Provence: como visitar os campos de lavanda com crianças

Blog | 1 | 24 | 31/07/2020

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 1

Provence é uma das regiões mais visitadas da França. Podemos encontra lugares ricos em história, cultura e beleza natural. E no verão apresenta um atrativo a mais: as lavandas floridas!  Fomos conhecer essas maravilhas e vamos te contar como visitar os campos de lavanda com crianças!

Provença, na forma traduzida, fica no sudeste do país, na costa do Mediterrâneo. Faz fronteira com a Itália. Além dos campos de lavanda, girassol e trigo, existe uma diversidade de paisagens nessa área. Podemos encontrar parques naturais, cidades históricas e vilarejos incrustados nas montanhas. Também merece destaque a famosa culinária oferecida nessa região.

Existem diversas opções de roteiros para você conhecer Provence. O nosso foi voltado para a nossa família. Escolhemos atrativos que agradassem não só os adultos, como também as crianças. Ficou animado? Então nos acompanhe, os 6 Viajantes, nesta aventura cheia de charme! 

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 3

1. Quando visitar os Campos de Lavanda em Provence

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 5

Os campos de lavanda mais conhecidos da região de Provence ficam no plateau de Valensole. Nessa região a lavanda começa a florescer no final de junho e a colheita acontece no início de agosto, em pleno verão europeu.

Nós visitamos a região em meados de julho e conseguimos ver os campos floridos! Uma experiência única e repleta de sentidos. É realmente emocionante caminhar pela flores. Uma paisagem cheia de cor, aroma e som das abelhas que aparecem na plantação. Ahh, e podemos sentir o sabor da lavanda na culinária. Nós provamos o sorvete e aprovamos!

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 8

2. Como visitar os Campos de Lavanda em Provence

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 10

Consideramos que a melhor forma de visitar os atrativos da região de Provence é de carro. Pode ser através do aluguel ou contratação de um serviço privado. Isso nos permite maior liberdade para circular pela região. Existem vários vilarejos e lugares interessante que descobrimos pelo caminho. De carro temos a liberdade para conhecê-los.

É possível chegar de trem ou avião em algumas das cidades de Provence e depois alugar um carro nesse local. As mais procuradas são Aix-en-Provence, Marseille ou  Avignon.

Nós optamos por alugar um carro em Paris e ir dirigindo até Provence. São aproximadamente 760 quilômetros de distância. Pegamos a pista mais rápida e com ótima qualidade. É preciso pagar pedágios nesse trecho. O valor depende da distância percorrida. Retiramos um cartão na entrada e pagamos no ponto que saímos da autopista. Nosso percurso passava por Lyon.

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 12

3. Onde ficar em Provence

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 16

Podemos encontrar várias opções de hospedagem pelas cidades e vilarejos de Provence.

Achamos interessante escolher Aix-en-Provence como base. Dela partimos para explorar os outros atrativos da região. Escolhemos o Ibis Aix-en-Provencefora do centro histórico e mais fácil de saímos para os outros lugares.

4. O que fazer em Provence

4.1. Valensole: campos de lavanda em Provence

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 19

Os campos de lavanda são a primeira imagem que surge quando pensamos em Provence. Valensole é o destino mais procurado por quem quer conhecer conhecê-los pela quantidade de campos e facilidade de acesso. Existem vários espalhados pela região. Basta estacionar o carro no acostamento da estrada e sair para caminhar.

Temos que ficar de olho nos pequenos que se sentem livres no meio de tantas flores. As estradas são estreitas e parecem desertas. Mas sempre passa um carro com turistas pela região. 

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 21

Encontramos alguns desses turistas que também pararam para fotografar as lavandas.

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 23

Paramos também nesta lojinha com produtos feitos com lavanda, a Lavandes Angelvin. O local oferece sabonetes, perfumes, sachês para roupas, artesanato, geleias e doces, além de mudas das flores

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 25

Ao lado dos campos de lavanda, encontramos também campos de girassol. Aquele momento de alegria em dose dupla!

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 28
Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 29

E nas estradas que levam até Valensole, podemos também encontrar campos de trigo. Escolhemos aquela que passam pelos vilarejos. A distância entre Aix-em Provence e Valensole é de aproximadamente 65 quilômetros.

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 31

4.2. Aix-en-Provence

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 33

Achamos Aix-en-Provence um excelente local para servir de base para conhecermos a região de Provence. Mesmo não sendo sua escolha de hospedagem, a cidade merece uma visita. O local inspirou várias obras do pintor Paul Cézanne.

O local possui um centro histórico muito charmoso, cheio de ruelas para caminharmos. Na rua principal, a Cours Mirabeau,, podemos encontrar uma feirinha com produtos típicos, restaurantes, bares e lojinhas. Na feira provamos um doce de amêndoas típico da região, o Calisson. Parada também na sorveteria para provar o gelato de lavanda.

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 38

4.3. Moustiers-Sainte-Marie

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 40

Moustiers-Sainte-Marie é considerado um dos vilarejos mais bonitos da França.  Visitamos lo local no mesmo dia dos campos de lavanda. A distância entre Valensole e Moustiers-Sainte-Marie é de apenas 30 quilômetros.

Esse vilarejo histórico é uma joia incrustado na montanha. Ele é cortado por um rio e algumas ruelas. Paramos o carro em um estacionamento públicos e subimos um caminho em pedras até a  igreja a Notre-Dame de Beauvoir, Do local temos uma linda vista da cidade.


O local, que já foi destino de peregrinos desde o século V, possui muitos restaurantes, alguns hotéis e diversas lojinhas, principalmente de objetos de porcelana. Os habitantes mostram orgulhosos a origem da porcelana grafada no verso de pratos e tigelas com o nome da cidade. Atestado de qualidade.


Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 42

Depois paramos em outro estacionamento publico para exploramos a parte baixa da cidade com suas lojinhas e restaurantes. As peças em cerâmica se destacam no artesanato.

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 45

4.4. Gorges du Verdon

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 47

Saindo de Moustiers-Sainte-Marie já podemos avistar da estrada essa água com um tom de verde incrível: o Rio Verdon. Em pleno verão, o local nos chamou para um mergulho!

Continuando pela estrada passamos pela ponte. Desse local podemos ter uma vista linda dos Gorges du Verdon, um cânion formado por falésias de até 700 metros por onde corre esse incrível rio.

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 49

Conseguimos estacionar o carro bem próximo da margem do rio. No local é possível alugar pedalinhos ou caiaques para explorar o maior cânion da Europa. 

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 51

O calor nos convidou a explorar a região nadando.

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 54

4.5. Cassis

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 56

Fomos conhecer uma praia na costa do Mediterrâneo, então escolhemos Cassis. Uma outra cidade charmosa da região de Provence. A distância entre Aix-en-Provence e Cassis é de aproximadamente 50 quilômetros.

Deixamos o carro em um estacionamento público. É muito difícil circular de carro pela cidade e encontrar vagas pelas calçadas para estacionar. Escolhemos um  próximo de uma praia. A praia é de pedra e as águas são cristalinas e te convidam para um mergulho.

Infelizmente tivemos de cancelar a segunda parte do passeio porque começou a chover Queríamos pegar um barco no Porto de Cassis para conhecer as famosas falésias de calcário da região, as Calanques.

Provence: como visitar os campos de lavanda  com crianças - 58

Esse é um dos motivos para voltarmos no Sul da França. Outro motivo são os vilarejos que não entraram em nosso roteiro. Além deles, tem Marselha, uma cidade que pouco conhecemos. Apenas fizemos uma parada para almoço.

E você, tem vontade de conhecer essa região? Deixe sua opinião, dúvida ou sugestão. Vamos adorar ler seu comentário.

E tem mais dicas de destinos na Europa...

Este post faz parte de uma blogagem coletiva com esse tema. Abaixo os blogs parceiros:

- Vamos Por Aí - Descubra os pontos turísticos de Paris e os melhores passeios 

- Viajante Comum - Andaluzia, sul da Espanha: Cidades lindas para incluir no seu roteiro! 

- Destinos por onde andei... - Castelo de Guimarães em Portugal, vamos conhecer? 

- Experiência Barbara - Roteiro pela linda Cesky Krumlov - República Checa 

- Mulher Casada Viaja - O que fazer em Sorrento, base para a Costa Amalfitana

- Vamos viajar pra onde agora - Explorando Braga em Portugal 

- Dani Turismo - O que fazer na Europa? 

- Across The Universe - Viagem para Itália: sugestão de roteiro de 8 a 15 dias 

- 3 Gerações e 1 Mala - San Gimignano: a Manhattan Medieval

- Uma Viagem Diferente - Cidades para conhecer na Itália

- Viajante Móvel - Destinos quentes da Europa no inverno - férias fim de ano

- Viajante Econômica - Como visitar as estações de esqui de Andorra

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Deyse
DeyseQuantas fotos lindas do lavandário e de Provencce! Amamos campos de lavanda, são tão marcantes por suas cores roxas e verdes se contrastando ao azul do céu! E as crianças sempre se divertem!! Adorei as dicas de "Provence: como visitar os campos de lavanda com crianças "! Parabéns pelo texto!
Barbara Cortat
Barbara CortatUma pena que os campos de lavanda em Provence só ficam floridos durante o verão europeu. Tô sempre fugindo do calor nas minhas viagens! Mas dá para ter um gostinho com os campos que tem em Cunha!
Mairim
MairimQue paisagem. Meu sonho é visitar um campo de girassóis e um de lavanda. Na verdade já visitei um de lavanda na Austrália mas já tinha cabado a "alta estação". Tive muito azar nas minhas tentativas de visitar. Já anotei tuas dicas de como visitar os campos de lavandas em Provence. :)
Lucio Costa Junior
Lucio Costa JuniorSimplesmente apaixonado com a riqueza de informações e beleza desse post. Os campos de lavanda são lindíssimos e estou apaixonado pelos vilarejos. Quanta história! Quero muito conhecer.
sonia pedrosa
sonia pedrosaConheci essa região há muito tempo, nos anos 80, e o seu texto e fotos atiçaram a minha vontade de voltar, dessa vez, com meu marido. Quando fui, eu estava sozinha. será maravilhoso alugar um carro e percorrer todos esses lugarejos, campos de lavanda... não vejo a hora!
sonia pedrosa
sonia pedrosaConheci essa região há muito tempo, nos anos 80, e o seu texto e fotos atiçaram a minha vontade de voltar, dessa vez, com meu marido. Quando fui, eu estava sozinha. será maravilhoso alugar um carro e percorrer todos esses lugarejos, campos de lavanda... não vejo a hora!
Cecilia
CeciliaMeu sonho é visitar a Provence e conhecer aos campos de lavanda. Eu amo essas flores e fico imaginando o perfume desses campos. E ainda casar com Campos de girassol me deixa ainda mais empolgada. Obrigada por compartilhar. Beijos
Polliana Ribeiro
Polliana RibeiroQue região linda. Fiquei curiosa com o sorvete de lavanda. Tem um sabor legal mesmo ou é mais uma questão de aroma?
Diego
DiegoAdorei as dicas de como visitar os Campos de Lavanda! Quero muito conhecer um dia!!!!
Marcia Picorallo
Marcia PicoralloGostei muito do teu post, já salvei pra quando eu finalmente realizar o sonho de conhecer Provence e visitar os campos de lavanda. Mas achei linda esta família enorme de 6, coisa rara hoje em dia. Parabéns!
Andrea
AndreaEu não sabia que o mês de julho era um dos melhores para ver as lavandas. Era para eu ter feito uma viagem para Marselha e Nice (teria retornado ontem), mas vendo o teu post vou melhorar o roteiro para incluir Provence.
Hebe
HebeAngela sou louca para conhecer Provence, acho que vou pirar nesse campo de lavanda. Já anotei tuas dicas de como visitar os campos de lavandas . As fotos ficaram lindas. Parabéns!😍😍
Danielle
DanielleA França é encantadora! A minha última visita foi para o sul, percorrendo as praias, ilhas e cidades medievais. Ainda farei a parte das lavouras, com calma. Que coragem de percorrer 7h de carro com 4 filhos: sensacional! Como você fez parte administrar os ânimos das crianças durante a viagem?
Sil Mendes
Sil MendesSou doida pra conhecer os campos de lavanda de Provence. Já planejei essa viagem algumas vezes, mas infelizmente ainda não consegui ir . Viajei nas fotos e no relato desse seu post, e vai me ajudar a planejar novamente essa Viagem q espero realizar em breve.
Maria C
Maria CE que lindíssimos esses campos de lavanda em Provence! Imagino o quanto as crianças. Eu amei esse roteiro mais ainda porque incluiu praia. Tão pertinho de Aix-en-Provence que não tinha como não ir até Cassis e entrar no Rio Verdon, né? Amei todas as escolhas!
Maria C
Maria CE que lindíssimos esses campos de lavanda em Provence! Imagino o quanto as crianças. Eu amei esse roteiro mais ainda porque incluiu praia. Tão pertinho de Aix-en-Provence que não tinha como não ir até Cassis e entrar no Rio Verdon, né? Amei todas as escolhas!
Gisele Prosdocimi
Gisele ProsdocimiEstivemos em Nice em maio de 2012 e somos completamente apaixonados pelo Sul da França. Visitamos Mônaco na temporada de Fórmula 1, quando meu marido e nosso filho foram assistir à corrida, achamos tudo fantástico, porém faltou visitar a Provence, que fica tão pertinho dali. Pretendemos voltar, principalmente na época que os campos estiverem floridos.
Ana Carolina
Ana CarolinaQue máximo!!! Adoro flores e amaria conhecer um campo de lavadas. Ótimas dicas
Ma
MaAhhhh que delicia relembrar a Provence! morei ai alguns anos e tenho uma foto que foi capa da revista Viagem e Turismo bem nos campos de lavanda .... amo demais !!!
Fabíola Moura
Fabíola MouraNossa , senti o cheirinho dos campos de lavanda daqui. Que região mais linda é Provence, uma delicia ficar conhecendo todo o entorno de carro, a gente acaba aproveitando mais com as crianças e de forma mais confortável.
Fabíola Moura
Fabíola MouraNossa , senti o cheirinho dos campos de lavanda daqui. Que região mais linda é Provence, uma delicia ficar conhecendo todo o entorno de carro, a gente acaba aproveitando mais com as crianças e de forma mais confortável.
Iara de Abreu
Iara de AbreuMuito interessante este passeio em Provence. Tenho pra mim que será uma grande tendência de turismo agora neste contexto de Covid e a retomada do turismo no mundo, locais junto à natureza, ao ar livre! Adoraria conhecer! Amei a dica de como visitar os campos de lavanda com crianças.
Tamara Cerqueira
Tamara CerqueiraRegião magnífica! De carro, o passeio aí fica esplêndido com certeza!! Que sequência de fotos lindas no blog, imagino como foi agradável percorrer estes lugares com a família!!
Daniela Schneider
Daniela SchneiderSeu post me emocionou muito porque um dos sonhos da minha mãe era conhecer a Provence! Obrigada por me levar para conhecer os Campos de Lavanda da Provence. As dicas com criança são maravilhosa, ja anotei tudinho para ir com minha filha!