5 Dicas para preparar as crianças para o uso de máscaras

Blog | 7 | 16 | 29/04/2020

5 Dicas para preparar as crianças para o uso de máscaras - 1

O uso de máscaras de proteção vai fazer parte da nossa realidade durante um bom tempo. Viajantes vão ter que se acostumar a esse acessório! Sabemos que não é fácil ficarmos com uma máscara no rosto durante um tempo.  Para  as crianças o desafio é ainda maior! Depois de pesquisar esse assunto, decidimos compartilhar 5 dicas para te ajudar a preparar as crianças para o uso das máscaras!

Neste período de quarentena, a recomendação é para ficarmos em casa. Mas, caso haja alguma necessidade de sairmos, é necessário o uso das máscaras, inclusive pelas crianças  maiores de 2 anos. Essa medida visa ajudar no controle do avanço do coronavírus, pois podemos estar contaminados e não apresentarmos os sintomas. Inclusive, alguns Estados e o Distrito Federal determinaram como obrigatório o uso de máscara em locais públicos. Portanto, é fundamental já prepararmos as nossas crianças!

Então vamos a um alerta e às dicas, porque por aqui a COVID-19 não contaminou nossas esperanças!

Alerta: somente crianças acima de 2 anos devem fazer o uso de máscaras!


Devemos preparar para o uso da máscara apenas as crianças acima de 2 anos. Para crianças menores o uso é desaconselhável por alguns motivos:

1. O uso da máscara de forma indevida pode causar sufocamento. Segundo orientações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) as máscaras só devem ser usadas por pessoas capazes de removê-las sem assistência. Então, crianças menores de 2 anos, pessoas inconscientes ou com alguma dificuldade de compreensão não devem usar as máscaras. 

2. Outro ponto importante é que a máscara, para ter algum resultado, deve estar ajustada ao rosto. Em crianças muito pequenas o tamanho da máscara já é um problema. Além disso, a tendência é que a criança toque frequentemente a máscara atrapalhando e seu ajuste e  aumentando o risco de se contaminar através de outras áreas do rosto, como os olhos.

3. Somamos a esses problemas o fato de que, provavelmente,  crianças pequenas  molharão a sua máscara com saliva. Máscaras molhadas são consideradas sujas,  perdendo portanto a sua finalidade.

Dica 1: o melhor local para preparar as crianças é em casa!

5 Dicas para preparar as crianças para o uso de máscaras - 5

Usar uma máscara no rosto durante um tempo não é agradável. As crianças podem ficar irritadas. Então, criar o costume do uso das máscaras é o melhor caminho para deixarmos nossos pequenos mais seguros.

Para transformar esse treinamento em algo divertido sugerimos algumas brincadeiras:

Brincar com fantasias!

Algumas fantasias que já temos em casa podem ser adaptadas e receber algum tipo de máscara. As crianças brincam e acabam se acostumando a terem um tecido fixo no rosto. Seguem algumas idéias:

Ter um momento com Princesa Jasmine e usar um véu no rosto.

5 Dicas para preparar as crianças para o uso de máscaras - 7

Aproveitar o lenço do Woody ou de algum Cowboy e amarrar no rosto como nos filmes de faroeste.

Os pequenos também podem se transformar no Homem-Aranha. Homem de Ferro, Power Ranger, , um Pirata, um Ninja e o que mais a imaginação permitir. Mostrar que os heróis nas aventuras não tiram a sua máscara pode animar os pequenos!

5 Dicas para preparar as crianças para o uso de máscaras - 9

Brincar de quem consegue ficar mais tempo com a máscara sem tocar no rosto!

Muito importante a criança se acostumar com a máscara que utilizará na rua! Já pensou a criança só experimentar ficar um temo com a máscara quando estiver fora de casa? As chances de que ela não consiga permanecer com a máscara será enorme. 

Então esse treinamento em forma de brincadeira é uma boa maneira da criança acostumar a usar a máscara sem tocá-la. Durante a brincadeira podemos explicar a importância do uso correto para elas ficarem realmente protegidas.

Dica 2: Escolher tecidos com temas divertidos!


5 Dicas para preparar as crianças para o uso de máscaras - 12

O primeiro dado importante é que as máscaras são individuais, não devendo portanto, serem compartilhadas. Então, as máscaras com temas diferentes ajudam na identificação do seu usuário!

Além disso, a escolha do tema já é uma diversão. Podemos escolher tecidos com personagens ou com tema infantis que agradam os pequenos. Essa identidade com a máscara pode ajudar no sucesso dessa adaptação. Trazer um pouco de magia também pode fazer que tenhamos mais sucesso nesse processo. Por aqui fomos atrás dos personagens da Disney, lhamas, caveiras e vários temas que agradam os pequenos.

Importante ressaltar, que estamos sugerindo máscara de algodão porque o mercado atualmente não está conseguindo atender toda a demanda. As máscaras de maior proteção e as descartáveis devem ser destinadas aos profissionais da área de saúde, indivíduos com sintomas respiratórios e de seus acompanhantes. Nesse cenário de falta de equipamentos de proteção individual, devemos apoiar quem realmente precisa deles.

Dica 3: Levar máscaras reservas quando sairmos de casa!

Quando sairmos de casa, devemos levar máscaras reservas para possíveis trocas. Máscaras molhadas ou sujas devem ser trocadas. Com crianças, a chance de isso acontecer é bem grande. Além disso, o tempo de uso recomendado para uma máscara é de no máximos 2 horas.

As máscaras devem ser embaladas em saquinhos individuais. Depois de retiradas devem ser guardadas em alguma sacola para serem lavadas em casa. Em casa devem ser lavadas com água e sabão ou com  água sanitária, ficando de molho durante 30 minutos.


Dica 4: O cuidado com a higiene é fundamental

O uso da máscara não deve nos dar a falsa sensação de que estamos seguros.  Portanto, manter o cuidado com a higiene é fundamental para evitarmos a contaminação! 

Medidas importantes que devemos tomar ao usarmos a máscara:

1. Precisamos lavar as mãos com água e sabão  ou passar álcool em gel antes e depois de tocarmos na máscara.

2. Devemos ter atenção ao ajudarmos as crianças com suas máscaras para não contaminá-las.

3. Devemos colocar e retirar as máscaras sempre pelo elástico.


Dica 5: como fazer sua própria máscara!


5 Dicas para preparar as crianças para o uso de máscaras - 17

Para ser uma barreira física eficiente, a máscara caseira deve seguir algumas especificações simples encontradas no site do Ministério da Saúde:

1. O tecido pode ser algodão, tricoline, TNT ou qualquer outro tecido. Alguns pediatras indicam o  algodão porque irrita menos a pele.

2. A máscara deve ter pelo menos duas camadas de pano , ou seja, ser dupla face.

3. Deve ter uma medida correta para se ajustar confortavelmente  cobrindo a boca, o nariz e toda a lateral do rosto. 

4. Deve manter a sua forma após a lavagem .

5 Dicas para preparar as crianças para o uso de máscaras - 19

E você, tem alguma dica diferente? Compartilhe conosco nos comentários!

Juntos vamos superar essa crise!

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Deyse
DeyseAmei as estampas das máscaras. Ainda não encontrei com os temas personagens da Disney para minha filha! Amei as dicas também, ótimas ideias pra ajudar as crianças a usarem, e são dicas extremamente importantes e pertinentes ! Achei bastante pertinente seu alerta e explicação dos motivos pelo quais crianças abaixo de 2 anos não devem usar as máscaras. Ótimo alerta! Excelente post!
Irlene
IrleneCertíssimo!!❤❤
Irlene
IrleneTudo muito bem lembrado
Noelia
NoeliaAdorei as dicas das máscaras! Nós mesmos tivemos dificuldade de ficar com a máscara na primeira vez q usamos. Questão de hábito mesmo. Lindas as estampas !
Nágela
NágelaMuito legal a dica! As mamães irão adorar! Vlw👏👏👏❤❤❤❤
M Cláudia
M CláudiaAdorei as dicas!! A princesa Jasmine está linda!! 😻 e as Minies um encanto 😍❤️
Solange
SolangeAdoramos as dicas!!! Mariana tá perguntando aonde comprou essas estampas!! 😹😍
Alcinelli musica
Alcinelli musicaShow ! ! ! Super oportuno e bem bolado.
Fabíola Moura
Fabíola MouraQue post super útil e educativo, aprendi muita coisa com vocês. Ainda estamos com máscaras descartáveis, mas preciso providenciar urgente máscaras de tecido para todos. E gostei das dicas para preparar as crianças para o uso das máscaras, por aqui ainda estamos nessa conscientização e não é tarefa fácil, mas vamos vencer!
Anna Carvalho
Anna CarvalhoAdorei essas dicas! Conteúdo precioso nessa quarentena!
Cintia Grininger
Cintia GriningerPost super esclarecedor! Realmente usar máscaras pode incomodar, mas daqui pra frente não vamos ter outra opção senão usá-las. Aqui já estou fazendo esse trabalho de conscientização com os meus filhos também!
Deyse
DeyseAdorei as dicas, muito importantes! Assim fica mais tranquilo ensinar às crianças a importância de usá-las e ajudá-las a se acostumar.
Tamara Cerqueira
Tamara CerqueiraDicas muito boas para este momento em que o uso da máscara é questão de saúde e vida!! Post divertido, bonito!! Bacana lidar com situações assim de modo atrativo!
lilian azevedo
lilian azevedoExcelente post ! Uma forma lúdica e construtiva de envolver as crianças numa nova realidade que se apresenta e que veio pra ficar. Parabens pela ideia ! beijocas
Cintia Caciatori
Cintia CaciatoriPost muito informativo! Adorei as dicas e as técnicas, com certeza as crianças adoraram!
Maria
MariaObrigada pelas dicas de como preparar as crianças para o uso de máscaras. Eu realmente estava precisando,pois meu filho tem 2 anos e meio e até hoje não consegui fazer ele usar a máscara. E olha que eu comprei uma com o tema "Carros" que ele ama.