Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências

Blog | 1 | 19/11/2024

Um dos motivos para visitar as terras capixabas é, sem dúvidas, a qualidade da sua culinária. Durante nosso roteiro de 5 dias pelo estado, fomos surpreendidos pelo sabor e pela conexão que tivemos com as pessoas e com suas histórias. Nesse post, vamos dar 9 dicas de onde comer no Espírito Santo.  Não são apenas bons restaurantes, são locais onde pudemos viver experiências significativas. Venha conosco nesse verdadeiro tour gastronômico por uma região ainda pouco conhecida pela maioria dos brasileiros.


Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 2
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 3

Como é a culinária capixaba: onde comer no Espírito Santo

A culinária capixaba é bastante variada de acordo com a região. Os pratos possuem características únicas trazendo a influência cultural dos povos que imigraram para essa região. Tivemos a oportunidade de visitar alguns locais diferentes do estado e provar suas iguarias. A certeza que ficou é que precisamos voltar para continuar explorando e provando as delícias do Espírito Santo.

Começamos pelo litoral, onde o destaque vai para os peixes e frutos do mar. O prato típico mais famoso do Espírito Santo é a Moqueca Capixaba. Na chegada já somos informados que  "moqueca é capixaba e o resto é peixada". Realmente é um prato único! Difere da versão baiana por não utilizar azeite de dendê e leite de coco. Seu sabor vem da combinação dos tomates, cebola e pimentões, além dos temperos como o coentro. E é indispensável que a mesma seja preparada e servida na famosa panela de barro

Vale destacar que a panela de barro faz parte da identidade cultural do Espírito Santo. Ela é fruto de um conjunto de saberes das paneleiras de Goibaieras. Sua origem é indígena e até hoje sua produção é artesanal. A argila é moldada manualmente e secada ao sol. Depois ela é polida e impremeabilizada com tintura de tanino. Além da moqueca, outros frutos do mar e a torta capixaba são preparados nesse tipo de utensílio. As panelas e essas iguarias ganharam reconhecimento mundial na literatura gastronômica por se enquadrarem na típica cozinha brasileira, mesclando elementos das culturas indígena, africana e portuguesa.

Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 5

Partindo para as Montanhas Capixabas, encontramos uma cozinha com influência italiana, alemã e mineira mas com identidade própria. Ao visitar alguns restaurantes, fomos agraciados com verdadeiras experiências gastronômicas. Aprendemos sobre o uso e a produção de alguns produtos na região  e a importância do legado cultural dos imigrantes em todo esse processo. Não é à toa que o roteiro qe fizemos é considerado como um dos principais destinos para viver o turismo de experiência no nosso país.

Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 7

Nosso roteiro terminou na rota Caminhos do Imigrante. Essa regiãofoi escolhida por italianos, alemães e pomeranos que migraram para nosso país..O legado cultural é o destaque da culinária que tem como pano de fundo belas paisagem. Nossa passagem foi bem rápida e limitou-se a Santa Teresa, a primeira cidade fundada pelos imigrantes italianos no Brasil.  Mas o que vimos e provamos nos deixou com um gostinho de querer mais.


Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 9

Restaurante em Vitória: onde comer no Espírito Santo


Ilha do Caranguejo

Ilha do Caranguejo é mais que um restaurante. É, na verdade, uma verdadeira experiência. A decoração temática, o traje dos garçons e a interação dos mesmos com os clientes transformam o ato de comer em uma verdadeira celebração.  O momento mais esperado da noite é quando o serviço é suspenso para que os garçons possam dançar com direiro a luzes e muita alegria. Além disso, uma entrada típica da casa, a Lapada de Camarões, é levada à mesa e apresentada de uma forma surpreendente. Trata-se de uma tábua enorme de camarões, preparados de maneiras diversas, com direiro a um varal comalguns deles pendurados. Não se esqueça de ir no banheiro para se surpreender ao apertar o botão na parede. Vale destacar que o espaço é kids friendly com direito a menu exclusivo para as crianças e  brinquedoteca.

Como estávamos em um grupo grande, pudemos provar um pouco de alguns pratos,. A comida estava deliciosa, os pratos fartos para serem compartilhados e o preço justo. Vale acompanhar as promoção nas redes socias do restaurante. De entrada foi servido bolinho de bacalhau e a Lapada de Camarões. Como prato principal tivemos o Camarão Capixaba, o Chiclete de Camarão e a Moqueca Capixaba. Para terminar a noite provamos o Brigateau e o Ilha Petit Gateau. 


Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 11
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 12
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 13

Restaurante em Manguinhos, Serra: onde comer no Espírito Santo


Espaço Maresia's

Sabe aquele restaurante pé na areia em um local privilegiado da praia? Conhecemos um desse tipo na região de Manguinhos, na Serra, bem próximo a Virória O Espaço Maresia's oferece uma culinária típica e saborosa em um espaço muito agradável. Almoçar tendo o mar como paisagem é sempre uma boa pedida. Uma ótima opção também para ir com os pequenos que vão se encantar com a região.

De entrada pedimos bolinho de bacalhau e peixe frito. Como prato principal provamos a tradicional Moqueca Capixaba. Ela vem acompanhada por uma moqueca de banana da terra que transforma a combinação em um sabor inesquecível.

Endereço:
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 15
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 16
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 17
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 18
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 19
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 20

Restaurantes e experiências nas Montanhas Capixabas: onde comer no Espírito Santo


Empório Pedra Bonita

O Empório Pedra Bonita está localizado em uma propriedade rural. Da estrada já identificamos as cores e bandeira da Alemanha retratando toda a importância que os proprietários dão aos seus antepassados e sua herança cultural.  Dentro do estabelecimento encontramos um empório com produtos locais além de um restaurante de comida caseira com gostinho da roça. Podemos nos servir diretamente no fogão a lenha onde encontramos uma variedade de opções ou mesmo na parilla onde as carnes são assadas. Vale destacar que muitos ingredientes vão direto das plantações, que podem ser vistas na parte posterior do restaurante, para a cozinha. Outros são produzidos em outras chácaras vizinhas.

A frase em destaque na entrada do estabelecimento já nos mostra que as crianças são muito bem vindas. Para elas ainda há brinquedos na área interna e externa. Quanto à comida, provamos um pouco de vários pratos e estava delicioso. Nosso destaque vai para o feijão tropeiro, que aqui, diferentemente do mineiro, incorpora a banana da terra. Combinação mais que aprovada.

Para aqueles que gostam de viver uma experiência, eles promovem uma apresentação e degustação de cafés especiais plantados na região. Embora não tomemos café, achamos interesante conhecer um  pouco mais sobre a história dos imigrantes alemães que chegaram no Espírito Santo e escolheram essa região.

Endereço:

Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 22
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 23
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 24
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 25
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 26

Restaurante Nossa Vida

O Restaurante Nossa Vida está instalado em um casarão centenário. Um lugar histórico que foi revitalizado, tornanando-se um cenário perfeito para valorizar o legado cultural dos antepassados italianos que escolheram essa região para viver. No entorno do restaurante encontramos uma ativa vida rural emoldurada pelas montanhas capixabas. Os produtos saem da horta e da pecuária diretamenta para a cozinha que produz pratos que nos lembram a comida da casa da nona.

Logo na entrada encontramos diversos produtos artesanais produzidos na região. Em frente, está o fogão a lenha onde podemos nos servir dos destaques da casa que são a carne na banha, a carne moída, a polenta e o bolinho de polenta. Não deixe de pedir a geléia feita com limão siciliano e pimenta para acompanhar! Combinação perfeita. Além disso, há um buffet com uma grande variedade de opções. O consumo é pago a kilo.

Endereço:
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 28
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 29
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 30

Restaurante D'Bem Com Sua Natureza


Nos hospedamos no Natureza Eco Lodge em Vargem Alta e aproveitamos para jantar no Restaurante D'Bem Com Sua Natureza instalado no lobby do hotel.  O ambiente em si já é um grande motivo para conhecer esse restaurante já que o hotel foi construído dentro de uma reserva ecológica.  No exterior uma natureza exuberante e no interior um ambiente charmoso, com direito a lareira, para curtir o clima das montanhas capixabas.

A proposta do restaurante é ser sustentável, valorizando a história e os produtos regionais oriundos de uma agricultura familiar. Os pratos encantam pela apresentação e pelo sabor. Nossas escolhas foram o risoto com filé mignon e a tilápia com legumes. Não deixe de provar o sorvete de açaí das Palmeiras Juçaras cultivadas no Espírito Santo. Simplesmente inesquecível.

Endereço:
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 32
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 33
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 34
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 35
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 36

Altoé da Montanha - Café Colonial


Fomos viver uma experiência gastronômica no Altoé da Montanha - Café Colonial. Esse estabelecimento familiar ganhou destaque por criar a Pizza de Polenta. Um especialidade para enaltecer as tradições italianas com muito sabor e história. 

E lá fomos nós conferir essa novidade das Montanhas Capixabas e, literalmente, colocar as mãos na massa. Cada visitante recebeu sua base de polenta e montou os recheios. Podíamos utilizar o molho de tomate caseiro, o queijo, a linguiça, o antepasto de berinjela e o orégano. Depois de prontas, as pizzas foram assadas em um fogão a lenha. Terminamos nossa visita provando nossa arte e também  pastel de polenta. Delícia! Vale destacar que é preciso fazer um agendamento para ter essa divertida e saborosa experiência.

Endereço:

Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 38
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 39
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 40
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 41
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 42

Cervejaria Dus Grillo

Depois de percorrer uma estrada sinuosa rodeada de belas paisagens, chegamos na Cervejaria Dus Grillo. Encravado nas montanhas capixabas, esse estabelecimento nos surpreendeu pelo seu projeto arquitetônico integrado com as plantações e a beleza natural dessa região. Existe m palco voltado para um amplo gramado utilizado para apresentações. Os pequenos são bem vindos. No local há um belo parquinho e animais para serem visitados.

Quanto a fabricação dos produtos. além da cerveja artesanal, eles tiveram sucesso com espumante, suco de uva e suco de amora. Os sucos recebendo, inclusive, premiações. Em breve produzirão também azeite diretamente das suas oliveiras.  Durante a experiência, conhecemos um pouco sobre a história do local e o processo produtivo das bebidas. Não provamos as opções alcóolicas e fomos direto aos sucos. Estavam deliciosos. Aproveitamos para almoçar. Foi, sem dúvidas, uma das melhores comidas da viagem. Escolhemos um prato de picanha e um outro de salmão acompanhados de suco de uva.  Tudo estava delicioso.

A última etapa da visitação consistia em harmonizar as cervejas com os doces. Pulamos essa parte e fomos direto aos doces que estavam muito bons!

Endereço:
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 44
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 45
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 46
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 47
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 48
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 49
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 50
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 51

Restaurante em Santa Teresa: onde comer no Espírito Santo


Café Tabacchi

O Café Tabacchi está localizado na famosa Rua do Lazer em Santa Teresa. Passear por ali e apreciar o comércio é um dos atrativos da cidade. E foi nesse percurso que vimos o Café Tabacchi, bem em frente a Igreja Matriz. Instalado em uma casa histórica, sua fachada e um vislumbre de seu interior são um convite para entrar. O local parece um cenário de filme de época.

Eles servem alguns tipos de café gourmet . Como não tomamos café, fomos atraídos pelos doces. E acertamos em cheio. Eles estavam deliciosos!  A Torta Kinder e o Bolo Duo ganharam nosso coração.

Endereço:
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 53
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 54
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 55
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 56

Cervejaria Três Santas

A Cevejaria Três Santas está localizada no topo de uma montanha, na zona rural de Santa Teresa. A vista é incrível. A arquitetura é moderna e elegante. Logo na entrada, encontramos uma lojinha com produtos temáticos do estabelecimento. Para os pequenos, existe um parquinho na área externa.

O cardápio enaltece as tradições italianas com pratos que agradam tanto pela apresentação quanto pelo sabor. Escolhemos bruschettas de entrada. A capresa foi a nossa favorita. Ela estava deliciosa. Como prato principal escolhemos o risoto com gorgonzola, pera e nozes caramelizadas servidos com filé mignon. Um espetáculo! Os pratos são bem servidos, podendo ser compartilhados. Quanto às bebidas, como não bebemos cerveja, escolhemos a soda italiana com mirtillo. Estava muito saborosa!

Endereço:
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 58
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 59
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 60
Onde comer no Espírito Santo: restaurantes e experiências - 61

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail