!

Por favor, digite seu nome

É um passeio imperdível para quem está em Santiago né? 😍

Por favor, digite seu nome

Adorei conhecer Viña del Mar também, achei a cidade limpa, organizada e muito linda. Porém fomos com uma agência, que incluiu também Valparaíso no roteiro, achamos que valeu a pena. No seu caso, com 06 pessoas, alugar um carro foi um excelente custo benefício e acho que valeu também concentrar o tempo todo na cidade, porque conheceram mais coisas do que turistas de agências conhecem. Maravilhoso, amei seu roteiro!

Por favor, digite seu nome

Adorei esse bate volta, é perto e vale muito a pena né? Eu estaria indo pro Chile na próxima segunda :(

Por favor, digite seu nome

Fiz esse passeio com agência e achei super corrido. Não conheci quase nada do que você listou. Quero voltar para fazer o passeio de carro como vocês e ter mais liberdade.

Por favor, digite seu nome

Incrível o que pode ser feito em um bate-volta bem planejado!! Excelente blog!! Fotos lindíssimas e quantos lugares show!! Amei!!!

Por favor, digite seu nome

Eu também gostei muito, mas fui de trem e fiz também Valparaiso. Eu nem fiz bate e volta, fiquei duas noites. Uma viagem realmente muito agradável. Beijos

Por favor, digite seu nome

Quantas coisas vocês fizeram nesse bate e volta em Viña del Mar. Não conhecia esse passeio das dunas, deu até pra aproveitar a praia. Super legal essa proposta a partir de Santiago.

Por favor, digite seu nome

Ahhh que saudade de Vinã del Mar. Fomo no final no inverno e não deu pra pegar uma praia. Realmente esse bate e volta é imperdível pra quem vai conhecer Santiago.

Por favor, digite seu nome

Angela! Que opção legal de passeio! Também prefiro alugar o carro nessa situação, principalmente com crianças. Amei o castelo e as dunas. Deve ser uma delícia descer nelas!

Por favor, digite seu nome

Adorei as dicas, Chile está na minha lista tem um tempo já e acho que esse bate e volta é perfeito, cheio de opções!!!

Por favor, digite seu nome

Adorei o seu bate e volta e Vina Del Mar, achei bem completo e legal saber que se pode conhecer tanta coisa legal em um dia só. Vou aproveitar todas as suas dicas.

Por favor, digite seu nome

Adoro dicas de bate e volta, Santiago está na minha lista de lugares para conhecer, já vou salvar esse bate e volta ❤

Por favor, digite seu nome

Que maravilhoso relembrar Viña del Mar, o post ficou muito completo! Quando visitei fiquei hospedada em Varadero. Fiz bate e volta de lá, tem um metrô que leva só 10 minutos!

Por favor, digite seu nome

Eu também fiz um bate-volta saindo de Santiago quando fui conhecer Viña del Mar, mas eu fui de ônibus, por conta própria também. De carro, certamente teria aproveitado mais. Quero voltar numa estação "mais quente" para ver melhor a praia. O frio não deixou chegar muito perto não. Eu amei a cidade!

Por favor, digite seu nome

Adoramos o post! Está incrível é super completo! Estamos doidos pra fazer essa trip

Por favor, digite seu nome

Sua matéria me fez relembrar bons momentos. Viña Del Mar tem que estar no roteiro de quem vai ao Chile.

Por favor, digite seu nome

Amei o post sobre Vinã del Mar. Eu também já fiz esse bate-volta saindo de Santiago e foi durante a minha lua de mel. Alugamos um carro em Santiago e fomos! Mas conheci bem menos coisas lá, fiquei apenas algumas horas na cidade e depois ainda fomos para Valparaíso! Adorei conhecer mais de Vinã del Mar pelo seu post!

Por favor, digite seu nome

Que post nostalgico! Fiz esse bate volta de Santiago em um passeio que contratei em Santiago, mas se fosse hoje, eu teria alugado um carro e ido com mais calma. Como fizemos Valparaiso e Vina del Mar no mesmo passeio não ficamos muito tempo em Vinã del mar. Lembro deste castelo mas não entramos, inclusive eu não fazia ideia que podia entrar. O Cassino passamos em frente na Van do passeio, mas não entramos. Tenho fotos no relógio de flores também. Não fomos no museu, nem nessas praias e nem tinha ideia de que lá tinha DUNAS!! que porcaria de passeio que a gente fez. Levaram a gente em um restaurante Carissimo, (R$150 por pessoa a 10 anos atrás) que não estava incluso no preço do passeio. Fomos apenas na praia onde tem as pedras com os leões marinhos, (não lembro do nome) e pronto. Agora preciso voltar!

Por favor, digite seu nome

Post delicioso de ler sobre Vina Del Mar. Esse, para mim, também é um bate e volta obrigatório para que vai a Santiago. Já fiz 3 vezes, mas da próxima vez, gostaria de passar pelo menos uma noite lá para aproveitar com tranquilidade o dia a dia do local. Tenho essa curiosidade. Obrigada pelo pos.

Por favor, digite seu nome

Fui a Vinã Del Mar e não me arrependi. Sua postagem me deixou com saudade. Valeu!

Por favor, digite seu nome

Adorei essa sugestão de bate e volta saindo de Santiago! Viña del Mar é um lugar paradisíaco! Eu já quero incluir no meu roteiro de viagem. Parabéns!

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail