Dia da Terra 2021: os países mais ecológicos do mundo

Blog | 1 | 16 | 27/04/2021

Dia da Terra 2021: os países mais ecológicos do mundo - 1

Para marcar o Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, com todos os olhos voltados para a salvação do planeta, o jornal britânico ‘The Daily Telegraph’ publicou uma “lista verde” de destinos, de acordo com as credenciais ecológicas de cada país, poluição e esforços de conservação, conforme descrito no Índice de Desempenho Ambiental, ou Environmental Performance Index (EPI) 2020.

As eco-credenciais de um país também são uma preocupação crescente para muitos turistas, que desejam alinhar seus planos de viagem – assim que for possível realizá-las – com seus valores de vida.

Produzido pelo Yale Center for Environmental Law & Policy, este ranking anual é baseado na avaliação das políticas de 180 nações, refletindo quais cumprem as metas ambientais estabelecidas internacionalmente ou, na ausência de metas acordadas, como elas se comparam umas às outras.

No topo da ecografia atualmente está a Dinamarca, com uma pontuação de 82,5 no EPI. De acordo com o relatório EPI 2020, a classificação do país escandinavo se deu graças aos seus “compromissos e resultados de vanguarda no que diz respeito à mitigação das mudanças climáticas.”

Mas um lugar no pódio não significa que o trabalho está completo. O relatório avisa  “que todos os países – incluindo aqueles no topo do ranking do EPI – ainda têm questões a serem melhoradas. Nenhum país pode alegar estar em uma trajetória totalmente sustentável.”

Logo atrás da Dinamarca estão Luxemburgo (82,3), Suíça (81,5) e, de forma impressionante, o Reino Unido (81,3). Os outros países escandinavos – Finlândia, Suécia e Noruega – também têm uma classificação elevada devido às suas políticas ambientais sólidas – eles aparecem em sétimo, oitavo e nono lugares, respectivamente. Os principais países da União Europeia – França, Áustria e Alemanha – se juntam aos dez primeiros.

Vários outros principais destinos europeus estão entre os 20 classificados, mas países como a Grécia (25º), Portugal (27º) e Chipre (31º) têm algum atraso no que diz respeito à política ambiental. O país fora da Europa com a classificação mais alta no EPI é o Japão, em 12º lugar.


Os 20 países mais ecológicos do mundo e as suas classificações EPI:


1. Dinamarca: 82,5

2. Luxemburgo: 82,3

3. Suíça: 81,5

4. Reino Unido: 81,3

5. França: 80

6. Áustria: 79,6

7. Finlândia: 78,9

8. Suécia: 78,7

9. Noruega: 77,7

10. Alemanha: 77,2

11. Países Baixos: 75,3

12. Japão: 75,1

13. Austrália: 74,9

14. Espanha: 74,3

15. Bélgica: 73,3

16. Irlanda: 72,8

17. Islândia: 72,3

18. Eslovênia: 72

19. Nova Zelândia: 71,3

20. Canadá, República Tcheca e Itália (empatados): 71


Os índices dos Estados Unidos, China e Brasil


Os Estados Unidos estão longe dos líderes, na 24ª posição, e a China, outra potência mundial, está na 120ª posição. Já na parte inferior da lista de 180 destinos, com maior defasagem em atingir as metas da política ambiental, estão as nações atingidas por grandes conflitos nos últimos 20 anos, Libéria, Mianmar e Afeganistão.

As métricas nas quais as classificações são baseadas vêm de uma variedade de fontes e representam os dados publicados mais recentemente – no entanto, o relatório de 2020 observa que suas descobertas não refletem desenvolvimentos recentes em todo o mundo, incluindo a queda dramática na poluição do ar, na esteira da pandemia Covid-19, ou as emissões de gases de efeito estufa, resultantes dos extensos incêndios na Amazônia.

O Brasil, especificamente, aparece em 55ª posição no ranking EPI 2020. Fica, então, a ressalva que os incêndios na Amazônia e no Pantanal, assim como a atual pandemia Covid-19, não constaram da análise das credenciais ecológicas do país.


Poluição do ar


Um indicador chave para a classificação de um país é a qualidade do ar. Para os turistas, o quão poluído é um destino, terá um impacto maciço na experiência de visita. Não é surpresa, então, que a Índia seja o segundo pior país do mundo em qualidade do ar, de acordo com o relatório, que também classificou o Paquistão como o pior no geral – graças às suas áreas urbanas que há muito são as mais poluídas do mundo.

Os viajantes que procuram por ar fresco estariam em melhor situação na Finlândia (primeiro lugar), Austrália (2º) ou Suécia (3º), países que se mostraram os mais limpos em qualidade do ar. Apesar de estar entre os quatro primeiros com classificação geral do EPI, a qualidade do ar do Reino Unido (14º lugar) fica atrás de países como Suíça (9º), França (10º) e Japão (12º).

Outro grande tópico de discussão no Dia da Terra é o que os humanos estão fazendo para preservar as maravilhas do mundo natural. De acordo com os dados mais atualizados do Banco Mundial, 14,7% das terras do mundo estão protegidas – isso é uma melhoria em relação a 1990, quando esse índice era de apenas 8,2%.

O território francês da Nova Caledônia, no Pacífico Sul, lidera o caminho para a conservação, com 54,4% de suas terras protegidas. Surpreendentemente, apesar de ser um país politicamente volátil, a Venezuela vem logo atrás, com 54,1%, seguida pela Eslovênia, com 53,6%. Estes territórios se destacam por abrigarem parques regionais, nacionais ou naturais.

No mundo pós-pandêmico, quando os viajantes provavelmente vão querer fugir para destinos intocados e sem aglomeração, estes países mais bem classificados podem ser essenciais para as férias do futuro.

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Nathalia Geromel
Nathalia GeromelQue interessante esse ranking dos países mais ecológicos do mundo, eu não conhecia! Achei ótimo o dia da terra, sempre bom celebrar o planeta que nos abriga não é mesmo? 😍
Sylvia Leite
Sylvia LeiteMuito legal sua postagem. E que triste a posição do Brasil em 55º lugar. Isso antes dos incêndios e antes também desse ultimo corte de madeira e da mudança de regras que desmonta a fiscalização. Imagine em que lugar deve estar agora. Vergonhoso.
Cintia Vaz
Cintia VazNossa o Canadá está em vigésimo? Achei que ele tivesse uma nota melhor. Brasil ta em 55? Se fossem analisar cidades, provavelmente curitiba teria uma nota bem melhor. Fiquei encantada com o senso ecológico deles. Se não fosse por causa da pandemia E Moeda, eu já estaria lá ehehhehe
Marcela
MarcelaMuito interessante conhecer quais são os países mais ecológicos do mundo (e comprovar a suspeita de que nós estamos longe deles). Adorei saber sobre o dia da terra. Obrigada por compartilhar
Cintia Grininger
Cintia GriningerMuito interessante essa classificação dos países quanto à sua política e preocupação com o meio ambiente. Não tenho dúvidas que esse aspecto vai se tornar mais e mais importante quando o turismo for retomado com força. Uma ótima reflexão para o Dia da Terra.
roberto caravieri
roberto caravieriQue legal ler sobre o Dia da Terra de 2021! E fico feliz de saber que moro em um dos países que mais colabora com a proteção do planeta, a Espanha! Obrigado por compartilhar! Abraços.
Danielle
DanielleSuper importante lembrar que temos o dever de salvar o planeta Terra. Fico um pouco pensativa quando vejo a Dinamarca e Suécia no topo da lista dos mais ecológicos, pois são países que possuem empresas com uma enorme extração de petróleo pelo mundo.
Victoria Farina
Victoria FarinaNossa fiquei chocada de ver essa lista dos países mais ecológicos do mundo! O Japão é o primeiro país fora da Europa. Realmente temos MUITO o que aprender e fazer ainda! Triste pensar que nos países da Ásia isso não é muito levado em conta, os colocando em péssimas condições.
Suriàn
SuriànAdorei conhecer os paises mais ecológicos do mundo. Confesso que fixo com vergonha de o Brasil não estar nesta lista, tendo em vista que temos a Amazonia em nosso território 😢
Andrea
AndreaEste ranking dos países mais ecológicos do mundo é uma ótima dica para quem quer privilegiar os governos e população que mais cuidam da Terra. Quem sabe assim mais países aderem aos cuidados.
Elizabeth
ElizabethAmei seu post sobre o dia da Terra e os países mais ecológicos do mundo. Amei mais ainda saber que já visitei 15 desses 20 países. Bom visitar pra pegar dicas e ideias pra sermos ecológicos aqui tb no nosso país. Engraçado que eu senti falta da Costa Rica nessa lista. Beijinhos
Deyse
DeyseAdorei esse post informativo e esclarecedor sobre o Dia da Terra 2021: os países mais ecológicos do mundo. Interessante esse ranking e não ver o Brasil nele entristece muito. Temos muito que aprender.
Moises
MoisesInteressante a lista dos paises mais ecologicos do mundo no dia da terra em 2021. Porque eles são paises antigos e ricos e com pessoas mais cultas. Muito legal o conteudo. Abraços
Normeide Carvalho
Normeide CarvalhoMuito informativa a matéria sobre os 20 países mais ecológicos do mundo. Bom saber que já temos nações mais conscientes, e uma pena saber, que estamos tão longe de sermos um país ¨civilizado¨, ou seja, que se preocupa com o meio ambiente e sustentabilidade. Ainda muito a fazer...
Sabrina Albuquerque
Sabrina AlbuquerqueMuito triste constatar que o Brasil não figura entre os países mais ecológicos do mundo. Por outro lado, isso é um reflexo das políticas do nosso país.
Hebe
HebeQue bacana saber sobre esses 20 países mais ecológicos do mundo. Uma pena e não estarmos entre eles né?